Despertar

Despertar Helena Andrade

Resenhas - Despertar

Anna 19/02/2012

Resenha no www.pausaparaumcafe.com.br
Quando terminei de ler Despertar só me restou uma pergunta... Quando começaria o meu despertar?

Confesso que o começo do livro começou não me chamando muita atenção, mas lá pela página 50 eu já começava a me identificar com Lívia. Nossa médica protagonista da história que tem seu despertar narrado nesse romance bonito da Helena.

Despertar é um livro leve, uma história calma, algo que me chamou atenção foi como Helena descreve as cenas da história. É um livro apaixonado, diria até mesmo um livro puro.

Me identifiquei muito com Lívia (que tem um nome l-i-n-d-o!) meu sonho sempre foi cursar medicina assim como o da Lívia e também sempre me vi mais grudada em livros do que em relacionamentos.

Eu queria que de uma hora para outra também me deparasse com um amor igual Liv encontrou, como as coisas foram bonitas, sabe aqueles livros que nos fazem sonhar com um amor bonito? Puro e livres de interesse? Lívia encontra distante de tudo os motivos para se encontrar, para saber o que realmente queria.

A autora descreveu muito bem os sentimentos que encontramos quando nos deparamos estar apaixonada por alguém. A dor quando essa pessoa parte, o nervoso quando ela esta perto, o medo de perde-lo, o livro é mais a forma de descrever esse período da nossa vida.

O Livro se passa em um ano da vida de Lívia depois nos mostra o que aconteceu depois. Se intensifica em seus meses morando em um lugar distante ( Não vou explicar muito para não acabar soltando algum Spoiler) quando ela encontra o amor de sua vida e precisa tomar as decisões mais difíceis da vida dela.
Lívia se vê entre o amor e a profissão, entre o coração e a razão e precisa passar por um momento perigoso para descobrir qual é a escolha certa.

OBS: Vocês vão se apaixonar pelo "príncipe encantado" da história que prendeu o coração da nossa médica, eu estou morrendo de amores por ele.

Não encontrei erros no texto, a diagramação é normal dos livros da Editora Novos Talentos da Novo Século.

A Helena é uma querida e adorei ter a oportunidade para ler o livro dela, e o medo que ela tinha que eu acabasse não gostando por ser um romance... até eu me surpreendi, devo estar precisando de amor porque ultimamente os livros que mais tenho amado são suuuuper românticos.

Minha nota para o livro é 4/5 pois não gostei muito da capa, achei que os personagens não se parecem pelo que imaginei e dai não me faz pensar na história. Mas é só isso, pois gostei muito da lombada vermelha pois fica linda na estante. E o livro também leva essa nota porque nas primeiras páginas não chama tanto a atenção do leitor, demorei para criar uma afinidade pela leitura.
Fora isso o livro é cativante e meigo. é um romance bonito.

Thalita 29/09/2012

Resenha Cantinho de uma garota
O livro narra a trajetória da jovem médica Lívia. Ela passa em um concurso público e vai trabalhar como pediatra na pecada cidade de Guayi no estado do Amazonas, ela chega na cidade com a intenção de ficar lá até conseguir dinheiro suficiente para fazer uma especialização fora do país. Apesar da mudança drástica de vida ela se adapta bem a rotina, até que conhece Thomas e imediatamente se apaixona por ele. Só que amar ele acaba fazendo com que ela tenha que decidir entre continuar em Guayi, e consequentemente perder a chance de fazer a sua tão sonhada especialização, ou fazer a especialização e possivelmente perder a única chance de viver um verdadeiro amor.

A narrativa da Helena é contagiante, faz com que você se sinta com o livro e não o queira largar tão cedo. Houve um trabalho de pesquisa muito bem feito e isso faz com que o livro tenha uma descrição dos cenários muito boa e quem está lendo consegue se sentir vivendo aquela situação. A descrição que é feita da floresta nas cenas finais torna a leitura intensa e faz com que sinta até uma certa aflição só por imaginar aquilo que acontece.

Eu não gostei de alguns pontos, o fato de as folhas serem brancas complica a leitura, eu não consegui ler muitas páginas durante a noite porque isso me gerava uma dor de cabeça danada. E estranhei as variações de humor do Thomas, exemplo, em determinado momento ele a Lívia estava super bem, ai ela dizia algo que ele não gostava e ele logo começava a tratar ela mal depois se arrependia e voltava desesperado atrás dela, se isso acontecesse uma vez tudo bem, mas isso acontece 3 ou 4 vezes durante a estória, achei que ele foi drástico demais em alguns momentos e por coisas super bobas, eles poderia ter maneirado mais na reação.

Mas fora esses pontos relatados o livro é muito legal, recomendo a leitura para quem gosta de um romance leve e cheio de aventuras.

Agradeço a Helena por ter me dado a chance de participar do booktour :D .

Cynthia França 13/04/2012

Delicado e envolvente
Sou suspeita para falar desse livro, porque ele é exatamente o meu estilo. Sabe aquela obra que você escolhe pela sinopse? Pois é!
Narrado em primeira pessoa, sob a ótica da protagonista Lívia, uma jovem madura e delicada, Despertar nos mostra como cada uma de nossas escolhas é capaz de mudar o curso de nossas vidas. Sempre que há escolha, há dúvida, mas isso torna tudo muito mais interessante. Uma história simples, mas real e emocionante, que me fez refletir sobre as decisões que já tomei na minha vida.
Quando Lívia, uma jovem pediatra, muda-se para Guayi, uma cidadezinha do interior do Amazonas, ela pretendia exercer a profissão por um ano, antes de partir para o exterior, a fim de se especializar em cirurgia pediátrica. Contudo, ao conhecer Thomas, um jovem fazendeiro bonito e envolvente, ela começa a se questionar a respeito do futuro que havia traçado para si mesma. Em conflito consigo mesma, Lívia inicia uma jornada interna (e intensa) que a leva a descobrir quem realmente é e o que de fato quer.
O texto da Helena é delicioso; sua forma de escrever prende e envolve o leitor, de modo que é difícil parar de ler. Eu me perdia na leitura durante horas...
Achei fascinante acompanhar cada passinho da personagem, compartilhar suas dúvidas e inseguranças, tão naturais e tão comuns na vida de um jovem.
A busca pelas respostas e a descoberta do que palpita no íntimo do coração é o cerne deste livro maravilhoso, que RECOMENDO, RECOMENDO e RECOMENDO!!!
Um ponto que eu não poderia deixar de destacar é a ambientação em solo nacional. Adoro!! Vibro quando os autores brasileiros fazem isso, e a Helena fez mais: ambientou a trama no Norte do Brasil, um lugar às vezes esquecido e subestimando, valorizando a beleza natural e a cultura regional.
Cinco estrelas!!

Ká Guimaraes 06/09/2012

Como eu adoro os livros nacionais... (suspiros)

Logo que comecei com o blog, eu tinha um pé atrás com os livros nacionais, pois eram muitas as reclamações. Hoje em dia eu prefiro ler um livro nacional a um internacional, olha sou prova viva de como os autores nacionais tem se evoluído. ^^

Faz muito tempo que eu queria ler o livro da Helena, tudo nele me convidava para uma ótima leitura, logo que vi ele no site da Novo século eu gamei srrs Foi então que fui atrás da autora, e graças a Deus ela atendeu o meu pedido srrs Gente digo que foi vários suspiros lendo esse livro ^^

Recém formada em pediatria Lívia, viaja a trabalho para uma cidadinha no sul do Amazonas. A cidade pequena chamada Guayi, esbanja natureza srrs Certo a autora pegou no meu ponto franco, eu amo a natureza e não é a toa que moro quase no meio do mato kkkkk Adoro bichos, adoro arvores e isso acabou me familiarizando melhor com o livro. Mas bem não estou aqui para falar de mim e sim do livro.

Lívia quer ficar em Guayi somente por um ano, pois pretende fazer um curso de especialização no exterior, (logicamente se ela passar no teste) para ser medica cirurgiã. Chegando a cidade ela é superbem recebida por Ana e Carlos, um casal fofo que também são médicos na cidade. Livia é muito bem acolhida na cidade, todos gostam dela e ela gostou muito da cidade.

Não posso esquecer-me de falar de Rodrigo, um jovem médico da cidade. No inicio eu amei ele, mais depois fiquei ferrada, ai no final me apaixonei por ele novamente kkk Rodrigo me fez ter vários sentimentos kkkkk

Logo no primeiro capitulo eu amei como a autora escreve, fiquei super empolgada que nem consegui largar o livro. Helena me encantou com a discrição dos locais, eu que já sou apaixonada pela Amazônia, fiquei ainda mais e um dia vou fazer uma viagem para lá srrs
Lívia me encantou com o seu jeito, adorei conhecer mais dessa menina. Sua atitude como medica é perfeita, ainda mais quando chega um pai desesperado por que o filho cortou a cabeça.

Esse pai é Thomas Farrell, um rapaz que mora na cidade e é dono de uma fazenda, e vamos dizer que fazenda. Não irei entrar em detalhes, por que quero que todos sintam a mesma coisa que senti. Adorei a parte em que Lívia se encontra com ele na primeira vez aushuahs e também adorei o filho dele. Lucas ganhou meu coração, que menino fofo.

O final do livro foi lindo demais, adorei mesmo. O legal de quando a gente lê um livro assim é que quando ele acaba sentimos aquela sensação de vazio, de querer mais. Despertar vai despertar em você vários sentimentos e arrancara suspiros ^^

Agradeço a autora que me enviou o livro e já vou avisando assim que tiver os 15 comentários eu solto a promoção ^^ Olha a literatura nacional está fazendo muito sucesso ^^ Garanto que todos vão amar esse livro e vão querer, eu to querendo ler novamente.

Amanda Carneiro 26/04/2012

www.primeiro-livro.com
“Quero amar você como ninguém amou ou irá amar.”
Lívia parte da casa de seus pais visando recomeçar a vida no interior de Manaus. Novo emprego, nova casa e novos amigos. Ana e Carlos a apresentam para a população e ela começa a trabalhar num posto de saúde local. Logo todas as crianças apaixonam-se por seu jeito meigo e delicado. Rodrigo também torna-se seu amigo e eles pretendem fazer especialização fora do pais juntos. Porém, ele começa se interessar pela garota e um amor começa a surgir.
Thomas, um fazendeiro, leva seu filho Lucas para o postinho pois o garoto machucou a testa e precisa de uma sutura. Chegando lá, por não ver o médico Miguel que ali trabalhava fica com raiva e a desconta em cima de Lívia. A garota finge não se importar, mas tamanha grosseria a corrói por dentro. E isso não é o pior! Ela sente algo estranho toda vez que vê Thomas...

Um romance simplesmente fantástico! Helena nos conduz à um mundo onde não há nada mais importante que o amor. Lívia, com todas as suas indecisões torna-se frágil à paixão. Rodrigo e Thomas são os alvos e é difícil escolher entre eles. A leitura flui rapidamente e nós sequer percebemos o tempo passar.
A única coisa que me incomodou um pouco foi o fato dos acontecimentos serem narrados em uma velocidade extrema e com tanta intensidade. Não sei se eu que sou só eu que prefiro um romance que se desenrole lentamente, mas acho que tudo aconteceu muito rápido e a autora poderia trabalhar mais um pouco (mais páginas, yeaah! :P) com tudo isso.
Mas isso é totalmente à parte, pois é um livro fantástico! Obrigada à Helena por dar-me o prazer de ler sua obra! Muito sucesso com Despertar! :D

Glaucia 12/11/2012

Um livro tocante!!!
Hoje vou começar a falar sobre um livro de forma um pouco diferente. Não tenho como fazer diferente, porque os meus sentimentos por ele são bem complexo. Então resolvi colocar muito mais sobre as minhas impressões, do que relatar sobre a história em sim.

Despertar não é um livro surpreendente. Não é um livro cheio de seres mágicos e mitológicos, como vampiros do bem ou do mau, com seus poderes lutando por poder ou vingança; lobisomens super sexies em busca de suas companheiras ou demarcando territórios, fadas fazendo super porções para salvar reinos e lutar contra os do “mau”. Esse livro está longe de ser incrível e pode criar uma dúvida sobre a minha dificuldade de escrever sobre ele. Sabe quando você lê um livro e passa dias com ele na cabeça? Por mais que tente, de uma forma ou de outra a história está lá, incrustada e você não consegue tirar dali. Pois é... Despertar é esse livro. Antes de chegar ao final, sabia que ele seria meu favorito, não por coisas fantásticas, hot (que adoro) ou porque tem um super mistério e me deixou louca. Bem pelo contrário, esse é um livro comum, mas que mexeu comigo de forma intensa durante a leitura.

A primeira coisa que me chamou atenção, foi que a autora criou personagens com características bem humanas. Elas são fortes, lutadoras, amáveis, honestas, às vezes irritantes, outras intrusas e “fofoqueiras”, desconfiadas e com muitas características reais do nosso cotidiano. São do tipo de pessoas que encontramos no trabalho, colégio ou até mesmo conversando em uma fila de padaria. A protagonista não é aquela mocinha chata, com a estima baixa que se apaixona pelo “homem do pedaço” e se sente insegura. Ela sabe o que quer, sabe que é bonita e inteligente, desafia os seus sentimentos e deixa correr; e depois ela se sente indecisa sobre a maior decisão da sua vida. Os dramas vividos pelas personagens também são reais e colocam em cheque as suas atitudes. Mesmo aquela cara que você acha supor fofo no início, tem atitudes que você vá considerar inescrupulosa em algum momento da leitura, mas depois você conseguirá se colocar no lugar da personagem e compreender as suas ações e até mesmo achar que talvez tivesse a mesma postura diante dos acontecimentos.

A segunda coisa que me chamou a atenção no livro, foi à forma como a autora narrou os sentimentos da protagonista e as descrições do que ela vê a sua volta. Como o livro é narrado em primeira pessoa, temos que tentar sentir os demais personagens com o ponto de vista da narradora. A autora soube trabalhar muito bem o aspecto da narrativa e conseguiu me fazer sofrer, sorrir, chorar e me sentir no lugar de cada um. Eu como leitora consegui vivenciar as cenas claramente e me envolver completamente na trama.

No início do meu texto eu disse que o livro não é surpreendente e realmente não é. Mas eu AMEIIII a trama. O livro tem uma narrativa deliciosa e me envolvi completamente do início ao fim. A leitura foi bem fácil, fluente e completamente envolvente. Não conseguia parar de ler. Quando me via terminando um capítulo, por mais cansada que estivesse minha mente pensava: “Só mais um capítulo... Só mais um”. E assim eu fui levando a leitura até chegar ao final. Então que dizer sobre o livro? Eu AMEI de verdade e fiquei dias pensando sobre a trama e as suas personagens. Helena Andrade foi uma bela surpresa e simplesmente já virei fã. Qualquer livro que ela lance, comprarei sem nem mesmo ler a sinopse, pois tenho certeza, depois desse, que ela seria incapaz de me decepcionar.

Bem, agora vamos falar sobre o livro. Já deixei as minhas impressões sobre ele.

Lívia é uma é uma jovem médica linda, batalhadora cheia de sonhos e recém-formada que passa em um concurso público e se muda para uma cidade pequena, quase um vilarejo, no Amazonas; para trabalhar como pediatra. Lá ela é muito bem recebida e faz muitos amigos, entre eles Rodrigo, um médico que tem o mesmo objetivo de se especializar em cirurgias.

Lívia e Rodrigo tem muito incomum, corte praticamente as mesmas coisas, dividem sonhos, mas apesar do apoio dos amigos do posto médico e dele ser lindo, educado, inteligente e se sentir super atraído por ela, acaba não rolando uma química e Lívia faz o possível para manter o relacionamento no limiar da amizade.

Como vem de família humilde e trabalhadora, que fez quase o impossível para que ela se tornasse médica, sempre se dedicou apenas aos estudos e nunca se envolveu emocionalmente com alguém com quem quisesse dividir uma vida. E apesar de Rodrigo parecer o cara perfeito para ela, a paixão que nunca foi despertada por alguém antes não acontece com ele.

Algum tempo depois de começar a trabalhar no posto, já bem famializada com as rotinas, pacientes e funcionários, Lívia faz um atendimento de emergia em um menino e seu pai parece completamente descontrolado, chegando a entrar em confronto com ela, por achá-la muito jovem para ser médica e sem qualificações para atender o seu filho. Lívia age de maneira corajosa e enfrenta o pai do menino, que fica completamente encantado com ela e sua doçura.

Mesmo após o embate estressante com aquele homem, Lívia não consegue tirá-lo de sua mente e se sente estranhamente atraída por ele. Mas resolve por um ponto final da coisa e tenta levar a vida com sua costumeira rotina. Só que dias depois Lucas aparece no posto médico com sua avó para tirar os pontos e a senhora parece encantada, e ao mesmo tempo curiosa sobre ela. Dias depois, o funcionário do posto passa mal e não há ninguém para levá-lo até em casa, assim Lívia o ajuda a chegar à fazenda onde mora. E no caminho para casa seu carro quebra, deixando-a sozinha na estrada deserta da fazenda. Inesperadamente Thomas, o pai do menino que atendeu, aparece e a ajuda de forma muito cordial. Ele se desculpa pelo ocorrido e fala um pouco sobre o filho. Nesse breve momento surge uma tensão entre os dois e Lívia fica ainda mais desconfortável.

Dias depois ocorre uma festa na cidade e lá Lívia tem um novo encontro com Thomas, que parece muito gentil e amigável. Sua mãe chega até a convidá-la para passar o final de semana na fazenda e as coisas começam a deixar Lívia ainda mais interessada nele, ao descobrir que é viúvo. Contudo Rodrigo aparece e dá a impressão de terem algum tipo de relacionamento, deixando Thomas estranhamente arredio e o afastando dela. A visita à fazenda da família de Thomas ocorre como combinado e quando ele vai buscá-la, ela deixa claro que é apenas amiga de Rodrigo, o que deixa o clima mais ameno e lugar para flerte.

Os dois começam um relacionamento depois desse fim de semana, mas Rodrigo faz de tudo para estragar a relação, causando vários conflitos entre Thomas e ele, o que deixa Lívia em uma situação desconfortável com os amigos do Hospital. Além disso, manter a relação é difícil, pois Lucas é muito pequeno e apegado ao pai, o que os impedes de estarem sempre juntos. Dosar a relação com Thomas e Lucas é algo bem difícil, e quanto mais o tempo passa, ela se sente apegada aos dois e indecisa sobre ir para o exterior fazer a sua especialização ou permanecer ao lado de Thomas e formar uma família.

Gostaria de falar mais sobre todas as personagens, pois todas elas me cativaram bastante. O problema é que o texto ficou bem grande, do tamanho da minha empolgação rsrs. Mas posso dizer que o livro e suas personagens são lindos e marcantes. Amei demais Lívia, Thomas e Lucas, e mesmo Rodrigo com suas atitudes conseguiu me conquistar. Então só posso afirmar que AMEI o livro e para ele darei 5 estrelas e um coração de favorito. Helena Andrade simplesmente arrasou em uma história simples, com pessoas normais, situações palpáveis e um amor lindo capaz de gestos generosos, que deixou meu coração cheio de emoção. AMEEEIII!

Bjs no core

Resenha publicada no Mix