Tudo pode mudar

Tudo pode mudar Jonathan Tropper

Resenhas - Tudo pode mudar

Testei pra Você 31/01/2017

Livro direto
Mais um livro do Jonathan Tropper aqui no blog. Já li Como falar com um viúvo, Sete dias sem fim e Antes de partir desta para uma melhor. O da vez é Tudo pode mudar.

Novamente, temos um homem como protagonista. Zack está na casa dos 30 e leva uma vida cômoda. Apesar de sentir uma leve inquietação sobre isso, não tenta mudar justamente por se sentir confortável, ou melhor, acomodado.

Isso muda com a possibilidade de estar doente. No intervalo de dias entre ele perceber o problema e o diagnóstico, ele repensa todos os aspectos da sua vida: carreira, noivado, relacionamento com a família...

Em Tudo pode mudar, que recebemos da editora Arqueiro, Jonathan Tropper repete um pouco sua fórmula: homem confuso que tem uma experiência que o faz repensar sua vida. Mas, desta vez, o autor é mais direto, floreia menos, deixa menos coisas e assuntos no ar. Ele vai direto ao ponto. Nos outros livros do autor, ele divaga, “filosofa” mais ao invés de fazer a história andar.

Aqui, não. Aqui, Tropper anda com a história, há uma evolução de seus personagens. Mas isso não quer dizer que ele não tem sua essência no livro. Há toda a confusão de sentimentos do personagem, há os secundários que são de suma importância para história, há o humor negro, há o sarcasmo e até uma boa dose de romance.

Tudo pode mudar é bem curto, 288 páginas, direto, sem muita enrolação. Isso faz com que a história flua sem criar barriga ou alguma vontade de parar de ler. A dinâmica familiar é bem interessante e seu relacionamento com um dos melhores amigos não é tão explorada, mas percebe-se que é significativa.

Por ele ter sido mais direto e ter feito a história andar, gostei bastante de Tudo pode mudar. Outro livro que também gostei bastante foi Como falar com um viúvo, pois é uma situação teoricamente trivial – o ficar viúvo –, mas que ninguém em volta saber lidar, criando situações constrangedoramente engraçadas.

site: http://testeipravoce.blogspot.com.br/2016/04/livro-tudo-pode-mudar-jonathan-tropper.html

Esdras 20/09/2016

Tudo Pode Mudar
"Zack tinha uma vida acomodada, dividindo um ap com um amigo endinheirado, quando um dia vai ao banheiro urinar e junto com o xixi sai sangue. Isso faz tudo na sua rotina virar de cabeça para baixo. Mil e uma coisas passam por sua cabeça, inclusive que ele pode estar com câncer! Atormentado pelo ainda sentimento de perda em relação ao melhor amigo em um acidente de carro e também pelo incessante objetivo de não ser em nada parecido com o seu pai que abandonou a família, Zack passa a ter problemas no trabalho. Não só nisso. Ele faz os exames para saber o que há com sua saúde e a espera pelo resultado o deixa com os nervos à flor da pele, fazendo repensar várias coisas em sua vida, inclusive a data do seu noivado com a Hope que está bem próximo de acontecer. Por aí ja dá pra perceber o quanto vai haver de confusão! O pai de Zack, o Norman, retorna sem aviso prévio e mais confusão e estresse se estabelece. Baseado no que ele já causou na família King, ele se tornou, para mim, um personagem completamente odiável, do começo ao fim. Nunca engoli ele e , chegando ao fim, realmente vi que não tinha motivos pro contrário. Os demais King's são aceitáveis. Confesso que nunca fui 100℅ com a cara do Zack, mas tudo pelo qual ele veio passando praticamente nos obriga a ter um apego a ele. Exceto, claro, quando ele começa a dar mancada com a Hope. Não que eu seja a favor de felicidades maqueadas em relacionamentos, mas ele escolheu uma pessima hora pra "cair na real". Então odiei ele naquele momento. E acho que esse ódio não passou quando tudo se "resolveu". Não gostei do destino do casal em questão! Não mesmo! Bom, foi uma narrativa bem interessante. Abordando vários conflitos de relacionamentos: familiares, conjugais, profissionais.... À propósito... O Zack foi demitido? Se não foi, gostaria que fosse! Ele foi muito irresponsável. E mais uma vez eu o odiava sempre que ele se aproximava de refletir o pai em suas ações! Arg! Rs. Mas, deixando o Norman de lado, a união do restante dessa família foi bonita de se ver."

Vivi 13/04/2012

Zachary King, 32 anos, com um emprego estável, prestes a ficar noivo de uma linda mulher, mora com seu amigo (milionário) em um apartamento luxuoso... certo, uma vida perfeita com a sorte ao seu lado e uma rotina bem previsível. Mas de uma hora para outra, todo o mundinho tão bem estruturado por ele é abalado pela suspeita de uma grave doença.

"Ele pode não saber ao certo o que é aquela mancha, mas eu tenho certeza absoluta do que ela não é. Não é um nada." Pág 37

A partir daí Zack começa a refletir sobre sua vida, os caminhos que tomou até hoje, tudo que antes parecia tão perfeito (se não perfeito, pelo menos aceitável) começa a parecer enfadonho e sem satisfação. Seu trabalho é estressante, suas decisões são (quase) sempre tomadas pensando nos outros e ele não tem tanta certeza de amar Hope da maneira que deveria.

Como se toda essa crise pessoal não bastasse, seu pai Norm, que foi um pai ausente durante 20 anos reaparece na porta de seu apartamento tentando consertar sua relação com os filhos.

"Meu pai tem uma ereção. Não o vejo a pelo menos seis ou sete anos e agora ele aparece na porta da minha casa, na hora do café da manhã, com uma ereção que levanta a calça de seu terno como se fosse o pau de uma barraca." Pág 16

Narrado em primeira pessoa por Zack, "Tudo pode Mudar" conta de forma leve e bem humorada a história de um menino que precisou amadurecer cedo demais e aprender a cuidar de sua família após a separação dolorosa de seus pais.

O que primeiro me chamou atenção nesse livro foi o fato de ser narrado por um homem, confesso que sinto falta de romances com uma visão masculina dos fatos e esse livro superou minhas expectativas quanto a isso. A escrita do autor é cativante e não é cansativa em momento algum, o que mais gostei na história do personagem principal é que, não importa o quanto a vida dele esteja fodida, sempre pode piorar mais um pouquinho, mas nem por isso perde seu bom humor.

Os personagens foram muito bem criados, com personalidades marcantes (alguns bem excêntricos) que dão a história quase vida própria.

"Morar com Jed é como ter um animal de estimação. Não importa a que hora do dia ou da noite você chegue, ele estará ali para saudá-lo." Pág 114

"Preciso dizer uma coisa: aquela ereção constante que ele tem não está melhorando em nada a situação dele." Pág 127

"– Não namore as damas de honra – repeti com enfado.
– Não namore as porras das damas de honra – Jed me corrigiu.
– O palavrão é necessário?
– Imprescindível.
– Por quê?
– Porque a gente sempre se esquece dessa porra." Pág 139

Bjokas!!!

Resenha:

Livretando 31/01/2014

Resenha: Tudo pode mudar
"O que fazer quando você não sabe que rumo sua vida está tomando, quando você não tem certeza se é por esse caminho que você quer continuar seguindo?"

Ainda criança, Zachary King vê-se dentro de uma família despedaçada pela traição de seu pai, Norman King. Como se já não bastassem as dores causadas pelo divórcio, Norm some da vida dele e de seus dois irmãos, os obrigando a ter que crescer sem seu referencial masculino, aquele que antes ele considerava seu herói. Depois desses acontecimentos, Zack segue adiante, mas com um principal objetivo em mente: tornar-se um homem completamente diferente daquele que seu pai foi.

Hoje, aos 32 anos, Zack acredita ter conseguido alcançar seu objetivo. Tem um emprego estável, embora demasiadamente estressante, divide um luxuoso apartamento com seu amigo milionário Jed, e está para noivar com Hope, uma mulher que pode-se dizer perfeita: linda, rica, inteligente, sexy e o principal, ela o ama.

Mas as coisas começam a mudar quando ele encontra sangue em sua urina. Zack começa a questionar se essa era realmente a vida que almejava. Ele começa a refletir sobre suas escolhas e sobre o rumo que tomou. Como que para completar, e bagunçar ainda mais a cabeça de Zack, seu pai, que sumiu após a separação, há 20 anos, reaparece em sua porta. Segundo Norm, sua volta se deve à necessidade de tentar consertar a bagunça que havia feito na vida dos filhos. Ele precisa do perdão, de uma reconciliação.

Em meio a todos esses acontecimentos, todo o seu passado e o seu presente se colidem, causando um estardalhaço que ele precisa concertar. As tristes lembranças da morte de seu melhor amigo, Rael e a possível paixão pela viúva dele, são mais alguns pontos que precisam ser esclarecidos. Será que tudo foi mesmo um erro? Será que Zack lutou tanto para ser diferente daquele que destruiu sua infância, que acabou também não sendo ele mesmo? Será que ele está disposto e preparado para perdoar?

Tudo pode mudar é daqueles livros que você começa rindo de tudo, da vida bagunçada do personagem principal, mas acaba se apegando com ele, sentindo seus dramas e os trazendo para a vida real, onde você acaba tirando uma lição de cada um deles e os converte para aplicar-se a si. Uma leitura que te proporciona prazer e momentos de reflexão.

A narrativa que Jonathan Tropper é uma importante aliada, que ajuda para que a leitura flua com muita facilidade. Mesmo tratando-se de uma história aparentemente clichê, o autor consegue nos fazer desprender desse fato e seguir sem muitas pretensões, o que torna a leitura ainda mais gratificante, "sentindo" cada página por vez. Tudo isso acabou por enriquecer ainda mais o final, me causando surpresa e uma certa comoção.

Um romance divertido e inteligente, que te faz refletir sobre as armadilhas da vida.

site: http://livretando.blogspot.com.br/2012/04/resenha-tudo-pode-mudar.html

Felipe Miranda 10/01/2014

Tudo pode mudar - Jonathan Tropper por Oh My Dog estol com Bigods
Eu não sabia o que esperar desse livro, sabia que seria divertido mas não imaginei que seria tão divertido.

Zack tem 32 anos e está noivo de Hope. Ele não ama a mulher linda e rica com quem vai se casar, odeia o seu trabalho e mora com um amigo milionário que passa o dia vendo televisão. Para completar, ele pode estar com câncer de bexiga, está se apaixonando pela viúva de um amigo e seu pai resolveu aparecer vinte anos depois de abandonar a família. Ou seja gente, a vida do Zack é um desastre. Mas é um desastre engraçadíssimo e fofo.

Quando Zack percebe sangue na sua urina ele fica desesperado, e adivinhem, ele não conta pra noiva. E acaba desabafando com Tamara, a viúva.

Nem pensem que vocês vão ter ódio dela, não consegui ter raiva de ninguém nesse livro. Zack e Rael eram amigos e saíram para se divertir, na volta um acidente de carro matou Rael. Deixando Tamara viúva com uma filha, a super fofa Sophie. Preparem-se pra se apaixonar por essa criança, sério.

Zack e Tamara sempre foram amigos e vão se aproximar ainda mais com esse suposto câncer. Torci o livro inteiro pelos dois, apesar da Hope ser uma fofa. É um sentimento tão puro, com certeza os dois são a parte meiga do livro.

As melhores partes são as confusões da família do Zack. Norm, foi flagrado pela esposa na cama com outra.Claro que a esposa tirou foto e mandou como cartão de natal daquele ano para o mundo e os fundos. Eu ri tanto lendo isso. Norm, foi embora e deixou Lela sozinha para criar, Zack, Pete e Matt.Vinte anos depois, aparece tentando acertar as coisas com os filhos.

Até certo ponto, eu acreditei no Norm, no seu arrependimento, mas nem se animem, no final do livro ele mostra que não mudou nada. Pau que nasce torto... É uma comédia romântica muito boa, eu recomendo, é leve, é engraçado, é inteligente. Super quero ler outros títulos do Jonathan Tropper.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2012/06/resenha-tudo-pode-mudar-jonathan.html

MiCandeloro 27/12/2012

Cansativo mas divertido
Sinopse: "Zack é o mais velho dos três filhos da família King, despedaçada quando o pai, o excêntrico e irresponsável Norm, sumiu da vida de todos, moldou sua personalidade para que jamais se parecesse com ele. Assim, se tornou um homem pacato e conservador. Ele tinha consciência de que se acomodara a uma situação conveniente: morava de favor na casa de um amigo rico, tinha um emprego medíocre mas estável e estava noivo de uma mulher por quem não era apaixonado. Apesar disso, sentia-se relativamente feliz com sua vida. Até que, certo dia, Zack encontra sangue em sua urina e, após realizar alguns exames, passa a suspeitar de que sofre de câncer. Atordoado com a possibilidade da morte iminente e assustado com o casamento que se aproxima, ele começa a questionar suas escolhas e a perceber a fragilidade daquela vida falsamente estruturada. Para complicar ainda mais a situação, sua relação com Tamara – viúva de seu melhor amigo – adquire uma proximidade perigosa. A atração entre os dois é irresistível e, ao mesmo tempo, proibida. Sua confusão emocional atinge o auge quando Norm reaparece, disposto a fazer qualquer loucura para conquistar o perdão da família. Enfrentando tantos problemas ao mesmo tempo, Zack perde o controle de suas emoções pela primeira vez. Ele precisa lidar com a possibilidade de ter uma doença fatal, o medo de magoar Hope, a paixão platônica por Tamara, a sensação de fracasso profissional e os sentimentos conflitantes em relação ao pai e a si mesmo. Com muito humor e sensibilidade, Jonathan Tropper conta uma história de amor, traição, perdão, recomeço e a chance de se criar uma vida nova em meio ao caos."

Oi pessoal, estou devendo faz tempo a resenha desse livro. Já li ele faz séculos. Vou pular a parte descritiva sobre a história pq a sinopse resume bem. Como não encontrei uma sinopse mais enxuta, vou passar direto para a parte da minha análise crítica acerca do livro ok.

Logo que comecei a ler o livro, já estava preparada para fazer uma resenha mega negativa. A leitura estava mto difícil de fluir e eu estava detestando o livro (é engraçado o qto eu tava detestando o Zack), mega arrependida de tê-lo comprado. Mas, como sou persistente e não costumo desistir de livros no meio (com exceção de apenas um), fui bravamente até o final na esperança de mudar de opinião.

E não é que mudei?!!

O livro é narrado em primeira pessoa, por Zack. É estranho ler um livro escrito por um homem que constrói um personagem masculino tão real que parece que estamos adentrando a vida íntima e os pensamentos dele. Senti-me como se estivesse espiando por uma fechadura.

Não é preconceito. Só é muito estranho, mto particular, principalmente pelo fato de ficar ainda mais óbvio do qto homens e mulheres sentem e pensam diferentes. Na maioria dos livros que leio sempre acabo me identificando com algum personagem, mas nesse foi impossível, pq a maioria deles são homens, e aqueles que costumamos ver por aí sabe, sem cérebro, babacões mesmo. Exatamente o tipo de homem que detesto. Por isso tive tanto desconforto no início.

O Zack é imaturo, indeciso e muitas vezes inconsequente, além de claro, ser homem, ou seja, o autor por mtas vezes utiliza um linguajar chulo para descrever alguma fala ou pensamento de Zack, e acaba detalhando demais os corpos das mulheres que o Zack flerta ou transa. Isso é mto cansativo e chato.

Outra coisa que definitivamente não gostei no livro foi o jeito que Zack se referia ao seu irmão Pete, que possui deficiência mental. No início do livro o autor utiliza termos que para mim são inapropriados, como por ex. “retardado”. Zack fica oscilando seu comportamento em relação ao irmão entre demonstrações de pena e sentimentos de culpa por não conseguir dar a devida atenção a ele, apesar de declarar que o ama. Ainda bem que isso no decorrer da história muda.

Apesar de tudo isso, o livro tem sim pontos favoráveis. Lá pela metade da história, quando o Norm, o pai de Zack reaparece, as coisas começam a ficar mtooo divertidas. Ri mto com as desventuras de Norm ao mesmo tempo em que fiquei puta da vida com ele por ser um pai tão relapso e ausente.

Além disso, achei mto interessante a proposta do livro, pq na verdade, a vida de Zack desmorona qdo ele acha que está com câncer, e esse é o fato catalisador que o faz repensar toda a sua vida e ir atrás da sua felicidade.

Depois que o desconforto inicial passou, fiquei o tempo todo torcendo por ele, para que ele tivesse peito de enfrentar tudo que desgosta e encontrar um novo rumo pra sua vida. Pena que, assim como Zack, mtos precisam de um pretexto para concertar as coisas que estão erradas. A vida é uma só pessoal, temos que tentar vivê-la da melhor maneira possível, nem que para isso a gente morra tentando e mudando, e mudando de novo.

Recomendo.

Resenha originalmente publicada no blog: http://www.recantodami.com/2012/12/resenha-tudo-pode-mudar.html

Mariana 08/09/2012

Resenha publicada originalmente em meu blog: http://www.galeriadasideias.com/2012/09/resenha-tudo-pode-mudar.html
Zack, um cara preocupado, vira sua vida dos pés a cabeça ao suspeitar da possibilidade de ter um câncer de bexiga. Ele está noivo de uma jovem e não tem certeza de que deseja realmente se casar com ela. Atordoado com o noivado, dividido entre dois amores, cansado de sua vida e ainda ter que dar de cara com seu pai que apareceu tentando retratar os erros do passado.

Um tanto engraçado, o que mais me agradou não foi nem a história em si – confesso que a história parece novela – mas a linguagem inteligente utilizada pelo autor é impressionante. Por um momento (na verdade durante a lida do livro) desejei ter uma escrita tão envolvente. E não é a toa que o autor dá aulas de escrita criativa em Nova York. Por se tratar de um romance, tem lá suas partes inspiradoras, o que faz torná-lo um livro engraçado, inteligente, e acima de tudo, inspirador.

Com uma história sacana (espero que você entenda o significa da palavra. rs), o livro serve realmente como um passatempo muito divertido para se ler no metrô, ônibus, ou em qualquer lugar tedioso que você se encontra. Sim, a diversão é garantida! Tanto que o li em menos de 24 horas...

A visão masculina do personagem sobre o amor foi algo surpreendente! É como se o personagem principal (Zack) se abrisse com o leitor, com a sinceridade que não teria nem com qualquer outro personagem da história.

Se você for ler esse livro pensando no que ele tem a acrescentar em sua vida, não se engane, pois a história é só para se divertir mesmo. Mas se bem que tem uma parte que trata do amor entre irmãos e do ódio indisfarçável entre pai e filho – você vai entender quando ler. Mas enxergar em alguns trechos a mensagem do amor e de outros sentimentos para a nossa vida depende do olhar de quem lê, não é mesmo?!

Kéziah Raiol 28/07/2012

Primeiramente devo dizer que a capa do livro me encantou completamente. Foi um dos motivos pelo qual solicitei o livro para resenha. Quando comecei a ler não consegui mais parar, este livro te proporciona mil sensações, é um livro sensual, engraçado, emocionante... Faz com que os leitores viagem na vida de Zack.

Bom, Zack é o personagem principal, que tem a vida perfeita, um bom emprego, uma noiva bonita, rica e apaixonada por ele, mora com seu melhor amigo, Jed o milionário que não está nem ai para nada. Até que um dia sua vida toda vira de cabeça para baixo, seu pai que o abandonou quando criança volta, ele descobre que está com suspeita de câncer na bexiga, e para piorar descobre que está apaixonado pela Tamara, viúva de seu melhor amigo Rael.

Com o casamento marcado Zack passa por muitas aventuras, biopsias, exames, e muita apreensão para descobrir realmente se ele está com câncer.

Confesso que não gostei nadinha de algumas atitudes do Zack, principalmente quando o assunto era Hope sua noiva. Zack mostra-se muito confuso e indeciso com relação aos seus sentimentos, o que me dava uma raiva dele. Mas o humor sarcástico que prevalece no livro me ganhou.

Tem muitas cenas engraçadas, principalmente aquelas que envolviam o seu pai, Norm. Pensem em um velho tarado e maluco, viciado em viagra. Esse vício de Norm incomodava muito Zack, e fora o fato de que ele tem uma grande magoa por ter sido abandonado.

Zack tem dois irmãos, Matt e Pete. Pete nasceu com uma debilidade mental, porém ele demostrar ser um homem normal na sua medida, muito inteligente e metido a galanteador. Zack, também se envolve em alguns problemas para ajudar o irmão.

Ah e eu não posso esquecer-me de citar a fofa Sophie, filha de Tamara com Rael. Pense em uma garotinha linda, ela ama Zack afinal ele é a pessoa que mais se aproxima de uma figura paterna para ela. Achei tão fofo os diálogos em que ela aparece. Sempre falando com aquele jeitinho meigo de criança, adoro!

Enfim, o livro é maravilhoso, me apaixonei. Adorei conhecer a vida de um personagem tão digno que nem o Zack. Recomendo muito.

Hai 10/07/2012

Tudo pode mudar, é um tipo de leitura que particularmente eu adoro, ele conta a estoria de um homem que teme ter uma doença, que é noivo de uma mulher super bonita, porém estar apaixonada pela viuvá de seu melhor amigo, que aliás se tornou sua melhor amiga e que tem uma filha, ele ( o protagonista) é filho de um homem, que ao trair sua mãe saiu de casa e não manteve relações, mais durante a trajetória do livro o pai volta... bom.. tem também seu irmão com problemas mentais, e seu outro irmão rebelde. A estoria esta em volta dessa confusão toda, ele remete bem sobre a importância das escolhas dele, e seu consentimento sobre a vida de acordo com tudo o que ele passou. É a estoria do jeitinho que eu gosto... Super indico..

Espero que vocês tenham entendido..rsrs

Thaís Santos 31/07/2012

Uma lição pra vida toda!
Com apenas 32 anos, Zachary King tem tudo o que um homem sonha em ter: um emprego estável, bons amigos e uma noiva socialite, bonita e rica, com quem está prestes a se casar.
Apenas uma coisa parece estar errada. Ao acordar, ele percebe uma mancha de sangue em sua urina, algo que o alerta para uma, talvez, triste realidade: um câncer de bexiga. Zack começa a perceber então que sua vida é muito mais complicada do que aparenta ser.

Seu amigo Jed, um cara milionário com quem divide o apartamento, passa incontáveis dias deitado no sofá, assisitindo televisão. Ele ainda não superou a morte de Rael, melhor amigo dos dois, e encontrou no ócio uma desculpa para sua dor.
Seu pai, um velho bêbado e viciado em viagra reaparece, vinte anos depois de ter se divorciado de sua mãe, agindo como se nada tivesse acontecido e resolve se instalar em sua casa.
E, como se não bastasse, Zack agora começa a se sentir diferente em relação a Tamara, viúva de Rael, a qual se tornou mais do que uma ótima amiga, e possui uma filha, Sophia, de quem ele sente-se na obrigação de cuidar.

Zachary agora se vê num beco sem saída. Lutando contra uma possível doença, um emprego que parece desmoronar, um noivado que está esfriando, uma família completamente abalada e um relacionamento comprometido. Na sua cabeça nascem inúmeras dúvidas. Será que ele está se tornando o homem que sempre desejou nunca ser? Quando foi que seu trabalho passou a ser apenas uma obrigação? E, a pergunta que martela sua mente, o que será que aquela mancha de sangue significa, afinal?

Tudo Pode Mudar fala sobre escolhas e nos leva até a refletir sobre o rumo que estamos tomando em nossas vidas. O que, muitas vezes, abrimos mão e aquilo que pode nos fazer felizes. Narrado pelo próprio Zack, o livro lida do problema (a doença) com muito bom humor e de uma perspectiva bem pessoal. É como estar em sua cabeça e vivenciar toda confusão que o personagem sente.

Jonathan Tropper consegue transcrever uma história de amor, amizade, traição, perdão e reflexão. E com uma lição que estamos sempre tentando aprender: será possível reescrever nossa própria história?

"É isso que acontece. Você urina sangue um dia e, de alguma forma, isso o faz pensar que talvez sua vida não esteja da forma que deveria e, aos 32 anos, se você pretende fazer alguma mudança é melhor agir depressa. Então, você faz uma tentativa e é como dar uma guinada de 90º num barco de corrida, tudo fica simplesmente revirado e você submerge nas águas frias e agitadas, vindo à tona com dificuldade, em seu próprio despertar descontinuado. E, não importa para que lado você vire seu olhar desesperado, não há absolutamente nenhuma terra à vista, o que é estranho, porque para início de conversa, você nem percebeu que tinha ido tão longe."

Felipe | Autor de "Gay de Família" 25/06/2012

Uma história complicada, mas sem muitos pontos altos
Eu queria mesmo conhecer essa mistura de comédia, drama e romance (+ cenas HOTs) que estava sendo prometida e como tudo isso se encaixaria num livro só. Trata-se de um lad lit (A versão masculina de um chick-lit) mais voltado para o drama do que para a comédia.
O livro me fez lembrar do filme "As férias da minha vida" em que Queen Latifah descobre que possui uma doença terminal e decide torrar seu dinheiro todo. Aqui Zack não torra dinheiro, mas após descobrir sangue em sua urina, sua vida amorosa, familiar e profissional sofre uma reviravolta. Aquele tipo de questão: Como posso estar morrendo e desperdiçando minha vida com isso???

Não fui muito com a cara da comédia no começo. O romance não é tão inteligente assim e o que sobrou para a comédia foram as piadas envolvendo sexo e derivados. Não é o foco do livro, nem do gênero, mas há uma diferença grande a narração de um homem e a de uma mulher, ainda mais relacionada a assuntos sexuais. Algumas cenas foram desnecessárias e pareceram forçar situações estereotipadas de um lad lit. Exemplos? O melhor amigo de Zack que só anda pelado pela casa e a ereção do pai de Zack pulando pra fora da cueca durante o café-da-manhã...

Tomei uma birra séria com o protagonista e quase abandonei esse livro. Para não fazer isso, houve momentos em que pulei tudo que não era diálogo (E acho que não perdi nada). O caso é que a trama toda é baseada nas vidas sem rumo de todos os personagens e na relação de Zack com Norm, seu pai, que depois de ter destruído a família traindo a esposa, resolve voltar para uma reconciliação. Zack o tempo todo rechaça o pai, julgando-o e acusando-o de um erro do passado. Até entendi o fato dele estar ferido e etc, porém, ELE TEM O MESMO COMPORTAMENTO DO PAI! Trai a noiva pelo menos umas 3 vezes ao longo do livro e ainda assim se acha na posição de condenar o pai. Daí em diante, perdi a vontade de acompanhar o protagonista.

Até que alguns coadjuvantes salvaram o livro e o final da trama foi conduzido muito bem. Às vezes eu me sentia lendo algo baseado em fatos reais, pela complexidade das relações e sentimentos entre os personagens, principalmente entre Norm e sua família.

Não acredito que esse livro faça rir e, após terminá-lo, acredito que o objetivo não seja esse. Também acho que o choro não cai bem aqui. É basicamente uma história complicada, mas sem muitos pontos altos.

Jeniffer 19/07/2012

Tudo pode mudar
Eu escolhi esse livro de cortesia com a editora Arqueiro depois de ler uma resenha no blog My book lit, que me fez me interessar muito pelo livro. E não me arrependi.

A sinopse já diz muito, mas contando um pouco da estória: Zack tem um emprego estável, uma noiva linda que ele nunca pensou que teria, e mora com seu amigo rico num apartamento numa área privilegiada de New York. Tudo vai bem até Zack perceber sangue em sua urina e já criar mil e uma ideias sobre isso. Depois de algumas idas ao Hospital ele quase tem certeza que está com câncer e que poderá morrer em breve e a partir daí, muda seu jeito de ser, começando pelo seu emprego que não suporta.

Tudo pode mudar parece um chick-lit narrado por um homem. Sério. Zack é divertido, ás vezes muito auto-depreciativo e cheio de neuroses e preocupações. A volta de seu pai o perturba, pois ele e seus outros dois irmãos foram abandonados por ele depois de tantas vezes trair sua mãe, mas o que mais perturba Zack é o possível câncer e sua paixão secreta por Tamara, a viúva de seu melhor amigo Rael.

Na trama vemos as mudanças em Zack acontecer, narrado por ele mesmo. E é engraçado em algumas partes, mais o que mais me interessou, foi ver confusões e uma rotina narrada por um homem, não aquele cara perfeito que vemos em comédias românticas, mas um homem inseguro, meio neurótico, com problemas em família e em relação aos seus próprios sentimentos.

Tudo pode mudar não só foca em Zack e na dúvida que ele tem sobre sua vida em geral, tanto pelo trabalho, que é relativamente bom mas que ele odeia, como por sua noiva Hope, que é perfeita, mas que ele não ama de verdade, se não, não estaria apaixonado por outra pessoa. Mas enfoca também na relação de Zack com seu pai e seus outros irmãos.
(...)

Leia mais: http://mon-autre.blogspot.com.br/2012/07/resenha-tudo-pode-mudar.html

Vanessa Meiser 19/07/2012

Tudo Pode Mudar é quase um chick lit masculino contada por um homem, o que particularmente eu acho muito interessante, poder acompanhar os medos, as angustias, os dramas, os erros e os acertos dos homens e compreender o que se passa na cabeça deles quando se trata de relacionamentos tanto com a família quanto com uma mulher.
Este é o primeiro livro de Jonathan Tropper que tenho o prazer de ler apesar de ele já ter muitos outros publicados. Confesso que gostei da forma como o autor escreve e fiquei bem interessada em ler mais trabalhos dele.
Neste livro temos a história de Jack King, o irmão mais velho de três meninos incluindo Matt e Pete. O pai – Norman - os abandonou a mais de 20 anos quando a mãe o pegou com sua secretária no quarto do casal em pleno ato de traição, depois disto raramente a família recebia notícias de Norman até que surpreendentemente ele aparece na porta da casa de Zack com o objetivo claro de permanecer perto dos filhos e tentar recuperar o tempo perdido, mesmo que tenha que enfrentar a revolta dos três filhos que nunca se conformaram com o sumiço do pai.
Como se não bastasse isto, Zack acredita estar com câncer de bexiga ao encontrar sangue na urina na manhã do mesmo dia em que o pai reaparece, consequentemente sua vida começa a mudar e ele passa a repensar todas suas decisões até o momento, como por exemplo seu emprego mal sucedido e seu futuro casamento com Hope, uma linda garota claramente apaixonada por ele. Hope é rica, linda, carinhosa e especial, porém não é por ela que o coração de Jack bate descompassado e sim por Tamara, a jovem viúva de Rael, um dos melhores amigos de Zack que morreu num acidente de carro há dois anos deixando esposa e filha pequena. Zack estava com Rael no momento do acidente e isto faz com que ele sinta-se responsável pelo ocorrido, o que o aproxima muito de Tamara passando a cuidar dela e da filha depois do acidente.
Zack decide mudar o rumo da sua vida e arriscar ser feliz mesmo que possa morrer logo e para isto, seu pontapé inicial é largar o emprego que o tanto faz infeliz, ao mesmo tempo, decide dar uma nova chance para o homem que mais o fez sofrer que foi seu pai, mesmo sabendo que ele nunca teve motivos suficientemente fortes para abandonar os filhos ainda pequenos.
Apesar do drama por causa do câncer, da perda do melhor amigo e das consequências devido ao sumiço do pai, Zack consegue trazer uma boa pitada de humor para sua vida que diga-se de passagem é mesmo uma comédia atrás da outra com uma boa dose de ironia e sarcasmo.
Gostei bastante do livro, o que pra mim não nenhuma surpresa já que todas as resenhas que eu lia dele eram sempre bem favoráveis, enfim, uma companhia agradável, um livro engraçado, dramático e complexo.
Leia!

Cris Oliveira 04/06/2012

O livro é encantador.. e o que me fascinou foi ler a história pela perspectiva do personagem principal, um homem que questiona sua vida após descobrir a possibilidade de um câncer.
Uma história leve, divertida, com pitadas de cenas quentes, um humor super agradável e sarcástico e além de tudo ainda nos faz refletir. Enfim, um livro tudo de bom para ser lido. Agradeço a Ju Oliveira pela indicação.

Babi 21/04/2012

Tudo pode mudar - http://tintapink.blogspot.com.br/
Jonathan Tropper mostra em sua impecável narrativa o ponto de vista masculino sobre as confusões do amor.

Sabe quando você não espera absolutamente nada de um livro e se surpreende positivamente com ele? Pois é, eu não esperava nada dele e tive uma ótima experiência.

Zack é um personagem totalmente cativante, ele fala com o leitor e o faz, em muitas ocasiões, se colocar em seu lugar, sentindo suas aflições, alimentando suas dúvidas, sentindo sua dor...Em muitos momentos me senti Zachary King, aprisionado em uma jaula, desejando algo e conseguindo uma coisa totalmente diferente, amando uma pessoa e acordando com outra, querendo um rumo diferente e permanecendo no mesmo lugar.

Tudo Pode Mudar consegue unir comédia e drama de uma forma bonita e equilibrada, me vi sorrindo em um momento e com aperto no coração em outro.

O livro inteiro me fez lembrar de uma música intitulada "My Body Is A Cage" da banda Arcade Fire:

"Meu corpo é uma prisão
Que me impede de dançar com aquele que amo
Mas minha mente segura a chave"

Todos, tenho certeza, já se sentiram desta forma, já se sentiram pressionados e insatisfeitos, com dúvidas e sem respostas, todos já se sentiram em uma jaula da qual não conseguem escapar, mesmo tendo a chave na palma da mão, é e isso que o livro mostra.

Jonathan Tropper criou personagens inesquecíveis e humanos: um pai que é comicamente deprimente, irmãos que são especiais cada um à sua maneira, uma mãe amargurada com complexo de vítima, o amigo morto, o amigo que alimenta sua depressão assistindo televisão, a mulher que ele realmente ama e a mulher com quem ele irá se casar...

Tudo Pode Mudar conta com uma narrativa incomum, poética, deliciosa, que tem potencial de agradar leitores adultos, mas não impede que adolescentes se deliciem com as aventuras de Zack.

Recomendo!