Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Graça 15/03/2021

Dom Casmurro Shakespeariano
É inevitável comparar o ciúme de Bentinho com o de Otelo, uma das maiores diferenças entre as duas obras é o par romântico dos personagens principais, enquanto Desdêmona é casta e inocente, já Capitu é descrita de forma leviana. De forma geral, uma história envolvente e trágica.

Beatriz.Nascimento 11/03/2021

O pior vilão de William
Uma tragédia.
Várias mentiras.
Nenhum herói.
O Mouro de Veneza é uma peça teatral que expõe a inveja, o ciúmes e a vingança. Tudo se inicia com uma raiz de amargura plantada dentro do coração de uma das personagens, Iago, tornando-o criador de uma grande tragédia que se dissolve em Otelo (o Mouro), Desdêmona, Cássio e outros personagens.

O cargo de oficial abaixo de Otelo, muito almejado por Iago, foi entregue a Cássio, o que levou o candidato ao cargo segundo a hierarquia, a tramar contra seus superiores. Porém, entre os diálogos da narrativa, o leitor encontrará situações subliminares nas quais a personagem maquiavélica de Iago encobre sentimentos que queimam dentro de si, obscurecidos.

A hostilidade racial para com um Mouro é suavemente percebida, deixando caminho para que a raiva e a inveja reguem falsas discórdias e por fim levam seu locutor ao prêmio. Casado com a filha de um Senador nobre de Veneza, Otelo torna-se alvo de uma vingança com armadilhas emocionais e mentiras lançadas em seu casamento.

O vilão não vence, mas ainda assim, o fim é uma tragédia.

Laura2718 07/03/2021

a tragédia de otelo
gostar de ler dramaturgia e principalmente se adaptar a ela é só para quem já tem experiência com livros ou adora o teatro. eu, particularmente, gosto das duas coisas. william shakespeare fez um belo trabalho com a obra ?Otelo?, trazendo mistério, MUITO drama, sua ironia de sempre e muita conotação sexual. não é à toa que essa obra pode ser definida como ?sexual jealousy?. recomendo muito. mesmo sendo um drama, é uma leitura simples e rápida, pra quem está com uma tarde livre ou querendo ler algo que não precise de tanto esforço. só se ler o livro você saberá. :)

Aniquele 06/03/2021

Ler Shakespeare sempre foi adiado por medo de ser poético demais ou difícil demais, e aí decidi por ler Otelo que era um dos menores livros. A leitura não é difícil, é poético, mas de uma forma leve e bonita e a história é shakespeariana, bem dramática, bem romanceada.

Dri 03/03/2021

Meu primeiro Shakespeare
Nunca tinha lido o autor por medo da leitura ser muito difícil, mas ainda bem que não é.
Otelo nos ensina como o ciúme pode levar à decadência de uma pessoa. Iago me lembrava aqueles vilões de desenhos animados que ficam esfregando as mãos e dando risada maquiavélica, mas também é uma pessoa que a gente deve tentar sempre manter longe, é muito invejoso.
Enfim, gostei bastante dessa primeira experiência.

Vivi GRM 25/02/2021

As arquiteturas de Shakesperare....
Considero-o com um arquiteto especializado na construção de fortes e inquietantes dramaturgias. Sua linha de escrita sempre envolvente e com fortes emoções no desenrolar de cada história por ele criada. Como sempre....muito bom!!!

Hilton Neves 17/02/2021

Impressionado com os planos ardilosos do Iago e os diálogos imortais das personagens, majoritariamente!!!

No que tange a Macbeth, uma forma assustadora ficcional de nos avisar dos perigos da ganância!

DeboraCatanante 17/02/2021

Otelo
Manipulação de fatos, enxergamos o que queremos enxergar, cuidado em quem confia.

Soares 12/02/2021

Inveja e Ciúmes
Uma leitura que deixa uma grade reflexão quanto o poder destrutivo de sentimentos como a inveja e o ciúmes.
Tal obra aborda de forma magistral esses sentimentos, que são experimentados por Iago e Otelo respectivamente.

Nicholas 31/01/2021

É interessante como uma peça de quatro séculos pode trazer temas tão atuais, descriminação racial, desvalorização da mulher. Claro que em outro contexto, mas estão bem nítidos, como por exemplo o fato de Otelo ser tratado, na maioria das vezes, apenas como ?o mouro? e não pela sua posição ou nome. Também pelo fato das próprias personagens femininas terem ciência da falta de respeito de seus companheiros e terem que lidar com isso normalmente.

Mas o foco do drama está em como Iago consegue, aos poucos, manipular e plantar na cabeça de Otelo, que é um homem equilibrado e sensato, um ciúmes doentio por Desdêmona. A armação desse plano e o poder de manipulação de Iago é o que instiga a leitura.

Rodorush 30/01/2021

Bravo... Bravo...!
Se a minha leitura fosse o equivalente a ter assistido à peça, com certeza ao fim do último ato eu estaria de pé aplaudindo por minutos sem parar.

Lili 25/01/2021

Preciso confessar que sempre tive receio de ler Shakespeare, pois esse gênero literário não é bem a minha praia, mas fiquei muito surpreendida com a obra.
Um texto tão antigo, mas que trata questões atuais.

sirlani.lopes 19/01/2021

Achei péssimo.
Linguagem ruim.

vasilisamorozko 17/01/2021

Iago, O Fofoqueiro Insuportável
“Ela me amava pelos perigos por que eu havia passado, e eu a amava por ter ela se compadecido de mim.”

#22 - Essa é a primeira releitura desse livro esse ano, então provavelmente meus pensamentos irão mudar já que estou estudando essa obra (não é nada para meio acadêmico não caso alguém queria saber) e talvez no final ache tudo o que eu escrevi aqui uma grande bobagem... ou não, mas vamos ver.

Primeiro: Iago talvez nem seja esse grande mestre da lorota, ele só está cercado de idiotas. Meu deus quanta gente burra, ninguém conversa entre si, ninguém pega esse homem no pulo, ah não dá não, sabe aquela vontade entra na história e gritar “OI!!! VAMOS ACORDA PRA VIDA GALERINHA!!!” Ele mente a torto e a direito o tempo todo com uma facilidade que vou te dizer…

Segundo: Iago é muito desocupado e rancoroso, Jesus amado, desde o início ele está lá tramando a desgraça alheia por causa de um negocinho:

“O começo dos dois foi violento, e você será testemunha de uma separação correspondente.” (claro que testemunharemos, você que vai causar seu safado)

"Odeio o Mouro. Meus motivos têm raízes no coração; os seus têm tanta razão de ser quanto os meus. Vamos agir em conjunto na nossa vingança contra ele. Se você conseguir presenteá-lo com um par de chifres, estará presenteando a si mesmo com um prazer e a mim com um divertimento..” (???????????)

Meu filho vai arranjar um hobby

Terceiro: Otelo é muito burro! Até parece que foi criado em um circo pra ser esse grande palhaço #pelamordedeus, acredita em qualquer coisa que dizem pra ele. Mas ao mesmo tempo que você se irrita com ele você sente pena, porque olhando do ponto de vista dele e pensado em tudo o que ele tem que suportar por ser quem é, vamos dizer que é até fácil entender porque ele acaba acreditando na primeira pessoa que parece leal (não to dizendo que foi ok ele ter matar a desdêmona não hein)

“Otelo – Esse homem é de uma honestidade excessiva, e conhece, com um espírito instruído, todas as qualidades da conduta humana.”

Olha como ele é ingênuo. Dá uma dó só de ver.

Quarto: É assustador pensar em como essa peça é mega antiga e ainda hoje vemos que esses tais “crimes de honra" acontecerem com tanta frequência. A vida de um mulher é algo tão descartável a tanto tempo que você realmente não consegue ter outro sentimento se não o de revolta enquanto vai lendo, Otelo e um dos personagens que eu não consigo ter um apreço real no final da leitura, ele poderia ter seguido tantos caminhos mas prefere ferir e matar sua amada por acusações de terceiros que ele nem fez questão de investigar seriamente.

Quinto: A soberba de Iago e algo engraçado e fácil de se encontrar nos dias de hoje, ele trata Otelo com um burro (asno) e por alguma razão acha que é melhor/superior que o outro, serio se ele se empenhase em fazer as coisas pra melhorar sua propria vida ele claramente iria longe mas ele esta tão ocupado em destruir a felicidade alheia que isso se perde. Ele tem inteligência e lábia (o que e muito mais importante sejamos honesto) mas ele e um merdinha invejoso que não suporta saber que Otelo, o negro e superior a ele.

“O Mouro é de natureza aberta e generosa: acredita ser honesto todo homem com aparência de honesto, e deixa-se levar docilmente pelo nariz, assim como o são os asnos.”

O mau caratismo de Iago mostra como as aparências não são nada quando a gente realmente para pra pensar.

Por isso que Otelo por pouco não é a minha peça favorita do sr. Shakespeare (Macbeth ainda é tudo pra mim) mas essa obra com certeza está em segundo lugar por ter todos esses elementos que movem o mundo até hoje.

Ps: Vocês sabiam que quando procuramos Iago no google a definição é “indivíduo astuto, que arma intrigas; velhaco.” por essa eu não esperava!