Ortodoxia

Resenhas - Ortodoxia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

almeidalewis 02/05/2020

Um clássico
Leitura obrigatória para os leitores de lewis.uma obra que atravessou o tempo

Murilo 29/04/2020

A história da conversão de Chesterton
Chesterton tenta, nesse livro, responder aos seus críticos sobre qual tipo de filosofia em que acreditava. Para tanto, usa a história da sua conversão ao cristianismo para explicar como encontrou a verdade na filosofia cristã.

Carol 23/03/2020

Para conhecer o Cristianismo por meio da mente brilhante de Chesterton e suas reflexões criativas que mesclam humor, crítica à sociedade inglesa e seus pensadores e a fé no Eterno.

vcheliga 29/09/2019

Livro da mais alta cultura
Escrito de maneira magnifica, Chesterton utiliza um arsenal teológico e não teológico, amarrando os dois e diante as comparações, dá a sensação de justificação a fé de maneira simples e clara. Livro marcante.

site: http://querigma.com/livro-ortodoxia-altacultura/

Marcos.Nunes 26/04/2019

Leitura imprescindível
Anglicano convertido ao catolicismo, um dos escritores mais divertidos que já conheci, o mais inteligente sem dúvidas. Chesterton, é fantástico!
Dizem que Ortodoxia é uma boa porta de entrada para seu universo litarário.

“Se nossa vida realmente quiser ser bela como um conto de fadas, devemos nos lembrar de que toda a beleza de um conto de fadas está no seguinte: que o príncipe tem um espanto que quase chega a ser medo. Se ele temer o gigante, será o seu fim; mas também se ele não se sentir atônito diante do gigante, será o fim do conto de fadas. A questão toda depende de ele ser ao mesmo tempo suficientemente humilde para espantar-se e suficientemente orgulhoso para desafiar”

- G. K. Chesterton. “Ortodoxia.”

Ivy 17/02/2019

Fazer uma resenha de Chesterton está aquém da minha capacidade, eu uso as próprias palavras dele para dar um gosto a vocês do que se trata esse livro: "Os materialistas não destruíram as coisas divinas; os materialistas fizeram soçobrar as coisas materiais, se é que isso lhes deu algum conforto. Os titãs não escalaram o céu, mas devastaram o Mundo."

Hérico 09/02/2015

Chesterton, com uma ironia refinada, faz uma defesa do Cristianismo contra as filosofias anticristãs do séc. XIX. Afirma que a fé não deve ser uma virtude esquecida pela humanidade, pois só ela pode dar sentido a tudo. (comentário de 14/03/2011, encontrado agora).

aps2001 10/02/2018

Muito bom, mas com desenvolvimento caótico...
... nas palavras do próprio Chesterton. Mas vale a leitura. Os pontos altos são o início e o final do livro.

Danielli 09/06/2009

Para compreender o Cristianismo sem placas!

j_almansa 13/07/2011

Livro genial, nele Chesterton prova que o cristianismo é um equilibrio de forças antagonicas e que a oposição a Igreja está baseada em dogmas e não na análise racional.

Reno Martins 13/02/2015

Deslumbrante

Quando comecei a ler as primeiras páginas de "Ortodoxia", fui preparado pelo autor para uma leitura leve, informal, como um papo de bar. De fato, sobre certo aspecto, o livro é realmente isso.

Contudo, G. K. Chesterton, por meio de sua exposição aparentemente despretensiosa, bem humorada, por vezes demasiadamente sintética, aborda questões profundas e complexas, que abrem para um horizonte tão amplo que nos empurra para além do Universo.

Sua inteligência indiscutível, sua lógica cristalina, sua eloquência na defesa do cristianismo são, de fato, deslumbrantes. Einstein dizia que a mente que se abre para uma nova ideia jamais retorna ao seu tamanho original. Chesterton nos mostra que uma mente que se abre para a ortodoxia cristão jamais conseguirá parar de crescer.

Leitura obrigatória para quem quer compreender melhor o cristianismo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6