Otelo

Otelo William Shakespeare




Resenhas - Otelo


469 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Ju 25/02/2014

Drama em pele
Quem sou eu para falar do Bardo de Avon?
Shakespeare nos traz novamente uma peça repleta de sangue, paixão e horrores, inerentes ao homem.
Vingança, ciúme e mortes fazem parte do enredo que envolve o Mouro Otelo, sua devota esposa e o vilão Iago em uma teia apaixonante.
Impossível não se envolver com a história.

site: otelo
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



pedro 16/11/2011

Otelo: O Mouro de Veneza
Otelo beira o perfeito. Entre os livros de Shakespeare, antigamente não seria a minha primeira escolha de leitura, no caso, Romeu e Julieta, mas eu começei a ler este livro por causa de um personagem: Iago.

Iago é o vilão da trama. Invejoso, astuto e mal, é um dos meus vilões favoritos. Suas maquinações são inteligentíssimas, tanto que eu pensei que ele fosse se safar no final, tendo seu objetivo completo. A coisa mais interessante na sua personalidade é usar os outros, sem medo, para conseguir seu objetivo e se aproveitar dos defeitos (e qualidades) alheios, como os ciume de Otelo e a bondade de Desdemona.

Mas a historia mostra que o vilão, Iago, não é o único culpado. O próprio Otelo sofre da própria insegurança e transtornos. O complexo de inferioridade de Otelo é o principal combustível para as armações de Iago. O fato de ser negro e pagão numa sociedade branca e cristã criaram isso.

Otelo é um livro que o final definitivamente não é feliz, para ninguem. Apesar de não sair ileso, Iago vê sua inveja saciada com a queda daqueles que odeia mas é entregue pela sua mulher, ex dama de conpanhia de Desdemona.

Como lição, o livro me mostra três coisa:

1- Ciumes matam
2- Não confiem em todos
3- A vingança é infrutifera

RECOMENDO, Nota 5/5
comentários(0)comente



Marcia 04/12/2011

OTELO
Quando eu comecei este desafio, não me pareceu algo difícil, já que eu leio normalmente um número maior de livro por ano. Mas agora vejo que os temas propostos são os verdadeiros desafios. Esse é um estilo que eu não escolheria para ler e, quando comecei a leitura, senti que seria difícil – o sistema de diálogos e descrições de cenários. Mas, como vou perseverar neste desafio, insisti e em algumas páginas e já não senti mais a diferença.

A capa do livro me fez imaginar, talvez, uma imagem de um rei insano, mas nada que me fizesse comprar o livro. Entretanto a história contada realmente valeu a pena. Achei genial a quantidade de sentimentos passados em tão poucos diálogos. A genialidade de Shakespeare, para mim, é a capacidade de ser profundo com poucas palavras.

O enredo mostra a decadência de um rei em sua velhice, suas escolhas equivocadas, talvez em parte pelos anos de poder, e toda a adulação servil que o cerca. Tudo começa quando Rei Lear, já com idade avançada, resolve dividir seu reino e posses entre as três filhas conforme expressarem em palavras o amor que elas tenham por ele. Goneril e Regana têm um ótimo discurso e definem com eloquência seu amor filial de maneira bajuladora. Já Cordélia, filha mais moça, não consegue expressar em palavras sua devoção pelo pai e, assim, é deserdada. A partir daí começa a se formar uma tragédia. Na contra capa tem-se a frase “A tragédia definitiva sobre a velhice”, porém, acho que uma decisão como essa, baseada na vaidade, pode ser desastrosa em qualquer fase de uma vida.

Definitivamente um ótimo livro.


comentários(0)comente



eghisio 27/01/2012

Inveja, ciúme e manipulação
Esse livro é o retrato da inveja e ciúme, mostra o quanto as pessoam podem ser manipuladoras para conseguirem o que querem, mesmo que custe um preço muito alto. Otelo cego, acreditando que Iago é seu amigo e fala a verdade comete vários erros. Devemos nos posicionar de uma forma neutra diante de acusações e tirar nossas próprias conclusões, nem sempre as pessoas tem boas intenções, nem sempre as pessoas querem o nosso bem.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carol Omena 03/01/2013

" Pois lamentar o mal que já passou
É quase que pedir um novo mal.
Rouba a si mesmo o que lamenta em vão"

(Shakespeare em "Otelo, o Mouro de Veneza")

Embora não seja a maior peça de Shakespeare sem dúvida é a melhor, do ponto de vista da construção dramática.
comentários(0)comente



Lucas 21/01/2013

Deveria chamar-se "Iago".
Adoro a linguagem de Shakespeare! da uma impressão de que todos os personagens são mais poéticos, idealizados e sabem gramática!
Para evitar spoilers, apenas digo que achei interessante que o conflito mais grandioso é deixado de lado logo no início, para que as misérias do caráter humano tomem palco e sejam protagonistas.
comentários(0)comente



Juliana 05/03/2013

.Otelo-O Mouro de Veneza - William Shakespeare
Toda história gira em torno de traição e inveja.Há dois personagens distintos:de um lado Otelo,leal,de atitudes nobres e muito corajoso.De outro,Iago,vil,traiçoeiro,invejoso e maldoso.
Por inveja da promoção que Otelo oferece a Cássio,amigo pessoal e quem ajudou Otelo no romance com Dêsdemona, Iago conta para o pai desta sobre o romance,afim de que ele seja acusado perante a corte de Veneza,mas como ele conta com a estima da corta,é absolvido das acusações e segue para as Ilhas de Chipre afim de combater o exército turco que pretende invadir a ilha.
Como profundo conhecedor da mente humana,visa conseguir o que quer através de um ardil,só que o final é mais trágico do que o esperado.
O que torna esse livro tão atual é a discussão de temas tão variados,como ciúmes,vingança,racismo e traição.

comentários(0)comente



Elis 13/01/2009

Uma bela tragédia como várias obras do autor. Mas vale a pena ser lida.
bjus Elis
comentários(0)comente



Lucas 05/11/2013

Otelo - Resenha
Não encontrei ainda algum estilo que se aproxime de Shakespeare. Penso eu que isso seja meio óbvio, uma vez que, quando algum autor é considerado um clássico, é por que ele possui atributos que o diferenciam da grande massa. Otelo, sem dúvidas, é...

Para continuar lendo, acesse:

site: http://bibliotecak.tumblr.com/post/66042168934/otelo-resenha
comentários(0)comente



469 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR