A Disciplina do Amor

A Disciplina do Amor Lygia Fagundes Telles

Resenhas - A Disciplina do Amor

Nado 05/03/2022

Livro de memórias e passagens vivenciadas por Lygia Fagundes Telles, por pessoas ao seu redor ou contos criados por ela.
Obra carregada de textos curtos que trazem grandes cargas de reflexão que podem permear na sua cabeça por dias e dias.
Alguns contos de destacaram para mim mais do que outros, sendo que no início, falando da gatinha Iracema, fui tocado profundamente devido a uma memória afetiva da infância.

Rodrigo 24/02/2022

Um passeio pelas memórias da autora
Que delícia de leitura!
A cada texto apresentado fiquei mais encantado pela escrita da Lygia.
Um primor!

Luiza 05/11/2012

A busca pela essência
'A Disciplina do Amor', de Lygia Fagundes Telles é um livro de fragmentos. E, como ela mesma diz em um deles, que podem não aparentar uma ligação, mas ela (a autora) é a linha que os une. E isso basta.
O livro fala de sua viagem para a China, seu medo de avião, seu medo de dentista, sobre sua infância, sobre amor, sobre desamor, sobre marrecas selvagens, sobre disco voador, sobre qualquer coisa que lhe venha. Mas, sobretudo, seu livro trata da existência. Feminista assumida (desde pequena, ainda que tenha descobrido depois, mas com orgulho), Lygia se esforça por mostrar as coisas como elas de fato são, deixando de lado seus preconceitos e ideias. Afinal, a função do escritor é ser testemunha de seu tempo, coisa que ela o faz com maestria. Lygia explora o mundo de um jeito muito particular, mas preciso. Criando imagens de um todo que são aparentemente apenas isso: imagens de um todo; Mas só aparentemente. Em sua narração, Lygia vai mostrando a coisa estudada (por falta de expressão melhor) por partes e é dessa forma que nós temos essa imagem profunda (do todo) das coisas, buscando a sua existência íntima. Aos poucos, descobrir-se-há a essência.
Inquietante na sua veracidade, o livro é rápido e gostoso de ler. Confesso que fiz pausas para absorver melhor o texto - o que considero um ponto positivo. 'A Disciplina do Amor' é uma exploração da vida e um retrato de uma sociedade. Lygia não teme a verdade e a enfrenta com sua narração muito bem trabalhada - fruto, creio eu, de muito trabalho e escritos.
E, se ficou curioso sobre o título, deixo isso como mais um motivo para ler o livro.
Anna 26/07/2021minha estante
Como eu faço para ler?

Perdida_nas_Estrelas 22/05/2023

Lygia sendo Lygia...
Quando comprei o livro imaginava que fosse um romance, mas trata-se de fragmentos escritos por Lygia (ficcionais e não-ficcionais), muitas vezes com intervalos longos de tempo entre um e outro. No começo não estava entendendo tão bem, mas depois comecei a relacionar e sentir o que ela estava dizendo.
É sempre um prazer imensurável ler essa mulher! Não entendo como ela consegue envolver o leitor de maneira tão incrível com assuntos tão monótonos (não fossem estes escritos por Lygia Fagundes Telles).

Alain 27/03/2024

"A Disciplina do Amor" foi minha primeira aventura no universo da Lygia Fagundes Telles e, posso dizer com segurança, me deixou completamente apaixonado por sua escrita. Lygia é tipo uma daquelas tias super inteligentes e sensíveis que te contam histórias incríveis da vida. Ela escreve de um jeito que te prende do início ao fim, te fazendo sentir cada emoção dos personagens como se fossem suas. Os contos são como caixinhas de surpresas: você abre e nunca sabe o que vai encontrar dentro. Tem histórias sobre amor, perda, machismo, solidão... tudo com uma profundidade que te faz pensar na vida por horas. Lygia é tipo uma mestra da escrita. Ela te faz sentir as coisas com tanta intensidade que você fica sem palavras. É um tipo de leitura que te transforma, que te faz ver o mundo de uma nova maneira. Se você busca uma leitura que te faça pensar, sentir e se emocionar, "A Disciplina do Amor" é o livro perfeito para você.

site: https://fallenpegasus.blogspot.com/2024/03/livros-2024-8-disciplina-do-amor-1980.html
Abacaxi 27/03/2024minha estante
Eu amo os livros dela, o primeiro e único( até agr) q eu tive contato com ela foi as meninas e eu amei demais, espero q a biblioteca da minha escola pegue outros livros dela

Alain 27/03/2024minha estante
Esse, "As meninas" já quero ler num futuro! Lygia é sensacional, queria ter conhecido antes.

Lucas1429 11/04/2022

Em Lygia, amor e literatura
Categorizado como ficção e memória, "A disciplina" brinca o lúdico da escrita: encantar e apaixonar o leitor. São diversos micro-contos em micros-cosmos de Lygia; estão presentes histórias deveras de sua infância, juventude e vida adulta já portando casamento, filhos e a literatura - seu braço direito. Ao passo de imaginar serem biografias também há a possibilidade das invenções, do confabular à maneira de Lygia, ora não se compreende ser de fato algo arrancado de seu coração e mente, mas sim apenas uma boa e velha história criada. Em nada há demérito, partiu a prosadora gigante deste país e se legou registros preciosos como este.

A busca por um significado não necessariamente se faz presente, e sim a louvável esperteza de atingir a comoção "indisciplinada" de seus textos aos indisciplinados leitores. O amor da autora não remete apenas ao romântico, ele é frugal, fraternal, maternal, material, universal. São perolas delicadas que proporcionam o estremecimento da estranheza indubitável do existir e nossas racionalizações medidas pelo ceticismo ou fé, se esquivando da ludibria da desesperança, se presume paixão. Por qualquer coisa que queira.

Bonita também é sua organização, contos que começam aqui, acolá, se cruzam, intercruzam, se estabelecem e ao final, resistem com Lygia na tremenda base sólida de sua literatura como um verdadeiro ato de amor. Por isso, mais do que aprender sobre o mundo e seus nesta obra e das sentimentalizações, priorizar o pedido único de sua emissora é compreender todo o dito, ainda que ressoe por tempos (coisa fácil): leiam-na, não a deixem morrer. Com isto, quem sobrevive somos eu e você, indisciplinares, que seja.
Pricila.Gama 20/11/2022minha estante
excelente resenha desta obra maravilhosa da Lygia

samuca 29/06/2022

Uma descoberta!
Lygia Fagundes Telles desperta uma sensação nas suas obras.
Nesse livro que segue do começo ao fim em pequenas passagens. Contos, crônicas, memórias, talvez.

Gosto da liberdade nessa escrita. É cativante.
DANILÃO1505 30/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

@eu_rafaprado 21/06/2022

O Amor não é disciplinado!
A disciplina do Amor - Lygia Fagundes Telles.

Considerado pela própria autora como sua melhor obra, a disciplina do amor foi vencedor do Prêmio Jabuti e do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), neste livro Lygia nos presenteia com fragmentos soltos, pequenos relatos, contos, memórias.. dedicatórias a amigos, como Hilda Hilst e a ao seu grande amor.

?Simplesmente renunciar com o coração limpo de mágoa ou rancor, tão limpo que em meio do maior abandono (difícil, hein?) ainda tenha forças para se voltar na direção da amada como um girassol na despedida do crepúsculo. E desejar que ao menos ela seja feliz.?

Eu sou apaixonado por Lygia, já li todos os seus romances e agora estou lendo seus contos.
Se você ainda não teve uma experiência, um contato com a obra de Lygia, aconselho começar pelo livro ?Ciranda de Pedra?, que no meu ponto de vista é o seu livro mais perfeito!

Está leitura, a disciplina do amor, é uma ótima cia para esses dias mais nublados! Capítulos curtos e diretos, mas não pense que dá pra ler rápido.. depois de cada capítulo, muita coisa permeia na nossa cabeça. Lygia e sua magia !

?E se a vida estiver lá fora, naquelas vozes que desdenhei? E se o desvio da minha rota foi exatamente esse que escolhi? Mas haverá ainda tempo??

#lygiafagundestelles #adisciplinadoamor #leiamulheresnacionais #clubedolivro #livronacional

eduarda2470 21/02/2023

A disciplina do amor
Combinei comigo mesma que esse ano iria ler mais escritoras brasileiras e decidi começar pela Lygia. Que ótima escolha, lindo compilado de escritos, amo a escrita dela que faz a gente refletir com poucas linhas obre assuntos complexos. Emocionante e lindo.

Isabella.Claps 18/07/2022

lygia tinha razão, ?a disciplina do amor? é mesmo sua maior obra.
incrível poder passear por suas memórias e também por seus devaneios.
viva lygia!

Thais.Carvalho 12/04/2022

Uma coletânea de contos que expressam o olhar da autora sobre assuntos corriqueiros e importantes da vida.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Larissa Tavares 08/01/2023

?Na vocação para a vida está incluído o amor, inútil disfarçar, amamos a vida. E lutamos por ela dentro e fora de nós mesmos. Principalmente fora, que é preciso um peito de ferro para enfrentar essa luta na qual entra não só o fervor, mas uma certa dose de cólera, fervor e cólera. Não cortaremos os pulsos, ao contrário, costuraremos com linha dupla todas as feridas abertas.?

Xuneor 22/03/2023

Ao mesmo tempo que fragiliza, o amor também fortalece!
Comprei esse livro totalmente no escuro, embriagado por "Antes do Baile Verde", PRECISANDO ler mais Lygia.
E tive uma grande surpresa ao ver que o livro era sobre 'memórias' misturadas com ficção.

Que grata surpresa foi ler esse livro. Apreciar Lygia refletir sobre amor, espiritualidade, família, felicidade, política, vida!

Que escritora maravilhosa. Com 1, 2 ou, no máximo, 3 páginas por passagem, Lygia é capaz de te fazer refletir, e MUITO.

Não e um livro de tiro curto, é um livro pra ser apreciado, saboreado, sentido, com a mais pura emoção.

Lygia maravilhosa! ?

lestatdelioncourt 07/07/2023

fragmentos de memórias, ficção, confusão?
peço perdão à própria fagundes telles, pois não achei esse o seu "melhor livro", não sei li no momento errado (acredito que não), contudo acho que criei expectativas demais numa obra que ela atribuiu esse título

não amei, mas gostei, é um ótimo livro, com uma escrita belíssima, principalmente nos primeiros recortes que falam da relação com os gatos, é um sentimento aconchegante, como se eu tivesse tomando um chá da tarde com a lygia

Caio.Bonazzi 04/04/2022

Obrigado por tudo, Lygia.
"Tudo passa sobre a Terra!" estava escrito no romance que achei triste. Olhei para a outra Iracema que já fazia em silêncio a sua delicada toalete. Apanhei uma almofada e deixei-a assim próxima, Também você vai passar, Iracema?! perguntei em voz baixa. Não sabia ainda que ela permaneceria infinita na memória da minha finitude" (Página 16)

Hoje não encontro melhores palavras para prestar minha humilde homenagem à essa autora única e genial que nos deixou ontem (03/04/2022). Um triste domingo. O privilégio eterno de suas leituras permanece com a gente Lygia, seus súditos leitores.