Otelo, o Mouro  de Veneza

Otelo, o Mouro de Veneza William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Pitty 09/08/2021

Livro interessante
Precisei ler este livro para realizar uma prova escolar, mas eu acabei realmente gostando da história.
O final foi bem trágico e confesso que fiquei com raiva por causa de várias cenas.
Mesmo assim, é um bom livro e é bem fácil de ler?

Maria11360 08/08/2021

Pobre Desdêmona!
O gentil Mouro, Otelo, tranforma - se em um cruel ciumento para com a pobre Desdêmona após as artimanhas do vil Iago.
Primeira peça que leio e estou completamente impressionada com a genialidade de Shakespeare. No entremeado da peça o autor desdobra sobre a vingança, a honra, o ciúme e principalmente sobre como injúrias podem acarretar em tragédias. Construiu um vilão sorrateiro e terrível, uma serpente ardilosa que sussurra aos ouvidos mentiras travestidas de verdades. Obra prima!

Love9 01/08/2021

OBRA MARAVILHOSA!
Shakespeare apresenta personagens interessantíssimos: um vilão que revolta qualquer leitor (asqueroso Iago); um protagonista que de início nos conquista, mas no decorrer da história nos enraivece (tolo e insano Otelo) e uma mocinha realmente encantadora (pobre e querida Desdêmona), sem falar em personagens secundários muito bem construídos que também nos conquistam, como Emília, que foi crucial na história. O desenrolar dos acontecimentos nos prende a cada página e nos faz refletir sobre situações (infelizmente) muito atuais. Recomendo DEMAIS a leitura!!!

Ana Carolina 25/07/2021

Mais uma trama sensacional de Shakespeare!
Otelo foi a segunda obra de Shakespeare que eu li, e assim como Hamlet, é uma trama maravilhosa! A história fala sobre ciúme, traição, vingança e inveja. A leitura é rápida e envolvente. Vale muito a pena a leitura!

irys. 06/07/2021

Romance Trágico.
- Nunca li nada tão angustiante!
Infelizmente, essa trama não pode ser considerada fictícia. Vivemos em um mundo manipulável...

Leitura fluída e que ensina demais.
Confesso que quero ler muito mais de Shakespeare agora.

Brenda 03/07/2021

Posso ser um bom vilão para outros assuntos, não para este.
Shakespeare traz nas linhas de suas obras uma densidade filosófica muito grande, mesmo que permeada por comédia e ironia. Acho que é isso que eu mais gosto nele ? a capacidade de filosofar através do riso, da figura de linguagem, das travessuras. E apesar de Otelo ser uma tragédia, por várias vezes se ri com as desventuras de Iago, o personagem do Bobo, e fica embasbacado com a ironia de Emília e dos próprios destinos dos personagens. É uma grande peça sobre ciúme e honestidade.

Nunca fui ciumenta com as pessoas, porque gosto de deixá-las livres e de confiar nelas. Isso é a base para uma relação saudável. Mas é visível que, quando alguém começa a despejar veneno através de palavras e inverdades que parecem verdades, a paranóia começa a tomar conta da mente oura e sã. Shakespeare nos ensina a tragédia da falta de diálogo, do equívoco, do próprio ciúme e da desconfiança. Às vezes a gente acha que o "amigo" que fofoca no nosso ouvido alguma coisa quer ajudar, mas, na verdade... Ele é a serpente escondida abaixo da figura de uma flor.

Paulo1378 02/07/2021

uma história trágica. otelo era um homem honrado, um guerreiro fiel. foi movido por um ciúmes doentio. teve um triste fim... shakespeare é sempre uma boa leitura, recomendo.

Julio.Argibay 21/06/2021

Otelo
Otelo de Shakespeare, essa obra conta a estória de um casal, um mouro e uma aristocrata, que sucumbem as artimanhas de um amigo, chamado Iago, um ser abjeto que engana o casal, por pura ganância. O cenário é a Ilha de Chipre, no mar Mediterrâneo e se trata de uma trama bem laborada e dramática, cheia de mal entendidos e interesses escusos.

mh 17/06/2021

?Que nossos sentimentos e prazeres cresçam sempre e mais, à medida que vão se somando os dias de nossas vidas!?

Monalisa.Costa 16/06/2021

Estou em extase!!! Que delícia!
Só consigo me perguntar o porquê de ter demorado tanto pra ler Shakespeare!!!

Meu Deus, que sensação maravilhosa! Que saudades que eu tinha de sentir isso.

A estória de Otelo, se contada por qualquer outra pessoa, tenho certeza, não me deixaria assim! O amor, a renúncia, a vilania, o engodo, o egoísmo, o ciúme, a cólera... tudo perfeitamente contado da forma mais envolvente!

Eu, definitivamente, amei! 5 estrelas, sem dúvidas!!!!

P.S. tive a sorte de uma tradução fantástica!
Carolina.Gomes 16/06/2021minha estante
Leia! Leia mais! Leia tudo! WS arrebata a alma! ??

Monalisa.Costa 16/06/2021minha estante
Meu Deus, tô em extase!!!

Carolina.Gomes 16/06/2021minha estante

Bruno @viagempelomundodoslivros 15/06/2021

Mais uma maravilha de Shakespeare...
Em "Otelo" temos a história do rapaz que dá nome a trama, o mouro de Veneza, um general que decide se casar com a bela Desdêmona. Após conflitos iniciais com o pai da jovem que não aceita a união, muito por conta de um preconceito racial, tendo em vista que Otelo é um homem negro, o casamento finalmente ocorre. Porém, a confusão está apenas começando... Ocorre que Iago, um dos homens de confiança de Otelo, na verdade é um impostor com sede de vingança, criando toda uma trama envolvendo Cássio, o tenente, e Desdêmona, dando a entender que os dois estariam tendo um caso pelas costas do general. A partir das insinuações e de perversas situações criadas por Iago, vamos entendendo porque estamos diante de uma peça categorizada como um drama shakespeariano, pois como se diz: Não fica pedra sobre pedra. Numa obra extremamente atual, mesmo tendo sido criada por volta de 1606. No livro temos o autor abordando preconceito racial, traição, amor e ciúme. Eu gostei demais da leitura, tendo em vista que foi uma das peças mais fluidas e envolventes dentre as obras do Bardo que conheci até aqui. Uma experiência fantástica que recomendo a cada um de vocês.

natalya 14/06/2021

Otelo
as tragédias de Shakespeare são uma loucura total, eu fico agoniada lendo tanta maldade, manipulação e inveja... realmente, existem muitos Iago's nesse mundo... ?

Karina Vitória 11/06/2021

Me desafiei a ler esse livro, como Hamlet achei difícil e é preciso ler com calma.
A história tem temas variados e o personagem Iago é terrível.

Faffys 03/06/2021

Uma bela tragédia
Para quem curte uma tragédia Otelo deve ser uma leitura obrigatória. Fiquei impressionada com Iago. Que personagem malvado e de uma estratégia terrível!