A sucessora

A sucessora Carolina Nabuco

Resenhas - A Sucessora

Néia 08/06/2021

Leitura 08/2021 (21/04 a 06/06/2021)

TÍTULO: A sucessora
AUTORIA: Carolina Nabuco
NÚMERO DE PÁGINAS: 197
INDICAÇÃO: Atraída pela sinopse.
BIBLIOTECA: E. E de Cônego Marinho.
Editora Instante/2018.

A narrativa é em volta da vida de Marina, uma jovem de fazenda acostumada a esse mundo simples que após se apaixonar pelo rico viúvo Roberto Steen se muda para para o Rio de Janeiro e se vê em necessidade de adaptar-se um um mundo glamouroso e totalmente diferente do que esta habituada. As vezes infantil, as vezes insegura' mas ainda assim apaixonada, Marina sofre os dramas da adaptação a sua nova vida, a sociedade carioca e a mansão do viúvo e de sua ex esposa Alice, que era conhecida e respeitada pela alta sociedade e a quem vive a realizar comparações silenciosas e a se sentir ameaçada por seu rosto exposto em um retrato pintado por um famoso pintor francês.
Uma leitura simples que remete a tabus impostos e vividos pela mulheres no início do século XX bem como aos costumes da época.

FRASE DO LIVRO: Página 114.

Tenho outra coisa que me aflige, mas disso não posso falar ...Tenho medo. É só uma impressão nervosa, mas tão forte que um dia há de me afugentar dessa casa.

Vivi 21/05/2021

Eu simplesmente amei esse romance!! Acompanhar toda a angústia de Marina a pressão de ser comparada o tempo todo a Alice. Uma vida nova em que ela não teve a liberdade de fazer as coisas a seu modo e gosto. Impossível não criar tantas muralhas na cabeça. Uma narrativa que sentimos na alma tudo que se passava com ela. E com um final maravilho .
Perfeito !!!
Sinopse: A sucessora une prosa intimista e psicológica ao dar voz a uma protagonista feminina: Marina, jovem criada na fazenda que se casa com o viúvo Roberto Steen. Ao mudar-se para a mansão dele, no Rio de Janeiro, Marina se depara com o retrato de Alice, a falecida esposa, e passa a sentir a presença dela. Num ambiente em que muitos a comparam à primeira Madame Steen, seu amor por Roberto resistirá ao fantasma de uma mulher tão especial? Por que ler este livro? Carolina Nabuco foi uma das primeiras mulheres brasileiras a atuar como escritora. Foi publicado pela primeira vez em 1934. Em 1941, com o Oscar de melhor filme para Rebecca, a mulher inesquecível, do diretor Alfred Hitchcock, um debate internacional teve início: o romance que inspirou o filme, da inglesa Daphne du Maurier, publicado em 1938, teria sido plágio de A sucessora. A semelhança entre as obras foi reconhecida por críticos literários da época, e não se trata de mera coincidência: antes da publicação, Carolina enviou ao agente literário da escritora inglesa os originais de seu livro, traduzidos por ela mesma. Nabuco, contudo, preferiu evitar conflitos judiciais. Em 1978, a narrativa de A sucessora foi adaptada para o formato de telenovela por Manoel Carlos.

Djeine 18/01/2022

A Sucessora
Gente, que saco ter que escrever resenha para poder contar na meta.

Eu li o livro e ele é muito bom. Pronto. Acabou a resenha.

Alguns pontos que valem destacar:
? príncipe encantado não existe,
? cuidado com o que você deseja/cobiça,
? relacionamentos sem comunicação clara não dão certo,
? se valorizem!

É isso aí.
Carol 18/01/2022minha estante
Mas amiga é só tu colocar o ano 2022 e lido e ele conta na meta, pelo menos para mim ele aparece aqui...

Djeine 18/01/2022minha estante
Valeu pela dica!!!!

Clara T 16/09/2023

Sempre Teremos Alice
Marina é uma sinhazinha do século XX, tendo vivido sempre em zona rural. Dispensou um casamento com o primo para casar com Roberto Steen, um homem viúvo e se mudou para o Rio de Janeiro. Mas Marina passa a viver na sobra da ex-mulher (Alice) por ser sua sucessora. O falecimento de Madame Steen é recente. Roberto a recebe como Marina, a segunda esposa. Mas sua irmã, os amigos e os funcionários parecem não perceber que Marina não é Alice. Até Roberto, em alguns momentos, se esquece e se dirige à Marina como Alice. A presença constante da falecida e a pressão que Marina sente diariamente ao olhar para o retrato de Alice começam a deixar Marina histérica. Marina quer outra vida, quer mudar de casa, mudar de amigos. Chega a procurar Miguel (o primo), mas percebe que seus sentimentos por Miguel continuam sendo de amizade, um carinho de irmãos.
A virada acontece quando Marina decide fugir.
Adorei a capa e as referências ao período histórico e o estilo de vida carioca que foi escolhido para esta edição. Também tem um texto auxiliar que trata das adaptações audiovisuais e a controvérsia do plágio de Rebecca. Mais um momento desagradável que autores brasileiros passam por publicar em português e se aventurar a traduzir para inglês. A arrogância de estrangeiros acharem que podem fazer um texto melhor, sem pedir permissão, ou pagar os direitos autorais e simplesmente deixar por isso mesmo. Neste caso, a intenção de Daphne nem era melhorar o texto, mas contextualizar na Inglaterra rural para ter mais apelo ao leitores europeus.
A inocência da criação rural, afastada da sociedade, permitiu que Marina se sentisse dominada por uma morta. A vida vazia e desmiolada da sociedade elitista carioca foi outro traço que favoreceu o ambiente para que Alice parecesse tão superior à Marina, apenas por ter vindo antes.
Leitura bem interessante e rápida, apesar das polêmicas. Fiquei tensa, sem saber se deveria ter esperanças ou se acabaria de forma trágica. Façam suas apostas, ou leiam até o final.

gleice 17/08/2023

A Sucessora é um livro intimista, retrato da sociedade e do Brasil da época em foi escrito, mas que ainda traz discussões interessantes para o nosso presente.

Karoline67 12/04/2022

Adorei!
Eu amei demais a escrita de Carolina Nabuco. De verdade, acho que ela merecia mais destaque na literatura brasileira. Eu gostei da história, que é envolvente, gostosa de ouvir e de um drama psicológico refinado. Só o final que me deixou meio ???, mas não consegui pensar em outro final melhor que isso. Recomendo a leitura!

cacautoledo 23/03/2023

Amei
História muito emocionante em que a protagonista se sente inferiorizada em relação a falecida esposa de seu marido. Muito lindo

Supercut09 19/04/2023

O feminino nos anos 30
A historia em si parece simples mas não é,ela tem todo um enredo psicológico em torno da Marina se comparar sempre com a Alice que ela acaba sendo neurótica e doida com o seu relacionamento com o ex-viúvo Roberto.

E um livro que retrata bem a posição da mulher na época dos anos 30. A liberdade limitada mas já naquela época com lutas feministas.

Gostei muito da história não conhecia e autora e adorei a escrita e vou procurar outros livros dela para ler.

Maiara.Alves 05/06/2024

Marina é uma jovem que vive com a mãe na fazenda da família. Ao conhecer o viúvo Roberto Steen, se apaixona e após casada, vai morar no seu palacete no Rio de Janeiro.
Marina então passa a conviver com o "fantasma" da primeira mulher de Roberto, Alice, retratada num famoso quadro.
A trama, incrivelmente bem escrita pela Carolina, mostra o amadurecimento de Marina e retrata a mulher da sua época.
Apesar da história interessante, calcada na angústia psicológica da personagem principal, e de traçar um panorama da vida da elite carioca dos anos 20, o final é um pouco decepcionante.

Araujo20 26/01/2023

Romance urbano e psicológico
Carolina Nabuco era uma autora desconhecida para mim até agora e ouvi falar em sua obra por conta de uma polêmica de plágio que a envolve.
Uma autora tipicamente brasileira, que faz uma descrição incrível do Rio de Janeiro dos anos 30.
Neste livro temos duas personagens femininas muito fortes. Ambas burguesas, mas muito diferentes em suas personalidades, dão vida aos dizeres que aparecem tantas vezes na história como ?velho Brasil? e ?novo Brasil?. A relação entre Alice e Marina desenvolve momentos psicológicos eloquentes e algumas vezes monótonos. É interessante a construção da autora sobre uma jovem que tem várias futilidades achar seu novo ambiente fútil.
Em alguns momentos me peguei, realmente, querendo ouvir a voz de Alice e acho que gosto mais dela do que de Marina.??

Jane.FAlix 25/12/2022

Uma boa leitura nacional
Clássico nacional que conta a história de amor entre Roberto e Marina, um casal que se apaixona a primeira vista.
O problema é que Roberto é viúvo e aparentemente sua primeira esposa era uma perfeita dama da sociedade carioca e que Marina jamais conseguiria superá-la.
Alice, a primeira esposa assombra a vida de Marina quase a ponto de enlouquece-la. Mas nada que uma viagem a Europa com muito luxo não resolva. Rsrsrsrs

Sthef 20/02/2021

A Sucessora
Muito revelador ler A Sucessora e finalmente perceber porque Rebecca é considerado um plágio.

Francis Ferraz 16/03/2020

O livro "morno".
Escolhi o livro por ser de uma autora nacional. Sabia que seria um romance. Entretanto, gosto de histórias que tenham reviravoltas, suspenses ou dramas intensos que me envolvam. Isso não aconteceu.
Rose.Agra 29/08/2020minha estante
Melhor vc ler Rebecca. Nele há várias reviravoltas. Na verdade, a autora pegou a melhor parte de "A Sucessora" e transformou num suspense muito bom.