A Disciplina do Amor

A Disciplina do Amor Lygia Fagundes Telles

Resenhas - A Disciplina do Amor

luly.txt 19/02/2023

NOSSA QUE LIVRO BOM MEU DEUS LYGIA EU TE AMO AA
MEU DEUS QUE LIVRO INCRÍVEL. A escrita da Lygia Fagundes Telles é TÃO BOA QUE MEU DEUS, TUDO que ela escreve nesse livro pode ser comparado com diamante de tão precioso e perfeito que éÉÉÉÉ AAAAA. SÉRIO, POR FAVOR, LEIAM ESSE LIVRO!! Principalmente pra apoiar os clássicos brasileiros que são tão importantes de ler não só pra vestibular e tals, mas também pra vida sabe.

Hayana 18/02/2023

Esse é um livro de memórias e de contos criados (ou lembrados) por Lygia Fagundes Telles.
Ela mesma considerava esse livro sua melhor obra, não li os outros para afirmar isso, mas eu li esse e tenho que dizer que foi uma leitura intensa, apaixonante e na maioria das vezes reflexiva, te fazendo pensar por dias e dias, até mesmo semanas.
Como diz Eduardo Portella sobre a escritora "um realismo imaginável, limitado ao norte pela agilidade textual, pela eletricidade discursiva, e ao Sul por uma espécie de resistência subjetiva, difícil de ser encontrada nos tempos da modernidade".
Mesmo sendo escrito há 43 anos atrás, eu senti muitos temas atuais sendo abordados nesse livro. Tenho que dizer, que não concordei com algumas falas do livro, porém a obra em si é magnífica.
Eu não achei a linguagem muito complicada, por ser considerado um clássico da literatura brasileira, então é um livro curtinho e que pode ser lido com certa facilidade.

isa 23/01/2023

ano passado li alguns textos do livro de maneira aleatória com uma pessoa muito especial, esta que me mostrou quão indisciplinado e belo o amor pode ser. termino a obra (na ordem correta) com o coração quente de memórias

Larissa Tavares 08/01/2023

?Na vocação para a vida está incluído o amor, inútil disfarçar, amamos a vida. E lutamos por ela dentro e fora de nós mesmos. Principalmente fora, que é preciso um peito de ferro para enfrentar essa luta na qual entra não só o fervor, mas uma certa dose de cólera, fervor e cólera. Não cortaremos os pulsos, ao contrário, costuraremos com linha dupla todas as feridas abertas.?

Kecia.Viana 27/08/2022

Palavras soltas de uma rainha
Aqui vemos ideias, palavras e textos soltos da cabeça de uma das maiores escritoras para mim.

Lygia sabe fazer o puro retrato do que é o Brasil! ??

HonorLu 26/07/2022

Sempre Lygia
Iniciei esta primeira leitura um dia após a notícia. Lygia encantou-se. A autora que me apontou um propósito anos atrás. Sigo acompanhado por ela desde então. Já tinha lido sobre "A Disciplina do Amor" e sempre vejo referenciado como "a melhor obra da autora". Não estranho a percepção da maioria, aqui há uma experiência de degustação, de tudo que há na obra de Lygia aparece aqui como uma sutil flagrância, um sabor tira-gosto, uma cor na visão periférica. Mas pra mim é injusto dizer que é o melhor livro.

Enfim, essa resenha é uma partilha. Belíssima obra, diversa, encantadora, do tipo que se aprecia aos poucos, sem pressa. Um oráculo. Me sinto mais íntimo dessa literatura.

"Ó literatura..."

Isabella.Claps 18/07/2022

lygia tinha razão, ?a disciplina do amor? é mesmo sua maior obra.
incrível poder passear por suas memórias e também por seus devaneios.
viva lygia!

samuca 29/06/2022

Uma descoberta!
Lygia Fagundes Telles desperta uma sensação nas suas obras.
Nesse livro que segue do começo ao fim em pequenas passagens. Contos, crônicas, memórias, talvez.

Gosto da liberdade nessa escrita. É cativante.
DANILÃO1505 30/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

@eu_rafaprado 21/06/2022

O Amor não é disciplinado!
A disciplina do Amor - Lygia Fagundes Telles.

Considerado pela própria autora como sua melhor obra, a disciplina do amor foi vencedor do Prêmio Jabuti e do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), neste livro Lygia nos presenteia com fragmentos soltos, pequenos relatos, contos, memórias.. dedicatórias a amigos, como Hilda Hilst e a ao seu grande amor.

?Simplesmente renunciar com o coração limpo de mágoa ou rancor, tão limpo que em meio do maior abandono (difícil, hein?) ainda tenha forças para se voltar na direção da amada como um girassol na despedida do crepúsculo. E desejar que ao menos ela seja feliz.?

Eu sou apaixonado por Lygia, já li todos os seus romances e agora estou lendo seus contos.
Se você ainda não teve uma experiência, um contato com a obra de Lygia, aconselho começar pelo livro ?Ciranda de Pedra?, que no meu ponto de vista é o seu livro mais perfeito!

Está leitura, a disciplina do amor, é uma ótima cia para esses dias mais nublados! Capítulos curtos e diretos, mas não pense que dá pra ler rápido.. depois de cada capítulo, muita coisa permeia na nossa cabeça. Lygia e sua magia !

?E se a vida estiver lá fora, naquelas vozes que desdenhei? E se o desvio da minha rota foi exatamente esse que escolhi? Mas haverá ainda tempo??

#lygiafagundestelles #adisciplinadoamor #leiamulheresnacionais #clubedolivro #livronacional

Thais.Carvalho 12/04/2022

Uma coletânea de contos que expressam o olhar da autora sobre assuntos corriqueiros e importantes da vida.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lucas1429 11/04/2022

Em Lygia, amor e literatura
Categorizado como ficção e memória, "A disciplina" brinca o lúdico da escrita: encantar e apaixonar o leitor. São diversos micro-contos em micros-cosmos de Lygia; estão presentes histórias deveras de sua infância, juventude e vida adulta já portando casamento, filhos e a literatura - seu braço direito. Ao passo de imaginar serem biografias também há a possibilidade das invenções, do confabular à maneira de Lygia, ora não se compreende ser de fato algo arrancado de seu coração e mente, mas sim apenas uma boa e velha história criada. Em nada há demérito, partiu a prosadora gigante deste país e se legou registros preciosos como este.

A busca por um significado não necessariamente se faz presente, e sim a louvável esperteza de atingir a comoção "indisciplinada" de seus textos aos indisciplinados leitores. O amor da autora não remete apenas ao romântico, ele é frugal, fraternal, maternal, material, universal. São perolas delicadas que proporcionam o estremecimento da estranheza indubitável do existir e nossas racionalizações medidas pelo ceticismo ou fé, se esquivando da ludibria da desesperança, se presume paixão. Por qualquer coisa que queira.

Bonita também é sua organização, contos que começam aqui, acolá, se cruzam, intercruzam, se estabelecem e ao final, resistem com Lygia na tremenda base sólida de sua literatura como um verdadeiro ato de amor. Por isso, mais do que aprender sobre o mundo e seus nesta obra e das sentimentalizações, priorizar o pedido único de sua emissora é compreender todo o dito, ainda que ressoe por tempos (coisa fácil): leiam-na, não a deixem morrer. Com isto, quem sobrevive somos eu e você, indisciplinares, que seja.
Pricila.Gama 20/11/2022minha estante
excelente resenha desta obra maravilhosa da Lygia

Caio.Bonazzi 04/04/2022

Obrigado por tudo, Lygia.
"Tudo passa sobre a Terra!" estava escrito no romance que achei triste. Olhei para a outra Iracema que já fazia em silêncio a sua delicada toalete. Apanhei uma almofada e deixei-a assim próxima, Também você vai passar, Iracema?! perguntei em voz baixa. Não sabia ainda que ela permaneceria infinita na memória da minha finitude" (Página 16)

Hoje não encontro melhores palavras para prestar minha humilde homenagem à essa autora única e genial que nos deixou ontem (03/04/2022). Um triste domingo. O privilégio eterno de suas leituras permanece com a gente Lygia, seus súditos leitores.

Aline327 10/03/2022

Livro finalizado. Contém vários contos de coisas cotidianas, alguns não parecem ser reais. Mas a Lygia não decepciona.

Nado 05/03/2022

Livro de memórias e passagens vivenciadas por Lygia Fagundes Telles, por pessoas ao seu redor ou contos criados por ela.
Obra carregada de textos curtos que trazem grandes cargas de reflexão que podem permear na sua cabeça por dias e dias.
Alguns contos de destacaram para mim mais do que outros, sendo que no início, falando da gatinha Iracema, fui tocado profundamente devido a uma memória afetiva da infância.

Rodrigo 24/02/2022

Um passeio pelas memórias da autora
Que delícia de leitura!
A cada texto apresentado fiquei mais encantado pela escrita da Lygia.
Um primor!