Despertar

Despertar Helena Andrade

Resenhas - Despertar

Monique Lavra 09/02/2012

Para começar, o livro é tão bom que eu devorei ele. Não consegui parar de ler até terminar.

O livro conta a história de Lívia, uma médica recém-formada, que decide passar um ano trabalhando em uma pequena cidade no interior do Amazonas, chamada Guayi, para juntar dinheiro e fazer uma especialização no exterior.

Lívia é uma pessoa muito decidida e obstinada (me identifiquei com ela em alguns pontos). Mas quando vai para Guayi sua vida toma outros rumos, e ela fica dividida em viver um grande amor, ou realizar seu grande sonho.

Nesse processo ela vai descobrir coisas novas, amadurecer, e descobrir o que realmente importa na vida.

A história é linda, envolvente. A Helena descreve os lugares com perfeição de detalhes. É fácil mergulhar na história. Os personagens também são muito ricos.

O que tirei da história é que nós até podemos, e devemos, fazer planos para nossas vidas, mas nem sempre esses planos coincidem com os planos que a vida tem para agente.

"Não sei por que pensei ter total domínio sobre os caminhos que tracei para minha vida. Apesar de poder muitas vezes escolhe-los, nem sempre me levaram onde imaginei."

O livro é mais do que recomendado, e leva todas as estrelhinhas que tem direito.

Mirela L. 15/02/2012

Resenha que eu fiz para o Inteiramente Diva
Despertar tem uma capa linda, é um romance leve, que convida o leitor para fazer uma viagem pela cidadezinha de Guayi, além de envolver uma protagonista médica (nunca tinha lido nenhum livro com protagonistas envolvidos com a medicina), com personagens interessantes e uma estória tão envolvente que eu não conseguia parar de ler! Despertar é um livro que nos faz refletir sobre descobertas, sobre sentimentos, sobre escolhas…

Lívia é médica pediatra e viaja de Campinas para Guayi, situado no Amazonas, para trabalhar como pediatra na Unidade de Saúde da região. Mudar para Guayi foi algo temporário para adquirir mais experiência, mas o sonho mesmo de Lívia é se tornar médica cirurgiã, e visando alcançar esse objetivo ela se inscreve num curso fora do país e fica aguardando ansiosamente o resultado da seleção.

Assim que chega à região é bem recebida por Carlos e Ana, também médicos da US, que acolhem Lívia com imenso carinho e atenção. São pessoas dedicadas ao trabalho, ao bem estar da população… médicos humanizados e comprometidos com a causa. Logo no seu primeiro dia de trabalho, ela conhece Rodrigo, também médico da Unidade, que veio de Cuiabá e que possui muitas afinidades e características em comum com Lívia, inclusive o desejo de fazer residência fora do país.

“Também gosto desta parte do meu trabalho. Ter permissão de entrar na casa, na vida destas pessoas, ver como vivem, poder orientá-las a melhorar a higiene, falar sobre prevenção de doenças.” [pág. 144]

E além de médicos comprometidos com a saúde da população, Helena ainda aponta características de pessoas engajadas e comprometidas com o meio ambiente. Achei todas as descrições dela em prol das causas muito lindas e inspiradoras!

“- Penso ser este o caminho – concluiu Carlos. – O respeito, a consciência, a necessidade de preservar a natureza, pois precisamos dela para sobreviver. Isso acaba também incentivando o respeito, a consciência no ser humano, o que beneficia todas as partes. Quem sabe assim poderemos viver de maneira mais digna.“ [pág.35]

E é num dos primeiros dias de atendimento, que Lívia é chamada as pressas para tratar de um menino, com um ferimento na cabeça. O garotinho, chamado Lucas, estava muito assustado e acompanhado por um pai desesperado, que chega a ser grosseiro com ela por não acreditar em suas “habilidades” como médica.

“Entrei na sala, vi a criança sentada sobre a maca. Ao seu lado o pai segurava-lhe a mão. Um homem jovem, alto, magro, cabelos castanhos-claros, lisos, ligeiramente desarrumados. Os olhos de um azul profundo, destacando-se na pele clara, levemente bronzeada. Isso tudo me chamou a atenção, porque ao entrar ele voltou-se para mim.” [pág. 45]

É bonito perceber pela escrita da autora a sensação de um profissional engajado e comprometido com o que faz. E eu particularmente, como profissional da área de saúde, fiquei bastante feliz e embargada de sentimentos bons durante a leitura de Despertar. É muito lindo ver pessoas sendo atendidas de forma humanizada, com amor, com respeito… Parabéns a Helena por abordar características tão lindas em sua obra!

Despertar é uma delícia de ler *-* Helena descreve bastante os locais em que a protagonista se encontrava, móveis, arredores, impressões, proporcionando ao leitor uma visão mais ampla das situações e locais. Outro ponto que SEMPRE me cativa em livros é quando existe uma criança fofa e simpática *_* AWN! A vontade que dá é entrar na estória e abraçar ela beeeeeeem muito!

O leitor fica compenetrado na estória, querendo saber o desfecho, compartilhando das dúvidas e escolhas de uma protagonista sempre habituada a só estudar e que passa a enfrentar “problemas” ao perceber algumas mudanças em seu coração (pois Lívia acaba criando laços fortes com as pessoas daquela localidade). Uma despedida que poderia parecer simples, talvez não fosse tão simples assim.

Confira: http://inteiramentediva.blogspot.com/2012/02/resenhando-43-despertar-helena-andrade.html ^^

Vanessa Meiser 16/01/2012

Lívia é uma médica pediatra recém formada que se candidata a uma vaga na pequena cidade do sul do Estado do Amazonas chamada Guayi, ela é Campinas e até então nunca pensou em morar no Amazonas, só se inscreveu para esta vaga porque seria um emprego temporário para ela. Na verdade é a primeira vez que Lívia sai da casa dos pais onde morou desde pequena.

Lívia foi aprovada no concurso e está de mudança para Guayi. Ela pretende ficar apenas um ano nesta cidade pois seu maior sonho é ser médica cirurgiã e para isto, se inscreveu no curso de residência para esta área fora do país. Lívia ainda não recebeu a resposta, mas aguarda confiante.

Assim que chega a Guayi ela imediatamente se encanta com a cidade e com as pessoas que lá vivem.

O casal que a acolhe - Ana e Carlos - também médicos e colegas no Posto de Saúde, a recebem como uma filha e com isto Lívia começa a criar laços no lugar que a princípio seria apenas passageiro....

É lá que ela conhece também Rodrigo, um jovem médico também colega seu e que também aguarda ser chamado para uma residência fora do país. Lívia e Rodrigo tornam-se grandes amigos e compartilham de muitas afinidades, o que vem a tornar esta amizade ainda mais forte.

“Percebi que chegou alguém atrás de mim, na porta da equena cozinha. Ao me virar, dei de frente com o rapaz de cabelos pretos, lisos e espessos, o olhar maroto através dos olhos castanhos, que combinava perfeitamente com a pele de bebê, lisa e clara. Ele me encarou, sorrindo, e disse:

- Enfim você chegou, doutora!” Pág 25

Logo nos primeiros dias trabalhando no Posto de Saúde, a pediatra atente a um menino de 6 anos com um pequeno corte na cabeça. Seu pai está desesperado e com medo de que algo mais grave possa ter acontecido com seu filho e quando vê Lívia, uma médica muito jovem e que ele pensa não ter experiência, comporta-se estupidamente chegando a ofendê-la porém Lívia não se deixa levar pelas grosserias deste pai e segue fazendo seu trabalho.

“ Entrei na sala, vi a criança sentada sobre a maca. Ao seu lado o pai segurava-lhe a mão. Um homem jovem, alto, magro, cabelos castanhos-claros, lisos, ligeiramente desarrumados. Os olhos de um azul profundo, destacando-se na pele clara, levemente bronzeasa. Isso tudo me chamou a atenção, porque ao entrar ele voltou-se para mim.” Pág 45

Bom, sabe quando um livro te pega de jeito mesmo você já sabendo que é bom e que você vai gostar? Então, foi exatamente assim que aconteceu. Eu já sabia que “Despertar” era bom, mas isto não queria dizer que a história me prenderia....pois prendeu. Fui totalmente hipnotizada pela história, da primeira à última página, só parando de ler quando chegou ao fim.

Não via a hora de saber se Lívia havia sido escolhida para a residência, se ela iria, quem seria o responsável pelas maiores dúvidas na cabeça dela....tudo tudo. O título do livro tem realmente tudo a ver com a história que se trata mesmo de um despertar na vida de Lívia que até o dia de se mudar para o Amazonas, era apenas uma menina estudiosa sem grandes envolvimentos amorosos e sem experiência alguma de vida.

Além de tudo que já citei, gostei também de ler um livro cuja história se passa no Amazonas pois nunca tinha lido nada ambientado naquele Estado.

Enfim, livro lindo demais!!!

estantedasuh 04/08/2012

Despertar
Nesse livro, Helena nos conta a história da médica especializada em pediatria Lívia. Na verdade é a própria Lívia que nos conta a sua historia, ela passou em um concurso publico para atender em uma pequena cidade do Amazonas, a cidade de Guay e não imagina as mudanças que aconteceram com ela, sem contar que essa é a primeira vez que ela fica tanto tempo longe dos pais. Mas lá ela conhece Carlos, Ana e Rodrigo que são os outros médicos do local, isso vai ajuda um pouco ela nessa nova etapa.
Lívia acaba despertando em Rodrigo alguns sentimentos muito alem da amizade, a história é contada de uma forma deliciosa pela escritora e a Lívia é uma fofa. Bom o Rodrigo eu achei legal, mas depois ele foi meio que me irritando.
Agora quando vocês conhecerem o Thomas. Ele é um fofo o típico cavalheiro a moda antiga e nossa mocinha ficará tão encantada quanto eu pelo belo rapaz viúvo de olhos azuis. A historia deles é repleto de romance, muitos momentos de carinho e amizade e também de algumas confusões. Lucas o filho de Thomas é um doce.
Lívia vai entender que não adianta traçar um plano para sua historia, porque ela já foi escrita por Deus e só esta guardada esperando para ser exibida.
Bom, eu não posso também ficar contando tudo, mas posso dizer que vale muito apena ler esse romance, eu amei e estou pensando em mandar um email pra Helena; será que ela me manda um Thomas também??
Não deixem de ler esse romance, você que é como eu apaixonada por uma historia de amor, sem contar que em uma parte do livro a autora também fala sobre a questão da preservação ambiental da Floreta Amazônica.

Realmente amei esse romance, Helena Andrade você está de parabéns. Arrasou.

Ka 19/01/2013

Encantador
Livia é uma jovem pediatra nascida e criada em Campinas, São Paulo. Como boa profissional que é, quer se especializar, e o seu grande sonho é fazer uma especialização fora do país. Mas enquanto não pode realizar esse sonho, Livia passa em um concurso e é mandada para uma cidade no interior do Amazonas.
Seus planos são trabalhar por um ano e depois correr atrás de sua especialização no exterior, mas depois que ela conhece Thomas, um jovem fazendeiro, ela já não está tão certa do futuro que escolheu para si.

"- Olá! Sou Thomas Farrell. Ainda não nos apresentamos. Peguei sua mão. Senti um choque percorrer meu corpo. Como se tivesse colocado o dedo na tomada. Não era uma sensação de dor ou pavor. Era uma sensação de prazer. Me fazia querer mais."

Bem, vocês sabem o quanto eu adoro literatura fantástica, mas livros assim como o Despertar, tão reais, tão palpáveis em suas características, sempre acabam me surpreendendo.

Acho que é a possibilidade de realmente existir uma estória como a do livro é o que os torna especiais.
E Helena escreve de maneira deliciosa, descreve as situações e os personagens de uma maneira que te insere no livro, que te faz viver aquilo junto com a Lívia.

"Agora isto; as reações desencadeadas pelo meu corpo são incontroláveis. Como um estranho pode despertar em mim tantas sensações diferentes, intensas a ponto de me tirar o equilíbrio? Só de olhar ele hoje meu coração ficou aos pulos. Se tivesse feito um eletrocardiograma, provavelmente teriam me internado. Meu corpo todo ficou trêmulo, podia sentir o aberto em meu estômago, minhas mãos ficaram geladas, suadas. A vontade que senti de tocá-lo foi intensa. Me assustou. Queria sentir os lábios dele nos meus."

Os personagens são marcantes, desde os protagonistas até os secundários, ou seja, realmente, tudo contribui para a beleza do livro.
Li, amei e recomendo a todos que gostam de um romance, daqueles que fazem o tipo simples, puro e tangível.

“- O medo de ti perder foi enorme. Quando Carlos ligou dizendo que vocês não tinham retornado, fiquei maluco. Queria pegar o barco na mesma hora. Era noite e meus pais me imploraram para não fazer isso"

Brenda 26/01/2012

www.cataventodeideias.com :D

Estou numa fase nacional, procurando apreciar o máximo possível de nossa literatura, especialmente a contemporânea. E é incrível como só tenho tido ótimas experiências até agora! Despertar foi mais uma delas. Desde que vi a capa criei altas expectativas, mesmo a sinopse não revelando muito. E para meu agrado e deleite elas foram completamente satisfeitas.

A recém formada em pediatria Lívia, nossa protagonista principal, mora em Campinas, mas acaba de passar num concurso e está de mudança para Guayi, uma cidadezinha do sul do Amazonas. Sua intenção inicial é passar apenas um ano enquanto espera pela aprovação em um curso de especialização no exterior, para ser médica cirurgiã, seu grande sonho. Quando concluiu medicina ela não esperava ir trabalhar tão longe, mas resolveu encarar o desafio. Em sua chegada é recebida por Ana e Carlos, um casal de médicos que trabalhará com ela no posto de saúde. Desde o início Lívia sente-se bem acolhida já que a tratam praticamente como uma filha, oferecendo residência enquanto não aluga seu próprio lugar. Também gosta bastante da pequena cidade, ficando a vontade em pouco tempo. Sei que está ficando um resumão, mas como a sinopse não conta nada, estou situando vocês na história.

Também é importante ressaltar Rodrigo, um jovem médico que assim como Lívia está esperando o resultado para especialização fora do país, compartilhando com ela afinidades; e um episódio que aconteceu na clínica que a deixou bastante abalada. Uma criança chegou com um corte na cabeça, e ao ir trata-la, o pai do menino vendo o quanto ela era jovem se comporta de forma imbecil, subestimando seus conhecimentos.

A narrativa da Helena é deliciosamente gostosa, me deixando empolgada ao ponto de ler o livro de uma vez só numa madrugada. Lívia é uma personagem bem centrada que nos cativa desde o inicio. Mas definitivamente dois fatores conquistaram-me de vez em Despertar. Primeiro a descrição dos cenários, que praticamente me fazia sentir a atmosfera de uma cidadezinha rodeada pela floresta amazônica! E o outro, o fato de trabalhar com medicina, dando todo um diferencial na história.

Como ponto negativo entretanto, fiquei um pouco incomodada pelo fato da Helena sempre repetir a forma de Lívia se sentir quando encontrava com a pessoa por quem irá se apaixonar. A descrição era um pouco repetitiva e desnecessária, já que já entendiamos o quanto ela gostava do personagem. Mas também não foi nada que tenha atrapalhado potencialmente o livro.

O desfecho foi bastante satisfatório e tentei prologar ao máximo (mas sem sucesso) a leitura por ter me apegado tanto a tudo. Despertar não tem um grande drama, ou uma história de grandes repercussões, mas sabe cativar nos pequenos detalhes e em sua originalidade. Foi leitura agradável, que me arrancou suspiros e me fez sonhar acordada.

Design do livro/Capa e interior: ★★★★★ 5/5
Tempo de leitura/Narrativa: ★★★★★ 5/5
Objetivo/Impacto: ★★★★ 4/5

Mais resenhas ? www.cataventodeideias.com

Bru 26/01/2012

Despertar - Helena Andrade
Já pensou em escolher entre sua profissão ou um grande amor?

Lívia é uma recém-chegada na pequena cidade de guayi, situada no sul do estado do amazonas. Estudou medicina em Campinas e agora vai atrás de seu sonho de juntar dinheiro para fazer uma especialização no exterior, trabalhando em um posto de saúde como pediatra.

Lá encontra várias pessoas boas. Como Carlos e Ana, que a hospedara até ela ajeitar uma casa para morar. Gostava de seus amigos de trabalho. Um especificamente a tirava do sério às vezes. Rodrigo achava que Lívia deveria ficar com ele, mas não passava de uma grande amizade.

Não era de Rodrigo que seu coração batia mais forte. Por um mal entendido, ela conheceu Thomas, que de primeira vista pareceu muito mal educado. Lívia não tirava sua grosseria da memória, até que o destino a levara na fazenda de Thomas. Como se não bastasse, o carro ainda tinha que quebrar. Ele a encontrou, e por motivo de desculpas por seu modo no dia que se conheceram, a deu carona.

Começaram a se relacionar e a paixão um pelo outro ficou cada vez mais forte.

Lívia aprende a amar não só o homem de sua vida, mas também o filho dele. Agora, seu filho de coração.

O nome traz o sentido de despertar de uma paixão, o despertar de uma nova vida. Lívia, em toda sua adolescência foi muito certinha e pacata, pois só pensava em estudos. Agora ela via o mundo de uma forma nova e encantadora.

Despertar não é um livro de simples romance, ele mostra que morar em uma cidade pequena e distante, pode trazer muito aprendizado e paz. Com sua floresta exuberante, rica em animais e plantas.
Ótima narrativa, que me fez devorar o livro em um dia. Recomendado para quem gosta de um bom romance.

Helena 27/01/2012minha estante
Bru: Adorei sua resenha! Simples, mas intensa...resgatou um pouco da essência desta história!
Obrigada!
Beijos,
Helena Andrade

Ceile.Dutra 21/01/2013

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Um livro com clima linear, mas não menos interessante.

Lívia é uma jovem pediatra que acabou de passar em um concurso e se muda para Guayi - uma pequena cidade às margens do Rio Madeira, no sul do Amazonas. Ela foi decidida a ficar somente um ano, já que depois pretende fazer especialização fora do país em cirurgia pediátrica. Ela sempre morou em Campinas, então a mudança para uma cidade minúscula rodeada pela floresta amazônica foi um passo muito ousado e que rendeu muito mais aprendizado do que ela imaginava.

"Uma experiência que me faz questionar se o objetivo que tracei como certo para minha vida é mesmo o melhor para mim. Aquele que me completará."

Ao chegar, é muito bem recebida por Carlos e Ana que trabalham na mesma Unidade de Saúde. Estes são responsáveis pela sua integração com o lugar e a rotina na unidade (e também fora dela, nas visitas às comunidades que moram em áreas mais afastadas) mostram à Lívia a realidade do local. Como a cidade possui poucos atrativos, dificilmente os profissionais da saúde ficam ali por muito tempo e isto reflete na população que tem uma saúde carente de atenção e cuidado.

Com seus objetivos definidos, Lívia se vê dividida entre realizar seu sonho ou continuar a atender na unidade naquela pacata cidade. A confusão na sua cabeça se torna ainda maior quando conhece Thomas, dono de uma fazenda na região e de um passado traumático.

"Não sei por que pensei ter total domínio sobre os caminhos que tracei para minha vida. Apesar de poder muitas vezes escolhê-los, eles nem sempre me levaram onde imaginei."

Com uma narrativa e um enredo bem calmos, Despertar nos mostra as possibilidades de uma mudança - todas as consequências dela: tanto as que podemos interferir e tanto as que são de responsabilidade unicamente do destino. Acompanhamos a rotina de Lívia que, ao tomar a decisão de se mudar para uma cidade tão diferente e tão longe da que nasceu, vê todas as suas certezas desaguarem junto ao rio que rodeia Guayi.

A riqueza de detalhes sobre a vida no sul do Amazonas enriqueceu consideravelmente a história. Em alguns momentos, a vida da protagonista e dos personagens secundários chegam a ficar em segundo plano, tudo para expor de forma clara, mas leve, os costumes da população, suas necessidades e dificuldades, além de explorar muito bem a rotina médica - seus altos e baixos, mas, acima de tudo, a importância da dedicação destes profissionais e os resultados que isso gera.

Me apeguei de verdade à vida de Lívia. Não só pela curiosidade de seu desfecho, mas pela rotina mesmo. Os atendimentos realizados, os choques de realidade, as amizades conquistadas, os perigos enfrentados e as mudanças pela qual passou. Sua paixão por Thomas, seu apego e saudade da família e seu sonho de se tornar cirurgiã estão sempre presentes no seu dia-a-dia. Encantada - assim que fiquei.

O livro é tranquilo. Não possui AQUELE momento crítico (ok, só um mais para o final) e durante a leitura fiquei um pouco receosa sobre o que a autora tinha guardado para o final. Eu tinha medo que acontecesse alguma coisa ao mesmo tempo em que eu sentia que ficaria frustrada se nada acontecesse. Felizmente a autora encontrou um meio termo e fugiu do que eu imaginava, mas sem me causar maiores traumas rs.

Infelizmente, encontrei alguns errinhos de revisão, mas um me chamou muito a atenção (#RevisaNovoSéculo). Enfim, é uma leitura leve que encanta pelo enredo e pelo cenário, mas possui uma narrativa simples e sem grandes surpresas.

Daniele Nhasser 07/10/2012

Despertar - Helena Andrade
Temos como personagem principal a jovem doutora Livia nascida e criada no interior de Sao Paulo , Campinas . Medica pediatra tem o grande sonho de se especializar em centro cirurgico fora do pais , mas para facilitar esse projeto ela passa num concurso sendo mandada para uma cidade pacata do estado do Amazonas .
Chegando lá , longe de toda sua familia , ela conhece pessoas de bem inclusive Ana e Carlos que a recebem com carinho abrem as portas da sua casa, até que Livia decide ter seu proprio cantinho .
A jovem doutora se dedica carinhosamente as criancas desnutridas e doentes daquela regiao , sua meta ao viajar para Guayi é de ficar apenas um ano .

Rodrigo e tambem medico se torna seu grande amigo seus gostos sao muito parecidos , nascendo da parte dele um sentimento muito forte alem de amizade .
Livia teve apenas dois namorados na vida , mas não pensa em se envolver com alguem , sua carreira esta em primeiro lugar mesmo sabendo que Rodrigo tambem planeja fazer especializacao fora do país , tendo tambem os mesmos sonhos e objetivos .
Do outro lado em uma situacao tensa ela conhece um jovem fazendeiro Thomaz que esta desesperado pelo acidente do filho , a diferencas dos dois foi imediata , mas a vida gosta de nos pregar peças .

Sempre ouvi muito bem desse livro e sempre que lia as resenhas estava escrito uma estoria que te prenderia do inicio ao fim e posso garantir que prende mesmo , voce se envolve de uma certa forma com esse universo que a vontade que dá é esquecer sua vida , seu cotidiano e ficar ali lendo e lendo ...
Personagens de garras personalidades comuns voce se identificara com alguem.

Um romance do jeito que eu gosto , bem contado ,e ainda se passa num dos paraisos tropicais mais lindos que possuimos no Brasil , Helena nos apresenta varios pontos e nos faz viajar sem sair do lugar.

Tive a oportunidade de participar desse Book Tour e conhecer essa belissima estoria , eu recomendo .

Mari Novaes 16/03/2013

Como já dá para perceber pela capa (que é linda e charmosa), o livro fala sobre os profissionais de medicina.

A protagonista do livro se chama Lívia, que é uma recém formada em medicina. Seu sonho é ser uma cirurgiã e fazer um residência fora do país, mas antes disso ela participa de um concurso e vai trabalhar em Guayi (pequena cidade no interior do estado do Amazonas). Lá ela conhece Carlos e Ana que a recebe com muita simpatia. Não demora muito tempo, ela fica conhecendo quase todos da unidade médica onde ela trabalha como pediatra. As pessoas da cidade começam a ter respeito por ela e por sua dedicação ao trabalho. Rodrigo, seu colega de trabalho, começa a ter mais que uma simpatia por ela, mas para Lívia é só amizade. Essa luta de Rodrigo dura a maior parte do livro. Só que Lívia conhece outra pessoa, especificamente Thomas Farrell, por quem se apaixona e começa a ter um relacionamento. E no meio dessa história de amor, ela ganha a chance de ir para o exterior fazer a desejada residência. Lívia fica em dúvida se fica na cidade, continuando trabalhando como pediatra junto com Thomas, ou se realiza seu sonho.

O livro é narrado em primeira pessoa, o que ajuda muito o leitor a entender os sentimentos de Lívia. Ela é carismática, gentil e uma personagem que com certeza eu gostaria de conhecer (se fosse possível). Sabe aqueles livros que você começa a ler que a cada página vai ficando cada vez melhor? O “Despertar” com certeza é um deles. Eu me apaixonei pelos personagens e por como a história retrata o trabalho dos médicos em cidades como Guayi. Acho que a Helena não poderia ter escolhido um nome melhor que Thomas para o personagem. Aliás, não só o deles mais de todos os outros.

Enfim, a leitura foi muito prazerosa e fácil. Se você gosta de um livro com romance e um pouco de ação, então ele não pode ficar fora da sua lista de leitura. O Despertar entrou para a minha lista de favoritos e prometi para mim mesma que quando eu tiver um tempo vou relê-lo.

E para finalizar, deixo aqui um pequeno trecho que eu gostei bastante.

"Passamos um dia especial. Fiquei rodeada pela minha família. Não tinha me dado conta de como sentia falta deles. Damos pouco valor as coisas frequentes, e nem sempre nos damos conta do quanto determinadas situações nos fazem bem. Só sentimos a importância disso ao nos privarmos, ou sermos privados delas."

Resenha feita para o blog: http://desventurasembooks.wordpress.com

Raíssa Lis 16/04/2012

Lívia é uma médica recém-formada e escolhe, como primeiro emprego, trabalhar no interior do Estado do Amazonas, em uma pequena cidade chamada Guayi.

Morando em Campinas toda a sua vida, é a primeira vez que sai de casa e, apesar de saber que irá enfrentar dificuldades, está muito determinada, pois esse emprego será a chave para conseguir sua especialização fora do país.

Apesar de ser uma cidade pequena afastada de tudo e bem simples, Lívia vai com o objetivo de conseguir dinheiro para fazer sua residência em Cirurgia, seu maior sonho.

Logo que chega a Guayi, Lívia se encanta com a cidade, as pessoas são muito simples e receptivas. Como ainda está sem casa, Lívia fica hospedada na casa de Carlos e Ana, médicos e seus colegas de trabalho do Posto de saúde, que ajudam muito em sua chegada, dando todo o apoio necessário.

Em seu primeiro dia, tudo transcorre muito bem, atende os pacientes com muita atenção e carinho, conhece todos que trabalham no Posto, inclusive Rodrigo, um médico que se torna um grande amigo por terem grandes afinidades, inclusive a vontade de fazer residência fora do país.

Logo na sua primeira semana de trabalho, Lívia atende um menino de 6 anos com um corte na testa. Desesperado, o pai chega ao consultório e ao ver que a médica que irá atender seu filho é jovem demais, fica com medo de que a falta de experiência dela possa agravar o quadro de seu filho e então começa a insulta-la dizendo que ela não conseguirá cuidar do caso. Mesmo com toda grosseria do pai do menino, Lívia segue o procedimento fazendo uma pequena sutura no menino e ignorando todas as grosserias daquele homem.

Lívia é uma mulher determinada, que sempre teve objetivo na vida e sempre colocou a razão à frente do coração, por isso mesmo na adolescência nunca teve muitos namorados. Para ela o mais importante é dedicar-se a carreira da medicina, mas esse princípio é questionado e ela terá que tomar uma grande decisão: vai realmente querer despertar para vida?

Um livro cativante, com uma escrita fantástica, a autora me prendeu do inicio ao fim. Eu amo livros de romance, quando bem escritos então se tornam ainda melhores e esse é um deles.

Orgulho-me muito de saber que a literatura nacional está cada dia mais com ótimos autores como Helena Andrade.

Resenha no Blog Flor de Lis

Nise 18/03/2012

Resenha do blog Diamante Literário
Lívia vivia para o estudo. Facada em um objetivo, deixou de lado as amizades, namoro, balada e sua juventude para se tornar médica. Sabia desde de cedo que essa carreira exigiria muito de si, e mesmo assim não pensou duas vezes ao abrir mão do que seria uma vida "normal" e se empenhar na profissão de seu sonho. Ao concluir seus estudos, Lívia passa em um concurso e vai ser médica no interior do Amazonas.

Guayi é uma cidade pequena, bem diferente de Campinas, cidade que Lívia morava com a família. Ao chegar ela logo percebe o ar humilde da população e em como a solidão será difícil de aplacar. Os médicos da cidade são calorosos com ela, principalmente Rodrigo, um médico que está na mesma situação de Lívia, morando sózinho e querendo investir em cusos internacionais. Mas é o misterioso Thomas quem vai mexer com os sentimos de Lívia.

Thomas é um fazendeiro importante da região, viúvo e com um filho de 6 anos, ele possuí uma história triste e turbulenta. Apesar de serem completamente diferentes um do outro, a paixão nasce entre ele e Lívia. E é nos braços de Thomas que Lívia descobrirá o amor e o quanto planejar uma vida com antecedência pode ser precipitado. Ela terá que decidir entre dois aspectos importantes de sua vida e não sabe como fazer isso sem sem que uma das partes saia ferida.

"O que fazer? Que caminho tomar? Do que abrir mão? Para o que dizer adeus? Qualquer escolha seria dolorosa. Como deixar o amor da minha vida?"

O livro é narrado em primeira pessoa, por isso só temos o ponto de vista de Lívia, no caso a protagonista. Ela é uma personagem focada, séria, determinada e inexperiente. E totalmente seu oposto está Thomas, sangue quente, vívido e cativante. A princípio os dois não combinam, mas é interessante ver no decorrer do enredo a vida dos dois se adequando um ao outro. A inexperiência dela junto com a vivencia dele vão fazer algumas leitoras (como eu) se identificarem, muitas experiências que ela nunca viveu eu também não vivi e ver ela lidando com elas é bem como eu me imagino lidando.

O conflito do livro é qual decisão Lívia tomará, qual caminho ela vai escolher. Eu particularmente, concordei e faria o que ela fez no final. E o livro é sobre isso, planos que fazemos na nossa vida e que nem sempre dão certo. Aprender que a vida tem seu próprio curso e ao decidir algo você anula o outro caminho é provavelmente a lição mais difícil que nós temos que aprender. Quem aqui nunca parou pra pensar em como seria sua vida se tivesse escolhido uma outra profissão? Ou emprego? Uma pessao diferente para estar ao seu lado? Saber lidar com as consequências de sua decisão é algo que ainda tenho que aprender.

Tirando alguns erros de ortografia e algumas quebras na sequência do enredo, o livro foi bem tranquilo pra mim. Escrita fácil e um enredo que embora pareça ser comum, a riqueza de detalhes e os personagens tranformaram em um ótimo livro. Ah, não poderia terminar sem dizer que a capa é linda. Simples, mas eu gostei muito.

"Se me dessem a opção de viver só uma semana ao seu lado, ou toda uma vida sem ter te conhecido, eu escolheria viver só uma semana. Você não sabe o quanto é especial."

Nica 17/04/2012

"Não é possível! Como podia estar ansiosa em vê-lo? Mal o conhecia. Na única vez que o vi, briguei. Eu de fato havia enlouquecido."

Em Despertar, Helena nos traz a história da médica recém formada Lívia, uma menina de 26 anos que sempre se dedicou aos estudos, que os priorizou em sua vida, transformando sua paixão pela Medicina em seu único e verdadeiro amor até decidir se inscrever em um Concurso Público, para trabalhar em uma Unidade de Saúde de uma cidade pequena, Guayi, localizada ao sul do Estado do Amazonas.

Desde pequena, Lívia nunca havia deixado sua cidade, Campinas, no Estado de São Paulo, muito menos sequer cogitado morar longe de seus pais, irmã e sobrinhos. Porém, a vontade de se descobrir, de despertar, de seguir com seus planos profissionais, é maior e ela, após passar no tal concurso para Médica Pediatra, se vê pela primeira vez como uma adulta, sem a proteção e cuidado dos pais. E, o que seria mais uma experiência profissional antes da desejada e planejada Especialização Internacional em Cirurgia Pediátrica, pode se tornar o divisor de águas na vida de nossa protagonista...

"Num desses desvios, surgiu uma experiência muito além de qualquer expectativa que já tive. Uma experiência que me faz questionar se o objetivo que tracei como certo para minha vida é mesmo o melhor para mim.
Aquele que me completará."

Ao chegar à cidade de Guayi, Lívia é acolhida por um simpático casal de médicos, Carlos e Ana, que trabalham na mesma Unidade para a qual ela foi designada. Através deles, ela conhece Rodrigo, um médico bonitão, cheio de amor para dar - que se encanta de imediato com a beleza e simplicidade da médica recém chegada - e que, como ela, deseja especializar-se no exterior.

Apesar das investidas de Rodrigo, Lívia não se deixa envolver, sempre escapando dos gracejos deste. No entanto, algo estranho acontece dentro de si quando, em sua primeira semana de trabalho, ela conhece o doce menino Lucas e seu "grosseiro" pai Thomas, que questiona a capacidade de Lívia por a achar nova demais - sim, a gente finge que acredita nisso. Nossa querida e admirada pediatra não entende porque aquele homem rude mexe tanto com ela, acha que está ficando maluca.

Porém, ninguém pode fugir do destino, não é mesmo? E este se encarregou de colocar Thomas outras vezes no caminho de Lívia. Eles se tornam próximos demais, se apaixonam e começam a viver uma linda história de amor e cumplicidade, de amizade e carinho mútuos. Além disso, o amor de Lucas por Lívia só ganhava força, até mesmo o menino já dependia dela, ansiava por suas visitas. O que só a fazia adiar cada dia mais sua decisão (e o conflito do livro): deixar o amor de sua vida ou partir em busca de realizar seu sonho de estudar e se especializar no exterior?

"Não havia receio, medo, nem receio reprimido. Só nossa vontade de estarmos juntos.
Vivenciar este amor que aconteceu, sem nenhum de nós ter planejado e que transformou nossas vidas.

O livro é narrado em primeira pessoa, pela própria Lívia. É através dela que conhecemos sua história e viajamos pelas paisagens do Amazonas, descobrimos seus medos e anseios, é por meio de seus pensamentos que vivenciamos o que se passa em seu coração, entendendo o seu Despertar... Mas não esperem muitos conflitos além deste, ir ou não para viver ou não esse amor. O romance escrito por Helena é simples, mas cativante. De fato, o que eu verdadeiramente senti falta foi de maiores conflitos. A meu ver, Rodrigo, o médico bonitão e apaixonado por Lívia, deveria ter se esforçado mais, ele aceitou as recusas da moça muito facilmente... Ele gostava ou não dela oras?!

Continue aqui => http://nicasdrafts.blogspot.com.br/2012/04/resenha-despertar-de-helena-andrade.html

Lina DC 27/01/2013

Esse foi mais um livro nacional que eu simplesmente devorei. Sentei no final do dia para começar a leitura e só larguei ao terminar o livro! Recém-formada e querendo juntar dinheiro para uma especialização no exterior, Lívia presta concurso e é chamada para trabalhar como pediatra em Guayi, uma cidade às margens do Rio Madeira, no sul do Amazonas. A jovem sempre morou com os pais em Campinas, e tem uma grande família, além de uma irmã mais velha muito amiga, mas nunca foi de namorar muito, pois seu grande objetivo era tornar-se médica. Por isso, enquanto os amigos divertiam-se e namoravam, Lívia estudava, estudava e estudava. Agora, Lívia pretende ficar apenas um ano em Guayi, para conseguir fazer a sua especialização. Dedicada, carinhosa com os pacientes; disposta a aprender; Lívia é uma profissional excepcional. Recebida na cidade por Carlos e Ana, um casal de médicos que está na cidade há muitos anos, Lívia sente-se bem-vinda ao local e começa a trabalhar na clínica. Logo ao chegar à cidade, Lívia desperta o interesse de um jovem médico, o Rodrigo. Eles desenvolvem uma amizade e Rodrigo percebe que eles têm vários objetivos em comum, então trata logo de “marcar o território”, mas a jovem deixa claro que seu único interesse é trabalhar e que não quer um relacionamento. Ah, antes fosse tão fácil traçar planos e esperar que o destino não se intrometa! Em um dos seus atendimentos rotineiros, Lívia acaba se deparando com um pai muito grosseiro, mas que consegue “descongelar” o seu coração. Após conhecer Thomas, mesmo que brevemente, tudo o que Lívia consegue fazer é pensar nele, e seus planos sofrem uma completa transformação!
Em muitos momentos da leitura fiquei brava com o Rodrigo, que mais parecia uma criança mimada. Foi muito irritante ler sobre suas atitudes e eu cheguei a brigar em voz alta com ele. Thomas e seu filho Lucas são fofos. O Lucas é um garoto que não tem como não se apaixonar por ele! É hiperativo, amoroso, curioso, brincalhão. Thomas é protetor, honrado e apaixonado. Seus pais, os avôs de Lucas também são maravilhosos. O livro é repleto de personagens “humanos” preocupados com o próximo e que valorizam o sentimento alheio.
Um livro tão apaixonante que foi impossível largar até terminar a leitura!

Jaque 01/11/2012

Resenha do blog: Meus Livros, Meu Mundo. http://estantevirtual-silva.blogspot.com.br/
Apaixonei-me por este livro desde a dedicatória “Aos Profissionais de Saúde”, eu como futura enfermeira me senti lisonjeada, já que os profissionais de saúde não são tão lembrados assim.
Depois fui apaixonando-me cada vez mais a cada nova página que lia.
Despertar conta à história de Lívia que é uma médica recém-formada de 26 anos, cheia de planos e sonhos, com um objetivo na vida. Pensando em seu futuro ela aceita trabalhar em outra cidade, morar sozinha e viver pela primeira vez fora da casa dos pais, longe da família e amigos, não que ela fosse muito popular. Lívia desde muito cedo sonhava em ser médica, e agarrada a este desejo tornou-se uma adolescente e jovem diferente das demais, já que passou toda sua vida com a cara nos livros estudando para tentar vestibular de medicina em uma universidade pública.
Determinada e inteligente Lívia realizou seu sonho e formou-se, hoje formada e trabalhando na profissão que tanto ama, ela ainda quer mais, sonha em se especializar como cirurgiã no exterior. Para isso foi trabalhar, se tornar independente, aprender a andar com as próprias pernas enquanto tenta passar para a especialização que tanto deseja.
Lívia chega a uma pequena cidade no Estado do Amazonas de nome Guayi onde agora irá morar e trabalhar, por um ano inteiro. A médica é bem recebida por outros dois médicos que a hospedam temporariamente, Carlos e Ana são casados e ambos são médicos no local onde Lívia irá trabalhar como pediatra.
Tudo vai muito bem, a cidade apesar de pequena tem seus muitos encantos naturais, e o povo é hospitaleiro, amigo. Logo Lívia se sente à vontade e enturmada com seus colegas de trabalho, Carlos, Ana, Rodrigo e Maria.
Porém quando ela menos espera, ela conhece de maneira agressiva Thomas e seu filho Lucas.
Depois de um momento de stress entre os dois, Lívia se sente perturbada sem conseguir tira-lo da cabeça. Mas ela nem imagina que a é naquele momento que ela começa a despertar pra vida, que ela começa a se permitir sentir, amar e viver os anseios de uma mulher. Que ela abaixa a guarda e começa a deixar seu coração falar. Thomas meche com ela de uma maneira incontrolável, e ela se vê procurando por ele na cidade, nas ruas, entre as pessoas e pensa estar louca por querer tanto reencontrar aquele estranho tão grosseiro e tão apaixonante.
A história é recheada de emoção, de amor, nos ensina as dificuldades das escolhas que ás vezes temos que fazer entre o que sempre se sonhou e o que mais se ama, com qual dos dois você conseguiria viver sem?
Lívia tem que escolher entre o amor da sua vida e o que ela sempre sonhou, conseguirá ela viver sem um dos dois? Deixar qualquer um deles pra trás vai doer, mas a escolha é necessária e ela se dá conta disso quando vê que essa escolha não vai doer somente nela, mas em todos que a cercam e em todos que ela aprendeu a amar ao longo desse tempo naquela cidade.
A história é muito bem construída, é madura e leve. A leitura é gostosa e a cada página faz você desejar a próxima.
Apaixonei-me por cada personagem, todos são marcantes, bem construídos, pessoas simples, que nos faz acreditar que são reais.
Thomas é um personagem forte, marcante, com seus conflitos, duvidas e tristezas, mas ao mesmo tempo amoroso e encantador.
Lucas é um menino maravilhoso, me apaixonei por ele. Cada um com sua rotina, trabalho, dúvidas, tristezas, alegrias e sempre dispostos a ajudar ao próximo em uma cidade onde o povo é tão carente de cuidados e atenção. Os Pais de Thomas também são uns fofos. A irmã de Lívia, também é sensacional. Laura (a irmã) é a melhor amiga e confidente de Lívia.
O Rodrigo... Bom, com esse eu tive uma relação de amor e ódio durante quase todo o livro. Primeiro eu o amei, depois o odiei e depois o perdoei. Ele é complexo e em diversos momentos senti vontade de estrangula-lo, mas já no finalzinho da história essa raiva dele diminuiu em um dado momento em que ele foi muito importante, então resolvi perdoa-lo de vez.
As descrições da cidade, dos locais, dos cenários e paisagens me fez querer pegar um avião e ir ver com meus próprios olhos tamanha beleza. A autora descreve com tanta riqueza de detalhes que nos faz visualizar cada cenário citado.
A Helena escreve de maneira clara, objetiva, sem tornar a leitura cansativa ou enfadonha.
A capa do livro é linda e descreve muito bem a historia narrada.
A narrativa é em primeira pessoa feita por Lívia que nos faz conhecer seus medos, anseios, conflitos e emoções.
A correção é perfeita, não há erros e o carinho da autora é visível em cada página que lemos.

Eu recomendo este livro para qualquer pessoa, é magnífico!
Agradeço por ter sido aceita no Book Tour.

Leiam “Despertar”!