Um Homem Célebre

Um Homem Célebre Machado de Assis

Resenhas - Um Homem Célebre

Bruno Roma 23/02/2018

" Um Homem Célebre "
O conto de Machado de Assis, traz a tona a história de Pestana, um músico, pianista e compositor que vive um dilema(entre a sua carreira e ambição) que não condiz com a realidade vivida pelo mesmo.

Sua pretensão era compor músicas eruditas, porém sua fama era de um compositor de polcas(genêro popular trazido pelos portugueses na epóca da colonização) o que o deixava irritado e inconformado.Ao sentar-se ao piano para compor, Pestana se esforçava ao máximo para compor alguma obra erudita, porém, a inspiração lhe faltava com frequência nesses momentos.

Podemos perceber que Machado de Assis, relata algo (no conto) que é muito presente na vida dos músicos até hoje, que é a questão de estudar a música erudita, mas ser " obrigado " a viver da música popular por conta da sociedade.

No apanhado geral, a obra " Um Homem Célebre " vale a pena ser lida, pois retrata varios conflitos vividos por um músico que perduram até os dias de hoje, além é claro do conhecimento que ela nós proporciona

Railane Martins 23/02/2018

Conta sobre uma história de Pestana, um compositor de polcas mesmo com a fama ele odeia suas músicas, porque o sonho dele era compor músicas clássicas, com essa insatisfação ele vai a falência e chega ao ponto de se desfazer de seus bens, ate que um dia ele alcançou o sucesso mais dessa vez com a música clássica que ele tanto queria fazer.
Olá, Railane

Pestana era conhecido compondo canções populares. Ele desejava ser reconhecido, aclamado e exaltado pelas composições clássicas e eruditas. Nunca conseguiu compor um único clássico, mas morreu tentando, afinal "Candongas não fazem festas". Vamos que vamos! Abraços,

Raquel.Santana 23/02/2018

Um Homem Célebre - 2° Ano Turma J Aluna: Raquel Santana
No geral, o conto fala de como Pestana sempre correu atrás de algo que nem ele mesmo sabia o que era.
Por não ter a certeza do que queria, nunca pôde se sentir realizado.
Pestana é um pianista compositor que sonha em crescer no mundo da música com obras bem trabalhadas como as de Beethoven e outros compositores, mas que sofre por só conseguir criar polcas simples.
Em uma manhã em que estava pronto pra sair, conseguiu ter inspiração para compor uma verdadeira polca. A música fez sucesso, mas durou pouco.
Quando se casou com uma mulher que viu cantando em uma festa, ele achou que conseguiria compor obras sérias dali em diante. Com tantas frustrações, nunca desistiu de compor. Nem mesmo após a morte de sua mulher. Passou anos sem compor, cheio de dívidas, ele vendeu a casa, mas após receber uma oferta de emprego, ele compôs várias polcas inspiradoras. Conseguiu o que queria mas nunca foi o suficiente. Nunca se sentiu realmente realizado como compositor. Adoeceu e no leito de morte, prometeu compor suas duas últimas polcas. Após a brincadeira, a única em sua vida, morreu de madrugada. Mal consigo mesmo, pela frustração de nunca se sentir realizado.

Estudante: Raquel Santana
2° Ano Turma J
Professora: Grace Cristiane
OK

Fernanda 2°C 23/02/2018

"Bem com os homens e mal consigo mesmo"
A história retrata sobre Pestana, compositor famoso de polcas, mas que odiava as suas músicas, pois queria ser que nem os grandes artistas clássicos, como Beethoven e Mozart (suas inspirações). Porém, sempre que ia compor, nunca conseguia alcançar tal nível, produzindo polcas, as quais faziam muito sucesso.
Esse conto machadiano mostra que, a perfeição nem sempre é tudo, a busca pela aparência pode nos levar a fins indesejáveis, como nessa história, querer agradar aos outros sem estar bem consigo mesmo, não nos leva a um caminho de sucesso.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

Larissa.Cristina 23/02/2018

Livro indicado pela professora Ana Paula. Não gostei. Final chato
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Mina.Rocha 23/02/2018

O conto faz uma crítica sobre as pessoas que buscam a fama e quando a encontram se dizem estar insatisfeitas,pois sempre querem mais.Mas e a fama ? Ela vale mesmo todo esse sacrifício?
Ana Paula Paim 26/02/2018minha estante
Olá, Nina
Acho que todos temos um pouquinho do Pestana (personagem do conto). É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede:
" Quando o preto acendeu o gás da sala, Pestana sorriu e, dentro d'alma, cumprimentou uns dez retratos que pendiam da parede. Um só era a óleo, o de um padre, que o educara, que lhe ensinara latim e música [...] Os demais retratos eram de compositores clássicos, Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann [...]" Apesar de tudo, pelo menos, reconheçamos sua persistência! Abraços,

Grace 20/03/2018minha estante

Cecilia.Rego 23/02/2018

Um homem célebre - 2° J
Escrito por Machado de Assis em 1883

Autor de muitas músicas, homem ocupado e com metas a serem cumpridas formavam o senhor Pestana, o qual inspirava se em Mozart que incentivava o seu maior sonho, ser autor de músicas eruditas, mas suas composições ganhavam popularidade com facilidade por serem contagiantes. Noites em claro, treinando no piano a espera de um sucesso do seu objetivo compor uma polca admirável que não fosse absorvida pela massa, para isso tinha talento. Ficava irritado em saber que "alguns" adquiriram o êxito sem merecer. Casou-se com Maria, moça com um amplo conhecimento da música clássica, Pestana acreditava que ela viria acompanhada de inspiração. Após um período, sua esposa falece e ele decide findar sua carreira de músico com uma despedida para ela, o que foi inalcançável. Os anos continuam a passar e o pianista não compõe nada, então uma editora cobra uma polca, a mesma que sempre garante, a fama do feito entre o povo. O musicista ambicioso adoece e morre.
O conto transmite a crise da existência humana, onde o famoso Pestana tinha vocação e possibilidades de "ser" um nome imortal para a música clássica, mas nunca estava satisfeito com seus trabalhos, não possuía autoconfiança para poder evoluir, é necessário autonomia para explorar da arte. A inveja de outros compositores o atrapalha e não obteve liberdade para conhecer o seu ser superficial, vivia do pessimismo Machadiano, que encaixa o homem no senso comum, sem possibilidades de mudança. A obra esclarece a distinção, na qual as pessoas são submetidas, julgadas pela sua cultura, onde realmente os majoritários controlam os seus gostos para serem favorecidos.

Escola SESI
Área do conhecimento: Linguagens
Professores: Grace Cristiane e Júlio César
Aluna: Cecília Rêgo
Série: 2°J
OK

Vanessa.Santos 23/02/2018

Um homem célebre conta uma história de um homem chamado Pestana, um famoso compositor que vivia frustado por não conseguir compor música clássica.Mesmo sendo sempre elogiado nas ruas ele ficava aborrecido e logo corria para a sua casa.
Em busca do seu sonho de realizar uma música perfeita ficava noites em claros esperando a inspiração vim, olhou para as estrelas e de repente veio a inspiração. No dia seguinte correu para o seu piano e conseguiu compor.
Pestana casou -se com Maria, pois achava q ela lhe daria mais inspiração, depois de um tempo sua mulher falece e ele decide fazer uma música dedicada a sua mulher
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Bem com os homens e mal consigo mesmo.

Apesar do reconhecimento público, Pestana era infeliz por não conseguir compor um clássico. Uma ambição que o elegeria a condição de figuração eternamente na galeria da fama da música, como os grandes músicos que estavam pendurados na parede da sala. Ele persegue o sonho por toda a vida, mas não consegue inspiração, sentindo-se frustrado e infeliz. Mesmo assim, Pestana continua usando uma máscara social, aparentando contentamento e satisfação com o reconhecimento público. O que adianta agradar ao mundo, se intimamente Pestana se sente infeliz e humilhado pela sua incapacidade de criação musical erudita.

Laura 23/02/2018

O conto retrata a vida do compositor "Pestana" que procura perfeição nas suas composições. A parte mais interessante do conto, é a compreensão de que devemos realizar os nossos sonhos, de acordo com a nossa capacidade. Pestana morre se sentindo um fracasso, mesmo tendo sido um dos maiores compositores de polca.
Ana Paula Paim 27/02/2018minha estante
"Candongas não fazem festa". Quantos Pestanas estão sofrendo por aí? É da natureza humana essa insatisfação. Eu gosto muito do Pestana (personagem do conto), ele é previsivelmente humano, com suas muitas qualidades e muitos defeitos! Uma questão atual do conto é a avaliação mercadológicas das coisas, tudo tem um preço e viva Machado e continue suas leituras!! Abraços,

Ludmilla.Andrade 23/02/2018

Um homem célebre
O conto narra a história de Pestana, um compositor de polca que vive frustrado por não conseguir criar grandes obras como dos compositores Mozart e Beethoven. Mesmo sendo adorado e admirado pelas pessoas, sentia-se aborrecido quando reconheciam-o na rua, pois pensava que suas criações não eram bem trabalhadas. E assim acabou adoecendo e morrendo sem ter realizado o seu maior sonho.

Ludmilla Andrade
2° ano J
Sesi Retiro
Grace 25/02/2018minha estante

Alice Vitória 2 F 24/02/2018

Um homem célebre
Conta a história de Pestana , um homem muito rico e compositor de polcas famoso, q vive frustrado consigo mesmo. O livro nos leva a entender todo o caminho feito pelo personagem até o momento de sua morte. A leitura não é tão difícil e é um conto bem pequeno , vale a pena ler.
Ana Paula Paim 16/03/2018minha estante
Oi, Alice

No conto Um homem célebre, Machado de Assis discute a dualidade do sucesso X fracasso. O público reconhece e exalta Pestana por suas composições populares de polca, mas o que ele deseja é fazer sucesso com composições clássica, eruditas.

A duplicidade relaciona-se também com público X privado; para o público Pestana vive a felicidade satisfatória do reconhecimento suas produções populares, que tanto empolgam as pessoas, porém no privado ele se chateia, se irrita com suas composições de polca. Dá para fazer uma relação com as redes sociais e a falsa ideia de felicidade. Abraços,

Alice Vitória 2 F 24/02/2018

O homem célebre
Conta a história de Pestana , um homem muito rico e compositor de polcas famoso, q vive frustrado consigo mesmo. O livro nos leva a entender todo o caminho feito pelo personagem até o momento de sua morte. A leitura não é tão difícil e é um conto bem pequeno , vale a pena se ler.
Ana Paula Paim 16/03/2018minha estante
Oi, Alice

Thaise Rocha 24/02/2018

resenha
O que fala da obra "Um homem célebre" , um "conto" que simplesmente fala da essência humana , onde vivemos de aparencia e acabamos deixando de lado os nossos sonhos !!

site: MINHAS PALAVRAS POW !!
Ana Paula Paim 27/02/2018minha estante
Todos temos um pouquinho do Pestana. É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação, não é mesmo? Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Típica humanidade! Continue suas leituras!!! E viva Machado!!