Desejos dos Mortos

Desejos dos Mortos Kimberly Derting

Resenhas - Desejos dos Mortos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

gleicepcouto 12/07/2012

Muitos mistérios pra pouca história
www.murmuriospessoais.com

***

Desejos dos Mortos é o segundo livro da série The Body Finder, da escritora norte-americana Kimberly Derting. Ecos da Morte, que foi o primeiro livro da série, também foi a estreia literária da autora.

Nesse segundo volume temos mais uma vez Violet Ambrose metida em mistérios envolvendo mortos e seu poder de se comunicar com os corpos. É isso mesmo: corpos sem vida (assassinados) a chamam de alguma forma (sons, cheiros etc), e mostram suas marcas, cujo responsável pela morte também carrega. Poucos sabem dessa sua habilidade, somente seus pais e Jay, seu melhor amigo e namorado.

Seu segredo, entretanto, pode estar prestes a ser revelado para mais pessoas quando ela não consegue mais identificar claramente os sinais que recebe, e o FBI acaba se metendo no caso. Junto com ele, um garoto enigmático, Rafe, que também parece ter habilidade tão incomum quanto a de Violet.

Confusa com o que acontecia ao seu redor, se sentindo impotente de resolver sozinha, uma vez que seu namoro com Jay estava estremecido, e ainda sendo alvo de um tipo de obsessão doentia por parte de uma pessoa não identificada, Violet se depara com um jogo perigoso, ao qual não sabe se sairá ilesa. Medos e inseguranças terão que ser deixados para trás, e Violet terá que assumir sua habilidade para não se tornar refém dela.

Eu não li o primeiro livro da série, mas conhecia de ouvir falar. Não fiquei perdida, porém, ao ler o segundo. A autora soube incluir os flashbacks necessários para que quem não leu o volume um, conseguisse entender o dois. Ponto positivo, e isso me animou a ler o livro.

De início, as expectativas foram superadas, sabe? Gostei da narrativa de Derting. Nada revolucionário, mas juvenil de uma forma bacana. Sem chatices e pieguices. Claro que tem as burrices e incoerência da idade, mas nada que me irritasse muito.

Gostei do casal. No primeiro livro, pelo que percebi, eram melhores amigos, e no final dele, que devem ter começado a namorar. Gosto de romances assim. É clichê e batido, mas fofo. Às vezes, uma fofura bem escrita é bem vinda. Novamente, nada de reinvenção da roda aqui.

Então, até metade do livro, a leitura estava sendo agradável. Correndo solta. Boazinha. Um livro adolescente, com dramas adolescentes e alguns mistérios no meio pra te prender.

O problema começou justamente aí: no plural da palavra mistério. Cada hora tinha um mistério novo a ser desvendado. Era muita coisa para lidar e a autora perdeu o fio da meada. A certa altura, nem sabia mais qual era o objetivo principal da protagonista. Descobrir sobre o corpo no cais? O gato morto na sua porta? O mistério dos novos amigos? FBI e Rafe? Ou tudo isso junto?

Desculpa a trocadilho, mas esse foco desfocado deu à história um ar de falta de estrutura. A autora provavelmente começou a escrever o livro com uma ideia, no meio dele resolveu dar outra direção e ficou com preguiça de mudar o início, só pode. Parece que li três livros em um.

Outro ponto negativo é que Kimberly entrega todos os enigmas de bandeja para o leitor. Não dá espaço para que o leitor pense e tente descobrir o que está acontecendo. A autora, ao incluir um ponto de vista diferente entre os capítulos da pessoa que perseguia Violet, tentou melhor a situação, mas mesmo assim... Derting lança um mistério na página 50 e na 52 revela o que há por detrás, por exemplo. Tá duvidando da minha capacidade de percepção Kimberly? Assim, até me ofende.

Os amigos da Violet e Jay são irritantes. Completamente dispensáveis. Pesos mortos no livro. Assim como os pais de Violet, inexpressivos. O pessoal do FBI ter entrado na história ficou forçado. Tudo muito previsível.

Quer ver como? Aposto que no livro 3 vamos descobrir que há uma repartição do FBI só pra gente como Violet e o namoro dela vai entrar em crise mesmo, pois Jay, afinal de contas, não a entende completamente. Violet, então, vai sentir uma quedinha pelo garoto misterioso e aí teremos um triângulo amoroso. Mas Violet se dará conta que Jay a conhece desde pirralha e ela não pode jogar isso fora, então descobre que realmente é o garoto da sua vida e serão felizes para sempre, com algumas mortes pra tirar o casal da rotina.

Assim fica fácil, gente. Muito fácil pro meu gosto.

No final da contas, infelizmente, o saldo foi negativo. A autora tinha em mãos uma boa premissa, mas a falta de foco e sua preguiça fizeram com que a história descesse ladeira abaixo. Afinal, pra que ler o livro três, se já sei o que vai acontecer, não é mesmo?

Avaliação:
Autor: Kimberly Derting
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 288
Valor: $20 a $30
Extra: Três livros em um = livro esquizofrênico.
Ana Carolina 08/11/2013minha estante
Oi, assim nem dá vontade de ler. o final do primeiro livro, não faz vc querer ler outro. pq acabou eles desvendando o assassino e ponto...não me pareceu precisar de mais.

Agora não entendi a resenha que tem no top da pagina desse livro, dizedno que o namoro deles fica estremecido e Jay começa a passar mais tempo com o amigo novo...pq ele passaria mais tempo com o amigo novo se antes mesmo de ser namorado da Violet, eles já ficavam juntos o tmepo todo como amigos...o que mudou fiquei pensando sabe.

Almi 21/05/2014minha estante
Estranho. O primeiro livro pra mim foi muito bom. Ela soube intercalar as partes da Violet e o pensamento do vilão (que tu nem desconfia quem é). E pelo menos pra mi, os pais dela não eram inexpressivos, eram assim como o Jay, sua fonte de apoio, e amigos dela eram pessoas legais. Mais só lendo o segundo pra descobrir o que mudou.

Daia 18/07/2016minha estante
Adorei sua resenha, exatamente o que eu senti.

Jacqueline 11/07/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com.br
Classificação: 2,5/5

Violet possui um estranho dom secreto: ela sente os ecos dos mortos, vítimas de assassinato.
Antes de ser seu namorado, Jay era seu melhor amigo, e por isso ela sempre recorria a ele em casos de pergio, mas agora que são um casal Violet se sente estranha em pedir ajuda, com medo que isso afete o relacionamento de ambos e com medo de deixar Jay preocupado.

Dois novos alunos chegam na escola: Mike e sua irmã Megan, e Jay começa imediatamente uma amizade com o garoto, deixando Violet com ciúmes da amizade. Enquanto isso, ela recebe um bilhete ameaçador, e decide investigar quem o enviou.

Desejo dos mortos é a continuação da antes triologia, agora série, Ecos da Morte. Infelizmente a série não conseguiu seguir o mesmo ritmo do primeiro livro.
Kimberly dá maior ênfase ao romance de Jay e Violet - que passa por uma fase turbulenta - e acaba deixando o thriller em segundo plano.
Novos personagens são inseridos na história, mas nem isso foi suficiente para sustentar a trama. A história do começo ao fim foi bastante previsível e ao contrário do primeiro livro, onde a narração em terceira pessoa se intercalava com a narração em primeira pessoa do assassino, tornando assim o livro assustador, aqui no segundo volume temos apenas a visão em terceira pessoa.

Nem o romance de Violet e Jay salva. Não consigo entender a tamanha dependência que ela sente dele, e o ciúme bobo que ela sentia da amizade dele com Mike.
Jay continua o garoto fofo que toda garota sonha em ter, e que não imagina o poder atrativo de sua beleza. Achei que a autora exagerou um pouco na dose, visto que em todo lugar que o Jay aparece, milhares de garotas rastejam aos pés dele e se esforçam para serem notadas. Ou o Jay é um Ian Somerhalder da vida, ou as meninas da cidade nunca viram um homem bonito.
E toda a beleza de Jay, desperta a atenção de uma menina, que morre de ciúmes de Violet e faz de tudo para ameaçá-la.
Para complicar ainda mais a vida de Violet, uma suposta agente do FBI fica em sua cola, dando a entender que conhece o seu estranho dom.

Os personagens parecem que não amadureceram, especialmente Violet, que tinha cada atitude infantil e ciumenta, e vivia correndo perigo a toa.
O único momento em que eu pensei que a história iria alavancar e começar a ficar interessante, foi quando Rafe, um estranho garoto que vivia ao lado da agente do FBI, aparece. Ao que tudo indica ele possui o mesmo dom de Violet, e eu estou torcendo para que a autora apimente a história, formando um triângulo amoroso.

Se no primeiro livro eu senti um verdadeiro frio na espinha enquanto a resolução do mistério se aproximava, em Desejos dos mortos senti até sono. Uma morte em si nem foi explicada, o que me irritou profundamente, já que as mortes do primeiro livro foram super elaboradas e o desfecho digno de um verdadeiro thriller.
Do jeito que terminou, não tenho certeza se irei continuar conferindo a série. Derting tinha potencial para tornar o segundo livro tão bom quanto o primeiro, porém, o ritmo arrastado e a trama simples deixou a desejar. Resta esperar que o terceiro volume nos reserve alguma surpresa.

Glaucia 07/07/2012

Resenha publicada no Mix Literário
Desejo dos mortos é o segundo livro da série e a autora conseguiu manter quase o mesmo ritmo do primeiro. Nele Violet, uma adolescente que tem o dom de ver, sentir, cheirar ou ouvir ecos de pessoas assassinadas, tenta levar uma vida normal de adolescente, depois do trauma sofrido. Agora ela está namorando firme com Jay, que antes fora seu melhor amigo. Eles continuam bem fofos e os são perfeitos um para o outro. A intimidade acaba aumentando, inevitavelmente, mas a autora faz as cenas de forma muito suave. Não existe um erotismo nas cenas de intimidade. Tudo é muito delicado e gostoso de ler.

Novos alunos integrarem o grupo estudantil e Jay vira grande amigo de Mike, deixando Violet com ciúmes e incômodo com essa amizade. Sua amiga, totalmente sem noção, Chelsa faz de tudo para chamar a atenção desse rapaz, forçando situações em que os quatro ficam juntos, aumentando o desconforto dela.

Em um passeio por Seattle com Chelsa, Violet sente um eco em um dos containers no cais do porto. Ela tenta ignorar e vai embora, quando percebe que não há muito que fazer naquele momento. Contudo esse eco a incomoda por alguns dias, causando inclusive pesadelos, e Violet se vê obrigada a fazer algo a respeito. Ela vai até o local e percebe que a única forma de resolver o problema é com uma ligação anônima. Só não contava em ser rastreada pelo FBI e intimidada para dizer como descobriu o cadáver de um menino no container.

Violet não se sente confortável para conversar as coisas com Jay e passa a manter segredo. Ele tenda dar o máximo de espaço e ser paciente. Ela, todavia, fica ainda mais estranha e taciturna. É nesse momento em que ela começa a sofrer alguns trotes, como um gato morto deixado em uma caixa perto do quarto, ligações anônimas e bilhetes. Surge uma personagem misteriosa e aparentemente perigosa no livro.

Agora Violet se sente ameaçada por essa pessoa e está encurralada pelos agentes do FBI. Mesmo assim tem dificuldade em falar sobre isso com Jay. Quando finalmente resolver se abrir com ele, acabam brigando e rompendo a relação. Ela se sente magoada, sozinha e traída pela a pessoa quem mais confiava, além de se sentir intimidada. Porém resolve encarar tudo de frente e ajudar a agente Sara a desvendar o desaparecimento da mãe de Mike, o novo amigo de Jay.

Bem, não posso falar mais sobre o livro. Ele em si já é evidente e se contar mais, o leitor nem precisará ler. O que posso dizer é que apesar da leitura não ser tão emocionante, ela é suave, gostosa e envolvente. A autora constrói uma relação bem fofa entre o casal e faz o leitor torcer por eles o tempo inteiro. Todo o mistério do livro é óbvio demais desde a metade do livro, deixando o final previsível. Só teve um momento em que fiquei confusa e cheguei a pensar que aconteceria outra coisa. Foi apenas um único detalhe que a autora conseguiu me surpreender. Então se esperam algo com muita surpresa e suspense, esse não é o livro recomendável. Mas se está precisando de uma leitura leve, agradável, gostosa e fácil em um momento estressante da vida, esse livro é perfeito. Eu gostei muito dele. Realmente gostei. Apesar de evidente, darei para ele quatro estrelinhas e continuarei esperando muito o próximo livro da série. Estou louca para ler mais sobre Violet e Jay. Eu amo esse casal.

Bjs no core!

Lygia 22/06/2012

Uma série que continua mediana...
Eu já havia comentado na minha resenha de 'Ecos da Morte' que fiquei um pouco desapontada com a história criada pela Kimberly. Na verdade, não com a história em si, mas pelo rumo que ela deu aos personagens. Todo o plot é bom, mas dá a impressão de que é mais um romance do que um thriller, algo que achava que era a intenção da série. Tivemos pequenas doses de romance no livro 1 e ele não era realmente o foco, porém, o relacionamento entre Violet e Jay ganha muito mais destaque nessa continuação da série.

Em 'Desejos dos Mortos', Violet se vê em mais confusão acerca do seu dom em encontrar corpos de pessoas e animais assassinados. E o que realmente me incomodou é que, mesmo com as experiências passadas, a menina tem a dificuldade de confiar nas pessoas que a cercam, como o tio, chefe da polícia ou o seu próprio namorado, Jay, a quem constumava confidenciar tudo quando eram "apenas" melhores amigos.

O volume 2 da série segue a premissa do enredo anterior: Violet sente-se estranhamente atraída pelos ecos que os corpos que precisam ser encontrados para terem paz, emitem, e com isso, a menina chama atenção por desvendar um mistério acerca de um garotinho que estava desaparecido. Violet tenta fazer uma denúncia anônima sobre o paradeiro do pequeno corpo, mas acaba chamando atenção demais, inclusive, de pessoas envolvidas com o FBI, como Sara e o estranho Rafe que, como ela, parece esconder alguma coisa.

Paralelamente a isso, temos a chegada de dois novos alunos na escola, Mike e Megan, que são irmãos, e ambos são muito bem recepcionados por Jay, que rapidamente engata uma forte amizade com Mike. Megan por sua vez, é muito calada e quieta, e estranhos segredos envolvendo sua família acabam virando um grande problema para Violet, Jay, Chelsea e os outros.

Como eu disse, a série continua sendo mediana pra mim. Temos muito romance, pouca ação e um enredo 'corre, corre' nos últimos capítulos para resolução do "grande" mistério do livro, que pra mim, é bastante previsível. Os bons momentos do livro muito em parte se devem à Chelsea, melhor amiga de Violet. A menina sem papas na língua e de personalidade forte, rouba a cena nos momentos escolares, com seus comentários sarcásticos e divertidos. Violet, nesse livro, parece mais imatura do que no anterior, resolvendo agir por conta própria, de forma displicente e sem avisar ninguém, nem mesmo Jay, de suas ações, que são totalmente impensadas. O terceiro volume da série é 'The Last Echo', ainda sem previsão de lançamento aqui no Brasil. Bem, de qualquer forma, vou acompanhar as próximas aventuras de Violet e Jay.

Disponível em: http://www.brincandocomlivros.com/2012/06/resenha-desejos-dos-mortos-kimberly.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6