Shadow and Bone: Collector

Shadow and Bone: Collector's Edition Leigh Bardugo
Joseph Rudyard Kipling

Resenhas - Shadow and Bone

Emmie E. 20/07/2021

Tudo o que eu estava precisando!!
4.75 estrelas de luz

Uau, eu estava precisando de uma nova fantasia para me deixar animada. Obrigada, Leigh Bardugo.

O ebook desse livro estava cultivando mofo virtual no meu Kindle desde 2018. Sempre estava na minha lista de leituras e nunca saía.

Finalmente chegou o dia dos humilhados serem exaltados...

E por falar em humilhados... nesse livro vamos conhecer Alina Starkov, uma jovem de 16 anos, órfã, com um ano de exército sendo aprendiz de cartografia e prestes a atravessar a temida Dobra das Sombras.

Essa Dobra é um pedaço de terra de pura escuridão criada há muito tempo e que dividiu Ravka em duas parte: Ravka Leste e Ravka Oeste. Praticamente encurralada entre dois reinos hostis e a Dobra, a Ravka Leste tem recursos escassos e atrasados então a travessia pelo Não Mar é essencial.

Porém, a escuridão não é a única ameaça da Dobra. Dentro dela há seres terríveis e mortais esperando pelas suas próximas vítimas.

É num desses ataques que, ao tentar proteger seu melhor amigo de infância, Alina descobre que não é uma garota comum. O poder dentro dela é o mais distinto entre os Grishas (pessoas usuárias de magia): Alina pode conjurar luz e isso pode mudar o mundo como ela conhece.

Tirada de sua rotina normal, Alina se verá protegida por Darkling, o Grisha mais poderoso e temido que existe, que lhe faz promessas de grandeza e triunfo.

Será que Alina se deixará levar pelas ideias de Darkling? Ou a dúvida sobre ser o suficiente para mudar o mundo falará mais alto?

Eu peguei esse livro super despretensiosamente. Saiu a série do Netflix, o buzz sobre ele está absurdo, apareceu uma leitura coletiva e eu pensei por que não?

Dois, três capítulos por dia não vai ser nada... O que eu não esperava era que eu fosse me envolver tanto com a história e ficar "só mais um capítulo, só mais um..."

A escrita de Bardugo te prende do começo ao fim e é tão suave que mesmo os capítulos maiores pareciam passar num piscar de olhos. Gostei muito do universo criado e de como os detalhes do enredo foram explicados ao decorrer do livro.

Também gostei muito do desenvolvimento emocional da Alina consigo mesma porque por mais que em alguns momento parecesse "drama", é bom lembrar que ela tem apenas 17 anos e nunca teve uma vida fácil, nunca pertenceu a um lugar nem teve alguém que se importasse 100% com ela (inclusive o Mal, o melhor amigo. Me desculpem mas esse relacionamento simplesmente não me convenceu nesse livro.).

Como dei a entender ali em cima, o romance é bem ... nada a declarar (e eu sou fraca por histórias de amor), mas isso é tão secundário que todo o resto enredo compensa.

Eu amei e estou super arrependida por não ter lido antes. Vou deixar para ver a série quando terminar os próximos, mas estou animada pra continuar — mesmo com geral dizendo que o final da trilogia é um tanto decepcionante.

Recomendadíssimo!!

site: Instagram.com/ladywhistlebooks

bia 19/07/2021

Confesso que li por causa da série da Netflix, eu adorei o mundo criado e muitos dos personagens. Achei a Alina meio chatinha mas adorei a Baghra, Genya e até o Darkiling.
Achei este livro um pouco arrastado ali no meio pro final, mas ainda assim indico

Mari Monteiro 17/07/2021

Mama I?m in love with a criminal
Eu sei que é errado, e atira a primeira pedra quem nunca, mas eu me apaixonei fácil pelo Darkling. Não fui com a cara do Mal. Alina maravilhosinha.

Yasmim Carvalho 16/07/2021

primeiro contado com a escrita da Leigh Bardugo
Sinceramente nunca tinha ouvido falar em Shadow and Bone até a série ser anunciada pela Netflix. Embora sabia da existência de Six of Crowns e estava curiosa para ler não sabia que era da mesma autora. li um pouco antes da série sair e me deparei com um universo que chamou minha atenção para continuar a ler os livros do Grishaverso. Não me surpreendeu bastante como Six of Crowns, até previ o enredo inteiro antes de chegar na metade do livro, mas me encantou para continuar.

lenamendes 13/07/2021

delicinha <33
fiquei com medo de ser uma leitura parada e chata, de tanto ver às pessoas falando sobre. porém me surpreendi o quanto na verdade foi fluido e ótimo.

o livro é bem introdutório, mais ou menos ali na metade realmente não tem muita coisa já que vem ser aquela coisa mais pra entender o universo da autora. mas amigos, depois é dedo no c* e gritaria!!!!!

eu já assisti toda a série e me diverti horrores com o quanto a adaptação foi fiel, e eu consegui enxergar todas as cenas de forma perfeita, expandir um pouco talvez mais o que a Alina passou no Palácio.

eu AMEI a escrita da Bardugo, sério O Q.I. DA MAMI!!!!!! é gatinhes a loirinha sabe te conquistar e construir personagens muito bem, adoro como ela desenvolve eles.

Evellinxs2 12/07/2021

O universo é bem interessante, apesar de ficar um pouco a desejar, mas é legal a forma como funciona os poderes, como é a dobra, e como são as relações dos países por causa dela.

A leitura é muito fácil, e foi bem fluída.

Os personagens são legais, inclusive o Darkling. A Alina é um pouco chata, mais tem certos momentos em que senti uma empatia, visto que ela tem muitos problemas com falta de confiança em si mesmo, que ao mesmo tempo é muito frustrante, por que causa muito falta de ação da mesma. Mas ainda sim gosto do desenvolvimento dela em relação a seu poder. O Maly, não sei se gosto ou não.
E a Genya, é uma maravilhosaaa
Gostei da história, mais espero que no segundo livro seja melhor.

isa 30/06/2021

quando fui ler achei que ia ser melhor, eu amei o livro mas o hype dele é um pouco demais, ao contrário de six of crows, da mesma autora, que os livros são absolutamente incriveis.

Zanj 24/06/2021

Amei, mas faltou um algo a mais!!!
Eu amei essa história!!!
Como é uma trilogia, não dá para comentar o final, mas vou dizer que gostaria de ter visto uma participação mais ativa dos personagens da corte, já que eles são peças principais em diz respeito a guerra, também gostaria que a escritora se aprofundasse na origem do mundo ?grisha?. A escrita é maravilhosa, a história é boa, mas faltou um algo a mais.

Xanda 17/06/2021

não achei que merece todo o hype
Gostei bastante - li em duas noites, praticamente. Mas também não foi nada de tão extraordinário como vejo tantas resenhadas falando: achei o plot bem basicão. Não que isso seja uma super crítica, as vezes precisamos de um plot basicão, mas bem feito, para se entreter. A questão pra mim foi que tiveram várias coisas negativas no livro que me incomodaram e baixaram a nota da minha avaliação final: achei a construção do universo de Ravka muito rasas, as referências históricas, mitológicas e da cultura russa também foram meio genéricas; também não curti a dinâmica de competição e fofoca de todas as mulheres - para mim isso é chato e exaustivo de ler, especialmente se a principal irá criticá-las e rebaixa-las com frequência por não ser como elas, por supostamente não ser essa pessoa que julga e aponta o dedo o tempo todo (rsrsrs); tem uma previsibilidade total combinado a eventos "enrolação"; e por fim, tem alguns personagens que pelo menos nesse livro não serviram para nada além de contribuir no enredo de outro personagem, que acabaram tendo a construção meio rasa e uma personalidade bobinha, como a realeza.

Desculpem, mas a Alina é insuportável. Sem educação com ninguém (e sem motivos pra tal); TODO capítulo me lembrando que ela se acha feia; as motivações dela sempre ocorrem em torno dos personagens homens; not like other girls; é o próprio estereótipo de personagem principal burra (mas põem tonta nisso) e impulsiva pra história seguir com mais facilidade. Não acho o desenvolvimento da personagem dela ruim, apenas um pouco genérico e não me interessou em nada. Eu li esse livro meio que já esperando que ela amadureça mais ao longo dos próximos porque não é possível?

O romance eu achei meio sem graça. Uma ponta do triângulo amoroso parece apenas tesão e a outra eu vejo lerdeza, romantização de ciúmes, o cara caiu em si e virou algo interessante apenas nos últimos segundos?

A escrita é bem acessível e tranquila, não tenho nenhuma crítica, não achei que arrastou, nem que floreou demais ou de menos, apenas achei que teve momentos muito acelerados por falta de mais descrições dos espaços, que realmente gostaria de ter visto. No geral a narrativa foi o que eu mais gostei no livro e quero continuar lendo as publicações da autora por isso, vejo sempre avaliações falando que ela evoluiu muito e agora estou super curiosa e interessada. Li em inglês e acho que quem é intermediário dá pra levar.

gabs 17/06/2021

Achei muito bom, embora a primeira metade seja meio parada
Adorei conhecer o Grishaverse, mas realmente esse livro é apenas uma introdução dele. Senti uma pegada de apresentação desse universo até a metade do livro, quando começa a ficar mais empolgante. A leitura é super fluida, e com certeza fiquei ansiosa para ler o próximo livro da trilogia.

beatriz3345 17/06/2021

não sei como as pessoas reclamam tanto de s&b, pois eu facilmente amei. alina starkov venha conjurar a luz na minha vida! meu único problema aqui é o maly e sua chatice, não consegui sentir nenhuma empatia por ele, aliás ele seria facilmente esquecido por mim. genya e david são meus bebezinhos, apesar de tudo.
e a construção do darkling impecável.
Dhenny.fontelitera 17/06/2021minha estante
Ninguém gosta do maly.Chato

Nina 15/06/2021

sooo good!! i really love it and i think everyone should read this book!! ????????

geo 12/06/2021

Um dos melhores livros do ano para mim! Iniciei a leitura com bastante receio, porque vi muitas pessoas que não curtiram a história, mas me surpreendi totalmente. Amei a construção de mundo e a escrita da autora é incrível!

moonsphere 12/06/2021

Shadow and Bone
Possíveis Spoilers

Primeiramente quero falar em o quanto eu ADOREI a escrita que em mesmo em capítulos longos ela se mantinha fluida e leve. A construção do universo foi o que eu mais amei, porém fiquei querendo saber mais sobre alguns personagens.

Fiquei muito curiosa para saber mais sobre o passado de Genya e Zoya e o que as levou a serem o que elas são agora.
Eu AMEI o Darkling toda aquela manipulação, beleza e essência de vilão TUDO contribuiu para eu gostar muito desse personagem(além do mais é impossível não cair no papinho dele aí aí)
Gostei da Alina achei ela uma personagem com um caminho para um ótimo desenvolvimento e já nesse primeiro livro é notável sua mudança de uma garota insegura para uma pessoa extremamente forte e decisiva. Ela ainda tem algumas coisas para melhorar mas ela já é uma personagem muito boa.
O Mal não sei o que falar sobre ele, no começo eu não gostei tanto assim e agora no final não sei também kkkkkkkkkkk ele é o tipo de personagem que fica no neutro pra mim.

Sobre os shipps:
Darkling & Alina
Confesso que não shippei eles, senti que na maior parte do tempo (antes do plot) Alina queria pertencer a alguém e a algum lugar já que ela passou a maior parte de sua vida ?perdida? (ela mesma reflete sobre isso em alguns momentos do livro), percebendo essa fraqueza que Alina tinha, Darkling usou isso para manipula-la com mais facilidade. Eu não achei isso legal, pois se eles chegassem a ficar juntos seria um relacionamento tóxico.

Mal & Alina
Desde o começo quando o único amigo de Alina apareceu eu já não era fã dele mas devo admitir que shippei eles aqui, talvez pelo fato de eles se conhecerem desde crianças ou talvez pela falta (que podemos perceber) que ambos os personagens sentiram um pelo outro quando afastados e só então viram o quão difícil é viver sem a pessoa que passou a vida toda ao seu lado.

Espero ver mais o romance entre Genya e David achei eles muito fofos e foi o casal que eu mais amei no livro. No geral a história é boa uma fantasia leve e divertida, confesso que eu estava esperando mais porém eu gostei e estou curiosa para saber o que vai acontecer nos próximos livros, recomendo.

(Fiquei sabendo que um tal de Nikolai vai aparecer nesse segundo livro, será que outro crush vem aí?)