Niketche Paulina Chiziane

Resenhas - Niketche

eduarda2470 17/05/2024

Niketche
Comecei a leitura sem nenhuma noção da história, como sempre faço e nessas apostas acabo descobrindo ouro!!!!

Infelizmente a vida das mulheres é muito triste, de todas, mas especialmente das mulheres africanas que há muito séculos e ainda hoje sofrem tanto pela invasão e destruição. Mas sempre vai haver a poesia, a ludicidade, a alegria e o amor, as mulheres sempre encontram um pouquinho que seja para seguirem a vida.

Passei o livro todo grifando passagens e não sei qual a mais me grudou na alma, optei por essa:

[...] A minha felicidade foi ter gerado só homens, diz ela, nenhum deles conhecerá a dor da violação sexual.

Bella :) 14/05/2024

Interessante & crítico
Acompanhamos a rami em uma batalha travada com o empoderamento, autoconhecimento e amor
descobre a poligamia praticada pelo seu marido, que possuia um grande renome, de início lida com repulsa mas tal sentimento é desenvolvido e transformado pelas vivências.

a trajetória do livro é focada principalmente na busca do autoconhecimento & fortificação da protagonista, buscar força e aprender ser quem é
há criticas sobre a sociedade que estava inserida, principalmente em relação à opressão contra as mulheres.

a história é interessante mas se torna em alguns momentos massante e repetitiva, acredito que poderia ter sido sintetizada para ser mais fluída e interessante

amanda 13/05/2024

Li pro vestibular e não achei que eu ia gostar TANTO desse livro. a narração da Rami com todos os seus trejeitos, seus pensamentos conflitantes, suas dores e seus defeitos nos aproximam muito da história e cria um apego tão forte que é como vc fosse uma das esposas injustiçadas do pau mole do Tony. antes do livro eu não conhecia todo esse contexto político e cultural do Moçambique e a julgar pelas descrições e breves explicações na história, a Paulina ter sido a PRIMEIRA mulher de lá a publicar um livro nos ANOS 90 me faz imaginar o tanto que essa mulher causou na época. ela foi extremamente corajosa!

enfim
Rami, Ju, Lu, Saly e Mauá divas maravilhosas e tony seboso goza e chora

Laura575 10/05/2024

Que livro! Que livro!!!! Angustiante, porém real. Enquanto Rami descreve seus sentimentos, sinto-os em mim. São revoltantes as situações as quais as mulheres são sujeitadas na obra. Mas basta olhar pro lado, pra trás ou até mesmo para minhas próprias vivências que eu vejo o quanto é recorrente.

Rafoids 09/05/2024

Achei o a história do livro legal até, mas o problema dele é que é muito imolado. mistura muita poesia e história e fica bem intediante e cansativo. apesar disso achei legalzinho.

Malu 09/05/2024

Muito diferente
Li esse livro por conta do vestibular, não é uma leitura que estou acostumada, mas gostei muito.
Nunca havia lido um livro moçambicano, é bem diferente dos livros americanos e brasileiros.
A história é muito boa, nos faz refletir muito sobre o sistema patriarcal que vivemos, e como é tão enraizado e que nos pegamos revendo o nosso próprio caráter.
Se você for mulher, LEIA ESSE LIVRO

Hannah 02/05/2024

Rami uma mulher africana que sofre e passa por inúmeras dificuldades pela ausência de seu marido. Diante disso, acaba descobrindo que Tony é poligâmico e tem 4 esposas, as quais não sabem a existência uma da outra, contudo, por pouco tempo pois se encontram e percebem a dura realidade. A história tem um tom muito realista, com muitas pautas interessantes e atuais. A construção da narrativa é o que mais atrapalha, devido ser dividido entre ?capítulos? que voltam e vai a frente do tempo atual, sendo nunca especificado, ademais a linguagem e conceitos culturais que tendem ser fora da realidade brasileira (embora seja legal ver no glossário, ou videoaula ou pesquisar na internet para saber mais). As personagens são muito complexas e bem arquitetadas, sendo muito admiráveis por suas bravuras e luta. O final aberto deixou espaço para diversas teorias e desfechos, porém, não acho que estorvou tanto a obra.
?Depus as armas muito antes de as empunhar.?
?-Agrediste a vítima e deixaste o vilão.?
?Liberta-te. Só assim viverás felicidade que mereces.?
?Só os homens podem exigir e as mulheres não??
?-Tu não substituis tirania por tirania, o que é bom.?
?A felicidade está dentro de nós.?

Danda.Rombesso 01/05/2024

Muito bom!!!!
Foi incrível conhecer um pouco da cultura africana, e evidentemente, a diversidade existente dentro dela, muito interessante ver a diferença dessas culturas, até mesmo em relação à minha, onde as mulheres são tão maltratadas, uma cultura tão machista, mas tão normalizada, foi uma experiência muito interessante ler sobre!!

O livro é muito bom, em certo momento ele passa a ser um pouco monótono, pois aborda apenas sobre um assunto do início ao fim, e literalmente só fala sobre isso, no caso a poligamia, mas mesmo assim o livro é ótimo!! Eu marquei inúmeras frases que ficarão por muito tempo na minha cabeça, pois esse é um livro que te toca, muitas coisas ditas tocaram o fundo da minha alma, falas belíssimas!!!

?As culturas são fronteiras invisíveis construindo a fortaleza do mundo.?

Renan.Bagatini 01/05/2024

Grande retrato social!!
Gostei do livro, mesmo que em alguns momentos eu o tenha achado um pouco repetitivo. as comparações que a autora faz entre sentimentos e a natureza em geral são incríveis, mas parece que ela se empolga e escreve demais sobre isso.
não tenho muito o que dizer, a história não é subjetiva, tudo é explícito (pelo menos para mim). gosto dos escassos momentos em que ela fala com o espelho, seu subconsciente.
o retrato social de Moçambique feito pela autora é muito interessante. a forma como os europeus introduziram sua cultura no sul do país, tornando-o culturalmente machista é também exposta por ela. o norte, pelo contrário, acredita que o casamento é algo comunitário e também um negócio onde há troca entre os dois lados. homens e mulheres compartilham seus cônjuges de forma livre, enquanto no sul a poligamia é como uma submissão das mulheres em relação aos homens, que podem possuir várias delas.
é legal ver as doses de liberdade que a protagonista, que é do sul, toma ao longo do enredo fazendo com que, ao final da história, ela use o sistema, que favorecia os opressores, contra o próprio opressor.
mais uma leitura obrigatória da ufrgs lida!!

Mari Mirandinha 29/04/2024

Poligamia e mais
Pense em um livro que faz refletir e cutuca todas as feridas de ser mulher? O caminho de amadurecimento da Rami não é linear e sim com altos e baixos e avanços e retrocessos e isso todo sentido. Todas as afirmações e dúvidas dela são uma grande provocação sobre o papel da mulher na sociedade, no casamento, no amor, no sexo e mais. Quando ela afirma coisas ruins sobre as mulheres ela não quer que nosso conformismo e sim nossa reflexão e indignação. Excelente livro, já esta na minha lista de releitura.

Aline.Armond 27/04/2024

Extremamente poético e reflexivo, nos faz pensar sobre tanto sofrimento e violência que as mulheres passam no patriarcado (em um contexto bem específico que não conhecia tanto). O livro traz muitos levantes feministas ao mesmo tempo que dá passos pra trás, as personagens se emancipam ainda dizendo os homens como superiores, há toda uma contradição própria da realidade. Belíssimo, uma obra prima.

CarolCaliopio 25/04/2024

Lindo, dolorido, divertido e maravilhoso!
A escrita da Paulina Chiziane é única, nunca li nada parecido. Ela aborda o feminino sob diversas óticas: cultural, social, religiosa e sentimental. Em todas, expõe a dor, a agonia de ser mulher, e também sua força tão grande. Isso num texto carregado de lirismo, poesia e ainda irônico e mordaz. Como diz uma das mulheres do Tony, de mãos dadas as mulheres podem mudar o mundo. A Paulina e a linda história de Rami mudaram um pouco o meu, com certeza. Que pérola de livro!

laura anjos 24/04/2024

Isso não é uma resenha
Li esse livro pro vestibular, melhor decisão da vida. Nem digo isso no sentido do conteúdo da prova mas sim no conteúdo do livro. Ele me fez sentir muitos sentimentos, ruins e bons, e ainda a conhecer um pouco de uma cultura totalmente contrária a da sociedade em q vivo. Amei

Anatskk 23/04/2024

Niketche
Li por causa da unicamp e ja tava esperando q fosse um livro chato, MAS MEU DEUS AAA, tem uma ótima construção da personagem principal a rami e faz vc ficar com raiva e sentir todos os sentimentos q ela sente ao longo do livro. Além de fala dos assuntos com um propriedade que faz vc refletir, como a irma da mae da rami que morreu pq o gato comeu a comida do marido, fiquei uma semana refletindo sobre essa parte que a mulher é retratada como inferior ate mesmo pelo gato.
simplesmente perfeito.

sarah 17/04/2024

Niketche
Um livro que com certeza me emocionou demais e me tocou bastante! ??
obrigada unicamp por ter colocado esse livro na minha vida