A Disciplina do Amor

A Disciplina do Amor Lygia Fagundes Telles

Resenhas - A Disciplina do Amor

Alain 27/03/2024

"A Disciplina do Amor" foi minha primeira aventura no universo da Lygia Fagundes Telles e, posso dizer com segurança, me deixou completamente apaixonado por sua escrita. Lygia é tipo uma daquelas tias super inteligentes e sensíveis que te contam histórias incríveis da vida. Ela escreve de um jeito que te prende do início ao fim, te fazendo sentir cada emoção dos personagens como se fossem suas. Os contos são como caixinhas de surpresas: você abre e nunca sabe o que vai encontrar dentro. Tem histórias sobre amor, perda, machismo, solidão... tudo com uma profundidade que te faz pensar na vida por horas. Lygia é tipo uma mestra da escrita. Ela te faz sentir as coisas com tanta intensidade que você fica sem palavras. É um tipo de leitura que te transforma, que te faz ver o mundo de uma nova maneira. Se você busca uma leitura que te faça pensar, sentir e se emocionar, "A Disciplina do Amor" é o livro perfeito para você.

site: https://fallenpegasus.blogspot.com/2024/03/livros-2024-8-disciplina-do-amor-1980.html
Abacaxi 27/03/2024minha estante
Eu amo os livros dela, o primeiro e único( até agr) q eu tive contato com ela foi as meninas e eu amei demais, espero q a biblioteca da minha escola pegue outros livros dela

Alain 27/03/2024minha estante
Esse, "As meninas" já quero ler num futuro! Lygia é sensacional, queria ter conhecido antes.

Thami 23/03/2024

Lygia escrevendo memórias é o suprassumo da boa escrita! Que deleite! Um excelente livro para chegar mais perto de Lygia, conhecer seus pensamentos sobre variadas vivências suas pelas ruas de São Paulo, com amigos, em viagens, sobre os noticiários. Maravilhoso!

Laís 14/12/2023

A impecável Lygia Fagundes Telles
Lygia e sua literatura delicada, corajosa e misteriosa. Não espere continuidade, lógica narrativa nesse livro! São fragmentos que oscilam entre acontecimentos/ lembranças de Lygia e sua ficção. É incrível poder emaranhar nessa viagem pela sua disciplina indisciplinada de sua escrita. Atenção: o livro não é sobre somente o amor, são diversos temas sobre a vida, o cotidiano e vivências. Sempre deixando rastros de sentidos nos cheiros, nas cores, comidas e nos olhares, Lygia consegue capturar momentos pequenos e fazer deles algo grande. Enfim, sou suspeita pra falar, sou fã de Lygia, considero uma das maiores da história do Brasil.

Geovana514 08/11/2023

Sobre este livro
Bom, dei uma chance a ele pois uma pessoa que confio muito havia me dito para lê-lo. Pelo gênero ser romance, criei expectativas em ver a história de um casal, problemas reais e suas soluções. Mas não foi nada disso que o livro me proporcionou.
Ele contém ótimas frases e lições de vida sem dúvidas. Mas eu esperava mais pelo gênero que ele carrega.

cecilia 13/10/2023

"'Esses fragmentos têm alguma ligação entre si?', perguntou-me um leitor. Respondi que são fragmentos do real e do imaginário aparentemente independentes mas há um sentimento comum costurando uns aos outros no tecido das raízes. Eu sou essa linha."

demorei, mas entendi!! ótima conversa, lygia.

Sílvia 29/09/2023

Primeiro livro que leio de Lygia, simples porém profundo, em cada texto você se demora e faz reflexões, sobre a vida, sobre as pessoas, as coisas, os amores....Sobre como se perder e se achar, um medo de estar se fragmentando, se perdendo ao longo do caminho, aos pouquinhos.............. e quem não está?

Micaelly.Santos 06/08/2023

Me apaixonei por lygia. chorei, sorri, me questionei? o amor realmente requer disciplina, requer repetição, o amor não se contenta com o aleatório. quem faz isso é a paixão.

Bruna Peixoto 27/07/2023

Que livro bonito. É daqueles livros que sempre deve deixar em fácil acesso na estante, para reler alguns trechos e reaprender alguns significados da vida.

lestatdelioncourt 07/07/2023

fragmentos de memórias, ficção, confusão?
peço perdão à própria fagundes telles, pois não achei esse o seu "melhor livro", não sei li no momento errado (acredito que não), contudo acho que criei expectativas demais numa obra que ela atribuiu esse título

não amei, mas gostei, é um ótimo livro, com uma escrita belíssima, principalmente nos primeiros recortes que falam da relação com os gatos, é um sentimento aconchegante, como se eu tivesse tomando um chá da tarde com a lygia

lila 29/06/2023

Segunda obra da Lygia que li e a primeira por escolha apenas minha (a passada foi recomendação escolar). Amei tanto que esta todo cheia de post its e marcas nas palavras tão cheias de significados. A Lygia tinha esse poder de trazer com narrativas breves e poucas personagens um inumerável de identificações de alma e de dia a dia.

Perdida_nas_Estrelas 22/05/2023

Lygia sendo Lygia...
Quando comprei o livro imaginava que fosse um romance, mas trata-se de fragmentos escritos por Lygia (ficcionais e não-ficcionais), muitas vezes com intervalos longos de tempo entre um e outro. No começo não estava entendendo tão bem, mas depois comecei a relacionar e sentir o que ela estava dizendo.
É sempre um prazer imensurável ler essa mulher! Não entendo como ela consegue envolver o leitor de maneira tão incrível com assuntos tão monótonos (não fossem estes escritos por Lygia Fagundes Telles).

gabriel 12/04/2023

"mistérios [...] que jamais serão revelados".
Lygia diz "os apaixonados agora sabem." E sabem, sabem o que?
Quero ser engolido por essa Esfinge que é a escrita de Lygia. Esfinge não, fotografia de Esfinge. Você olha para ela com tanta concentração, tanto encanto com a qualidade da câmera, a habilidade de quem tirou a foto, a beleza da paisagem e num piscar de olhos você levanta a cabeça e lá está ela te olhando com olhos grandes. Imponente. E num ato de tamanha velocidade ela te devora.

Xuneor 22/03/2023

Ao mesmo tempo que fragiliza, o amor também fortalece!
Comprei esse livro totalmente no escuro, embriagado por "Antes do Baile Verde", PRECISANDO ler mais Lygia.
E tive uma grande surpresa ao ver que o livro era sobre 'memórias' misturadas com ficção.

Que grata surpresa foi ler esse livro. Apreciar Lygia refletir sobre amor, espiritualidade, família, felicidade, política, vida!

Que escritora maravilhosa. Com 1, 2 ou, no máximo, 3 páginas por passagem, Lygia é capaz de te fazer refletir, e MUITO.

Não e um livro de tiro curto, é um livro pra ser apreciado, saboreado, sentido, com a mais pura emoção.

Lygia maravilhosa! ?

eduarda2470 21/02/2023

A disciplina do amor
Combinei comigo mesma que esse ano iria ler mais escritoras brasileiras e decidi começar pela Lygia. Que ótima escolha, lindo compilado de escritos, amo a escrita dela que faz a gente refletir com poucas linhas obre assuntos complexos. Emocionante e lindo.