Shadow and Bone

Shadow and Bone Leigh Bardugo
Joseph Rudyard Kipling

Resenhas - Shadow and Bone

Maria 08/03/2023

"Certo. Torne-me o seu vilão"
MUITO BOMMM!!! plots delicinhas. não sei se eu gosto do darkling ou não, não sei se confio na genya ou nao. tudo mt suspeito. me lembrou bastante a rainha vermelha. ansiosa pra ler o resto dos livros

belasreads 02/03/2023

?you and i are going to change the world?
Apesar do título ser uma frase do darkling eu ODEIO ELE (e o shipp darklina tbem!!!!) e não entendo quem gosta? sinceramente, o relacionamento deles é baseado só em mentiras e manipulação, tipo ????
em contrapartida, gosto muito do mal e acho que ele combina muito mais com a alina!! acho eles fofíssimos juntos.
amei MUITO a alina como protagonista!!! achei ela tão relatable? não sei? mas TUDO que ela sentia e pensava fazia sentido pra mim e eu tinha certeza que sentiria o mesmo no lugar dela. a evolução dela também, nossa foi tudooo!!! realmente adorei. e ela e a genya são simplesmente tudo pra mim, muito amadas, fofas, perfeitas, queridas, kingas!!!!!! queria que a amizade delas tivesse sido tão aprofundada na série quanto foi no livro?
gostei desse livro muito mais do que eu achei que gostaria, de verdade. leigh bardugo, eu te amo.

Alecio Miari 21/02/2023

The Last Alina bender

Uma história muito envolvente que fez lembrar muito Avatar: The Last Airbender com os dobradores de elementos interagindo com as "pessoas normais" e as dificuldades em navegar nesta área tão obscura entre ambos.

Para apimentar ainda mais temos o Fold, uma esécie de parede de fumaça preta que possuí seres malignos que atacam qualquer um que tentar atravessar e divide a região de Ravka ao meio. As "Grishas", os tais dobradores de elementos, servem de seguranças para garantir a travessia de grandes barcas de um lado ao outro, mas mesmo assim o risco é altíssimo.

A construção da jornada do heroi é muito bem feita, já que Alina é arrancada de sua normalidade para dentro deste turbilhão de acontecimentos. Isso se deve ao fato dela ser uma Sun Summoner, mesmo sem nunca saber que possuía tal poder.

Ela então sai daquela vidinha monótona de cartógrafa para virar uma Grisha e começa o seu treinamento para desenvolver seu poder que um dia será usado para enfim acabar com o Fold. (não dá nem para considerar como spoiler isso aqui porque praticamente acontece tudo nas primeiras páginas do livro).

Aquela estrutura básica de Harry Potter é tão confortante, sabe? Heroi descobre que não é um lixo, que na verdade é aquele que todos sempre esperavam. Coloca o heroi na escola para aprender a lidar com seus poderes. Professores são céticos, alunos são invejosos, heroi parece um banana para fazer as coisas acontecerem até que parece que dá um clique e tudo começa a se encaixar.

Boa leitura, muito agradável. Fácil de ler diariamente sem se importar se falta muito para aquele capítulo acabar.

E para variar.... deixa a história no ponto alto para o segundo livro (eu comprei a trilogia, então tudo bem).

PS: a Netflix lançou a primeira temporada desta série e eles mexeram bem na história como um todo. Tem muito perseonagem que aparece ali que não é nem citado neste primeiro livro e mudaram muito a personalidade da Alina. Na TV ela parece mais confiante e definida sobre o que quer, enquanto no livro ela é muito contra tudo que acontece, sua resistências às mudanças são enormes.
Tem muito diálogo que é igualzinho ao que está no livro, mas como a história vai tendo algumas escolhas diferentes me parece que algo acaba não encaixando.
Não me leve à mal, a série é boa. Preferiria mil vezes que tivessem feito o filme do Last Airbender com esta qualidade, mas não espere uma história exatamente à do livro.

Carol1198 03/02/2023

Muito bom, mas poderia ser bem melhor
Tinha tudo pra ser um livro incrível, mas o romance deixou a desejar, na minha opinião. No geral eu gostei bastante, amo livros com reviravoltas que eu não tava esperando e gostei da protagonista. Achei parecido com Rainha Vermelha, mas não me deixou obcecada pela história como Rainha Vermelha deixou

cifonauta 01/02/2023

esse livro ficou na minha lista por muito tempo e agora que vão lançar a segunda temporada da série decidi dar uma chance e eu gostei bastante!
confesso que no começo achei um pouco confuso e no decorrer da história tinha que ficar voltando pro começo pra entender o que eram alguns termos do mundo grisha e no fim pareceu um pouco muito corrida da história, mas gostei muito de acompanhar os pensamentos da alina, o crescimento
da personagem e agora tô louco pra saber como que tudo se desenrola.

Leonor 14/01/2023

Shadow and bone
Eu gostei imenso do livro, acho que poderia acontecer mais coisas mas como foi o primeiro livro, não poderia acontecer assim muita coisa.
No início gostava imenso do Darkling então tive as mesmas reações da Alina quando descobriu quem ele realmente era.

camila 04/01/2023

gostei bastante da leitura, não foi tão lenta nem tão rápida. achei que teria mais ação, mas quando teve achei muito boa, me deixou tensa e ansiosa para que tudo acabe bem. gostei dos personagens também é tem um ótimo vilão. uma leitura divertida e que eu recomendaria para quem quer começar a ler fantasia

thais 31/12/2022

não me despertou muitos sentimentos
todo o universo criado é bem interessante, mas não dá pra se conectar muito com os personagens. também não senti nada com relação ao mal e a alina porque a gente só vê o ponto de vista dela e quase nada dele, então não tem muito o que pensar.

nadi.bortoluzzi 20/11/2022

Gostosinho de ler.
Outro livro do clube do livro no trabalho que eu e minha colega começamos, ela escolheu este.

Terminei na esperava que meus adoráveis ??personagens de Six of Crows aparecessem e fui desapontada, mas tudo bem.

Já me disseram que Sis of Crows é melhor, então não comecei esperando muito. E foi bom. Leitura fácil, que prende a atenção.

É um livro morno, sem muita ação ao longo do livro, foi mais como um livro de introdução de personagens com um pouco de construção do mundo (bem pouco mesmo).

Espero que haja um arco de redenção para o Darkling, pois acho que não importa o quão fofo seria para Alina e Mal ficarem juntos, seria o show de fogos de artifício do Dia de Guy Fawkes se ela e o Darkling terminassem juntos.

Estarei lendo os próximos 2 e já tenho algumas teorias, vamos ver.

Leitora Caótica 06/11/2022

Esperei nada, recebi o que eu queria e não sabia
Não sabia exatamente o que esperar do livro, mas recebi personagens com objetivos diferentes, relacionamentos 3d, construção de mundo interessante e gradual. E o vilão ??
Amo um YA bem feito.