As Crônicas de Olam

Resenhas - OLAM

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@cassioguide 30/01/2017

Empolgante
Apesar de eu não ter lido outros livros de ficção fantastica para fazer um comparativo, posso dizer que a leitura foi empolgante. Muito bom!

Giulia.Costa 09/01/2023

QUE LIVRO É ESSE!!!!!
Acabei de terminar. Estou simplesmente atônita. Chocada, chocada e chocada. Que livro bom! Que história incrível! Dividi os capítulos para ler aos poucos, mas na leitura de hoje senti um impulso pra terminar logo a história e assim o fiz. Simplesmente indescritível! Vale super a leitura! Um livro de mistérios NADA óbvios. Toda hora uma reviravolta diferente. Antes de ler o livro, li uns comentários que diziam que a história era totalmente previsível, mas, definitivamente, esse não é um adjetivo que combina com essas páginas. Sem sombras de dúvidas, o primeiro livro das Crônicas de Olam ganhou um espaço especial no meu coração.

Saor.Lucena 18/03/2017

RESENHA DO LIVRO NO EVANGELHO EM QUESTÃO
Link a seguir:

site: https://www.youtube.com/watch?v=EpsHfcNKxzY&index=4&t=25s&list=PLqbF4FaXr5EOAwlUAlTat82SKDbumzUjA

bibi 24/01/2022

Perfeito
Eu amei esse livro. A historia dele e muito interesante, o autor explica tudo desse mundo que ele criou, ate parece que e real. Eu demorei um pouco para ler o começo porque a apresentação do mundo foi más dificil de entender, más depois que voce entende o universo fica incrivel. Não vejo a hora de ler o segundo.

Sasha 28/09/2022

Afinal, Olamir merece ser salva?
Confesso que demorei em engatar de vez a leitura do livro, acho que foram quase duzentas páginas de apresentação de cenários e descrição dos pensamentos do protagonista, com pouco diálogo e nada de muito interessante acontecendo. Tanto é que eu nem simpatizava muito com os irmãos que acompanhavam o Guardião de Livros, de tão pouco explorados que eles foram durante quase todo o livro, principalmente o Adin, que chegava a ser um pouco chatinho em alguns momentos. Só fui começar a gostar de todos eles depois da metade em diante.
Acontece que depois que eles começam a aventura de verdade e as coisas começam a de fato acontecer, a dinâmica do livro muda e eu comecei a gradualmente me interessar mais e mais pela história. Nesse sentido, a personagem que eu mais gosto é, sem sombra de dúvidas, a Leannah, pra mim essa personagem tem um desenvolvimento muito bom e é fácil de criar empatia com os dilemas pessoais dela. E entrando nesse viés amoroso do livro, só queria destacar que não entendo até agora o que foi aquele fascínio doentio do Ben pela Tzizah, pra mim é simplesmente incompreensível essa obsessão que ele cria literalmente do nada pela garota, e olha que eu também gosto bastante dela, só achei até o momento esse interesse romântico muito forçado e infudado, ainda mais por não ser recíproco. Espero que tenha alguma explicação pra isso, mas não vi ninguém comentando sobre, então acho que vai ser explicado apenas como amor à primeira vista mesmo.
Estou ainda na metade do segundo livro da trilogia, e já posso afirmar que o autor amadureceu bastante na escrita, porque logo de início a história já me ganhou de vez, sem precisar mais de tanto tempo para eu me apegar a leitura como foi nesse primeiro. A continuação é ainda mais fluída e aqui eu já estou mais familiarizada com o mapa de Olam e com os personagens, então não fico tão perdida como antes.
Eu também gosto muito da introdução a referências cristãs presentes no livro, mesmo que eu não seja adepta a qualquer religião. Nesse ponto, o autor é excelente em não tentar convencer ou forçar o leitor a acreditar em El, visto que os próprios personagens possuem suas dúvidas a respeito do Criador. E esse detalhe fez eu me identificar ainda mais com as inseguranças e frustrações de cada um deles.
Os mistérios que envolvem a história como um todo e todas as reviravoltas são eletrizantes, é impressionante saber que o autor é brasileiro, queria muito que esse livro tivesse maior reconhecimento ao ponto de virar uma série ou filme. Por diversos momentos, eu refleti sobre as semelhanças do Reino de Olam com a nossa realidade. A maldade e o egoísmo não só dos shedins, mas dos humanos, que em vários momentos só pensam neles mesmos, me faz ter o mesmo questionamento que Ben levanta sobre se existe mesmo bondade no mundo.
Por final, acredito que eu não tenha muito mais a comentar sobre o livro levando em consideração que levei um tempo considerável para lê-lo, então não me recordo de nada mais relevante. Só sei que é um livro excelente, e apesar de não saber se entraria na lista dos meus favoritos da categoria de fantasia, sei que sempre irei recomendá-lo.

"No máximo havia em mim algum resquício daquele tipo de religiosidade inata em todos os seres humanos e do qual, por mais que lutem, jamais conseguem se livrar" ~ As Crônicas de Olam

George 19/03/2017

Ação, aventura e reflexão.
Literatura fantástica de altíssima qualidade, evolução dos personagens gradual e coerente, além de reviravoltas, muitas reviravoltas. Tudo isso e muito mais você encontrará na leitura de "As crônicas de Olam: Luz e Sombras".

O autor construiu uma ótima estória utilizando o folclore hebreu. A narração muitas vezes utiliza uma fraseologia toda especial. À medida que a gente lê, se torna quase impossível não sentir vontade de colocar umas palavrinhas hebraicas no vocabulário, além de sentir vontade de ter uma pedrinha shoham.

O caminho da iluminação foi um presente à parte, cada ponto trazendo surpresas e mudanças nos diferentes personagens. Com perdas e ganhos ao longo de todo o caminho.

O final do livro é um recomeço que deixa tudo com um gosto de "Quero mais".

Dudatc 26/07/2022

A luz resplandece sobre as trevas
Simplesmente sensacional, muito pegada Harry Potter mas ao invés de varinhas são pedras, e como sou fã do Harry não tinha como não gostar dessa maravilhosa história cheia de perigos, aventuras, batalhas, romance e aprendizado, adorei como ela se desenvolveu contando a visão de cada personagem e criando perspectivas diferentes, tem tanta emoção, cada capítulo mais inesperado que o outro, montando uma narrativa sensacional em torno desse grupo de viajantes tão corajosos que foram amadurecendo a cada aventura para enfim salvar e reativar o olho de Olam, para que a luz mais uma vez vença as trevas.

Ansiosa para ler as próximas crônicas, pois digamos que o final não foi bem definido?

GabrielGSM 07/04/2018

Um universo realmente interessante..
Esse livro é complicado. Ele possui um começo bem interessante, um desenvolvimento sem graça e maçante em várias partes mas um final incrível. Acreito que o mais problema desse primeiro livro seja os personagens que carecem de desenvolvimento e muitas vezes são simplesmente chatos ( Adin um dos personagens mais inúteis que já vi).
O maior acerto é sem dúvidas a mitologia que difere das mais comuns e se inspira em culturas que não são trabalhadas em outras obras de fantasia. Vou continuar essa trilogia logo em seguida pois esse final realmente me forçou a isso, só espero que depois desse primeiro livro de introdução ele explore o potencial que ele tem e que tenha mais das ótimas partes do primeiro livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6