Otelo

Otelo William Shakespeare

Resenhas - Otelo

Alana.Leitao 20/10/2021

Sério, Otelo?
Otelo, um general muito bem reconhecido e admirado em Veneza, foge com Desdêmona sua amada, que abandona sua casa para ficar com o mouro de Veneza. Otelo é de personalidade forte e imperativo, características admiradas por muitos, mas perigosas para si mesmo quando se tem um inimigo secreto como Iago. Este, enciumado com o casamento do casal, investe de todas as formas para acabar com a sua paz.
Já falei sobre a linguagem poética de Shakespeare em uma resenha minha, mas nessa tragédia o inimigo de Otelo conversa com o público o que deixa a história mais envolvente, é interessante olhar para o herói da peça de outra visão.
Uma obra pra nos deixar indignados com a vilania de um homem e sobre a capacidade que um homem tem de confiar cegamente em outro, somente pelo seu julgamento.

Raissa249 25/09/2023

Um final trágico
Eu já conhecia um pouco da história por ter lido a HQ antes desse livro, mas eu gostei muito da trama!
acho que também por estar um pouco mais adaptada com a escrita do Shakespeare a leitura fluiu mais rápido!
mas no geral, a trama é muito boa o que nos faz refletir sobre sentimentos exagerados, nesse caso aqui o ciúmes, e como eles podem interferir totalmente nas nossas decisões nos levando até a tomarmos decisões precipitadas, pela emoção.

Lili 25/01/2021

Preciso confessar que sempre tive receio de ler Shakespeare, pois esse gênero literário não é bem a minha praia, mas fiquei muito surpreendida com a obra.
Um texto tão antigo, mas que trata questões atuais.

Annie 29/06/2022

QUE FINAL FOI ESSE!!!
Eu pensei que não fosse gostar, e posso dizer com toda a certeza que me enganei TOTALMENTE, a história foi bastante envolvente, e foi um dos primeiros livro sem ser saga que eu li porque quis e ADOREI.

Além disso o final foi algo inesperado, claro que por se tratar de Shakespeare eu deveria esperar por isso, mais menso assim foi totalmente surpreendente.

Marcia 04/12/2011

OTELO
Quando eu comecei este desafio, não me pareceu algo difícil, já que eu leio normalmente um número maior de livro por ano. Mas agora vejo que os temas propostos são os verdadeiros desafios. Esse é um estilo que eu não escolheria para ler e, quando comecei a leitura, senti que seria difícil – o sistema de diálogos e descrições de cenários. Mas, como vou perseverar neste desafio, insisti e em algumas páginas e já não senti mais a diferença.

A capa do livro me fez imaginar, talvez, uma imagem de um rei insano, mas nada que me fizesse comprar o livro. Entretanto a história contada realmente valeu a pena. Achei genial a quantidade de sentimentos passados em tão poucos diálogos. A genialidade de Shakespeare, para mim, é a capacidade de ser profundo com poucas palavras.

O enredo mostra a decadência de um rei em sua velhice, suas escolhas equivocadas, talvez em parte pelos anos de poder, e toda a adulação servil que o cerca. Tudo começa quando Rei Lear, já com idade avançada, resolve dividir seu reino e posses entre as três filhas conforme expressarem em palavras o amor que elas tenham por ele. Goneril e Regana têm um ótimo discurso e definem com eloquência seu amor filial de maneira bajuladora. Já Cordélia, filha mais moça, não consegue expressar em palavras sua devoção pelo pai e, assim, é deserdada. A partir daí começa a se formar uma tragédia. Na contra capa tem-se a frase “A tragédia definitiva sobre a velhice”, porém, acho que uma decisão como essa, baseada na vaidade, pode ser desastrosa em qualquer fase de uma vida.

Definitivamente um ótimo livro.

Geórgia 07/07/2022

Atemporal.
Um clássico é um clássico...atemporal.
Como sempre, temos uma mulher vítima de problemas de confiança de um homem e da ambição de outro. O resultado disso: uma tragédia shakespeareana.

Júh 11/09/2015

Tragédia + Manipulação + Morte = Sucesso
'Otelo' é interessante do início ao fim, com vários personagens que se relacionam entre si de maneira simples, a história torna-se relativamente fácil de entender, bem diferente do que eu esperava.
Iago é o personagem que mais me interessou, ele é esperto e não hesita na hora de usar os outros para alcançar seus objetivos. Só conhecemos os personagens por um curto período de tempo, o que faz com que não os conheçamos tão profundamente quanto poderíamos, mas em nenhum momento isso atrapalhou o desenvolvimento da história, inclusive, até que chegamos a saber bastante sobre eles considerando o pouco tempo para aprofundamento que o autor teve.
Como já era esperado, houveram algumas mortes e bastante drama, imaginei as cenas acontecendo em um palco de verdade, e devo admitir que ri em algumas partes que deveriam ser sérias por causa do modo como os personagens (especialmente Otelo) se comportavam.
Recomendo, é uma peça simples e de leitura rápida.

Marina 14/12/2015

É Shakespeare!
Esse livro é de arrancar os cabelos, apertar até sangrar a mão de quem tá do lado e morder a língua. É Shakespeare, maluco! Tem jogos mentais, manipulação, mentiras, um amor muito, muito intenso, e por fim, assassinato. O que uma ilusão não pode fazer, certo?

Ana Clara 11/08/2022

QUE LIVRO RUIM
não que eu esperasse muito, mas mds do céu, fiquei mais decepcionada que tudo nessa vida! extremamente problematizado, dói a cabeça só de pensar

Silvana 08/08/2022

Primeiro Shakespeare
Adorei os personagens, seja pela marca de honestidade perante a corrupção e ganância. Seja pela ingenuidade de Otelo em achar que era homem sem ciúmes.
Quero ler mais livros do autor?

Joyce 15/09/2019

Eu tinha preconceito com Shakespeare. Evitava lê-lo por achar que não entenderia, mas só estava me enganando e perdendo tempo pois o livro “Otelo” se tornou um dos meus preferidos.

Além de toda a perfeição da escrita e da trama, ele é atemporal uma vez que Iago pode ser visto nas atitudes de várias pessoas paranoicas e invejosas que sentem prazer em controlar tudo e todos, de acordo com suas vontades. Ao mesmo tempo, Otelo, aparentemente tão forte, deixa-se levar pelo ciúme, monstro de olhos verdes (como fala o próprio Iago) que representa todas as nossas inseguranças, as quais nos tornam tão suscetíveis às manipulações ao ponto de, por vezes, fugirmos da nossa própria essência.

P.s.: É uma leitura essencial para quem ainda tem dúvidas se Capitu traiu ou não traiu o Bentinho.

Lipe 21/09/2019

Narrativa do ciúme tanto quanto Dom Casmurro
Na peça Otelo, temos um dos maiores vilões da Literatura cujo nome é Iago (Bento SantIAGO/Dom Casmurro). Vilão que consegue destruir o feliz casamento de Otelo e Desdêmona, incitando Otelo ao ciúme e acusando sua esposa de adúltera.

Hallana 16/02/2020

É um livro que me prendeu do início ao fim ! Com certeza é uma das melhores obras de Shakespeare !