O Inimigo Secreto

Agatha Christie

Resenhas - O Inimigo Secreto

Sandrinha 06/01/2023

A primeira aventura de Tommy e Tuppence
Gostei! Agatha Christie brilha em um romance de espionagem internacional lançado em 1922 que tem com detetives o casal Tommy (Thomas Beresford) e Tuppence (Prudence Cowley). Primeiro caso desvendado pela dupla.
Como estou lendo os livros de Agatha Christie sem ordem cronológica, já tinha lido vários aventuras do casal(sócios no crime, M ou N, portal do destino). E adorei!! A rainha do crime tem uma estima por Tommy e Tuppence que me agrada muito. O cuidado da autora de traçar uma linha de união e cuidados mútuos é interessante. Eles envelhecem com a mesma simpatia e com bom humor.

Amigos de infância que serviram na guerra e agora estão desempregados, sem dinheiro depois da Primeira Guerra Mundial. Decidem abrir uma agência de detetives, a jovens aventureiros Ltda. Se aventuram em caso perigoso e arriscado. Após colocar um anúncio no jornal eles são contratados para desvendar o caso de desaparecimento de uma jovem, Jane Finn, que teria guardado um segredo importante de guerra. Em 1915, ela sobreviveu a um ataque desferido pelos alemães ao navio em que estava. Antes de ser resgatada, Jane teria recebido os documentos que seriam muito importantes para o governo inglês.

Ana Ponce 05/01/2023

Amo esse casal
Ainda não tinha lido nenhum livro com o cativante casal de detetives amadores: Tommy e Tuppence, e foi muito legal acompanhar essa narrativa. Tommy é reflexivo, pondera, analisa a situação, tendo uma inteligência mediana, já Tuppence é prática, direta, espontânea, que gosta de ação e de dinheiro.
Ao contrário do que costuma acontecer nos livros com Miss Marple e Poirot, onde as ações são pontuais, esse é um livro com muita ação e bom humor, isso se deve ao clima de espionagem, tensão e o desenvolvimento romântico dos protagonistas.
Já está ficando repetitivo, mas eu amo muito a narrativa da Agatha, a forma como ela constrói os personagens, a trama, o mistério... TUDO, não são todos os livros dela que me agradam, mas esse eu curti muito. Fica aqui a recomendação. Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima.

val 31/12/2022

Um bom caso de mistério
Sem dar pistas, digo apenas que o livro é daqueles que você senta e só larga quando sabe o desfecho. Essa edição da globo traz um prefácio muito longo que acredito seja melhor lido após a término do livro para aqueles que gostam de manter as surpresas para a história porque traz revelações que vão até além da obra no estilo que parece um capítulo de trabalho acadêmico sobre a autora e seus personagens.

emiliapsouza 27/12/2022

Jovens Aventureiros
"Nunca diga tudo o que sabe - nem mesmo para a pessoa que você conhece melhor."

Sem palavras para descrever como ler "O Adversário Secreto" me deixou feliz. Logo eu, que tinha muita resistência para ler os livros protagonizados por Tommy e Tuppence... Agora quero ler todos eles!

Eu simplesmente amei essa história! Que livro maravilhoso. Com personagens cativantes, engraçados, inteligentes, além de um enredo espetacular, com muitos mistérios e aventuras!

Fiquei completamente obcecada pela trama que confesso, me deixou um pouco desanimada no início, mas depois "engatou" e eu me empolguei bastante! O livro é excelente e eu me senti num filme de espionagem clássico!

Adorei! Mais uma vez, Agatha sendo maravilhosa como sempre!!!

Carol.Ramone 26/12/2022

Juro. Não sei o que dizer. Já tinha lido há muito tempo mas não lembrava de nada (pra variar) Comecei achando ótimo, cheio de suspense. Foi chegando a metade eu já não aguentava mais tamanha chatice (os personagens então...) Enfiando coisas e mais coisas. Afff. Terminei na força do ódio e com a decisão de que não vou reler Agatha

Aline Maia 25/12/2022

Divertido
Agatha Christie #2

Acredito que ter um livro da Agatha Christie em mãos (ou no Kindle) é sempre uma boa escolha quando se tem em vista viagens curtas ou correrias no transporte público. Calhou que dessa vez li em uma viagem e infelizmente precisei fazer pausas na leitura, mas isso não atrapalhou a experiência imersiva que o livro pode te proporcionar porque ele é cativante.

"O Inimigo/Adversário Secreto" tem uma história muito previsível e CHEIA de coincidências, então se você procura uma trama super complexa e está acostumado com o gênero de romance policial pode acabar se decepcionando. Essa é a segunda história da Agatha Christie que foi publicada e não tem a liderança do Poirrot, mas confesso que a dupla Tommy e Tuppence me cativaram MUITO mais.

A aura que se cria em torno da questão "onde está e quem é Jane Finn" gera tanta curiosidade que não tem como querer largar o livro sem ter essas respostas. A narrativa te cativa a medida que troca de pontos de vista entre a dupla carismática da Jovem Aventureiros Ltda. e tem a vibe do jogo de tabuleiro "detetive" já que apresenta personagens clássicos como o primo rico de outro país, o advogado misterioso, a mulher bonita com segredos, a organização secreta com russos e etc...

O humor, a personalidade e a dinâmica da relação entre Tommy e Tuppence muitas vezes me gerou gargalhadas. E isso, para mim, já basta para ser um livro bom.

Uma leitura descompromissada, divertida, cativante e quentinho no coração. Com certeza vou reler em um dia de chuva com meu cafezinho.

Tamires 11/12/2022

Toda aventura começa em algum lugar
O livro é um deleite para fãs de 'whodunnit', a intimidade dos amigos Thommy (já um veterano da Primeira Grande Guerra) e de Tuppence, a alma do livro, causam empatia imediata. A narrativa é um frescor e o cenário é aquela Londres do começo do século XXI, a mesma que Virginia Woolf tão bem descreveu, à sua própria maneira.

grazieswan 27/11/2022

Minha introdução no mundo da Agatha Christie
É o primeiro livro que li da autora. Ganhei de meu namorado e, por incrível que pareça, quase não me lembro do que foi escrito. O fato é que não dei muita importância no começo, os diálogos me pareciam confusos e mais um pouco. Mas é um excelente livro, com aquele quê que só a Agatha sabe nos dar.

Beatriz 23/11/2022

Segundo livro da Agatha Christie lido e já consigo perceber o poder que ela tem de nos deixar confusos até o final! Eu fazia uma leve ideia de tudo, mas não conseguia me decidir entre dois suspeitos, exatamente do jeitinho que a autora queria que acontecesse mesmo! Adoro isso, prende até a última página! Adorei Tommy e Tuppence, mas me irritei com a boca aberta deles em vários momentos, um detetive não deve contar suas descobertas pra todo mundo dessa forma!!!

Alicia147 23/11/2022

Este é o segundo livro escrito da autora Agatha Christie.
Nossos protagonistas são Tommy e Tuppence que são um casal de amigos que tornam-se detetives e vão investigar todos os fatos ocorridos. De todos os inúmeros livros escritos pela autora, temos cinco deles que são protagonizado por esses dois personagens.
O livro foi escrito logo depois da Primeira Guerra Mundial e trata-se de uma aventura de espionagem. A primeira passagem da leitura se passa na Primeira Guerra com o naufrágio do navio lusitania e vai dar o tom de toda a trama.
Na sequencia temos o encontro dos personagens Tommy e Tuppence que são amigos de infância e se encontram depois de um longo tempo. Os dois foram voluntários na guerra e agora encontram-se desempregados. Nesse encontro eles tem uma ideia de trabalho e decidem fazer um anúncio no jornal. Após o encontro, uma pessoa segue Tuppence e oferece um trabalho.
O nosso adversário secreto, ou seja, o nosso grande vilão da trama é o Mr. Brow, que ninguém sabe quem é. Somos apresentados a personagens que contextualizam a história e que dão margem ao leitor para suspeitar quem deles pode ser o Mr. Brow.
Confesso que fiquei desconfiada e acertei quando o vilão de apresentou.

Trata-se de uma leitura gostosa, fluida, leve e rápida.
Existe um mistério, porém temos mais um toque de bom humor e sintonia entre os personagens, que são muito carismáticos e que nos envolve muito na trama e em suas aventuras.
Adorei o romance entre o casal e a forma como eles percebem que se amam.
Vale a pena!!

Mel 18/11/2022

Sem defeitos
Mistério gostoso de acompanhar, os acontecimentos prendem a atenção e as expectativas vão cada vez mais altas.

Sempre que leio Agatha Christie tento adivinhar qual será a reviravolta antes que aconteça e nesse eu (in)felizmente adivinhei. Infelizmente porque eu queria que tivesse uma surpresa a mais, felizmente porque significa que meu senso de mistério está apurado.

A qualquer um que peça indicação de um bom livro com certeza indico esse.

Maíra Marques 10/11/2022

É uma leitura divertida, com bons personagens, um ritmo bom (textual e narrativo) e uma ótima escritora.
O final é bem previsível, mas não me fez gostar menos da leitura. Deve estar entre meus 5 favoritos do ano.

Fernando Artes 29/10/2022

Desenvolvido de forma legal que te faz pensar. Confesso que descobri o culpado antes do final! Mas muito bom e recomendo.

Tha 27/10/2022

Que livro chato! Que casal chato, espero nunca mais ler nada deles. Não via a hora de acabar, aliás só terminei na força do ódio kkkk muita enrolação, muito chato, nunca mais leio nada de Tommy e Tupence

Leticia Oliveira 27/10/2022

Perfeitinho ? A dupla de detetives foi incrível! Uma história muito dinâmica e cheia de reviravoltas, impossível não ficar curioso ao fim de cada capítulo. Com certeza, se tornou uma das leituras favoritas desse ano.