Otelo (eBook)

Resenhas - Otelo

Jose.Otto 09/07/2022

Aquele ?amigo?
Ler Otelo é se lamentar.

A partir de uma trama ardilosa criada por um vil personagem, Otelo é tomado por um ciúme tão forte, que nem seu bom senso pode evitá-lo.
A leitura, extremamente rica, traz uma clareza fundamental sobre nossas limitações de perceber a realidade, quando entra em jogo o ciúme, potencializado por vieses de confirmação, e nos faz lembrar quão danosas são aquelas pessoas hábeis em usar artimanhas sem limites para conseguir o que querem, ou simplesmente para destruir.

Larissa 09/07/2022

Esse Iago... não sei n
Kkkkkkk que desgraçado
Mas enfim, mais uma obra do grande Shakespeare concluída, a leitura foi super rapidinha, e acho q superou a minha leitura de Hamlet em termos de envolvimento com a narrativa. Não sei, precisarei reler ?

Geórgia 07/07/2022

Atemporal.
Um clássico é um clássico...atemporal.
Como sempre, temos uma mulher vítima de problemas de confiança de um homem e da ambição de outro. O resultado disso: uma tragédia shakespeareana.

Filipe 05/07/2022

Drama e tragédia tomam conta da primeira à última página de um dos mais famosos trabalhos de Shakespeare.

A característica técnica do autor de contar uma história que se passa em um curto espaço de tempo utilizando um ritmo empolgante e cenas detalhadas é presente em Otelo. Uma leitura obrigatória para quem quer conhecer um dos maiores clássicos do mundo Anglófono.

Annie 29/06/2022

QUE FINAL FOI ESSE!!!
Eu pensei que não fosse gostar, e posso dizer com toda a certeza que me enganei TOTALMENTE, a história foi bastante envolvente, e foi um dos primeiros livro sem ser saga que eu li porque quis e ADOREI.

Além disso o final foi algo inesperado, claro que por se tratar de Shakespeare eu deveria esperar por isso, mais menso assim foi totalmente surpreendente.

Aline221 27/06/2022

Otelo
O mouro Otelo é um homem forte e líder nas guerras. Casa-se às escondidas do pai de Desdemona e se muda com ela para um lugar onde seus serviços foram requisitados pelo Estado.
O problema do mouro é confiar demais no seu alferes e de menos em sua mulher...
Nossa, que livro! Apesar de ser uma tragédia, tem momentos cômicos (pelo menos eu ri nas horas em que Otelo falava dos seus supostos chifres).
Ah gente, é curtinho! Vale a pena demais conhecer essa história!

Ilza.Carla 19/06/2022

Bem Shakespeare!
Apesar de ser escrito em versos e em formato de peça com diálogos, o livro é muito bom. Faz o leitor refletir sobre a verdadeira forma das pessoas ao seu redor. Vemos Otelo, um homem que ao ter uma certeza de vida questionada por Iago age de forma impulsiva. Iago um típico homem invejoso e manipulador que tem o desfecho que merece. No final o livro me apresentou o q eu esperava, tragédia e falta de diálogo; o q resolveria todos os problemas da trama

Giovana.Pazzetti 15/06/2022

Primeiro livro que li de Shakespeare
Otelo é um texto teatral interessante, por tratar de um casamento inter-racial em uma sociedade extremamente racista e ser um bom texto para analisar muitas questões psicológicas (é como se o livro falasse o quanto um homem honesto consegue se tornar alguém completamente amargurado por conta de um sentimento, que no fim, não tem causa concreta, é construído, em tão pouco tempo).

Conseguimos ver um Otelo, ao longo da narrativa, completamente diferente do início do texto. No ato III, principalmente, sedento por provas e completamente cego (no sentido figurado da palavra), Otelo aceitou qualquer tipo de prova que comprovasse uma possível traição, até mesmo que apenas falada por Iago, nada concreto, sem pensar em nada, apenas com raiva, de uma construção que foi feita única e exclusivamente em sua cabeça (apenas com o empurrãozinho de Iago, que aliás, era incrível na manipulação, ficava besta de ver).

"Mas os ciumentos não atendem a isso; não precisam de causa para o ciúme: têm ciúme, nada mais. O ciúme é monstro que se gera em si mesmo e de si nasce."

Uma frase de Emilia para Desdêmona que reflete muito a ideia de que o ciúme nasce na pessoa, ele não tem causa. Justamente porque, na situação, Otelo não tinha nenhuma prova concreta, ele apenas admitiu algo que fazia sentido para ele e fez com que isso se tornasse uma verdade absoluta, em uma situação onde, qualquer outra coisa que aconteça fora do esperado, alimentará ainda mais esse sentimento, que nasceu nele e na cabeça dele.

??SPOILER??

Mano, a morte da Desdêmona??? MEU DEUS??? O Otelo literalmente matou ela porque criou uma construção na cabeça dele e acreditava fielmente ser verdade, tanto que ele tava aceitando provas ridículas como verdadeiras, e simplesmente matou?? Tão fácil assim?? Em choque até agora com o que a mente humana é capaz de fazer, sinceramente

Avisando que li para a escola, só estou fazendo essa resenha para o skoob contar como livro lido no desafio (dei essa nota mais pela linguagem bem arrastada, mas a construção é interessante)

Mila 13/06/2022

Uma experiência como nem uma outra que eu tive na vida!
Deus obrigada por eu poder ler essa obra! Que obra mais perfeita, dramática, pungente, que escrita maravilhosa... Estou encantada com tudo. Foi um excelente primeiro contato com o autor, valeu a pena cada segundo investido, essa história é tão bem construída, tão sofrida, com tantas injustiças, não tem como ficar parado lendo... Dá vontade de se mover, de tentar impedir certos acontecimentos... Dá uma energia avassaladora, é uma ficção tão verdadeira, com personagens tão humanos... Não tem como não ser tocado por essa obra de mais bela arte. A linguagem é linda, poética e rebuscada, mas não é difícil de compreender, tudo que dizem sobre o talento desse autor, eu assino em baixo! Que peça emocionante!!!

Michele Boroh 08/06/2022

Quantos Iagos encontramos pela vida?
Para além do óbvio, Iago é a figura que representa talvez o pior tipo de criatura do que hoje se diria - com eufemismo! - abusiva/tóxica: um santo dissimulado, fofo venenoso, fala manso ardiloso, compadecido oportunista, vítima chorosa do mundo. Mente que nem sente.

O manipulador good vibes, zen-rial killer, um muy amigo, a boneca da Xuxa com uma faca escondida no estofo. Vai te jogar no buraco e ligar pro socorro.

Junto com o enjoo, é inevitável não fazer duas contas durante a leitura: 1. Quantos Iagos encontramos ao longo de uma vida; 2. Quantos males terríveis essas criaturas conseguem realizar sem que jamais (ou que demore demais para que) sejam descobertas.

Depois de Shakespeare, quase nada sobre a natureza humana ainda precisava ser escrito.
Thamiris.Treigher 08/06/2022minha estante
Amei a resenha!!

Michele Boroh 09/06/2022minha estante
Que bom! Obrigada, Thamis! ??

Mirnda 07/06/2022

Interessante
Não vou dizer que gostei, até porque que quase que não entendi, mas gostei da forma com que relata o problema que uma informação dada pela metade pode gerar , ou por outro ponto de vista, uma pessoa que deseja arruinar sua vida pode seja capaz de fazer