Cidade de Deus Paulo Lins

Resenhas - Cidade de Deus

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

claudioschamis 11/02/2009

Excelente livro. Conta a história da transformação da favela dos anos 60 até os tempos atuais, onde hoje é dominada pela violência e pelo tráfico de drogas. Inspirou o filme de igual nome. Também é um livro difícil de se parar de ler.

Desnorteada 05/10/2021

Relatos crueis de como foi a vida de muitos bandidos e policiais. Civis e reféns.
Livro para quem estômago forte. Cenas muito descritivas.

Cristiane 24/09/2021

Cidade de Deus
O livro narra o cotidiano de um bairro pobre em que a falta de tudo fará com que adolescentes, jovens e crianças entrem no tráfico de drogas.
Dividido em três partes conta a história de três traficantes, que viveram em épocas diferentes.
O número excessivo de personagens nós confunde um pouco.
É um leitura obrigatória.

calculanjos 18/07/2021

Icônico
Um livro memorável e mais denso que o filme homônimo, porém sem a mesma vivacidade do filme. Ainda assim, uma leitura muito válida.

Octávio 03/06/2021

Cidade de Deus
Livro muito bom, ótimo para quem viu e gostou do filme. O livro possui uma história mais completa, com um número maior de personagens. Excelente leitura

elisadinelli 25/05/2021

Dividido em três partes, cada uma focando em um traficante relevante e em épocas diferentes. A riqueza de diferentes histórias e narrativas trás bastante atração para a história, mas me incomodou MUITO o número de personagens e a falta de contextualização para tratar de cada um, acabam sendo jogados como se já há muito tempo acompanhássemos eles, o que em vários momentos me fez questionar se eu estava esquecida e aquele personagem já tinha sido apresentado, ou seja, eu já deveria lembrar de algum contribuição que ele tinha feito pra história. O que, muitas vezes não tinha acontecido. Fora isso, é uma história brutal, crua e, infelizmente, muito possível de acreditar, já que é bastante baseada em fatos que vemos ocorrer com muita frequência. É um livro importante e fiquei feliz de ter lido, mas não leria novamente e essa questão dos personagens me fez ter pouco ou nenhum apego a eles, como se menos humanos fossem. Talvez esse tivesse sido o propósito.

fev 13/01/2021

Violento, sádico, verdadeiro, nojento, triste e fascinante.

Cidade de Deus é um livro sem plot twits significativos. Paulo Lins narra histórias de pessoas que cresceram e viveram em CDD e se tornaram traficantes, assassinos, bandidos e aqueles que por pouco não enveredaram pelo mesmo caminho. Por não ter grandes reviravoltas o que segura e com maestria é a escrita do autor que dá com bastante energia e veracidade o que se passa na história.

O livro é dividido em três grandes partes e em cada parte será contado a vida de um traficante importante com o passar do tempo. Mas mesmo assim eles não acabam sendo de certa forma principais até porque há inúmeros personagens. Isso às vezes atrapalha a leitura.

É uma mistura de sentimentos ao ler uma obra desse calibre. Você reconhece várias informações que capta da mídia e as reconhece ali. Você torce pelos bandidos e quer ver os policiais que não valem nada mortos. É uma coisa de louco. Lins conseguiu abordar de forma impressionante e conseguiu transmitir toda a crueldade e violência, mas também conseguiu mostrar a tentativa de bons sentimentos. A luta pra mudar e o que o meio acaba fazendo com aqueles que não possui muitas oportunidades. Claro que o livro por ser muito extenso oscila algumas vezes. Alguns personagens e histórias podiam ter ficado de fora já que não acrescenta muito. Mas como o livro fala do cotidiano da favela é possível compreender porque estão ali.

O livro contém muita violência, sadismo, estupro, uso de drogas, corrupção. Apesar de ser forte recomendo a leitura.

Maria 22/01/2022

Uma obra perfeita
Paulo Lins é simplesmente genial! Um pesquisador, um cientista que visualizou as estruturas sociais da favela mais violenta da cidade do Rio de Janeiro e escreveu um romance se baseando nelas.
Um romance que te prende do início ao fim, que te faz sentir empatia pelos protagonistas dessa realidade.
Acho que a maior lição tirada desse livro é que a existência de um lugar tão cruel quanto a cidade de Deus rompe totalmente com qualquer ideia de meritocracia.
Quando você conhece as histórias de Zé miúdo, Zé bonito e Busca pé você percebe que sim muitas dos moradores vão pro mundo do crime pq não querem trabalhar, pq acham que trabalhar é coisa de otario e etc. Mas ao mesmo tempo existem tantos outros que tentam fugir dessa realidade, se dedicam, trabalham, estudam e msm assim acabam nas trocas de tiro, morrem por bala perdida, são perseguidos por bandidos? poucos conseguem de fato fugir da violência estruturalizada nessa comunidade e conseguem ainda se preocupam com amigos e familiares que ainda sofrem nesse lugar
Enfim? um livro muito emocionante e com uma escrita muito fluida e contextualizada e com diversos enredos e personagens oq demonstra as múltiplas vivências dentro de uma favela.

Rafaela 11/10/2020

Cidade de Deus
Livro baseado em fatos reais sobre o dia q dia numa das maiores favelas do Rio.
A leitura as vezes foi fluida e outras não, teve momentos que senti ânsia de vômito ao ler a história.
A história nos mostra como tudo pode ser cruel ao nosso redor.

CAMBARÃ 05/10/2020

O filme é melhor
São raros os casos que o filme é melhor que o livro e nesse caso essa regra é quebrada. O filme é muito bem organizado, lógico q o livros é bom mas achei algumas passagens confusas.

Cristiane.Franca 26/07/2020

Outra realidade, triste e cruel
A princípio o livro parece ter sido escrito pensando num roteiro cinematográfico (não sei se foi intencional, uma vez que se torna filme depois), por isso, as vezes, fica confuso pelos inúmeros personagens descritos e, suas histórias aparecem "em atos", o que faz com que vc se familiarize com cada um no decorrer da leitura. CDD é um livro que traz informações da vida nas favelas, com todas as suas peculiaridades seja sobre a vida do trabalhador como a vida do bandido (foco principal). Mostra com inteligência as desigualdades sociais e suas consequências. Vale a pena a leitura e o filme.

igor_rondonia 19/06/2020

Real
Excelente retrato da sociedade na época, realmente imersivo.

Dira 20/05/2020

Sensacional
Cidade de Deus é e foi conhecido mais pela sua representação cinematográfica do que pela sua obra literária e nem de longe faz jus ao livro. O filme é cheio de clichês torpes, o livro é muito maior.

douglaseralldo 08/09/2018

SENTA O DEDO: 10 CONSIDERAÇÕES SOBRE CIDADE DE DEUS, DE PAULO LINS
1 - Baseado em histórias reais e parte do material utilizado extraído de entrevistas feitas para o projeto "crime e criminalidade nas classes populares", Cidade de Deus de Paulo Lins deveria ser leitura obrigatória no ensino médio brasileiro, em nossas universidades, por sua atroz, bruta e realista perspectiva de uma realidade alarmante do país, numa obra que sem dúvida alguma deve estar entre as mais importantes e relevantes da literatura recente do país, um clássico contemporâneo e amargo de uma nação que existe em paralelo ao Estado, um ambiente em que a existência dá-se ainda pelas regras primitivas da humanidade e abandonada pelo restante de uma sociedade que desconhece o inferno da existência marginal e marginalizada;

2 - Obviamente, é bem possível que quando falemos de Cidade de Deus pensemos imediatamente em sua adaptação para o cinema que rendeu-lhe quatro indicações ao Oscar e até hoje é provavelmente um dos principais títulos da sétima arte no país. A linguagem da violência e da degradação social é retratada no filme com bastante fidelidade, todavia em sua obra original isto está ainda mais tenso e palpável e nos coloca diante duma realidade impensável mas real àqueles que vivem às margens da sociedade onde imperam as leis dos mais fortes, dos brutos, da violência, com isso construindo um retrato de uma sociedade agonizantes cujo um de seus estratos encontra-se abandonado a própria sorte e cuja sobrevivência é mero acaso visto que a morte espreita a cada esquina;

3 - Para tanto, Paulo Lins estrutura sua narrativa em três partes distintas a acompanhar a vida e morte de três bandidos que servem como construção biográfica do espaço geográfico e social de Cidade de Deus, perpassando assim por duas décadas do nascimento da comunidade ao auge dos conflitos que levam terror, medo e morte a suas vielas. Assim, imersos nas vidas de Inferninho, Pardalzinho e Zé Miúdo observamos pela perspectiva do marginal e marginalizado, uma existência frenética, intensa e sem qualquer descanso pois não se é permitido a ninguém viver, tão somente sobreviver aos segundos, minutos e dias, sabendo contudo que a expectativa de viver não é longa;

+: http://www.listasliterarias.com/2018/09/senta-o-dedo-10-consideracoes-sobre.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/09/senta-o-dedo-10-consideracoes-sobre.html

Leila de Carvalho e Gonçalves 22/07/2018

Dez Estrelas
Em "Cidade de Deus", Paulo Lins apresenta uma favela como metáfora da sociedade brasileira. Produto de uma exaustiva pesquisa, a obra apresenta várias tendências estéticas, explícitas ou sugeridas, durante o desdobrar dos acontecimentos.

Por exemplo, sua extensa narrativa apresenta características do Naturalismo, ao descrever o modo de vida das personagens. A infância dos bandidos é marcada pelo estreito contato com a natureza, já a maturidade revela a animalização, quando expostos a extrema violência de uma "selva urbanizada e primitivamente civilizada".

Outro aspecto marcante é o realismo. A partir de acontecimentos extraídos do dia a dia e por meio de uma linguagem peculiar ao ambiente descrito, o autor apresenta uma história isenta de sentimentalismos e incapaz de suavizar a crueldade dos fatos.

Porém, há ainda um caráter expressionista. Nela, há uma hiper-valorização da violência, expressa através da descrição grotesca e pormenorizada de cada crime como também nas atitudes de cada personagem.

Finalmente, merece destaque a marcante transformação da história após um longo período de anos, isto é, o conjunto habitacional vira favela, as crianças tornam-se bandidos, a polícia se corrompe, a natureza fica poluída... Num lento declinar onde não há lugar para a esperança.

É justamente essa mescla de estilos que mantêm o enredo polarizado e em constante tensão. "A realidade se contrapõe à ficção, a natureza à urbanização, a civilização organizada à anarquia, a ambição à simplicidade de vida e o progresso à decadência".

"Cidade de Deus" é um romance genial, indubitavelmente um dos principais registros do Brasil no final do século XX. No entanto, sua leitura exige redobrada atenção, pois são inúmeras personagens e uma incontável ramificação e sucessão de histórias que muitas vezes acabam abruptadamente como a própria vida nas favelas.

Com relação ao filme homônimo de Fernando Meirelles, nele está sintetizada a obra, mediante uma nova perspectiva moldada para outro veículo de comunicação. A adaptação do roteiro, indubitavelmente, foi uma tarefa complexa, três rascunhos antes de chegar ao definitivo, e não compreendo como o Oscar de "Melhor Roteiro Adaptado" fugiu das mãos de Bráulio Mantovani.

Portanto, eis dois excelentes programas em perfeita simbiose: o brilho de um, realça o do outro. Cinco + Cinco = Dez Estrelas!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6