Um homem célebre Machado de Assis

Resenhas - Um Homem Célebre

Gabriel.Braz 04/03/2018

Gabriel Braz 2J
Um homem célebre
A história de Pestana, um pianista compositor de polca (estilo musical) que busca criar obras sérias, profundas, trabalhadas, inspiradas em grandes compositores como Mozart e Beethoven. Ele sofre por não conseguir criar grandes obras, só polcas fáceis. Morava com seu criado, um velho negro, que o servia. Possuia vários quadros na parede. Um era de um padre que o educou ensinando música e latim, que segundo desocupados, era o próprio pai de Pestana. Sua casa foi deixada de herança. Os demais quadros eram retratos de compositores clássicos.
Depois que sua mulher foi enterrada, se preocupou em compor um Requiem e depois largar carreira de músico. O Requiem seria tocado no primeiro aniversário de morte de Maria. Escolheria outro emprego que fizesse esquecer a "arte assassina". Começou a obra, célebre a princípio, afroxou. Pestana não sentia alma nela. Onze meses e ela não estava concluída. Chegou a hora e ele contentou-se com a missa rezada, obra nunca completa.

Caldinhas 04/03/2018

Esse conto de Machado de Assis mostra um homem(Pestana) que nunca estava satisfeito com nada e buscava a perfeição nas suas composições , seu sonho era que suas composições fossem a altura de grandes compositores , não gostei muito desse conto !
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede:
" Quando o preto acendeu o gás da sala, Pestana sorriu e, dentro d'alma, cumprimentou uns dez retratos que pendiam da parede. Um só era a óleo, o de um padre, que o educara, que lhe ensinara latim e música [...] Os demais retratos eram de compositores clássicos, Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann [...]"

Fernanda.Costa 04/03/2018

Um homem célebre
Conta história de um compositor que não tinha muito sucesso com suas músicas, com esses acontecimentos Pestana se sentia um inútil por não alcançar sua meta, a perfeição para ele são apenas aqueles compositores internacionais que cantam o estilo da sua música CLÁSSICA ele era um homem muito rico que fazia suas músicas pra o povão como dizia, e sua amada se sentia pois achava que era para ela, na sua caminhada de tenta fazer a melhor musica clássica mas não consegue terminar pois acaba morrendo e aí sim ele passa a ser reconhecido como o REI DA MÚSICA, sua meta foi alcançada mas por um motivo um pouco triste.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Ana Beatriz 2G 03/03/2018

Célebre
Um homem que agradava a todos com suas polcas, mas não agradou a si mesmo, por não fazer o que gostava de fato.

Ageu.Gomes 03/03/2018

Resenha
Gostei muito!
É um conto que chama sua atenção para ele, acho que deveríamos sempre buscar o aperfeiçoamento mas coisas que nos fazemos.
com certeza uma ótima obra de "Machado"
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Todos temos um pouquinho do Pestana. É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato.

Davi.Melo 03/03/2018

O livro de machado de assis, conta a história de um compositor de música, que não tinha sucesso nas suas melodias, e com isso se sentia inútil de conseguir algo. Porém ele não desiste de seu sonho e tenta inúmeras vezes realizar seu maior sucesso

Fran Moraes 03/03/2018

Obsessão
Um drama pessoal na qual o personagem principal, Pestana, tenta compor músicas extraordinárias no estilo clássico ao invés de possuir sucesso no estilo profano.
Como de costume é um conto que possui a ironia machadiana ao comentar sobre a paternidade de Pestana, referente ao padre que lhe criou.

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
É típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento...

Samire Moreira 03/03/2018

O livro fala sobre um homem famoso e rico e compositor. Apesar da fama , Pestana odeia suas músicas , porque seu verdadeiro sonho é criar uma peça clássica , uma sonata.
A fama é um prestígio que não garantem a Pestana uma vida feliz , porque ele persegue um ideal de perfeição que nao alcança e acaba em desequilíbrio .
Machado de Assis fala também da essência humana, dos sonhos , do sentimento de impossibilidade , onde o homem é forçado a abandonar um ideal para viver no mundo das aparências.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Bem com os homens e mal consigo mesmo.

Apesar do reconhecimento público, Pestana era infeliz por não conseguir compor um clássico. Uma ambição que o elegeria a condição de figuração eternamente na galeria da fama da música, como os grandes músicos que estavam pendurados na parede da sala. Ele persegue o sonho por toda a vida, mas não consegue inspiração, sentindo-se frustrado e infeliz. Mesmo assim, Pestana continua usando uma máscara social, aparentando contentamento e satisfação com o reconhecimento público. O que adianta agradar ao mundo, se intimamente Pestana se sente infeliz e humilhado pela sua incapacidade de criação musical erudita.

Lucca 03/03/2018

Um homem célebre, a frustração e o outro
Um homem célebre traz Pestana e a sua grande frustração, não conseguir compor um uma peça clássica, frustração que vem da sua grande admiração por artistas como Mozart e toda a pressão que ele aplica em si próprio; Isto leva o mesmo a procurar a solução em outros, tendo se casado como inspiração. No ápice de sua frustração, quando sua própria memória te trai, a sua noiva adoece e morre. Tendo prometido compor para o funeral de sua amada um requiem, tendo falhado, o próprio adoece e morre.
Toda sua trajetória nos mostra, principalmente nesta época atual, que a busca contínua (ou até como nesse caso, tendo conseguido sucesso),pelo exito não torna alguém mais feliz, fazendo crítica também a escolha de carreira devido apenas ao salário, não seguindo a carreira que realmente gosta, uma dura crítica a toda uma geração de frustrados.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Bem com os homens e mal consigo mesmo.

Celso Gandarela 03/03/2018

Celso Gandarela 2°E
O conto "Um homem célebre" se trata de um desejo ambicioso de se tornar reconhecido como um compositor clássico. Ele é narrado em terceira pessoa, não segue uma ordem cronológica, não apresenta inicialmente a história de pestana e isso acaba deixando o conto muito interessante.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Esboço de uma nova teoria da alma humana
Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos.

Elias 03/03/2018

Muito legal esse livro.
E um conto de emoção , alegria e tristeza ao mesmo tempo ele era um homem famoso ,rico que era um compositor de polcas ,mais ele curvado porque ele queria fazer uma música clássica e esse era o sonho dele, só que chegou ao ponto de falência dele que largo a idéia querida dele de lado não ofereceu a ninguém que podia representar a vida dele.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Considerado por críticos literários como um dos melhores contos machadianos. Um conto que apresenta diversas possibilidades de análise, sucesso X realização, inspiração X criação, público X privado, clássico X popular, realização X reconhecimento, mercado X produto.
Uma análise é a possibilidade de agradar a todos e a incapacidade de realizar aspirações pessoais. Machado brinda-nos com um trecho final que poderia resumir em poucas palavras esse tema: morre bem com os homens e mal consigo mesmo.

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Tematiza de forma pessimista aspectos relacionados à música, a incapacidade humana e a busca de uma vida inteira por um desejo, por um sonho, uma realização pessoal.

Brenda.Santos 02/03/2018

Um conto que possue uma crítica enorme porque ele não gostava de polcas dizia que era música do povão, e a sua mulher que se achava a perfeição, ele queria ser o melhor mas não conseguia, então na tentativa de ser o melhor em música clássica ele morre e fica reconhecido como o rei da música que ele chamava de "música do povão".
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Hoje, com as tecnologias muito se debate sobre a falsa felicidade promovida pelas redes sociais. O mais legal da obra é Machado discute esses e outros aspectos, valor mercadológico, vocação, ambição, criatividade, entre outros. Todos esses aspectos podem ser visualizados no conto, vai depender da visão de mundo de cada leitor. Machado é maravilhoso por isso, após mais de um século encanta leitores com sua atualidade.

Passos 02/03/2018

Resenha do Livro
Eu não gostei muito desse livro, porque pelo o que eu entendi do livro Pestana é um músico rico famoso mas não gosta do seu estilo musical. A perfeição pra ele é ser um cantor de nível internacional e compondo músicas clássicas. Então eu fiquei um pouco sem entender por isso que eu não curti o livro.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.