O Circo da Noite

O Circo da Noite Erin Morgenstern

Resenhas - O Circo da Noite

Juliana.Bragiato 24/02/2024

O circo chega sem avisos, como num passe de mágica. Um dia não está e no outro você vês as tendas em Preto e Branco que abrigam o espetáculo mais peculiar e encantador dos últimos tempos. É nesse cenário magico que nossa história acontece.

Ainda criança, Celia perdeu a mãe e foi entregue aos cuidados do pai, o famoso mágico Próspero. Percebendo o dom nato de Celia para a magia, Hector, verdadeiro nome do mágico, resolve procurar um amigo/rival e propõe um jogo, o homem aceita, mesmo que um tanto quanto relutante. Hector irá instruir a filha, enquanto o Sr. A. H. deverá escolher um pupilo e prepará-lo para o embate. Anos se passam e o palco para tal disputa será o Le Cirque des Rêves - O Circo dos Sonhos.

Em meio a malabaristas, cartomantes e maçãs carameladas, Celia e Marco vão moldando o circo conforme a competição avança. Mas, no decorrer da competição, as jogadas acabaram se tornando declarações de amor, porém as regras do jogo, mesmo que não fiquem claras, são cruéis e pode ser que não haja um final feliz para os competidores.

Eu adorei esse livro. Adorei como a autora mesclou a competição com o misterioso circo. Todos os detalhes pensados em agradar o grande público, mas, ao mesmo tempo, cada tenda foi feita com apenas uma pessoa em mente.
Celia não teve infância e sua criação foi marcada pelos abusos do pai. Levando a menina ao limite durante os treinamentos, tudo para garantir que ele saia vitorioso. Em contrapartida, a educação de Marco foi mais fria e erudita. Enquanto Celia desenvolvia seus poderes com prática, Marco lia e teorizava muito.
Também vamos acompanhar como o jogo afeta a vida de todos os envolvidos com o Circo, tanto dos artistas quanto do público.
Claro que algumas coisas me incomodaram, mas não atrapalhou a experiência de conhecer O Circo da Noite!

Se você procura um livro com uma narrativa diferente, com uma história envolvente e personagens cativantes, recomendo a leitura.

Maria.Barreto 23/02/2024

O circo da noite
Uma narrativa muito confusa, com personagens demais.
A história poderia ser melhor e mais compreensível se tivesse menos personagens.

Andrea141 21/02/2024

O circo e seus amigos
A alma do livro é o circo e a alma do circo está em Celia e Marco. É um livro lindo, tanto no aspecto visual (por mais estranho que pareça considerando que estará "lendo" e não "vendo) quanto no enredo. As descrições são fantásticas e você consegue se imaginar em cada tenda, cada canto, cada magia. Esse livro é uma obra de arte.

Jojo 19/02/2024

"Sua punição é ver a aurora antes do restante do mundo."
O Circo chega sem aviso, mas no momento perfeito.

Eu não sei por onde começar falando sobre O Circo da Noite. É um livro com tantos começos, meios e fins que a gente se perde de vez em quando. Mas é um livro tão mágico, tão perfeito e tão incrível que me deixa com os dedos coçando para folhear as páginas dele de novo, só mais uma vezinha.

Eu consegui sentir o amor da autora pelo projeto e eu me pergunto como a Erin tem tanta criatividade e tanto talento para escrever livros. O livro é cheio de magia, histórias, amor, paixão, desilusão e ilusão. Eu não sei colocar em palavras o quão incrível foi a experiência de ler esse livro completo pela primeira vez. Quando eu estava lá no final das páginas, eu senti uma vontade imensa de chorar porque eu enquanto eu lia, eu tinha a sensação que o livro era infinito. Que era possível eu beber ele em goles e nunca acabar. Mas aí a taça fica vazia, e não tem ninguém para encher ela de novo. Mas tudo bem, porque eu vou me lembrar de como foi ótimo saborear as páginas, a história, e eu sinto um conforto tão grande nesse livro que eu me senti acolhido.

Eu amei o começo, adorei o meio e me emocionei no final, e isso para mim já é o suficiente. Esse é o tipo de livro que você lê cada palavra devagar, porque quer que aquilo dure mais. É o tipo de livro que você raramente relê, pelo simples fato de que nunca vai ser a mesma coisa.

E eu simplesmente achei incrível que no final do livro, a Erin nos presenteou com os bastidores da produção do livro e é bem interessante ler sobre isso, é como se eu estivesse estudando as engrenagens do meu relógio favorito (referência não intencional). Mas oque eu com certeza amei mais ainda, foram as reflexões e perguntas feitas. E aqui vai eu respondendo elas:

"O sonhador é aquele que encontra seu caminho ao luar, e sua punição é ver a aurora antes do restante do mundo." Como a epígrafe de Oscar Wilde, que aparece no começo do livro, se relaciona com a história?

- Acredito que se relacione mais com o Marco doque qualquer coisa. Ele fez tendas incríveis no circo, fez o Jardim de Gelo, salas lindas no Labirinto, fez o Zoológico, mas mesmo assim, ele não sente a magia do Circo da noite. Acredito que ele veja o circo como uma coisa de várias engrenagens. Ele sabe como as engrenagens funcionam, ele sabe como tudo aquilo trabalha, então a coisa total não é um mistério para ele.

"Um espetáculo sem plateia não é nada, afinal. A resposta da plateia ? é aí que reside a poder de uma apresentação."
Pense sobre a relação entre o público e os artistas do circo - quem você acha que tem mais poder? E sempre há um limite claro entre os dois grupos?

- Entre uma guerra de artistas versus público, quem ganha de lavada é o público. Aliás, quem faz o artista é a plateia. Um bom exemplo é oque a Celia faz nas apresentações dela. Ela não tem números específicos em mente, ela só vai moldando oque ela faz de acordo com as pessoas que a assistem. Porque você faria uma apresentação que você vê que ninguém está gostando? Porque você pararia uma apresentação que todos estão adorando? A plateia aprecia, e o artista precisa ser apreciado.

"Prefiro permanecer sem esclarecimentos, para apreciar melhor a escuridão."
No lugar de Friedrick, você iria preferir permanecer sem esclarecimentos também?

- Eu, com a minha natureza curiosa, ficaria extremamente frustrado se entrasse no Le Cirque des Rêves. Tenho uma dificuldade crônica de aceitar que não sei como todas as coisas são ou funcionam. Mas vendo por cima, como um telespectador, eu com certeza não aconselharia ninguém a tentar entender o Circo da noite. A magia está aí.

"O futuro nunca é imutável, lembre-se disso."
Qual e o conceito de destino versus vontade própria que é explorado em O circo da noite?

- Acredito que não haja realmente um destino em O Circo Da Noite. Tudo que os personagens fizeram, foi porque eles quiseram fazer, nenhuma força da natureza impelindo eles a fazer algo ou coisa assim. Mas ao mesmo tempo, tudo está conectado. Está mais relacionado a coisas que vão acontecer, e não coisas que precisam acontecer.

"Velhas histórias costumam ser contadas, recontadas e alteradas. Cada contador subsequente coloca a sua marca nela. Qualquer verdade que a história pudesse conter fica enterrada sob diferentes vieses e embelezamentos."
Como Le Cirque des Rêves e seus habitantes se encaixam nesta visão sobre a contação de histórias? Você concorda com a afirmação final de Tsukiko?

- Eu concordo mais que 100% com a afirmação dela Tsukiko. Cada personagem colocou sua marca no Circo da noite, até que tudo ficou uma bagunça sobreposta uma na outra. Não é uma coisa ruim, na verdade. Só acho que lá para o final do livro, onde todo mundo conseguiu deixar sua marca no Le Cirque des Rêves, a magia do circo se perdeu um pouco. Mas ao mesmo tempo é tudo tão importante, porque o circo nunca seria ele mesmo se as pessoas que passam por ali não deixassem sua marca. Não sei se vocês perceberam, mas esse é livro é cheio de contradições.

"O bem e o mal são muito mais complexos do que uma princesa e um dragão, ou um lobo e uma garatinha vestida de vermelho. E dragão não é o herói de sua própria história? O lobo não está simplesmente agindo como um lobo deve agir?"
O quanto você concorda com sr. A. H?? Como essa ideia de contos de fadas e bem versus mal é explorada em O circo da noite? Quem você acha que são os dragões, heróis e lobos neste livro?

- Eu pessoalmente acredito que não haja um lado bom e um lado ruim. Não tem dragões, heróis e lobos, só há pessoas tomando decisões e agindo como pessoas. Uma coisa ruim que alguém fez não anula as coisas boas, e o contrário também. Até mesmo Prospero, O mágico, esse homenzinho horrível, não é totalmente odiado por mim. Eu só acho ele rancoroso por decisões e decisões e escolhas. Apenas pessoas sendo pessoas.

"Você não está destinado a isso nem foi escolhido. Gostaria de afirmar que, se fosse, isso seria mais fácil, mas não é verdade. Você está no lugar certo na hora certa, e se importa o suficiente para fazer oque precisa ser feito. Às vezes isso é o bastante."
Você acredita que a afirmação de Celia sobre Bailey está correta? E, se realmente está no lugar certo na hora certa, isso é mesmo o suficiente?

- Como eu disse antes, não acho que tem realmente um destino no Circo da noite. Cada pessoa está ali na hora certa, no lugar certo, com a mentalidade certa e vontade, que são as coisas mais importantes. Se você está disposto a fazer algo e está ali na hora mais perfeita possível, não é só suficiente, é quase obrigatório!.

Não sei se alguém vai realmente ler essa resenha, mas acredito fielmente que ela vai chegar nas pessoas certas, na hora certa, assim como as milhares de tendas do Circo dos Sonhos. ? ??????

laris 18/02/2024

"? Magia ? repete o homem de terno cinza, transformando a palavra em uma risada. ? Isso não é magia. É o que o mundo é, só que pouquíssimas pessoas param para notar. Olhe ao seu redor ? diz, acenando para as mesas no entorno. ? Nenhum deles faz a mínima ideia das coisas que são possíveis neste mundo e, o que é pior, nenhum deles ouviria se você tentasse esclarecê-las. Querem acreditar que a magia não é nada além de um truque habilidoso, porque pensar que é real os manteria acordados à noite, com medo da própria existência."

Rebeca.Judimilly 18/02/2024

É...
A história é muito boa, o problema é que é muito confusa, gostei muito da celia, queria ter visto mais do marco, msm qnd eles tavam juntos eu desconfiava dele, não acreditava que ele tava sendo verdadeiro, os personagens secundários todos maravilhosos, foi muito legal ver um pouco de cada um.

Caroline1550 18/02/2024

O circo chega sem aviso
Apesar de ser um pouco confuso devido às duas linhas do tempo e não ser explícito as regras do desafio logo no início, com o passar de páginas vc acaba se apegando mais aos personagem e entendendo a história que é muito criativa, a história é com um narrador em 3 pessoa onisciente tornando possível a gente conhecer cada personagem. O livro possui vários mistérios, mas não se engane pois ele não deixa nenhuma ponta solta, nos instigando a saber mais das histórias de cada personagem.

Tehani 17/02/2024

O circo chega sem aviso?
Finalizei a leitura ?O circo da noite? comprei ele em um sebo e estava com ótimo preço. Vou compartilhar com vocês o que eu achei da leitura: foi o meu primeiro livro da Erin, no início eu achei a leitura bem arrastada e até num histórico de leitura eu compartilhei que eu acho a a diagramação da editora intrínseca muito ruim para ler, as letras são pequenas. Acredito que a edição da Editora Morro Branco (os preços são salgados) tenha a diagramação melhor para leitura. É um romance fantasia que o protagonista é o circo. Tem romance, desafio, tem casal inesperado, tem tragédia, muitas emoções em uma só leitura. Mas eu também achei o início um pouco arrastado, só a partir da página 200 é que começa a engatar a história. A autora tem uma linda escrita e narrativa, só que demora para emocionar e prender o leitor. Mas quem curte romance e fantasia é uma ótima opção de leitura, mas leiam pela editora Morro Branco.

Thais.Oliveira 16/02/2024

Não é o que se espera
Após ler a sinopse, achei que leria uma fantasia com uma narrativa mais convencional, onde os protagonistas teriam um romance enemies to lovers. Porém, para começar, acho que o personagem principal é o próprio circo.
Incrível como a autora conseguiu descrever o circo de forma tão delicada, onde o Le Cirque Des Reves parecia ter vida própria. Na minha experiência de leitura, ao longo do livroz consegui sentir as várias sensações que o circo passa.
Ainda assim, infelizmente, o livro não funcionou para mim... A narrativa com várias idas e voltas ao passado, e perspectiva de vários personagens me atrapalhou muito. Acabei não tendo empatia por nenhum personagem, ou até mesmo apreciando o romance (que se desenvolve de forma até natural). Além disso, achei o final bastante confuso e um pouco mal desenvolvido, apesar de poder ter sido consequência de achar o resto do livro atrapalhado, e ter esperado maiores explicações.
sabrinamenegassi 18/03/2024minha estante
Nossaaa, você traduziu tudo que esse livro foi pra mim kkkk achei ele muito esquecível, não me apeguei a ninguém!! Ótima resenha kk

Thais.Oliveira 10/04/2024minha estante
Muiito obriigada *u * achei uma pena a nossa experiência ter sido tão ruim... a temática do livro é muito boa

Rebeca1178 16/02/2024

MARAVILHOSO
Cinco estrelas, favoritado. Encantada pela história e como ela me transportou para uma nova perspectiva no circo.

Maisa @porqueleio 16/02/2024

Resenha / O Circo da Noite /@porqueleio
Com uma escrita dela é poética, abstrata, sem deixar pistas óbvias ou respostas fáceis, o livro tem várias linhas temporais que se cruzam, uma narrativa em terceira pessoa com foco nos dois adversários e algumas páginas com o narrador contando uma história como se incluísse um interlocutor – que poderia ser, inclusive, o próprio leitor.

É uma história com pouca ação, mais metafórico, mas com tantos detalhes, que deixa a leitura imersiva – as descrições são tão gráficas, que é fácil se sentir nesse circo mágico, da mesma forma como os ‘reveurs’, pessoas comuns que devotam parte de sua vida a acompanhar o circo dos sonhos.

A disputa é um mistério. Entender a complexidade da aposta leva muito tempo. E o casal... migalhas de milhões. Claro que fica a sensação de que eles nem tiveram a chance de não se apaixonar, ligados que estavam desde muito cedo. Mas é tão bonito... adoro casais que vivenciam essa proibição, e perseveram, contra tudo e contra todos.

Enfim, é muito difícil falar desse livro, da mesma forma como foi difícil falar de O Mar Sem estrelas. A estranheza vem como um convite, para jogar a racionalidade para o alto, e simplesmente apreciar uma boa história!

site: https://www.instagram.com/p/C2UrVGurOEU/?img_index=1

camys_lua 15/02/2024

Não é um livro, é uma experiência extracorpórea.
Vou me limitar para resenhar esse livro porque se não vou acabar escrevendo uma bíblia sobre ele, mas o que posso falar sobre O circo da noite? Simples, é meu favorito da vida. Meu primeiro comentário é que o protagonista desse circo não é um personagem, mas o próprio circo em si, durante a história eu só desejava que ele sobrevivesse ao caos dos personagens e ao tempo, que não costuma ser muito gentil com os circos no geral. Me apaixonei perdidamente pelo windget, o contador de histórias, nunca vi um personagem roubar meu coração desse jeito. Tudo nesse livro foi perfeito e mudou minha forma de ver o mundo, mudou a forma como eu me enxergo, como uma sonhadora e uma leitora. Cada parágrafo desse livro é cativante e eu só posso dizer que um pedaço do meu coração ainda está nessas páginas em preto e branco, e sempre vai ser devastador lembrar que o Lê cirque dês revés não existe na vida real.

Anin 15/02/2024

Já separei meu cachecol vermelho ?
Fazia tempo que não me sentia tão imersiva a experiência fantástica literária. Me senti totalmente dentro ao circo. Foi muito fácil visualizar e até sentir o cheiro dos doces e das lembranças de um lugar que estava "indo" pela primeira vez.

Me apaixonei pela Celia e pelos gêmeos mais cativei muito amor por um personagem específico (que é um pouco injustiçado). Apesar da enrolação, em algumas partes, gostei de como foi construído.

As vezes me pergunto se era melhor ter lido "O Circo da Noite" antes do "Mar sem Estrelas " , pq as expectativas foram um poucos quebradas nesse livro ( ja que o "Mar sem Estrelas" é meu livro preferido da vida). Acho que nunca vou saber se á ordem dos fatores mudaria o resultado (nesse caso).

Suzana225 14/02/2024

O circo chega sem aviso.
Encontrei esse livro numa trend aleatória de "livros que você precisa ler antes de morrer". Adicionei ao meu Kindle e fui ao YouTube buscar resenhas. Iniciei pelos comentários de um vídeo e a pessoa disse ser o melhor livro já lido em sua vida. A moça me convenceu a ler 'O circo da noite' sem saber a sinopse, sem saber o que esperar e sem criar expectativas. Meus amigos, eu sou a maior criadora de expectativas da terra, diariamente vinha ao Skoob procurar resenhas, mas eu lia 3 linhas e pensava na experiência de conhecer o desconhecido. Recomendo que conheçam o circo, é tudo sobre ele e pela forma que você aprende a sonhar com ele.
Confesso que achei o livro confuso, quis desistir inúmeras vezes, mas li um comentário dizendo que o livro tinha a necessidade de ser confuso.
As vezes é bom não criar expectativas e só esperar o que a vida tem pra oferecer. Obrigada por me oferecer o circo.

Ritinh@ 14/02/2024

Perfeito sem defeito!
Eu só queria um epílogo com o Marco e a Célia ? Só pra me despedir deles pq eu me apeguei tanto ??

Que livro magnífico! Ele começa bem lento, mas a escrita é deliciosa e a história é muito instigante. Fiquei super envolvida com a disputa e com o circo e com todas as pessoas envolvidas com ele.

É uma baixa fantasia maravilhosa. Achei que tudo terminou muito bem e eu amei demais ??