Othello

Othello William Shakespeare

Resenhas - Otelo

luiza2778 17/10/2022

Otelo
O livro em si é muito bom e emocionante, recomendo para que curte aquele romance proibido, e um pouco de mistério e suspense no ar, além de que shakespeare nunca erra ,e esse livro foi meu primeiro e também foi o que me incentivou a leitura e a quere a ler.
Esse livro é perfeito super recomendo.

JP 17/10/2022

É uma boa história, é até divertida, mas é um pouco desconfortável ver uma lenca de ofensas à Desdemona a cada página. É claro que o Iago é um vilão íconico e claro que foi o personagem que eu mais gostei

Laranja.Dias 16/10/2022

uma tragédia
As peças em geral são leituras muito fáceis, com uma predominância de diálogos, o texto fica dinâmico e a leitura flui.
Agora, Shakespeare têm uma camada que, mesmo com essa fluidez, não é possível ler em um dia só. E isso não ocorre por ser um texto massante, mas sim por ser belo... é poesia em prosa. Cada monólogo precisa ser lido e relido em voz alta, admirando cada metáfora e cada forma não óbvia de descrição.

Otelo é uma tragédia completa, com um vilão sem escrúpulos, uma donzela injustiçada e um herói manipulado. A cada nova jogada do vilão, você torce pela falha no seu plano, mas cada passo dele, leva nosso herói a uma espiral de tormentos levando-o a uma tragédia.

GG-Book 15/10/2022

Não me lembro bem quando foi que li Otelo. Mas é aquele clássico caso do ?não talentoso esforçado? que através do mérito conquista posições de prestígio versus o ?talentoso vagabundo? que tenta brecar o sucesso dos outros ao invés de tentar ascender por seus próprios méritos.

llaarriinnhhaa 10/10/2022

Shakespeare ou Chernobil?
tá, Otelo foi o melhor livro que eu ja li de shakespeare mas isso não significa quase nada, os livros deles são repletos de pontos problematicos que não mostram o quanto são problematicos e são extremamente romantizados e tratados com naturalidade.
os personagens são chatos e desinteressantes com um enredo que não cumpre com o esperado.
Otelo é um machista e seu relacionamento com Desdemona foi conturbado desde o começo
nota 2/5

Fernanda631 10/10/2022

Otelo
Shakespeare é genial com seus personagens marcantes. Esse livro é uma das alegorias mais interessantes sobre a inveja, um dos mais graves pecados.
Um coração preenchido pela inveja pode fazer loucuras e enlouquecer a mente de outros em conjunto. E Shakespeare, como sempre, um gênio na construção dos diálogos interessantes e dos bons alívios cômicos. Esse livro é capaz de ensinar o quanto alguém pode te manipular e praticamente acabar com a sua vida inteira. O autor cria um cenário que consegue abranger a maldade humana, a traição, a falsa amizade, a insegurança e a decadência de um homem em um espaço de tempo relativamente curto.
A história gira em torno de quatro personagens: Otelo (um general mouro que serve o reino de Veneza), sua bela esposa Desdêmona, seu tenente e grande amigo Cássio, e seu sub-oficial Iago. Iago não aceita que Otelo nomeou Cássio como tenente e tenta, de todas as formas possíveis, destruir a vida de todos, plantando a “sementinha do ciúme” na mente do general para que ele desconfie de uma relação amorosa entre Desdêmona e Cássio.
A tragédia de Shakespeare trata de temas variados que são discutidos até hoje, como racismo, amor, ciúme, traição e até xenofobia. Quando você começa a ler esse tipo de clássico, é inevitável enxergar as referências em boa parte das séries e filmes atuais. Iago é aquele vilão persuasivo e inteligente que engana a todos ao se passar por um homem íntegro, obediente e conselheiro. Desdêmona é a esposa fiel, casta e passiva que “abandona” seu pai Brabâncio para casar com Otelo, o mouro de Veneza. Ela precisa lidar com ofensas e críticas de todos os lados por ter se casado com um estrangeiro, que ainda por cima é negro e com “traços animalescos”.
Otelo é venerado como general, mas ainda sofre com o julgamento que recebe de todos ao seu redor. Cássio é um escudeiro fiel, porém de cabeça fraca: trata Desdêmona com educação e cavalheirismo, mas quando se trata de outras mulheres, é grosseiro e rude, como quase todos os homens da época. Ele cai direitinho nas mentiras de Iago.
É interessante o modo como Shakespeare aborda o ciúme. Quem é ciumento e possessivo geralmente acredita em qualquer mentira bem elaborada, tanto que Iago nem precisa de grande esforço para ludibriar o general. Com suas falas venenosas, aos poucos, Iago finge que “sabe de algo, mas não pode contar” e deixa a entender (após muita insistência de Otelo) que Desdêmona e Cássio estão saindo às escondidas.
O vilão utiliza as fraquezas de Otelo (como sua baixa autoestima) e cria cenas visuais na cabeça do mouro. Otelo não suporta imaginar sua esposa se relacionando com Cássio, ferindo seu orgulho masculino. Nada é pior para os homens de cargo alto no exército que serem traídos. E é justamente essa a arma de Iago.
Otelo é aquela obra que você precisa ler com calma, mas que vai abrir portas para a compreensão de arquétipos. É importante fazer uma análise aprofundada das personagens e relacioná-las com o contexto histórico da época.
Gostei do enredo e do final dramático. Shakespeare nunca erra nos final com mortes e bastante ação.
Recomendo muito essa leitura.

celi 06/10/2022

Um vilão que honra seu título
O grande personagem dessa peça é ninguém menos do que o vilão, ele não demonstra arrependimento em momento algum, e manipula todos os outros personagens até o fim.
Sobre o final da história: ler tragédias de Shakespeare é assim mesmo, não tem como haver surpresas.

gabikasai 19/09/2022

O primeiro Shakespeare a gente nunca esquece!
A leitura cativa do início ao fim! Shakespeare é genial c seus personagens marcantes, de uma escrita dinâmica e perfeita! Quero ler mais.

Beatriz 16/09/2022

Não gostei muito do final, estava esperando uma final feliz e fui surpreendida com um final super trágico. Mas tem um bom desenvolvimento dos personagens.

Caroline.Evellyn 15/09/2022

Sempre bom ler Shakespeare

Lucas 14/09/2022

Shakespeare é fantástico
Mais um livro de Shakespeare que nos faz entrar numa montanha russa de emoções.
As mais honestas e puras pessoas não passam ilesas aos planos do coração invejoso e obstinado a conseguir o que quer.
Foi interessante ler esse livro enquanto leio O Conde do Monte Cristo pois só enriqueceu o tema.

Any 12/09/2022

Incrível como as pessoas são manipuláveis. Otelo tá sempre caindo na ladainha do cara que ele idolatra e acha que é confiável, mas faz de tudo pra destrui-lo

Andreia 28/08/2022

Amou demais com sabedoria de menos.
Esta afirmação de Otelo é feita após confirmar a traição de Iago. Um homem q confiou num subalterno, mas não nas declarações de amor da esposa. Que foi fraco aos assuntos do coração. Um clássico que vale a pena a leitura.