Um homem bom é difícil de encontrar

Um homem bom é difícil de encontrar Flannery O'Connor
Flannery O'Connor

Resenhas - É difícil encontrar um homem bom

Paula.Andrea 30/03/2020

Eu acho que eu não entendi o livro. A depender da revista, os contos iriam retratar com um humor sutil o pior do ser humano. Só que, ao ler, eu não identifiquei isso. Talvez o humor estivesse tão sutil que passou despercebido pra mim.
Algumas histórias me marcaram mais. Se eu pudesse escolher uma, seria "o refugiado da guerra", porque ainda acho ela muito atual. A perversidade, a inveja, a insegurança são capazes de cegar um ser humano, ou de enlouquecê-lo, como acontece com a dona da fazenda. Ao final, o refugiado, que apenas queria recomeçar a vida, se vê objeto de ódio daqueles que temem o desconhecido, e paga com a própria vida por isso. Sem ter por perto o que odiar, e vendo que não era do refugiado a culpa pela existência de seus problemas, aos demais personagens só resta continuar, se assim conseguirem.
Darei outra chance ao livro no futuro. Acho que, como leitora, fiquei aquém da expectativa pensada pela escritora ao desenvolver as narrativas.

Rodrigo Brasil 29/03/2020

A religião como forma de perversão
Não é fácil ler Flannery, cada conto é um soco no estômago.
Misturando religiosidade e a perversidade do ser humano, a autora traça o cenário do Sul dos EUA na primeira metade do século XX.
Os contos, normalmente, terminam de forma trágica, algumas vezes usando da comicidade na história.
Achei interessante a mistura da religião católica com a perversidade, muitas vezes os personagens mais católicos eram os mais perversos. Porém, não foi uma leitura prazerosa, por serem muito pesados os contos, necessitava dar uma pausa a cada leitura.

Yann 29/03/2020

A autora nos mostra através de contos o lado perverso do ser humano sem rodeios de forma direta e as vezes até engracado. Uma leitura pesada necessitando de um respiro, assim lendo um conto por vez. Ao mesmo tempo, ela fala de religião como forma de redenção do ser humano. Apesar de tratar de uma visão da época em que vivia, o livro nós faz refletir muito os tempos atuais.

Bia 29/03/2020

A sensação de terminar o primeiro conto desta coletânea foi choque! O livro, que contém vários contos com personagens distintos, é permeado por isso: choque e sem finais felizes. Apesar disso, a escrita é fantástica, os detalhes são lindos e faz você entrar dentro da história cada vez mais.

Dica: se for ler, leia um conto de cada vez e misture com uma leitura boa e otimista, afinal... este livro mexe bastante com sentimentos de angústia, choque, horror e pessimismo.

Stéfany 29/03/2020

Cada conto um baque haha

emmanuelqueiroz 28/03/2020

Flannery, valeu a pena conhecer!
Certamente, um grande acerto da TAG ao trazer esse livro. Flannery escreve com maestria.

O racismo, tão natural naquele período, incomoda. E é bom ver um pouco da evolução que tivemos, nesse aspecto.

Melhores contos:

1) "Um homem bom é difícil de encontrar"

2) "O negro artificial"

3) "O Refugiado de Guerra"

4) "Gente boa da roça"

Marques60 27/03/2020

Natureza humana
Fiquei surpresa com a crueldade natural das personagens. Não deixa de ser um relato da natureza humana.

Caroline 23/03/2020

Contos
O livro é um retrato do pensamento de uma época. Permeado com os pensamentos e visões do mundo das pessoas que viveram naquele momento e naquele local.

Lusia.Nicolino 22/03/2020

Você precisa enfrentar e desfrutar porque um livro de contos como esse é difícil de encontrar.
São contos. Contos que equivalem por histórias inteiras que abocanham nossa alma pela pele.
Você termina um e quer ir para o outro, mas deve esperar. São intensos, são profundos, são tão possíveis que para fugir de alguns desconcertos nos pegamos pensando: ah não, isso é apenas literatura.
Mas literatura é vida e, no pouco em anos que viveu, O´Connor nos deu tanto.
O seu estilo direto – sem receio de apresentar personagens desagradáveis, cruéis, que se aproveitam da inocência e crença de outros – é marcante.
Não consigo escolher um como preferido, nem fazer um ranking, mas, O rio e Gente boa da roça são daqueles textos que quando nos perguntam o que achamos deveríamos responder apenas com um suspiro.
O´Connor, criada no sul conservador dos EUA, foi uma católica fervorosa que construiu personagens fortes, alguns crentes, alguns descrentes e outros que administram o seu credo de acordo com o seu medo e suas contingências.

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

Gisele567 22/03/2020

Escrita de Flanney O'Connor
Na obra "Um homem bom é difícil e encontrar e outras histórias" consegui ter contato com a escrita famosa de O'Connor. As histórias são muito interessantes, mostram a miséria da alma humana, a maldade, com as quais ela entremeia a temas religiosos e questões sociais e familiares, como o racismo que passa por gerações.
" Nada é mais como era o mundo está ficando podre" pg 75
Recomendo conhecer sua escrita.

Ana Carolina 21/03/2020

É um livro difícil de se gostar, mas necessário a todos....

Lucy 21/03/2020

Realidade Sulista
O livro possui contos alinhados com a realidade sulista da época. A obra traz os diálogos e pensamentos desnudos e sem rodeio.
Ótima reflexão.

paraondealeiturameleva 16/03/2020

Tão verdadeiro, tão atual, que doi

Rodolfo Vilar 16/03/2020

Intenso e sem esperança na humanidade
O'connor consegue muito bem retratar as mazelas da vida com sua escrita crua e direta. Vários contos que perpassam a crueldade humana e a descrença pela esperança no ser humano

luizguilherme.puga 13/03/2020

Leitura que não me cativou. Entendi a proposta da Autora, mas achei muita coisa ali desnecessária, além de não concordar com vários pontos de vista dela. É uma obra que não leria novamente.