O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

Carla 13/05/2014

Eugênio e Margarida
Um livro muito interessante que expõe principalmente a grande questão do celibato na religião católica, ressaltando que o autor, ninguém precisa dizer o quanto ele é memorável diga-se de passagem, deixa bem claro em toda obra não ter nada contra a igreja, e destaca a problemática de uma maneira muito delicada.
É um romance romântico, então todas as descrições amorosas são exageradas, líricas e poéticas, para quem gosta de longos textos que aquecem o coração. Eu recomendo, vale muito a pena.

Rafaela 19/07/2014

No Brasil do século XIX ainda vigorava a tradição das famílias encaminharem seus rebentos mais jovens para a carreira eclesiástica. Desafiar a autoridade paterna não era uma opção. Eis a tragédia de Eugênio, filho de proprietários rurais e de Margarida, moça pobre criada na fazenda dos pais de Eugênio. O celibato clerical se coloca como barreira intransponível para a concretização do amor dos dois jovens.

Moreno 23/09/2014

O Seminarista
Um livro Seminarista é uma critica ao celibato, que conta uma triste historia de amor entre amigos de infância.

Elivania 10/10/2014

É um livro muito inspirador,pois fala de um amor que apesar dos obstáculos não acaba, pelo contrario,acada dia cresce mais...
Aprendi com o livro O Seminarista,que com o passar do tempo começa a aparecer vários obstáculos entre os personagens,tornando uma história muito interessante, e a cada página lida nos faz pensar o que poderíamos fazer para ajudar os personagens da história.

mari 10/10/2014

O Seminarista é um romance que envolve amor proibido e muito sofrimento, angustia e tudo o que o gênero proporciona.
Augusto e Margarida se conhecem desde criança, mas ao passar do tempo aquela inocencia acaba se tornando algo maior "amor". A vida dos dois parecia muito perfeita, até o ponto em que a mãe de Augusto resolve cumprir a promeça que teria feito no momento da doença do filho, e que o tornaria padre.A distancia entre eles só fez com que Margarida e Augusto tornace o amor ainda maior, mas tudo isso em silencio,dor e solidão.

Lela 10/10/2014

O Seminarista
Ainda não terminei de ler o livro estou no capítulo 04, mas ele é interessante e pretendo concluí-lo logo. È um livro que fala sobre romance na questão religiosa, quando termina-lo eu volto e conto minhas experiências.

FabY 10/10/2014

O romance proibido
O livro é muito interessante, e ao mesmo tempo muito triste pelo fato de ser um romance proibido de dois jovens que desde crianças eram amigos. Eugênio e Margarida sofrem muito por causa da decisão da família dele, ele seria padre.Eles são separados e só assim percebem que são apaixonados. A história é contrária a tudo que eles desejam, ficar juntos.

bel 10/10/2014

o seminarista
muito interessante, fala de uma amizade de que é separada por a família do rapaz que quer que ele vire padre, ai são separados. eles se gostam muito, mas ainda não terminei de ler o livro depois eu venho aqui e conto tudo que aconteceu de bom.

aninha 10/10/2014

Amor
É um romance muito lindo que começa quando eles são crianças,mais é um amor inocente e puro.Eu imaginava um romance chato cheio de coisas melosas mais quando começei a ler foi totalmente diferente,a historia é muito linda e cativante,mostra a pureza dos sentimentos.

kinder joy 10/10/2014

autores egoistas
É um livro muito legal fala sobre um menino e uma menina que são amigos mas ainda não sabem que se amam mas chega um momento em que o menino precisa ir a um seminário londe de onde eles moravam, então a menina chamada Margarida percebe que não pode viver sem o menino Eugênio e eles acabam percebendo que se amam. E o resto ainda vo ler.

site: muito legal

Manu 10/10/2014

Estimulos da vida
É um livro de romance entre duas pessoas que foram separados pelo destinos ou a caso ,mas que tem a chance de recuperar o tempo perdido.

Victor 22/10/2014

opinião
até aonde eu li o livro é interessante, a historia contada no livro é muito emocionoante, vou continuar lendo,e quando terminar faço um resumo

Débora Demétrio 22/10/2014

o livro seminarista me chamou muito atenção . porque tudo começa a parti de uma simples amizade na qual ele tem que decidir entre amizade ou o que ele mais quer no momento da vida dele que é ser padre . então ele pensa bem , pensa em si mesmo e decidi ser padre .

Livros, câmera e pipoca 01/08/2017

O Seminarista
É uma obra que consegue combinar o romance pastoril com o movimento Naturalista, já que faz duras críticas à sociedade de uma forma bem objetiva. Trata-se do drama de Eugênio e Margarida, amigos desde a infância, que conforme foram crescendo, perceberam que estavam apaixonados um pelo outro.

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2017/04/17/Resenha-O-Seminarista