Ortodoxia

Resenhas - Ortodoxia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gaudino 07/02/2021

Livro antigo, reflexões atuais
Assim classifico este ótimo livro, Chesterton nos brinda com suas reflexões sobre vários assuntos como fé, filosofia, Igreja Católica entre outros assuntos de seu tempo.
Apesar de ser um livro antigo seus escritos são atuais, sendo assim uma leitura que recomendo fortemente.

Thiago 02/02/2021

Excelente
Uma autobiografia misturada com apologética e com o toque de humor de Chesterton. Seguramente será lido várias vezes!

Ed Carvalho 12/01/2021

Brilhante
A mente de Chesterton o faz ser referencial não só de um intelectual cristão e sim de um intelectual de um modo geral. Neste livro ele usa tantos argumentos a favor de sua crença que pode até converter um ateu (ou no mínimo, convencer).

Danilo 08/03/2022

Fé x cientificismo
Pontos muito importantes de Chesterton sobre a fé cristã e como é importante acreditarmos nas coisas invisíveis, acreditar mais no país das fadas e menos nos jornais.

LangDLivia 30/12/2020

Oxe muito bom.

"É fácil ser louco e herético. É sempre fácil deixar que o espírito da época prevaleça; o difícil é ir contra ele. Também é sempre fácil ser modernista; tão simples quanto ser um esnobe. Teria sido simples cair em uma dessas armadilhas abertas do erro e do exagero que moda após moda, e seita após seita, colocam-se no meio da trajetória histórica da cristandade. É sempre simples cair; há uma infinidade de ângulos para a queda e somente um para o equilíbrio vertical. Ter caído em alguma das novidades do gnosticismo à Ciência Cristã teria sido de fato óbvio e lânguido. Mas evitar todas elas tem sido uma aventura alucinante; e em minha visão a carruagem celeste voa como o trovão pelas eras, deixando as tolas heresias prostradas e dispersas, enquanto a poderosa verdade permanece de pé mesmo que abalada."

Wellington Tejo 08/11/2020

Uma defesa apaixonada da ortodoxia cristã
Chesterton não mede esforços em mostrar ao leitor como os dogmas cristãos são imutáveis e o próprio sustentáculo do mundo e da realidade. Através de algumas confissões pessoais ele mostra que também já teve as dúvidas que a maior parte das pessoas tem tem relação ao Cristianismo. Leitura obrigatório aos cristãos e curiosos.

Igor Roberto 25/10/2020

Ácido
Talvez essa seja a melhor palavra para definir o tom e o humor de Chesterton, usando muito do sarcasmo para desenvolver sua tese, o autor mostra nesse livro suas crenças e a origem delas.

Mesmo não entendendo 100% de quase todos os capítulos e em muitos tendo minha religião criticada, esse livro me trouxe muitos aprendizados e conhecimentos novos que com certeza levarei pelo resto de minha vida.

Espero reler um dia e, quem sabe, dessa vez entender tudo o que aqui foi proposto.

Rinaldo 25/07/2020

Um clássico de Chesterton
Chesterton tem uma percepção muito interessante sobre Deus, o homem, a religião, o ateísmo e o progresso da humanidade.
Considero como uma leitura de nível razoável de dificuldade, porém, quase indispensável para o entendimento da era secular e de valores sobretudo, cristãos.
Chesterton é muito bom.

Dan 12/05/2020

Uma etapa sincera de conversão ao cristianismo
Um manuscrito teológico de alguma forma intimista como "as confissões" de Santo Agostinho; mas que também reflete o descontentamento perante princípios históricos seculares de fé que foram deturpados ao longo do tempo.
Há aqui uma análise fria de uma doutrina que o autor fez questão de lançar seu olhar baseado em vivências, observação.

almeidalewis 02/05/2020

Um clássico
Leitura obrigatória para os leitores de lewis.uma obra que atravessou o tempo

Murilo 29/04/2020

A história da conversão de Chesterton
Chesterton tenta, nesse livro, responder aos seus críticos sobre qual tipo de filosofia em que acreditava. Para tanto, usa a história da sua conversão ao cristianismo para explicar como encontrou a verdade na filosofia cristã.

Carol 23/03/2020

Para conhecer o Cristianismo por meio da mente brilhante de Chesterton e suas reflexões criativas que mesclam humor, crítica à sociedade inglesa e seus pensadores e a fé no Eterno.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6