O Circo da Noite

O Circo da Noite Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

Izzyuchi 09/02/2024

Uma tremenda confusão em forma de livro
O livro não me prendeu nem um pouco, do início ao fim a leitura foi uma tortura. O casal principal tem um desenvolvimento medíocre, a protagonista não é cativante e a história é arrastada. Seria uma boa história se o autor se preocupasse em explicar as coisas porque durante toda a leitura você fica se perguntando oq está acontecendo

Felipe038 05/02/2024

Imersivo, mas ainda assim curioso
Confesso que durante as primeiras passagens, os primeiros contatos, o livro me fez duvidar muito da minha capacidade de leitura hahaha.

Eram informações muito embaralhadas e que eu particularmente não conseguia unir em conceitos fixos até que os ideais do livro começaram a surgir.

A formação de tudo, as diversas referências a um passado e suas ligações com o presente e toda história me mostraram que não é um livro com apenas um protagonista, mas que mesmo assim não achei que trabalhou todos os aspectos necessários.

Isso é nítido na questão do desafio, que desde os primeiros momentos já temos noção de sua existência, mas pouquíssima informação de sua explicação, seu propósito e ocorrência. Mesmo no decorrer do enredo não deixa tão claro como ele de fato acontece e quais são os princípios reais dele.

Por mais que não seja indicado como tal, esse livro me mostra muitos aspectos de um romance, com sutis características de fantasia.

Além de tudo, como o título da resenha diz, é imersivo. Tenho que admitir que o ambiente é bem construído ao longo da história, quase como se o leitor pudesse ser teletransportado para aquele mundo.

No final, gostei do livro, principalmente porque adoro os que detalham até os fios de cabelo dos personagens sem nos empurrar informações complemente desnecessárias e que não farão mais sentido ao longo do enredo. Gosto de detalhametos que me façam enxergar a cena e que me mostrem traços que serão úteis posteriormente, ou que demonstram como a personagem enxerga o mundo. E, " O Circo da Noite" é coerente a esse valor.
Isasfarias 05/02/2024minha estante
Ah, eu comecei a ler esse livro alguns anos atrás e desisti, mas depois dessa resenha vou tentar dar uma segunda chance! ??

Luan Medeiros 04/02/2024

Surpreendentemente incrível
Não sei nem o que falar sobre esse livro, apenas dizer o quão incrível e intrigante ele consegue ser.

Adrielli 29/01/2024

Mágico
O primeiro livro que li dessa autora foi "o mar sem estrelas", livro o qual considero um dos meus favoritos. E me impressionei ao encontrar tamanha semelhança entre a construção desse livro e a do Circo da Noite. Os capítulos fazem transição entre passado e presente (futuro), apresentando a perspectiva de cada personagem envolvido. Isso torna a leitura um pouco lenta e cansativa no início, exigindo muito atenção do leitor para unir as peças desse grande quebra-cabeça. Mas assim que tudo começa a se ligar, a história se torna emocionante e de certa forma épica.

Em dado momento, é possível perceber que os protagonistas não são Célia e Marco, pelo contrário, eles são apenas parte de algo muito maior. Quem merece o título de personagem principal é o próprio Circo dos Sonhos (Le Cirque de Rêves). Tudo gira em torno do circo e tudo está interligado a ele. E é quase impossível não se impressionar com isso.

Gostei bastante do livro e, principalemente, da maneira como tudo é apresentado. Me senti como parte da história em diversos momentos, e cada capítulo me tornei também uma rêveur. Não dei 5 estrelas, porque sinto que a história poderia ser um pouco mais curta ou que alguns personagens fossem melhor desenvolvidos. Mas, tirando isso, é um livro gostoso de ler.

Bianca216 29/01/2024

Os personagens são interessantes e toda a descrição do circo cativa bastante, mas as explicações sobre o Desafio em si (a parte essencial que o livro todo gira em volta?) são bem fracas e não faz muito sentido.

Nati 27/01/2024

Um livro visual
Apesar de ter gostado da história, não foi um livro que devorei, tendo que parar diversas vezes por ter perdido o foco por causa de sua escrita meio lenta e detalhada. Mas isso é algo pessoal. O livro num geral é bem mágico e interessante.

Branco 27/01/2024

O CIRCO MAIS FASCINANTE POSSÍVEL
Esse livro é literalmente um espetáculo. Amo o estilo de escrita da autora, considero muito carregado de magia mesmo.
Todas as coisas fantásticas que acontecem, todo o romance incendiário em torno da história, todos os mistérios e surpresas, perdas e ganhos...é tudo intenso, lindo.

Como amante do gênero, me senti muito bem servida kkkkk

Gio 26/01/2024

Envolvente, mágico e maravilhoso.
Feliz em começar o ano com esse livrão. A Erin é excelente em nos envolver na história e nos fazer amar cada personagem. Realmente faz parecer que tem um pouco de magia escondida por aí.
Só não dei 5 estrelas porque senti falta de um poquito a mais de romance & não consegui evitar a comparação com Mar sem Estrelas (que é perfeito)

Wendy 24/01/2024

Achei um livro bom, em alguns momentos beirando só o ok, mas que acaba sendo atrativo por conta da parte mais "mística". No mais a parte de entender os personagens e as dinâmicas deles é bem confusa e a pessoa precisa de um traquejo maior para isso. De todas as formas o livro é bom quando passa da metade e as coisas começam a serem desenroladas. Uma nota 4, porque o final foi satisfatório.

>Livv< 24/01/2024

?? ?????? ??? ??????
Posso te garantir que esse livro vai ser uma experiência única.
Achei q ia ser uma fantasia com romance q nem todas as outras q todos estão acostumados, mas esse livro é diferente.

No começo achei ele um pouco arrastado, dei um tempo nele mais ainda sim fiquei curiosa pelo final, quando voltei a ler eu quase engoli o livro, o final as páginas parecem q estão voando

Uma coisa q me incomodou no começo foi a troca do presente pra o futuro, mas depois entendi o pq desses troca troca e comecei a gostar da história do Bailey

Ainda fico triste pela Isobel e acho q ela poderia ter seu final feliz

E só queria dizer q os gêmeos são meus personagens favoritos junto com o sr.Barris (ainda fico triste pela Tara)

Agora sei q nunca vou achar uma Fantasia de circo com romance q nem essa

Biazinhainha 22/01/2024

Não sei muito o que pensar
Muito provavelmente esse não é o meu tipo de livro e por isso achei arrastado é um pouco confuso em algumas partes. Comecei e parei esse livro várias vezes e nem estava nos meus planos ler por agora, mas resolvi dar mais uma chance.

É uma estória muito boa e cativante, mas é um livro calmo e lento. Então se é como eu, que gosta de ação, romance intenso, conflitos etc, esse livro não é pra você, melhor procurar por outro. Mas se você gosta de algo mais tranquilo, mas que ao mesmo tempo tem um mistério por trás, pode ser que você goste.

Definitivamente não é um livro pra todos. Não entre procurando por magia e romance, pois, mesmo que tenha ambos, não é as estórias de fantasias que estamos (pelo menos eu) acostumados.

IndieIngrid 21/01/2024

Não tenho palavras...
Ultimamente tenho lido livros muito mornos. Não faço ideia se é a minha idade e falta de paciência para determinadas narrativas e plots, ou os próprios livros. A cada 20, apenas 1 ou 2 tenho o prazer de dar 5 estrelas e lembrar com carinho.

O Circo da Noite é um deles.

Particularmente nunca foi muito fã de circos, detesto palhaços e sinceramente, os vejo de forma mais macabra do que engraçada, mas achava lindo as apresentações de circos como os de Soleiu.

Mas esse livro, ele trouxe a magia do circo de uma forma que é impossível simplesmente enxerga-lo como um pano de fundo. Ele é uma casa, um espetáculo, um presente.

Igualmente aos seus personagens bem descritos e desenvolvidos, não é bom ou mal, há tantas nuances...

É uma história de amor, uma história de magia, bem contra o mal, amizade e família, e ao mesmo tempo não é. Tudo isso está lá, de forma tão orgânica que nada sobra ou falta.

E tudo isso se deve a escrita genial de Erin. Ela sabe como dar vida ao menor dos personagens, tive medo de não serem desenvolvidos, mas a mulher conseguia dar mais desenvolvimento a eles em um capítulo de 11 páginas do que outras sagas de 3 a 7 livros deram aos seus supostos protagonistas.

Foi uma grata surpresa, um livro de mistério, que embora me compelisse a tentar descobrir o que havia por trás, nunca me prometia grandes descobertas e quando as fazia, eram ótimas, pelo ao menos ao meu ver. Não há pontas soltas, não a diálogos verborragicos que me tratam como alguém incapaz de interpretar a mais simples das frases.

Esse é o tipo de livro que eu trataria como meu, que eu pegaria uma caneta e post its sairia fazendo anotações, sobre minhas reflexões e reações.

Amo o fato da autora não o ter explorado em mais um ou duas continuações, ele tem tudo e deixa o resto para a imaginação. Seu fim não é o fim, e isso basta.

"Alguém precisa contar essas histórias. Quando as batalhas são travadas, e vencidas e perdidas, quando os piratas encontram seus tesouros e os dragões comem seus inimigos no café da manhã com uma bela xícara de chá preto Lapsang souchong, alguém precisa contar os pedacinhos das narrativas sobrepostas. Há magia nisso. Ela existe no ouvinte, e para cada ouvido será diferente, e afetará as pessoas de formas que jamais podem prever. Das mais mundanas às mais profundas. Você pode contar uma história que marcam a alma de alguém, que se torna o seu sangue, identidade e propósito. Essa história vai movê-lo e impeli-lo e quem sabe o que mais poderá fazer por causa dela, por causa das suas palavras. Esse é o seu papel, a sua dádiva. Sua irmã pode ser capaz de ver o futuro, mas você mesmo pode moldá-lo, garoto. Não se esqueça disso. ? Ele toma outro gole de vinho. ? Há muitos tipos de magia, afinal.

Miah.Kan-Po 21/01/2024

Acho que O Circo da Noite é um daqueles livros que torna especialmente difícil escrever uma resenha adequada e, para ser totalmente honesta, tenho que admitir que nem sei por onde começar. É diferente de qualquer outro livro que já li.

Meus sentimentos são tão conflitantes em relação a esse livro.

O Circo da Noite nos apresenta a uma história cheia de mistério, magia e romance, ambientada em um circo itinerante. A cada página, somos levados para dentro desse universo cheio de ilusionistas, contorcionistas, acrobatas e, é claro, o protagonista: o próprio circo!

A quantidade aparentemente obsessiva de pular encontros explodiu minha cabeça. Existem cronogramas entrelaçados. Saltamos décadas para frente e para trás no tempo, desaparecemos em personagens que a princípio não têm nenhuma relação com o circo e depois têm papéis menores.

Foi muito difícil ler; ela estava em 1895 para um capítulo, pulava pelos anos para cinco ou mais capítulos, depois voltava para 1985 como se esperasse que eu me lembrasse de tudo o que aconteceu antes, e na maioria das vezes seria com pessoas diferentes daquelas que eu já li muitos capítulos atrás. Foi difícil, deixe-me dizer, mas o que me empurrou para continuar a leitura, como um colete salva-vidas que a autora me jogou, foi a escrita.

A escrita da autora é maravilhosa, e ela criou uma história peculiar, fazendo uso de um plano de fundo, o circo, para explorar elementos mágicos e bem surreais. Um enredo cheio de reviravoltas, com uma boa construção, mas com falhas em alguns pontos.

Infelizmente, eu não achei que os personagens principais foram bem desenvolvidos, mas confesso que gostei do romance entre Celia e Marco, que tinham tudo para querer mal um ao outro, se não estivem sendo manipulados, claro.

A magia é tão obviamente mágica que fiquei irritada em alguns momentos. Tudo era feito com uma piscadela e um aceno de cabeça para que as pessoas não percessem que era magia de verdade, para que acreditassem que você acabou de executar o melhor golpe de todos os tempos. Claro, os truques eram fantásticos demais para serem acreditados, e ninguém questiona isso.

Animais de madeira que respiram... Jardins de gelo e labirintos nebulosos feitos de nuvens, fogueiras que NUNCA se apagam, ninguém no circo ou parente dele parece envelhecer, exceto as crianças, tendas de circo montadas por pessoas invisíveis etc...

Enfim, esses são pontos que me fizeram dar apenas três estrelas.
Ika 26/01/2024minha estante
Além dos pontos que você levantou, uma coisa que me deixou muito indignada foi a falta de consciência dos personagens principais com as consequências da competição. Personagens secundários sofrendo destinos terríveis e os dois assim "aii não tinha o que fazer né, não é culpa de ninguém ?????"

Miah.Kan-Po 27/01/2024minha estante
O Hector e o Alexander são dois tiranos, que usam pessoas para se satisfazerem... Juro que não entendi o sentido desse jogo entre eles. O que ganharam? Nada!

Jasmim.Lauren 16/01/2024

Não é só uma história, é um sentimento...
Eu sei, a frase acima pode parecer até clichê, mas não há melhor descrição da experiência de ter lido esse livro! Foi um daqueles que fechei e tive vontade de abrir de novo na primeira página, mergulhar intensamente de novo.

Ele estava nos meus planos pra ler há anos, e agora me arrependo de não ter pego ele antes. Ele é um livro, creio eu, pra você apreciar a experiência e pouco os plots. Ele é um livro pra você viajar por entre as páginas, somente aproveitando a vista.

O primeiro livro favorito do ano e com louvor! Sinto que essa história vai ficar ainda por muito tempo em minha cabeça, e tudo o que eu queria era olhar pela janela e ver um circo preto e branco misterioso que chegou sem aviso... Quem leu esse livro e não morreu de vontade de ir a esse circo, leu errado! É uma ambientação sensacional e que me trouxe um conforto que poucas leituras já me trouxeram.

Preciso ainda dizer o quanto recomendo? Embarca nessa jornada!