Othello

Othello William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Nayá 23/12/2021

Caos
Custava ter chegado na pobre da Desdêmona e perguntando?
Puta merda. Dois dedos de prosa e não precisava desse escarcéu todo.
Adorei o livro

Maryellen 07/12/2021

Melhor que Romeu e Julieta
Eu quero muito escrever uma coisa mais detalhadas, mas infelizmente deixei minhas anotações todas em casa e isso me atrapalhou um pouco para escrever

Tainá.J 27/11/2021

Caldeirão de sombras humanas
Acredito que a leitura de um clássico literário sempre vale a pena. Referências, jovem!
Nessa, chamou minha atenção o quanto os personagens e a trama em si, falam sobre os lados sombrios do ser humano.
Sempre ouço esse título ligado ao ciúme, mas vai muito além. Machismo, racismo, crueldade, hipocrisia, violência, falsos amigos, pré-conceitos... Enfim, pra todos os gostos e estilos.
O interessante é capturar o pensamento de uma época, e ver o quanto (não) mudou nesses 500 anos...
Além de se poder observar comportamentos/pensamentos que muitas vezes também são nossos.
O quanto podemos ser superficiais, e levar em conta mais o que os "zotros" dizem, do que em viver nossa vida com alegria genuína, focando no que realmente nos interessa.
?????
Quem nunca?
Por isso, é uma obra e um autor, tão conhecidos até hoje. Aspectos universais, numa história, que nos permite baixar os escudos, e observar com clareza a natureza humana, com todas suas luzes e sombras.
??

Lelê 18/11/2021

Paradidático né?
Gente oq dizer, fui obrigada a ler pela escola mas foi até melhor do que eu achei que seria mas mesmo assim o resumo é todo mundo no final e assim livros clássicos não são mto meu estilo então pra mim foi um nhe pq já li livros mtooo melhores.

heartlesszera 16/11/2021

Otelo é o segundo livro de William Shakespeare que leio. Já estou familiarizada com seus fins trágicos e esse, com certeza, eu já esperava e até ansiava.

Falando um pouco dos personagens, poucos eu criei uma certa empatia. Emília e Desdêmona foram as únicas que eu, de fato, gostei e fiquei um pouco triste com seus respectivos fins. Otelo não poderia ser mais influenciável. Ficando cego pelo ciúme, se deixou levar pelo que disseram a ele e no fim, custou caro a ele essa cegueira.

Falando especificamente de Iago, ele é a praga de todo o livro. Conseguiu fazer a cabeça de todos ao redor. Se passava como um homem honesto e de confiança, quase um santo. Mas o leitor sabe de suas artimanhas e ardil.

Já o restante dos personagens não tenho muito o que comentar, apenas que foram um tanto quanto inocentes e influenciáveis demais também. Mas isso foi de propósito, claro. De que outra forma Iago conseguiria atrair todos para suas armadilhas?

Embora os personagens me irritaram um pouco, o livro foi de fato muito bom. Ao contrário do que eu achei que fosse acontecer, já quero ler mais obras do autor.

Jessie 14/11/2021

Perfeito!
Assim como Macbeth, Otelo é também um livro que fala como as pessoas podem ser maldosas e cruéis para conseguirem o que querem. Cheio de ciúmes, desconfianças, sexo e manipulação, faz deste livro um dos meus favoritos do autor! A trama é muito envolvente e, em cada ato o nosso personagem Iago faz questão de se mostrar cada vez mais demoníaco e repugnante. Para quem gosta das obras trágicas de Shakespeare não pode deixar passar Otelo!

Maiah 13/11/2021

Resenha
Esse livro eu li para um trabalho, mas até que foi legal. Nunca havia pensado em ler Shakespeare, mas esse livro me deu vontade. A história é boa, mas o final é triste. E se engana quem acha que esse livro é sobre romance, o foco dele é mostrar o preconceito daquela sociedade, bem... é o que eu acho.

Sefaustino 29/10/2021

Ah sla
Eu enrolei anos para ler e gostei até, não seria minha primeira escolha para ler normalmente, mas ele é bommm

Alana.Leitao 20/10/2021

Sério, Otelo?
Otelo, um general muito bem reconhecido e admirado em Veneza, foge com Desdêmona sua amada, que abandona sua casa para ficar com o mouro de Veneza. Otelo é de personalidade forte e imperativo, características admiradas por muitos, mas perigosas para si mesmo quando se tem um inimigo secreto como Iago. Este, enciumado com o casamento do casal, investe de todas as formas para acabar com a sua paz.
Já falei sobre a linguagem poética de Shakespeare em uma resenha minha, mas nessa tragédia o inimigo de Otelo conversa com o público o que deixa a história mais envolvente, é interessante olhar para o herói da peça de outra visão.
Uma obra pra nos deixar indignados com a vilania de um homem e sobre a capacidade que um homem tem de confiar cegamente em outro, somente pelo seu julgamento.

Maria 11/10/2021

os únicos dramas que eu suporto (e gosto kkk) na vida são os que esse homem escreve, affff, tudo
ps: desdêmona injustiçada

Dora 10/10/2021

O mais divertido das tragédias de Shakespeare
Dei 5 estrelas não pelo fato de ser um livro brilhante ou a melhor obra de Shakespeare, mas por ser a mais acessível. Acho que qualuqer amador conseguiria ler esse livro super bem. Entre as tragédias de Shakespeare, achei essa a mais fluída, então se você pensa em começar a ler esse autor, recomendaria Oteli 100% para uma leitura inicial!