Tudo pode mudar

Tudo pode mudar Jonathan Tropper

Resenhas - Tudo pode mudar

Ju Oliveira 13/03/2012

Uma deliciosa surpresa
Uma deliciosa surpresa! Divertido, inteligente e verdadeiro. "Tudo pode mudar", mostra o ponto de vista masculino sobre as confusões causadas pelo amor.

Tudo ia razoavelmente bem na vida de Zack,32 anos, ele tinha uma noiva linda e rica, que era apaixonada por ele, um emprego razoável e morava com seu melhor amigo rico, Jed. Totalmente acomodado com sua vida certinha e regrada. Até o dia em que, ao ir ao banheiro logo pela manhã, encontra sangue em sua urina. Ele fica muito assustado, marca logo uma consulta com um médico.

Ao fazer os exames, fica ainda mais assustado, já tendo certeza que está com câncer, que sua vida está com os dias contados. Enquanto espera pelo resultado dos exames, ele começa a fazer questionamentos sobre si mesmo, sobre sua vida, suas escolhas. Com a proximidade do casamento com sua noiva Hope, ele é tomado pelo pânico. Será que ele ama Hope o suficiente para se casar com ela? Será que merece um moça tão encantadora e apaixonada como ela?

Apesar de todas suas dúvidas, a proximidade com Tamara, mulher de seu melhor amigo Rael, morto em um acidente a dois anos, está o deixando cada vez mais dividido. Entre o sentimento que tem por Hope e a forte atração que sente por Tamara.

Não bastasse todas essas dúvidas e incertezas que o tem atormentado desde o dia em que viu sangue em sua urina, depois de mais de 20 anos, Norm, seu pai reaparece. Norm abandonou a mãe e os três filhos pequenos e nunca mais deu notícias. Agora ele volta querendo se reconciliar com sua família.

Eu simplesmente adorei esse livro!!! Confesso que estava um pouco resistente para começar a lê-lo, a sinopse não me atraiu muito. Mas quando comecei a ler, me surpreendi com as trapalhadas do Zack e Norm. A história é muito divertida, com algumas passagens hilárias, algumas picantes e até reflexivas.

Apesar de a relação entre pai e filho ser bem delicada, Zack faz piada de tudo. Ele tem um coração tão bom, que sente raiva de si mesmo, por não ter raiva de seu pai, mesmo depois de tudo o que fez para magoar sua mãe e seus irmãos.

Eu gostei muito do modo como o autor escreve. É o primeiro livro que leio do autor Jonathan Tropper e já fui pesquisar outros títulos dele para ler também.

Esse livro é perfeito para os meninos leitores e para as meninas também, pois vemos o ponto de vista masculino sobre situações inusitadas do dia a dia e também do lado sentimental. Não sei ao certo a qual gênero esse livro se encaixa. Se existir o gênero Chick-lit masculino, é nele então que se encaixa. Eu adorei e super recomendo!!!

Mais resenhas em: www.juoliveira.com/cantinho

Adriana 05/04/2012

Uma grata surpresa!

Tudo pode mudar foi um livro que me chamou atenção, a princípio, pela sinopse que prometia uma história leve e divertida. Porém, o livro é muito mais do que apenas isso. Nele encontramos um protagonista cansado da vida que leva e que se vê em uma encruzilhada quando percebe a possibilidade de ter um câncer.

Zack nunca superou totalmente a morte de seu amigo Rael, quando voltavam de uma viagem a Atlantic City. Ele sobreviveu, enquanto o amigo, que estava dirigindo, não teve a mesma sorte. Rael deixou a mulher Tamara e uma filha pequena, chamada Sophie. Agora, dois anos depois, Zack permanece na vida de ambas, aparando em tudo que pode.

Sua vida se resume ao trabalho, que ele odeia, e a noiva maravilhosa, totalmente fora do seu padrão social e financeiro. Hope é linda, rica e com todas as chances positivas para o futuro. Mesmo assim, ela escolheu Zack e o ama demais. Ele crê que deveria estar radiante de felicidade com a perspectiva do casamento e por isso segue levando a vidinha de sempre, morando com o amigo milionário e inútil Jed que é uma figura super engraçada e tentando ajudar seus irmãos problemáticos que nunca superaram o abandono do pai na infância.

Todo esse conformismo vai para o espaço quando Zack percebe que está urinando sangue. Crente de que está com câncer, ele começa a rever suas atitudes e a vida que levou até o momento. A volta do pai, Norm, há muito desaparecido, serve para motivar reflexões ainda maiores.

Esta é uma obra rápida de ser ler e que aborda muitas questões interessantes ao longo das páginas. A escrita de Jonathan Tropper, com a qual este livro foi o meu primeiro contato, é bastante fluída, com passagens românticas e outras bastante sarcásticas adoro!

A narração de um romance feita por um homem é uma mudança bem-vinda em meio ao mar de livros chicklitianos ou jovens-adultos que leio onde a narradora é mulher. Zachary não perde em nada no quesito graça e veracidade para uma protagonista do sexo feminino, além de nos mostrar um outro lado (nem sempre bonito), dos relacionamentos amorosos.

Adorei o livro e é uma obra que recomendo, apesar de não chegar ao nível de uma obra prima. E através de Tudo Pode Mudar soube que há outro romance do autor publicado no Brasil, chamado Como falar com um viúvo. Depois de ler a sinopse, fiquei interessada em lê-lo também, o que provavelmente farei assim que terminar de ler tuuudo que tenho na fila das parcerias esperando a sua vez, hehehe!

Abaixo, algumas quotes que separei para vocês:

“Quer dizer, Deus já me ferrou. Ele não faria isso de novo tão depressa. Seria demais para uma pessoa só.” Página 47

“Morar com Jed é como ter um animal de estimação. Não importa a que hora do dia ou da noite você chegue, ele estará ali para saudá-lo.” Página 114

“Se eu pudesse dizer a verdade, diria que estou procurando defeitos. Por que é isso que você faz quando está apaixonado por alguém por quem não quer se apaixonar.” Página 173

“Compreendemos um ao outro sem ter que explicar. Não é uma coisa que decidimos; já estava lá por sim mesma, esperando por nós.” Página 201

“- Mamãe está aqui?

- Com o papai.

- Ele está se comportando bem?

- Ainda não foi convidado a se retirar.” Página 219

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=3242

Vivi 13/04/2012

Zachary King, 32 anos, com um emprego estável, prestes a ficar noivo de uma linda mulher, mora com seu amigo (milionário) em um apartamento luxuoso... certo, uma vida perfeita com a sorte ao seu lado e uma rotina bem previsível. Mas de uma hora para outra, todo o mundinho tão bem estruturado por ele é abalado pela suspeita de uma grave doença.

"Ele pode não saber ao certo o que é aquela mancha, mas eu tenho certeza absoluta do que ela não é. Não é um nada." Pág 37

A partir daí Zack começa a refletir sobre sua vida, os caminhos que tomou até hoje, tudo que antes parecia tão perfeito (se não perfeito, pelo menos aceitável) começa a parecer enfadonho e sem satisfação. Seu trabalho é estressante, suas decisões são (quase) sempre tomadas pensando nos outros e ele não tem tanta certeza de amar Hope da maneira que deveria.

Como se toda essa crise pessoal não bastasse, seu pai Norm, que foi um pai ausente durante 20 anos reaparece na porta de seu apartamento tentando consertar sua relação com os filhos.

"Meu pai tem uma ereção. Não o vejo a pelo menos seis ou sete anos e agora ele aparece na porta da minha casa, na hora do café da manhã, com uma ereção que levanta a calça de seu terno como se fosse o pau de uma barraca." Pág 16

Narrado em primeira pessoa por Zack, "Tudo pode Mudar" conta de forma leve e bem humorada a história de um menino que precisou amadurecer cedo demais e aprender a cuidar de sua família após a separação dolorosa de seus pais.

O que primeiro me chamou atenção nesse livro foi o fato de ser narrado por um homem, confesso que sinto falta de romances com uma visão masculina dos fatos e esse livro superou minhas expectativas quanto a isso. A escrita do autor é cativante e não é cansativa em momento algum, o que mais gostei na história do personagem principal é que, não importa o quanto a vida dele esteja fodida, sempre pode piorar mais um pouquinho, mas nem por isso perde seu bom humor.

Os personagens foram muito bem criados, com personalidades marcantes (alguns bem excêntricos) que dão a história quase vida própria.

"Morar com Jed é como ter um animal de estimação. Não importa a que hora do dia ou da noite você chegue, ele estará ali para saudá-lo." Pág 114

"Preciso dizer uma coisa: aquela ereção constante que ele tem não está melhorando em nada a situação dele." Pág 127

"– Não namore as damas de honra – repeti com enfado.
– Não namore as porras das damas de honra – Jed me corrigiu.
– O palavrão é necessário?
– Imprescindível.
– Por quê?