A Morte e a Morte de Quincas Berro D

A Morte e a Morte de Quincas Berro D'água Jorge Amado

Resenhas - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua

Camila1856 03/12/2023

Rei dos Vagabundos da Bahia?
Que história maravilhosa!!! A cada dia eu me apaixono mais pela escrita do Jorge Amado. É uma leitura curta e leve que te prende do início ao fim e é muito brasileira que é uma coisa que eu adoro nos livros dele, depois de ler praticamente só livros internacionais. E eu também como Zélia Gattai Amado fui me apaixonando pela figura maravilhosa do vagabundos de tantas mortes.

Teu 02/12/2023

Ótimo, engraçado e leve
Bom, o que mais pode ser dito, é Jorge amado, escrita maravilhosa, descrição da Bahia perfeita, a história é leve, engraçada e rápida de ler, da pra ler numa tarde.

Leiam.

Filipe_mott 01/12/2023

Me diverti muito nessa leitura
Meu primeiro contato com a escrita de Jorge Amado e de cara gostei. Com certeza foi o livro que mais me fez rir. Além disso, foi interessante conhecer alguns lugares de Salvador pela perspectiva dele.

A história fala das duas mortes de Quincas, mas também das suas duas vidas. Ele era conhecido por ser um funcionário exemplar e homem de família, entretanto em algum momento ele passou a viver uma vida boêmia e ficou totalmente irreconhecível pra seus familiares.

A narrativa é rápida e envolvente. Tudo é contado de uma maneira muito folclórica e irônica. Jorge Amado consegue fazer críticas à sociedade e aos costumes da época de uma forma divertida. Além disso, ele traz para o leitor um bom retrato da Salvador da década de 1950.

A pergunta que fica ao final da leitura é: afinal, é realmente importante viver a vida se moldando pra caber dentro das convenções sociais? Ou devemos escolher a vida que queremos, independente da opinião dos outros?

Esse contraste entre as duas vidas dele, desenvolvido de forma tão natural, deixa a sensação de que o personagem existiu na vida real.

"Afinal, não é todo dia que morre um Quincas berro d'água."

Lucas 30/11/2023

Eu acho que eles estão bêbados
Muito bom inclusive a parte que a mulher fica deitada conversando com um defunto no barco achei muito romântico

ana 29/11/2023

Uma história muito intrigante e bem escrita, interessante do início ao fim, mas talvez um pouco confusa (ao menos pra mim).

Samara 29/11/2023

Longe das minhas expectativas iniciais, achei o livro bem divertido de ler. A linguagem simples, a história interessante e bem humorada.

aislane0 29/11/2023

Lendo jorge amado e adorando
A crítica social guardada nele é muito muito boa! e é um livro leve e fácil de ler, parecido com alguns até do Machado de Assis! adorando muito esse mundo do Jorge Amado

bru 23/11/2023

Estou completamente obcecada pelas obras de Jorge amado e essa foi de longe a mais divertida dele que já li, ele era de fato genial

nessaragao 21/11/2023

Leitura fácil e divertida, muita raiva de Vanda e de Leonardo. Leitura clássica da literatura brasileira que recomendo facilmente para qualquer um que pergunte. No meu ponto de vista, vale a pena passar umas horinhas lendo essa obra de arte.

Nati Sampaio 20/11/2023

Cômico, bem escrito, enredo de primeira linha como costumam ser os livros e novelas de Jorge Amado? Pra quem gosta do autor, é um livro rapidinho de ler, delicioso de aproveitar, e da boas risadas! Vale a pena! Amo Jorge Amado!

Marina 18/11/2023

As ladeiras da Bahia, o mar, as mulheres e os personagens ??
Divertido, e bem escrito.
Ilusão, veracidade, um romance ótimo para um fim de tarde e para matar a saudades da Bahia. Jorge foi e continua sendo grande, um dos maiores nomes da nossa literatura ?

Maria14000 16/11/2023

"Subterrâneos da vida baiana"
"A morte e a morte de Quincas Berro Dágua" é uma novela muito gostosinha de ler, ótimo para sair da ressaca literária: curto, engraçado, crítico e reflexivo. A morte ou as mortes de Quincas é pano de fundo para narrar os "subterrâneos da vida baiana" e sua liberdade e libertinagens em contraste com a classe média e suas amarras. Amei!

Beatriz2313 14/11/2023

Jorge Amado é, sem dúvidas, um dos meus autores brasileiros favoritos. Lendo este livro (inclusive tive que apresentar esse livro num tipo de sarau literário na escola kkkk) eu senti nostalgia, uma sensação de que estava na praia e de que conhecia o Quincas Berro D'Água.
Mas além disso, esse livro me fez sentir ainda mais amor pela Bahia, principalmente quando Jorge descreve as comidas, mano minha boca salivava de vontade de comer a famosa peixada do Manuel.

Lize 13/11/2023

Duas mortes
É ruim? Não. É bom? Mais ou menos. Eu ri? Algumas vezes. Os amigos de Quincas são uma piada? Com toda certeza. E é isso.