Despertar

Despertar Helena Andrade

Resenhas - Despertar

Thalita 29/09/2012

Resenha Cantinho de uma garota
O livro narra a trajetória da jovem médica Lívia. Ela passa em um concurso público e vai trabalhar como pediatra na pecada cidade de Guayi no estado do Amazonas, ela chega na cidade com a intenção de ficar lá até conseguir dinheiro suficiente para fazer uma especialização fora do país. Apesar da mudança drástica de vida ela se adapta bem a rotina, até que conhece Thomas e imediatamente se apaixona por ele. Só que amar ele acaba fazendo com que ela tenha que decidir entre continuar em Guayi, e consequentemente perder a chance de fazer a sua tão sonhada especialização, ou fazer a especialização e possivelmente perder a única chance de viver um verdadeiro amor.

A narrativa da Helena é contagiante, faz com que você se sinta com o livro e não o queira largar tão cedo. Houve um trabalho de pesquisa muito bem feito e isso faz com que o livro tenha uma descrição dos cenários muito boa e quem está lendo consegue se sentir vivendo aquela situação. A descrição que é feita da floresta nas cenas finais torna a leitura intensa e faz com que sinta até uma certa aflição só por imaginar aquilo que acontece.

Eu não gostei de alguns pontos, o fato de as folhas serem brancas complica a leitura, eu não consegui ler muitas páginas durante a noite porque isso me gerava uma dor de cabeça danada. E estranhei as variações de humor do Thomas, exemplo, em determinado momento ele a Lívia estava super bem, ai ela dizia algo que ele não gostava e ele logo começava a tratar ela mal depois se arrependia e voltava desesperado atrás dela, se isso acontecesse uma vez tudo bem, mas isso acontece 3 ou 4 vezes durante a estória, achei que ele foi drástico demais em alguns momentos e por coisas super bobas, eles poderia ter maneirado mais na reação.

Mas fora esses pontos relatados o livro é muito legal, recomendo a leitura para quem gosta de um romance leve e cheio de aventuras.

Agradeço a Helena por ter me dado a chance de participar do booktour :D .

Anna 19/02/2012

Resenha no www.pausaparaumcafe.com.br
Quando terminei de ler Despertar só me restou uma pergunta... Quando começaria o meu despertar?

Confesso que o começo do livro começou não me chamando muita atenção, mas lá pela página 50 eu já começava a me identificar com Lívia. Nossa médica protagonista da história que tem seu despertar narrado nesse romance bonito da Helena.

Despertar é um livro leve, uma história calma, algo que me chamou atenção foi como Helena descreve as cenas da história. É um livro apaixonado, diria até mesmo um livro puro.

Me identifiquei muito com Lívia (que tem um nome l-i-n-d-o!) meu sonho sempre foi cursar medicina assim como o da Lívia e também sempre me vi mais grudada em livros do que em relacionamentos.

Eu queria que de uma hora para outra também me deparasse com um amor igual Liv encontrou, como as coisas foram bonitas, sabe aqueles livros que nos fazem sonhar com um amor bonito? Puro e livres de interesse? Lívia encontra distante de tudo os motivos para se encontrar, para saber o que realmente queria.

A autora descreveu muito bem os sentimentos que encontramos quando nos deparamos estar apaixonada por alguém. A dor quando essa pessoa parte, o nervoso quando ela esta perto, o medo de perde-lo, o livro é mais a forma de descrever esse período da nossa vida.

O Livro se passa em um ano da vida de Lívia depois nos mostra o que aconteceu depois. Se intensifica em seus meses morando em um lugar distante ( Não vou explicar muito para não acabar soltando algum Spoiler) quando ela encontra o amor de sua vida e precisa tomar as decisões mais difíceis da vida dela.
Lívia se vê entre o amor e a profissão, entre o coração e a razão e precisa passar por um momento perigoso para descobrir qual é a escolha certa.

OBS: Vocês vão se apaixonar pelo "príncipe encantado" da história que prendeu o coração da nossa médica, eu estou morrendo de amores por ele.

Não encontrei erros no texto, a diagramação é normal dos livros da Editora Novos Talentos da Novo Século.

A Helena é uma querida e adorei ter a oportunidade para ler o livro dela, e o medo que ela tinha que eu acabasse não gostando por ser um romance... até eu me surpreendi, devo estar precisando de amor porque ultimamente os livros que mais tenho amado são suuuuper românticos.

Minha nota para o livro é 4/5 pois não gostei muito da capa, achei que os personagens não se parecem pelo que imaginei e dai não me faz pensar na história. Mas é só isso, pois gostei muito da lombada vermelha pois fica linda na estante. E o livro também leva essa nota porque nas primeiras páginas não chama tanto a atenção do leitor, demorei para criar uma afinidade pela leitura.
Fora isso o livro é cativante e meigo. é um romance bonito.

Jacqueline 05/02/2012

Publicado originalmente em www.mybooklit.blogspot.com
Recebi o livro de parceria com a autora Helena Andrade, e desde o dia que bati os olhos na capa, sabia que iria me apaixonar pela história, e foi exatamente o que aconteceu. Helena criou um romance inesquecível, com personagens cativantes, paisagens de tirar o fôlego e um amor de fazer suspirar.

A história é narrada em primeira pessoa, por Lívia, uma jovem médica pediatra de 26 anos, que sonha em fazer especialização em cirurgia no exterior. Para conseguir realizar o seu sonho, Lívia sai de Campinas, onde morava com os pais, para trabalhar em uma Unidade de Saúde, localizada na pequena cidade de Guayi, no sul do Estado do Amazonas.
Além de conhecer uma nova cidade e cultura, Lívia pretende juntar o dinheiro do trabalho, para arcar com as despesas da viagem ao exterior, casoseja aprovada no processo seletivo para a especialização.

Chegando na cidade ela é bem acolhida por Carlos e sua esposa Ana, ambos médicos da Unidade. Ela é apresentada a Rodrigo, um jovem médico charmoso e bonito, que se interessa de imediato por ela.

Desde a adolescência, Lívia sempre se dedicara com afinco aos estudos, e direcionou toda a sua vida para a sua profissão, tendo cultivado apenas 2 relacionamentos mal sucedidos. Nunca havia pensado em relacionamentos mais sérios e estava certa sobre os seus planos e sonhos para o futuro. Quando um estranho surge em seu consultório, ela sente toda a sua convicção ruir.
Ao chegar em seu consultório para mais um dia de trabalho, ela se depara com um homem e seu filho de 6 anos com um corte na cabeça. Vendo a médica tão jovem, o homem logo duvida de sua capacidade para cuidar do seu filho e exige a presença do antigo médico, a quem ela substituiu. Lívia adquire uma postura profissional e atende o menino, mesmo a contragosto do pai. Logo que ele vai embora, sua postura desmorona e uma avalanche de sentimentos vem à tona. Será que ela estaria apaixonada por aquele estranho que a tinha tratado com tanta hostilidade?

"As reações desencadeadas pelo meu corpo são incontroláveis. Como um estranho pode despertar em mim tantas sensações diferentes, intensas a ponto de me tirar o equilíbrio? Só de olhar ele hoje meu coração ficou aos pulos. Se tivesse feito um eletrocardiograma, provavelmente teriam me internado" (pág. 66 e 67)

O caminho do estranho se cruza novamente com o dela, e a paixão é inevitável. Lívia terá que tomar decisões que poderão mudar não só a carreira dela, como o futuro de seu relacionamento.
A paixão e o amor que sente por Thomas, desperta Lívia para várias sensações jamais experimentadas. Mas também surgem dúvidas sobre sua vida profissional.

"Você é a melhor coisa que me aconteceu nos últimos anos. Não posso me conter de tanta felicidade" (pág.149)

Lívia é uma personagem cativante e extremamente doce e dedicada no trabalho que realiza com as crianças da Unidade. Fiquei a leitura inteira desejando uma pediatra como ela para o meu filho, rsrsrsrs. Rodrigo me fisgou de jeito na primeira página, com seu jeito decidido e galanteador, mostrando-se um bom amigo para Lívia.

Apesar de compartilharem o mesmo desejo de cursar uma especialização no exterior, Lívia não se sentia atraída por ele da mesma maneira que ele se sentia por ela.
A autora soube conduzir o leitor pelas belas paisagens do Amazonas, com detalhes que impressionam e o transportam para o lindo cenário. A narrativa é encantadora, e todos os personagens são bem construídos. Recomendo para todos os românticos de plantão, que querem mergulhar em uma história que fala sobre o amor, amizade e como o amor pode modificar nossa vida.

Rotina Agridoce 20/12/2012

Nossa protagonista é Lívia, uma jovem médica recém formada em pediatria de Campinas, interior de São Paulo. Seu maior sonho e objetivo de sua vida é ser médica cirurgiã e se especializar em um centro cirúrgico fora do país. Enquanto isso, ela se inscreve em um concurso público para atender e assim poder adquirir mais experiência e poder juntar o dinheiro para poder arcar com as despesas da viagem para o exterior. Lívia passa, sendo assim enviada para trabalhar numa Unidade de Saúde em Guayi, uma cidadizinha do Amazonas. Lívia quer passar apenas um ano lá, enquanto espera para ser aprovada em um curso de especialização do exterior. E é a primeira vez que ela vai deixar a sua cidade para ir tão longe e ter que passar tanto tempo longe dos pais, ela realmente não esperava ser enviada para tão longe, mas ela encara e vai.

Quando ela chega lá, conhece os médicos Ana e Carlos, que a recebem muito bem, com toda a atenção e carinho. Eles trabalham no mesmo posto de saúde que ela. E eles até abrem as portas de sua casa para ela, enquanto ela decide o que fazer e arrumar um lugar para ela, Lívia se sente acolhida como uma filha.

No dia seguinte de sua chegada, Lívia conhece Rodrigo, um médico bonito, que se encanta por ela. Eles tem muitos gostos parecidos, inclusive ele também está esperando um resultado para fazer uma especialização no exterior. Nasce aí uma amizade, mas Rodrigo espera mais do que isso. Lívia escapa de suas investidas, ela não pensa em se envolver com ninguém, ela só pensa em sua carreira em primeiro lugar. Ela teve somente dois relacionamentos em sua vida, e ambos não tão bons, por isso ela nunca pensou em ter relacionamentos mais sérios.

"Nunca fui de namorar muito. Às vezes paquerava. Até beijava, só não passava disso. Nunca alguém de fato, me despertou interesse a ponto de reduzir meu ritmo de estudos.
Aos dezessete anos, namorei o Pedro. Ele era uma gracinha. (...) Isto durou só três meses, até ele me dizer "se você me encontrar na rua, nem saberá quem sou, pois seus olhos vivem voltados aos livros" . (pág 66)

Em um de seus primeiros atendimentos, Lívia atende Lucas, um menino de 6 anos com um corte na cabeça, e seu pai Thomas dúvida das habilidades dela como uma média tão jovem, ele exige o antigo médico, do qual Lívia é a substitua. Thomas foi grosseiro com ela. Mas, para a surpresa de Lívia, ela se encanta por ele. Como ela pode se apaixonar por um completo desconhecido que a tratou tão mal?

“Entrei na sala, vi a criança sentada sobre a maca. Ao seu lado o pai segurava-lhe a mão. Um homem jovem, alto, magro, cabelos castanhos-claros, lisos, ligeiramente desarrumados. Os olhos de um azul profundo, destacando-se na pele clara, levemente bronzeada. Isso tudo me chamou a atenção, porque ao entrar ele voltou-se para mim.” (pág. 45)

"Agora isto; as reações desencadeadas pelo meu corpo são incontroláveis. Como um estranho pode despertar em mim tantas sensações diferentes, intensas a ponto de me tirar o equilíbrio?
Só de olhar ele hoje meu coração ficou aos pulos. Se tivesse feito um eletrocardiograma, provavelmente teriam me internado. Meu corpo todo ficou trêmulo, podia sentir o aberto em meu estômago, minhas mãos ficaram geladas, suadas. A vontade que senti de tocá-lo foi intensa. Me assustou. Queria sentir os lábios dele nos meus" (pág. 66 e 67)

A paixão entre Lívia e Thomas é inevitável, mas Lívia fica confusa, e terá que decidir entre sua carreira e seu relacionamento.

"Conforme fomos nos conhecendo, me apaixonei cada vez mais. Mesmo que quisesse, agora não poderia excluí-la da minha vida, porque você faz parte dela. Quero ficar com você o quanto puder. Ainda que amanhã você diga adeus, quero viver este amor. Quero amar vocês como ninguém nunca amou ou irá amar." (pág 148)

leia o restante em meu blog