O Inimigo Secreto

Agatha Christie

Resenhas - O Inimigo Secreto

Mel 18/11/2022

Sem defeitos
Mistério gostoso de acompanhar, os acontecimentos prendem a atenção e as expectativas vão cada vez mais altas.

Sempre que leio Agatha Christie tento adivinhar qual será a reviravolta antes que aconteça e nesse eu (in)felizmente adivinhei. Infelizmente porque eu queria que tivesse uma surpresa a mais, felizmente porque significa que meu senso de mistério está apurado.

A qualquer um que peça indicação de um bom livro com certeza indico esse.

Maíra Marques 10/11/2022

É uma leitura divertida, com bons personagens, um ritmo bom (textual e narrativo) e uma ótima escritora.
O final é bem previsível, mas não me fez gostar menos da leitura. Deve estar entre meus 5 favoritos do ano.

Fernando Artes 29/10/2022

Desenvolvido de forma legal que te faz pensar. Confesso que descobri o culpado antes do final! Mas muito bom e recomendo.

Tha 27/10/2022

Que livro chato! Que casal chato, espero nunca mais ler nada deles. Não via a hora de acabar, aliás só terminei na força do ódio kkkk muita enrolação, muito chato, nunca mais leio nada de Tommy e Tupence

Leticia Oliveira 27/10/2022

Perfeitinho ? A dupla de detetives foi incrível! Uma história muito dinâmica e cheia de reviravoltas, impossível não ficar curioso ao fim de cada capítulo. Com certeza, se tornou uma das leituras favoritas desse ano.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 24/10/2022

RESENHA DE O ADVERSÁRIO SECRETO - AGATHA CRISTIE Editora: @lepmeditores
Inicialmente desempregados e sedentos de viver grandes aventuras, o casal de amigos Tommy e Tuppence se envolve na busca de Jane Finn, uma garota desaparecida após o naufrágio de um navio de passageiros durante a primeira guerra mundial. A garota está de posse de um importante documento.

Raptos, perseguições, assassinatos, enganos fazem com que Tommy e Tuppence não possam reclamar de falta de ação neste primeiro caso que conseguem destrinchar.

O que eu achei?

A narrativa do livro é bem empolgante e nos prende de uma maneira que não achamos cansativo. Esse é o segundo livro lançado por Cristie e durante a leitura a autora nos da pequenas pistas sobre o que de fato aconteceu no caso em que Tommy e Tuppence estão investigando e é isso bem interessante.

Além disso, o livro é cheio de reviravoltas e no final, mesmo com nossas suspeitas sobre o caso, acabamos descobrindo a verdade junto com os protagonistas.

Os personagens são instigantes, carismáticos e contagiam o leitor. Gostei muito de cada um deles!
Um livro policial com um tico de romance é sempre bem empolgante, ne!?
Adorei, deixou o livro na medida exata! Bem fácil de ler!

Ja tive contato com outros livros da autora e esse aqui foi mais uma bela surpresa! Gostei muito da historia e agora que sei que Tommy e Tuppence retornam em outras histórias de Agatha, estou ansiosa para acompanha-los!

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Jessikelly0 20/10/2022

Esse foi o 20° livro que li, escrito por Agatha Christie, finalmente acertei quem era o verdadeiro culpado!!!

LaryShelf 15/10/2022

Outubro - Jovens Aventureiros
Não resisti e acabei lendo mais um livro da dama do crime nesse mês. Dessa vez, o segundo livro que ela escreveu!

Em O Inimigo Secreto, Tuppence e Tommy, amigos de infância, se reencontram e, por estarem passando por dificuldades financeiras, resolvem abrir uma agência de "aventuras", ou seja, estão dispostos a aceitar qualquer serviço contanto que pague bem. Mas tudo muda quando o primeiro cliente deles surge com uma proposta estranha e e, ao adotar o nome de Jane Finn, Tuppence acaba se vendo presa numa história de espionagem e segredos de Estado de cinco anos antes. Afinal, quem realmente é Jane Finn?

De todos os livros que li da querida Agatha posso dizer que esse é o que possui o enredo mais diferenciado. Além de trazer "detetives" novos (Poirot e Miss Marple sumidos), a trama não se inicia com um assassinato ou algo assim, mas com um tratado perdido e uma moça desaparecida e tudo girando em torno de uma único homem: O Sr. Brown.

Adorei como a história se desenvolveu! Agatha, como sempre, desvendando os mistérios numa fluidez sublime e trazendo detalhes tão incríveis que prendem o leitor de uma forma arrebatadora. Tommy e Tuppence também são muito carismáticos, com suas personalidades opostas que se completam de forma fenomenal!

No entanto, e essas são os pontos que me fizeram dar apenas quatro estrelas, acredito que alguns diálogos foram meio desconexos e toda a questão dos relacionamentos que surgiram foi tão abrupta que pareceu até cômica. Tommy percebe que está apaixonado pela Tuppen DO NADA! E a Jane dizendo que ama o Julius desde que o viu no carro foi algo tão fantasioso e surreal para a história que isso acabou empobrecendo um pouco a história pra mim. Talvez por isso Agatha seja a Dama do crime e não a Dama do Romance!

No entanto, o mistério e o desvendar do crime continuam com a fórmula sempre maravilhosa da Agatha, com reviravoltas surpreendentes e um final de tirar o fôlego. Super recomendado!

Nathalia 05/10/2022

Mais uma vez totalmente envolvida pela narrativa de Agatha, fiquei toda hora tentando descobrir cada detalhe. Foi totalmente diferente do primeiro que li e simplesmente apaixonada por essa história.

Fabi 02/10/2022

De todos os livros que li da Agatha Christie, esse foi o mais paradinho. Talvez também porque foi um dos primeiros dela. Mas não é ruim.

Patty Ferreira 25/09/2022

Um navio foi torpeado por forças alemãs e a bordo havia um homem misterioso, que portava documentos secretos que ameaçava o futuro dos países aliados, caso caísse em mãos erradas. Diante do cenário, esse misterioso homem entrega os documentos para uma mulher desconhecida.
Passa-se alguns anos e um casal de jovens amigos se encontram e diante do cenário de desemprego se veem em uma situação desesperadora, e publicam um anúncio no jornal: "dispostos a fazer qualquer coisa". Posto isso, recebem a incumbência de procurar a mulher desconhecida e os documentos.

O livro foi publicado em 1922 e a personagem Tuppence traz em sua personalidade características feministas, o que acho incrível e acredito que para época de sua publicação tenha sido um choque.
Em questão de leitura, o ritmo inicial é bem lento, com uma escrita que não favorece o mistério e deixa os personagens cansativos. Porém, quando atinge os 25% da leitura, o livro ganha um outro ritmo.
Um outro problema que aconteceu durante a leitura foi que em dado momento os personagens seguem caminhos diferentes e a autora preferiu seguir com um personagem (somente) até determinado ponto da história, pausa a história, volta para o ponto de partida que separou os personagens e continua com o outro personagem.
Eu, particularmente, prefiro o recurso de alternar os capítulos e acompanhar os personagens concomitantemente

Nina Pina 25/09/2022

Nota 10
Amei a leitura, a escritora Agatha Christie, está conquistando meu coração, lentamente, me diverti muito com Tommy, Tuppence, e outros personagens, desconfie do advogado e do norte-americano.
Com uma trama política, a autora despertou o meu interesse no mistério, divertido e simples. Lendo cronologicamente, as obras da rainha do crime.

Nyx 17/09/2022

É um livro bem divertido e com uma trama envolvente, é engraçado porque, de certa forma, ele não parece nada com os livros que tornaram Agatha Christie tão famosa.

A leitura é válida para todos, mas principalmente para quem é muito fã da autora e quer ler tudo o que o que ela publicou.

Alex 13/09/2022

O segundo de uma centena
Este é o segundo livro de Agatha, e o terceiro que leio.

Neste somos apresentados a uma dupla, um casal, Tommy e Tuppence, que por não terem outras opções melhores, decidem empreender no setor de aventuras - ou melhor, como detetives amadores.

De fato eles são muito amadores e isso é muito bom, existem erros, amadorismos, sem a empáfia que vemos em Poirot. Estes estão onde estão pela simples aventura, pelo dinheiro e porque eles são bons nisso.

Muito mais divertido que as investigações de Poirot (que não são ruins), além de ter, neste em específico, um quê de espionagem. Uma trama que envolve vários países, personagens russos, americanos, franceses, todos em território inglês. Além de uma trama muito atuam da época, os motins dos trabalhadores e o bolchevismo.

Se você já leu as investigações de Poirot, vai gostar ainda mais das aventura de Tommy e Tuppence.

Obs: como disse, este é o terceiro livro dela que li, até o segundo eu tinha dúvidas se Agatha era machista, em certos momentos, por pressão ou opção. Mas agora ficou claro, ela defende muito bem o lugar da mulher e da bastante ênfase em comportamentos machistas e antiquados (que na época eram o normal). Achei muito bacana, afinal seus personagens quebram as barreiras da época.
Núbia Cortinhas 15/09/2022minha estante
Eu curto demais as tuas resenhas! ??????

Alex 15/09/2022minha estante
Obrigado Nubia, e eu to curtindo muito ler, quase que junto contigo. Qual será seu próximo dela?

Núbia Cortinhas 15/09/2022minha estante
O próximo será Assassinato no Campo de Golfe. ??

Alex 15/09/2022minha estante
Esse eu já li. Pq tinha pensado em ler apenas os livros do Poirot.

Núbia Cortinhas 15/09/2022minha estante
? O Misterioso Caso de Styles (1920)
? O Inimigo Secreto (1922)
? Assassinato na Campo de Golfe (1923)
? O Homem do Terno Marrom (1924)
? Poirot Investiga (1924)
? O Segredo de Chimneys (1925)
? O Assassinato de Roger Ackroyd (1926)
? Os Quatro Grandes (1927)

Núbia Cortinhas 15/09/2022minha estante
Aí está os oito primeiros livros dela. ???