Relato de um Náufrago

Relato de um Náufrago Gabriel García Márquez

Resenhas - Relato de um Náufrago

Lucas 29/01/2010

Na hora da leitura recomendo que você deixe ao lado, pelo menos, um copo de água. A descrição do livro, ainda que nem tão profunda como a de Graciliano Ramos em seu Vidas Secas, o qual recomendaria uma jarra de água aliás, é perturbadora.
Ressalta-se que é uma obra quase que puramente jornalística, cheia de descrições e delírios do personagem. Não é o melhor de Gabriel García Márquez, mas é muito bem escrito e de leitura rápida (para não dizer que o leitor sofre com Velasco a todo momento).
Pablo Barra 16/06/2015minha estante
Muito interessante sua opinião sobre o elemento da sede no livro! Muito obrigado pela sua opinião!

Fábio Nogueira 06/10/2020

Que repórter promissor...
O mestre do realismo mágico surge como um repórter iniciante, que soube com toda sua maestria hoje conhecida, conduzir o leitor nessa aventura angustiante e repleta de detalhes que nos prende até o fim.

Leitura essencial!

Raquel Lima 12/07/2009

10 dias no mar...
Os leitores e apaixonados por Gabriel, na verdade, acredito que leem suas obras, como uma grande coleção, uma saga, e este livro li somente para completar esta saga de sua vida como escritor. Gabu impressiona pelo forma de escrever, pela clareza, pela objetividade com pureza. O relato de um náufrago em seus 10 dias de agonia para a sobrevivência no mar é fantástico, quando escrito por Gabriel, suas palavras, sua escrita nos transporta ao meio do Caribe com o Velasquez, os tubarões às 5 horas da tarde, a gaivota e outros seres fantásticos que passam por sua obra. Comprei para ler em um fim de semana e durou 12 horas.

Luana 17/09/2020

Lendo esse livro percebo que Gabriel García Márquez poderia escrever sobre absolutamente qualquer coisa que ele quisesse.
Ah e as ilustrações de Carybé deixam o livro ainda mais interessante. A editora Record deveria voltar com as ilustrações de cem anos de solidão também, são lindíssimas.

bia 12/04/2021

Um conto jornalístico do gabo que conta a história do náufrago Luis Alejandro Velasco. O texto como tudo do gabo nos imerge na realidade do personagem, nos deixa muito próximo dos sentimentos dos mesmo, sua fome, sede (bebi três copos de água enquanto lia hahaha) Adorei o relato, lido em uma noite, recomendaria muito!

Antonio.Junior 23/10/2020

O Gabo repórter.
Um episódio acontecido nos mares do Caribe onde a narrativa do náufrago é usada por Gabriel Garcia Marquez para transforma a tragédia em um fato emocionante.

Peterson Boll 11/02/2011

Lembra em alguns momentos, "O velho e o Mar", mas enquanto a obra do Hemingway tende a um maior lirismo, "Relato de um Náufrago" é uma obra narrativa, que mesmo que venha a ser bastante subjetiva, enfoca mais a história a ser descrita.
Sâmia Gonçalves 07/04/2018minha estante
Também me lembrei de "O Velho e o Mar" em alguns momentos.

Dadá 18/10/2020

O que eu fiz durante dez dias no mar?
O livro-reportagem de um García Márquez conta a história de um náufrago colombiano que passou dez dias no mar, virou um heroi nacional e foi esquecido

Nil 28/09/2020

Achei essa faceta do Gabo, que eu ainda não conhecia, o texto jornalístico, espetacular.
A história tem o poder de despertar, em nós, uma grande vontade de ir descobrindo o que acontece com esse homem que teve a infelicidade de se tornar um náufrago.
O fato de a história ser real torna o texto ainda mais instigante.
Obrigado, Gabo!

garrido79 15/05/2020

Relato verídico
RESENHA: Gabriel García Márquez, neste livro, expõe o relato de um náufrago da Colômbia, em 1955, marinheiro que ele entrevistou em sua época de repórter.
Foram 10 dias que este homem passou sozinho no mar, e embora possa não parecer, aconteceram muitas coisas.
O livro dá mais emoção em saber que é um fato verídico, não uma ficção. García Márquez expõe muito bem o relato do náufrago.
É um livro curto, fácil e rápido de se ler, e traz uma ótima experiência! Eu o recomendo muito.

Thiago.Torres 21/07/2020

Um bom livro
A história do náufrago e boa. Nunca havia lido nada de Gabriel Garcia Marquez antes.
A leitura é fluida e fácil. A história é interessante.
Como uma onda... vai e vem ... onde estás oh morte?

Soraya.Utsumi 07/08/2020

Agonizante
Em Relato de um náufrago, o colombiano Gabriel Garcia Marquez parte de uma história real de um naufrágio em 1955 que deixou somente um sobrevivente.

O escritor relata os dias de agonia de Luís Velasco, que fica cercado apenas por água salgada e, eventualmente, alguns tubarões. Ele sofre privações como sede, fome e sol escaldante.

Em uma cena inusitada, ele mata uma gaivota para se alimentar e sente repugnância ao depená-la quando vê o sangue e a carne crua.

Os dias passam lentamente, mas a narrativa do Nobel não é monótona. As noites são rodeadas de insegurança e medo e, depois de dez dias, ele, finalmente, avista a praia.

O sobrevivente procurou um jornal na Colômbia para contar sua história e teve a sorte de encontrar o Gabo.

Paulo Alvez 23/02/2012

Sufocante!!!
Lendo o livro Relato de um náufrago, realmente me deixou com uma pulga atrás da orelha. Como um livro pode fazer você sentir na pele todo o sofrimento de um marinheiro que passou semanas a deriva no mar, encima de uma jangada, sem água ou comida?! Leia esse livro e você vai concordar comigo. É simplesmente agoniante e sufocante. Deixa o leitor com fome, sede e queimaduras de sol por todo o corpo. Vale muito a pena.

Iza 02/04/2013

Mediano
Realmente, esperava mais deste livro do grande GGM. Esperava mais emoção, mais angústia que a situação no mar, sozinho, passando frio, fome, sede, medo, suscitava ao protagonista. Achei o relato muito linear, repetitivo, sem sobressaltos.É certo que é uma obra mais jornalística, de uma situação real e não um romance. Mas nem se compara aos outros livros que já li deste grande escritor.