Cavalo de Guerra

Cavalo de Guerra Michael Morpurgo

Resenhas - Cavalo de Guerra

LulyTone 04/12/2012

Joey e 'Seu' Albert...
O livro contém um vocabulário extremamente bom. Ele ajudará o leitor a melhorar seu conhecimento, mas o leitor precisa estar disposto a procurar certas frases e palavras. Acho que o Joey representa pura persistência. Ele nunca desiste de Albert e sua família. Nunca na minha vida eu havia lido um livro com tanta ação e cenas fortes. Ele é muito bem escrito e criativo, pois é escrito na perspectiva de um animal... Foi uma decisão arriscada na parte do autor, mas ficou maravilhoso, uma obra prima. Eu o recomendo para todos, pois ensina muitas lições valiosas para a vida. O que realmente importa?

Ana 10/10/2012

Inocência
Tudo começa quando o inimigo de um bêbado tenta comprar um potro no mercado de uma pequena cidade da velha Inglaterra... O bebum acaba comprando o animal por birra, levando-o para casa irritado e deixando o pobre pequeno nas mãos de outro pequeno: seu filho Albert.
Os dois crescem e se tornam grandes e fiéis amigos, mas é como diz o ditado: tempos de calmaria antecedem uma turbulência, e a Primeira Guerra tomou espaço. Joey (o cavalo) é vendido pelo pai de Albert ao exército britânico, e os meninos acabam se separando.
A partir daí, Joey sofre várias aventuras, vendo morrer tanto amigos quanto inimigos, e mudando de lado (não por opção própria) na guerra algumas vezes.
Seus ferimentos físicos e psicológicos refletem que a guerra não faz bem a ninguém, e ninguém deseja participar dela. Joey está consciente do que está ao seu redor, porém em nenhum momento busca por explicações razoáveis para tudo aquilo. "Assassinaram um tal príncipe, e os países estão bravos. Mas vai ficar tudo bem, Joey, a gente não tem nada a ver com eles." - Foi tudo o que disse Albert.

bel.haegler 17/09/2012

Joey e Sua Vida Violenta
Esse livro começa com o Pai de Albert comprando um cavalo que nem queria, só comprou para fazer ciumes no amigo. O pai de Albert estava bebado, pois toda sexta feira ele volta com os amigos bebado. Ele estava sendo muito cruel com Joey, que é o cavalo, e acabou levando um coice. Albert vai ver o cavalo e se apaixona, faria de tudo para ficar com o cavalo. Um dia, o pai de Albert tem que vender o cavalo pois precisa do dinheiro para a guerra que está vindo. Então o pai avisa o Capitão Nicholls que o cavalo era a coisa mais importante para seu filho, e faz o prometer que vai tomar conta do cavalo. Albert vai ver o cavalo , e persebe que ele não está. Logo se da conta de que o pai foi vender Joey, então vai correndo até o lugar onde o pai ia vender Joey, e deu tempo para se despedir. Ao falar com Capitão Nicholls, ele prometeu que quando tivesse idade para entrar na guerra, ele iria encontrar Joey de novo.

jota 20/03/2012

Dose cavalar
Cavalo de Guerra é um livro que apresenta uma história tão bem contada, numa linguagem tão acessível e vem impresso com letras tão graúdas que fui logo consultar a ficha de catalogação bibliográfica. E lá estava: literatura infanto-juvenil; literatura juvenil. Fazer o quê, então? Continuar lendo e não comprar mais tantos livros por impulso.

Joey, o cavalo de guerra, senão não teria esse nome, participa da I Guerra Mundial primeiro prestando serviços para os soldados ingleses, depois foge e vai parar numa fazenda de franceses (um velho e sua neta apenas; os demais morreram por conta da guerra) e mais tarde, capturado, trabalha para os soldados alemães.

Joey, além de ser educado e simpático, é também um cavalo com entendimento bílingue pois compreende tanto os papos dos Johns quanto dos Karls sem precisar de legendas, já que este é um livro e não um filme (também já é um filme, mas disso falo depois). Na verdade, ele é trilíngue pois ainda consegue entender o que falam seus amigos durante o ano em que passa na fazenda francesa.

Várias vezes Joey passa por maus bocados e o que ele mais deseja mesmo é voltar para a fazendola de seu dono, o jovem inglês Albert Narracott. Torna-se um grande crítico das guerras de um modo geral. Claro; ele não é burro. É um cavalo.

Quando a história (bastante curta) se aproxima do final, o que todos querem saber é se Joey e Albert se reencontrarão um dia e viverão felizes para sempre (ele no estábulo, logicamente). Aí tem que ler o livro. Ou então ver o filme do Steven Spielberg (que dizem que é superior ao livro; não sei, não vi).

Escrevendo sério agora: se você lê aquelas adaptações e condensações de livros famosos que pretendem iniciar os jovens na alta literatura e gosta, então certamente também vai gostar deste livro. Ou não, sei lá.

Lido entre 18 e 20.03.2012.

Rodrigo 08/03/2012

Cavalo de Guerra
Bom, mas por incrível que pareça, o filme foi melhor. O livro não passa a emoção necessária. Não agradou muito. Faltou a narrativa ser mais espirituosa, ter mais valor.
Naldinh o/ 01/09/2012minha estante
O Filme é maravilhoso, Amei.

Wemerson 04/03/2015minha estante
O filme é do Spielberg, então deve ser muito bom.
Confesso que só li o livro por influência do filme que ainda nem vi!
Mas concordo que o livro ficou meio parado, sem emoção.

L. Derenievicz 31/01/2012

Uma inusitada visão da amizade.
A verdadeira amizade marca profundamente. Em meio às reviravoltas dos combates da primeira guerra mundial, um cavalo vai tentando sobreviver em meio aso bombardeios e tiroteios nos campos de batalha, sem se esquecer jamais de um grande amigo e a vontade de voltar para ele e sua casa. Isso se mistura com a boa sorte desse animal, que vai encontrando em seu caminho pessoas que traduzem a verdadeira alma do amigo.