Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Lia Earnshaw 21/05/2022

Pesado
A história é um pouco tensa e o final é trágico. Não é um livro bom, mas é bem sombrio e pesado, especialmente por se tratar de um assunto tão delicado nos relacionamentos: o ciúmes e até onde a pessoa que está com ciúmes é capaz de ir.

Aly 15/05/2022

Como qualquer um de Shakespeare, é ótimo! O personagem me irritou muitas vezes, e o livro tem uma ótima abordagem de tudo, um ótimo clássico.

Indy 13/05/2022

Otelo - Shakespeare
Eu li esse livro porque em Dom Casmurro tem referência dele e eu só fui saber depois de ler, sinceramente Otelo e Bentinho seriam melhores amigos. Esse livro diz muito sobre racismo, ciúme, inveja, é bem dramático como tudo é retratado, é muito interessante. O final é trágico (Shakespeare né), o que torna tudo mais dramático ainda, achei muito bom. A linguagem é chatinha, mas foi bem rápido de ler, essa edição da Martin Claret tem notas de rodapé e ajuda muito na compreensão da leitura, tem várias explicações de palavras e frases, recomendo muito ela.

valenbooks 12/05/2022

MUITO BOM!!
Eu adorei !!! Realmente muito bom ! O livro retrata sobre diversos preconceitos e o lado de quem recebe eles. A história retrata diversos assuntos como o racismo,inveja,ciúmes,violência contra a mulher,entre outros assuntos que são coisas em que muita gente sofre com isso na realidade também que é importante sabermos disso.Você sente diversas emoções lendo,no final eu fiquei em choque,porquê é inacreditável o que acontece!Mas vale muito ler!!

malu :) 06/05/2022

meio parado no início mas o plot é surpreendente, o final é legal, a linguagem é meio complicado por isso é mais lento de ler

trebeca 05/05/2022

Primeira obra de Shakespeare que leio! Confesso que achei mais tranquilo do que imaginava, mas ainda assim não é meu estilo favorito! Sem tirar os créditos e o respeito por ele, logicamente!

yvnvitx 04/05/2022

Otelo, de William Shakespeare
Otelo, tragédia clássica de Shakespeare, relata como o general mouro, bravo militar, é levado ao ciúme enlouquecedor, causado pela influênciado pelo diabólico Iago.

O livro tem o padrão Shakespeare de linguagem impecável e metalinguagem incrível, o bardo, aqui mais sério, leva a violência e o drama a níveis extremos.

Achei surreal, quase perturbador, a mudança que o Otelo passa ao dar ouvidos ao Iago, o Mouro, no começo consciente e gentil, vai se transformando num monstro homicida ao se deparar com a possibilidade de estar sendo traído por sua amada Desdêmona.

A tradução também é das melhores, de Beatriz Viégas-Faria, que adapta a obra de forma perfeita, nos entregando uma versão em português no nível da obra original.

Gostei muito da leitura, Shakespeare vem cada dia mais, se consolidando como meu favorito e em minha humilde opinião, maior de todos os tempos. ??

Lívia 02/05/2022

?Reputação é uma imposição tremendamente falsa e inútil, muitas vezes angariada sem mérito e perdida sem um real motivo.?

Babs 02/05/2022

Primeira peça de Shakespeare que eu leio, para um trabalho da faculdade, e eu simplesmente amei. Muito fácil de entender, por ter poucos personagens e um enredo relativamente simples. A leitura é muito instigante e essa edição com a introdução ajuda bastante a compreender as sutilezas da escrita de Shakespeare.

Ana Flávia 29/04/2022

Obra genial!
Otelo é a quarta peça que li de Shakespeare, e se tornou a minha preferida. A obra em questão aborda assuntos da natureza humana como: o ciúme e a confiança com o seu viés trágico. Desde as primeiras cenas já amei a obra. A escrita e o enredo são cativantes e fazem com que fiquemos interessados e querendo saber o desfecho da história.
Então, essa peça está mais que recomendada para quem quer ler mais tragédias, nela vocês conhecerão um dos maiores vilões da literatura.

Luiz.Gomes 29/04/2022

Dificuldade de leitura
Começando a ler, gostaria de dicas de como entender melhor o texto, pois além do vocabulário característicos da época, termos histórico, o portugues não é o coloquial que estamos acostumados hoje, alguma dica? Li um resumo da história antes para conhece-la geral para vê se ajuda. Estou lendo a tradução da Barbara Hliodora.

caiohlp 23/04/2022

A mais pérfida das feras
Otelo é a própria encarnação da tragédia, já que não há coisa mais vil para os justos, como o Mouro, do que a destemperança, mas consumido pelo ciúmes sua derrocada é rápida e seu destino selado eternamente por forças invejosas. A obra é o mais dramático exemplo de que a paz não pode repousar sob o leito da desconfiança e a prova cabal de que nenhum infortúnio compadece tanto os outros seres humanos como a injustiça praticada ao inocente. A sabida excelência de Shakespeare em construir desencantos supera todos os limites em um dos mais esplêndidos dramas da história, revelando a animalesca face da impulsividade humana e seus rastros de sangue e caos.

"Acautelai-vos senhor, do ciúme; é um monstro de olhos verdes, que zomba do alimento de que vive"
William Shakespeare

paolappires 23/04/2022

Otelo
Não tenho uma opinião formada,. Não gostei mas não ooodiei entende é um livro razoavelmente bom

Claudia 19/04/2022

Simplesmente apaixonada
Eu me apaixonei já nas primeiras páginas. Peguei o livro e não parei de pensar nele se quer um instante, com personagens cativantes Otelo me ganhou. Um final realmente trágico, mas que deixou em mim um gosto de "quero mais". Quero mais do autor na minha vida, já que esse foi meu primeiro contato, espero gostar tanto assim dos outros.