Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

juh 08/03/2022

Enfim
Li esse livro pra escola, então eu não posso falar ?ah não gostei? porque eu sei que é um clássico muito reconhecido. Obviamente não é o meu estilo de leitura, mas foi com certeza um dos melhores que eu já li para a escola.

Flavia.Rios 08/03/2022

Ciúme e inveja
Leitura rápida e fluida. Uma peça que tem como ponto central os sentimentos mais incontroláveis e mais humanos: a inveja e o ciúme. O desfecho é trágico, o que é típico do autor.
Um clássico sobre o que há de pior na humanidade, o próprio homem.

nabel 02/03/2022

só li esse livro por conta da escola, por ser um clássico a leitura é bem cansativa por isso demorei para acabar, achei q ele fosse ser pior mas é legalzinho

Stuart.bookster 15/02/2022

Otelo, de William Shakespeare
Shakespeare é um dos maiores autores do mundo, atemporal e sagrado escritor inglês. Otelo é uma de suas obras mais famosas juntamente com Romeu e Julieta e Macbeth. Otelo é uma obra que não importa quantas vezes você analise ela, sempre haverá novos fatores que você levará em consideração, a cada nova investigação e novo parâmetro usado para abordar a obra a visão a respeito muda. Eu tive o privilégio de ter uma análise mais jurídico-filosófica, graças a faculdade, que, entretanto não farei-a aqui, sobretudo por ser longa e não querer cansar. Uma obra carregadíssima de conceitos e simbolismos, elementos que hoje são dignos de crítica, mas não devemos nos ater a anacronismos. Uma obra fenômenal e digna do título de "clássica", recomendo demais, mesmo diante do momento de decolonização é necessário entendermos o porquê de tantos clássicos serem clássicos, essa obra realmente faz jus ao título.

Simone 04/02/2022

Minha primeira leitura de Shakespeare e agora entendi porque de seu sucesso, e porque é sempre tão atual.
Delícia de enredo.

Gabi 03/02/2022

*3,5

Preconceito, traição, ciúmes... Esses são alguns temas que encontramos nessa peça de Shakespeare, que apesar de ser de 1604 não poderia ser mais atual.

Apesar da peça receber o nome de Otelo, a impressão que temos é que Iago é nosso personagem principal. Um vilão impiedoso e com uma mente ardilosa, que consegue reunir diversas pontas e manipular diversos personagens para que seus planos malignos se cumpram. Com a imagem de um bom e sincero homem, Iago consegue enganar a todos e principalmente a Otelo, que passa a ter sua mente repleta de desconfianças incutidas por Iago.

É interessante como a peça, apesar de antiga, consegue tocar em temas ainda muito atuais. Otelo, como mouro, é visto como inferior e como um bárbaro, apesar de ocupar um papel de destaque e se mostrar eficiente em seu trabalho. Em diversos momentos temos falas preconceituosas e racistas de personagens que apontam Otelo como um ser que não merece confiança e que desperta medo. Infelizmente, o desfecho de Otelo, apesar de condizente com a trajetória, para mim ficou quase como uma comprovação desse racismo, como se não houvesse outra maneira a não ser que ele fosse um homem sem escrúpulos e violento.

O tema do ciúme é o que move a peça. Podemos ver como o ciúmes acaba se tornando algo incontrolável e como o poder do homem sobre a mulher, principalmente como marido e mulher e principalmente naquela época, fazia com que a mulher ficasse a mercê das vontades desse amo. Desdêmona é o estereótipo dessa esposa dedicada, que chama o marido de “meu amo e senhor”, que lhe dá tudo e lhe serve. E, mesmo seguindo toda essa “cartilha” de boas maneiras da época, recebe a ira desse marido que não admite uma suposta traição e a mata. Mesmo Emília, esposa de Iago, que se mostra como uma mulher forte e que decide não se deixar ser calada, tem um destino cruel nas mãos desse marido que não admite sua fala. Uma história que, infelizmente, ainda é muito atual.
Alê | @alexandrejjr 07/05/2022minha estante
Shakespeare é quase como um espectro onipresente da literatura ocidental, Gabi: todos os grandes escritores sofreram, direta ou indiretamente, influência dele. Me recordo agora de uma fala que o Sérgio Sant'Anna, um dos nossos grandes escritores, disse ao podcast "Escritores leitores": "Como é possível um homem entender tanto sobre os sentimentos humanos?" É uma pergunta que permanece sem resposta...

Ed 02/02/2022

Tragédia de alto nível
Shakespeare é incomparável. Otelo foi, das suas peças, a que achei os personagens mais envolventes. As personalidades são interessantíssimas e trabalhadas de maneira impecável, como é de costume do mestre inglês.

A degradação de alguns personagens e a firmeza moral de outros é uma constante até o fim da peça.

As temáticas debatidas no livro nunca sairão de moda.

Desdêmona é a cereja do bolo. Casta até a última gota, é uma personagem encantadora e um verdsdeiro símbolo de virtude.

Leitura obrigatória para os amantes de Shakespeare e de tragédias.

Tiago Fachiano 13/01/2022

Tragédia classica
Mais uma tragédia incrível de Shakespeare. Otelo é um livro curto e direto que traz a tona as questões morais e como cada pessoa reage a questões psicológicas. Esse livro traz um história de amor, amizades, inimigos e muita emoção envolvida.

Jeh 12/01/2022

Este foi meu primeiro contato com Shakespeare. E eu não sei como relata-lo.
Foi um tanto inesperado todo o desenrolar da história, e eu esperava que Otelo pudesse recobrar a sanidade antes de toda tragédia acontecer.
Agora entendi o verdadeiro sentido de: dramaturgo. Caraca realmente o drama aqui é grande... De todas as partes.
Eu fiquei bestificada como Iago conseguiu fazer todos de fantoche, para tramar sua vingança tanto contra o Mouro, como contra Cássio, e fez isso bem debaixo do nariz de todos, muitas vezes de saindo como o Honesto.
De todos, quem realmente não merecia o final que teve foi a doce Desdêmona, que caiu de gaiato numa história de ódio e vingança injustificadas.
Realmente a dimensão que o ciúme alcança nesse clássico é surreal!
Otelo poderia ter acreditado em Desdêmona... Enfim, são erros que infelizmente não podem ser voltados atrás. Para se pensar...

Sheila Natali 21/01/2022minha estante
Bom saber...

MArio142 08/01/2022

Algumas coisas não precisam ser vivenciadas para usarmos como exemplo em nossa vida
Deixo aqui a indicação de uma música que faz referência a essa tragédia de Shakespeare. É como se fosse o próprio Otelo falando.
Send Them Off! - Bastille

Lyahvr 31/12/2021

Li pra um trabalho de escola.
Não achei o livro ruim, massss tbm não gostei mto dele não.
Acho que se não fosse pela escola, eu teria gostado mais.

Elaine.Matias 28/12/2021

Inveja, ciúmes, racismo, traição e amizade
Que trama!
Em Otelo podemos ver como Iago manipulou, enganou e usou as pessoas como quis, para poder se vingar de um homem negro que havia encontrado tudo, como: honrarias, dignidade, felicidade, lealdade, amizade verdadeira e devotada e o Amor verdadeiro. Desdêmoda o amava e lutou por ele. Tive pena de Cássio que tbm foi traido por Iago e pelo próprio Otelo... Otelo, homem de bem que se deixou mudar, dominado pelo ciúme, sentimento ao qual até então desconhecida. Iago, venenoso... que tragédia!
Shakespeare sendo Shakespeare