O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

Mauro 13/11/2022

O Seminarista
Livro do autor brasileiro Bernardo Guimarães, o mesmo autor do grande clássico A Escrava Isaura . Foi lançado em 1872, há exatamente 150 anos.
O livro trata da paixão entre as crianças Eugênio, o filho mais novo de um fazendeiro do interior de Minas Gerais, e Margarida, a filha de uma agregada da fazenda. A paixão dos dois é atrapalhada pelo fato de Eugênio ter sua vida traçada por seus pais para tornar-se padre, e sua família achar que Margarida é uma influência ruim.
O livro trata de amor proibido, de celibato e de como às vezes as famílias querem mandar nos filhos.
É uma clássico esquecido do romantismo.
Nota: 9,0

Henrique972 07/12/2023

Simplesmente horroroso
Eu odiei, eu li em um dia pois eu estava no carro indo para o Rio de Janeiro assistir o show da Taylor Swift e o livro é pequeno, eu era obrigado a ler por causa da escola, pois esse livro ia cair na prova.
Agora falando do livro, a escrita é muito difícil, a história é ruim, o livro é perturbado, como vc vai lá e descreve tão detalhadamente e fala que uma menina de 14 anos é uma deusa com curvas perfeitas e bla bla bla, odiei, achei tudo ruim, não dei 0 estrelas pois é antigo, e não estou acostumado com esse tipo de livro

xirlinha 10/10/2014

uma história de um amor proibido
o livro o seminarista fala sobre um romance proibido em que Margarida e Eugênio eram amigos desde crianças e devido um certo tempo tiveram que se separar por causa da decisão da família de eugênio por conta que ele iria ser padre.Pois então eles não podem ficar juntos,e só assim separados perceberam que são apaixonados.
A história é contrária e o que eles mais desejam, é ficarem juntos.
o livro é baseado em varias novelas.esse livro é muito interessante e ao mesmo tempo triste pois fala de um romance muito proibido de duas pessoas que são apaixonadas.

Duda 15/06/2022

O seminarista
Eu não tenho muito o costume de ler clássicos, mas o livro me atraiu muito (eu sou viciada em um romance kkk).
A história apesar de ser bem clichê, se desenvolve de uma forma legal, mas o final é bem maçante e tive que lutar um pouquinho para terminar.
Enfim, é um bom livro.

ilovstefan 20/09/2022

Ruim, talvez seja pq eu li por obrigação
Só ruim ruim ruim ruim ruim ruim ruim, não é pra mim porque é muito descritivo,acho que dormi umas 100 vezes nesse livro.Respeito quem gosta mas pra mim não funcionou galera?

Acsalf 13/05/2020

Romance incrível digno de uma excelente telenovela, adoro os contrastes do autor para designar os contrapontos de emoções no personagem, a forte crítica ao celibato, e como isso afetou ao protagonista principal. Livro curto, pode ter alguma dificuldade com o regionalismo das palavras, mas é uma excelente leitura para esta quarentena.

Anderson 09/10/2014

Minha Opnião
Parecia ser um livro monótono , chato . Mas gostei bastante , me surpreendeu , a historia é fantástica .

joao 09/10/2014

O Seminarista
Bom o livro conta a história de um casal de amigos que futura
mente se apaixonam,mas eles se separaram durante a adolescência,sendo que o personagem Eugênio queria ser padre e foi para um seminário, e a personagem margarida começa a sentir saudades dele e o Eugênio sente a mesma coisa..............

bel 10/10/2014

o seminarista
muito interessante, fala de uma amizade de que é separada por a família do rapaz que quer que ele vire padre, ai são separados. eles se gostam muito, mas ainda não terminei de ler o livro depois eu venho aqui e conto tudo que aconteceu de bom.

Lord_Vaynard 21/07/2010

Um livro clássico nacional, com uma história legal, mas o final poderia ser melhor.

Glauber † Binho 09/11/2011

Tenho que ler mais classicos e nascionais
O livro mais difícil que já li por causa do seu rico vocabulário antes estava acostumado com outros escritores na maioria atuais e então peguei Bernardo Guimarães para fugir do que andava lendo e gostei me surpreendeu bastante o começo como já dize fui bem difícil me acostumar(adaptar) com o linguajar, mas depois ate que acostumei e comecei a gostar da historia que em sim é perfeita queria logo chegar ao final para saber como acabaria o romance do mancebo e de sua amada O livro me fez relembra o tão rica é a nossa cultura mineira, somente o finalzinho que não me agradou muito gostaria que os pais do garoto se sentisse penalizado pelo que forçaram o garoto a viver mas já esperava um final parecido aconselho todos a lerem.

aninha 10/10/2014

Amor
É um romance muito lindo que começa quando eles são crianças,mais é um amor inocente e puro.Eu imaginava um romance chato cheio de coisas melosas mais quando começei a ler foi totalmente diferente,a historia é muito linda e cativante,mostra a pureza dos sentimentos.

anarobs 01/05/2009

Histórias que falam de amores impedidos pelos pais ou por qualquer outro motivo não é muito difícil de encontrar. Isto se repete em "O Seminarista".
Eugênio é o filho do dono da fazenda, capitão Antunes. Margarida é a afilhada dos pais de Eugênio, filha de Umbelinda, ela mora, como tantos outros, numa casinha perto da fazenda.
Os dois são criados desde pequenos, convivendo como se fosse irmãos, só se separavam para ir dormir. Tudo muda quando, de acordo com os pais de Eugênio, o garoto tem vocação para ser padre, e é mandado para o seminário.
O amor de irmãos, que Eugênio pensava sentir por Margarida a vida toda, se transforma num amor arrebatador que o faz sofrer no seminário, pensando nela e preocupar os padres, por pensar que a garota está levando-o para o caminho da perdição.
Por causa do que está acontecendo com o filho, a Senhora Antunes lembra-se de um fato que aconteceu quando a menina ainda era pequena: ela foi encontrada 'brincando' com uma jibóia. Para ela alguma coisa de ruim para a menina ou para a família iria acontecer e na sua cabeça era os pensamentos do filho.
Eugênio, depois de passar quatro anos no seminário, volta para casa e encontra Margarida,com seus quatorze anos, esbanjando beleza. Eles começam uma namoro às escondidas, o que leva-o de volta para o seminário, depois dele ter fugido para ir ao encontro de sua amada. Depois da sua volta ao seminário o livro começa a ser uma boa leitura.
O Seminarista foi uma obrigação do colégio para fazer um trabalho. No começo eu não gostei muito da idéia, achei que fosse cansativo e um romance água-com-açúcar. Mas não. Um livro que realmente me surpreendeu. Proporcionou-me uma boa tarde de leitura.
Recomendado.

Manu 10/10/2014

Estimulos da vida
É um livro de romance entre duas pessoas que foram separados pelo destinos ou a caso ,mas que tem a chance de recuperar o tempo perdido.