A Ilha do Tesouro

Edvaldo Arlégo

Resenhas - A Ilha do Tesouro

ingrid_plasdo_8°C 22/08/2023

Faltou aventura.
O livro A ilha do tesouro de Robert Louis é um clássico livro de aventura, que eu não achei que teve tanta aventura assim, o livro fala mais de conflitos internos do que da caça ao tesouro. O mesmo também é um pouco difícil de compreender, os personagens não são interessantes como aparentam ser e isso acaba deixando o livro chato.
Eu particularmente não recomendaria este livro!

Thiago662 19/08/2023

Vai uma garrafa de rum?
Primeira leitura desse livro e a obra era extremamente familiar. Como se já a conhecesse . Stevenson estabeleceu todos os elementos que estariam presentes nas histórias de piratas mais de um século após a sua morte! Perna de pau, papagaio no ombro, a garrafa de rum... Sensacional! Melhor ainda é a edição da Antofágica!

pie ou manu 17/08/2023

Não gosto muito de livro clássico então não curti tanto, achei que eu ia curtir mas não então eu dei essa nota, demorei bastante para engatar não via a hora de terminar mais tirando isso é um bom livro

Naty.y 16/08/2023

A Ilha do Tesouro
Para mim, a história só começou a ficar realmente interessante depois da página 50. Talvez tenha sido por causa da ressaca literária. Até que é um bom livro para quem gosta de livros curtos, piratas e caça ao tesouro.

Achei legal ler um livro com essa temática de piratas, navio e aventuras. Gostei, mas não amei.

Daiany26 15/08/2023

Bom...
A história em si é muito boa, gostei bastante, mas não tanto, fiquei entediada em algumas partes, mas bem pouco. Eu "suspeitei" do final, não foi tão surpreendente, e achei meio entediante, tirando isso o livro foi bom.

Théo 15/08/2023

A história é bem lgl mesmo, os personagens e os cenários mt massa. Faz um tempão q eu li esse livro então n lembro de mta coisa, mas é bom sim.

Davi.Paiva 13/08/2023

Médio, mas com todo o respeito
Link Amazon: https://amzn.to/3KAt8uQ

Mais um livro que li graças a algum doador na Geloteca (geladeira adaptada para troca de livros em algumas estações de trem). E pelo meu código de honra, o que me vem de doação vai embora por doação. Logo, no dia seguinte em que escrevo esta resenha ele será anunciado para doação e espero que encontre um novo dono. Do contrário, eu trocarei o meu exemplar em uma feira que ocorre mensalmente no centro de São Paulo.

Primeiro, tenho que elogiar: a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, responsável pela edição deste exemplar, está de parabéns! Fonte Minion Pro (que é serifada) mais papel pólen é igual a livro perfeito para ser lido! Por mim, todos os livros deveriam ser publicados com fontes serifadas (a Palatino é a minha preferida) e usando papel pólen ou similar.

Agora sobre o livro: eu o achei médio, mas com todo o respeito.

Motivo: embora seja um livro do final do século XIX, acredito que ele devia fazer muito sucesso entre o público jovem pelo protagonista menor de idade que narra a trama e pelo ritmo aventureiro que conduz a obra. O primeiro ato é digno de um estudo da Jornada do Herói com o Mundo Comum que o protagonista vivia até a morte de um forasteiro despertar o Chamado da Aventura. A priori há uma certa Recusa, mas depois de um encontro com a tripulação que irá para a ilha do título (que seriam os Mentores), todos atravessam o Primeiro Limiar... e foi aí que o livro me perdeu.

Eu até continuei lendo, mas tinha muitos personagens para memorizar, ver como era a voz de cada um, suas motivações e desenvolvimento. O que mais me atraiu a atenção foi o Ben Gunn, que já estava na ilha, mas nem ele com todo o seu diferencial me cativou.

Talvez eu não tenha mais idade para ler essas obras aventureiras ou talvez o livro seja ruim. Eu prefiro crer que ele é médio, mas com todo o respeito. Então deixo a indicação para quem gosta de histórias de piratas, exploração de ilhas, ação e um jovem em meio a adultos como um Naruto da vida... porque sim!

Sem mais.

Nota: o livro foi doado para uma amiga do meu atual serviço.

Glau Anjos 12/08/2023

"Apenas cinco homens daqueles que zarparam com a escuna voltaram com ela. A bebida e o diabo já haviam cuidado do resto", de forma muito incisiva..." A Ilha do Tesouro. Robert Louis Stevenson.
Um livro atemporal, leitura fluida, estória interessante e um enredo muito bom.

Maria.Batagin 09/08/2023

Enfim
Que livro maravilhoso, gostoso de se ler. História que muito se dúvida de se ter sido escrito em 1886 com ditados e pensamentos até hoje descritos.
Com personagens inesquecíveis e cheio de reviravoltas, traições e golpes de sorte, A Ilha do Tesouro é, há mais de cem anos, um dos maiores e mais queridos clássicos de aventura ? e a grande referência para o imaginário das histórias de piratas

Rodrigo.Alves 04/08/2023

Moedas de prata! moedas de prata!
Este é um dos livros que gostaria muito ter lido quando moleque. Essa fantasia de piratas que um adolescente consegue se embrenhar, fazer toda a diferença é fenomenal. O livro é o precursor de todo esteriótipo de piratas que conhecemos, o papagaio no ombro, a perna de pau, a música sobre rum, e por aí vai.

Flávia Corá 30/07/2023

Masterpiece
Gostei muito da narrativa criada pelo autor, é uma escrita leve que consegue envolver o leitor no cenário proposto, fiquei o livro inteiro ansiosa para saber o desfecho da história. A única coisa que senti falta foram descrição mais específicas sobre a aparência dos personagens.

Jessé 25/07/2023

Ponto de partida...
? O livro começa devagar e no início dá até vontade de abandonar, mas de um certo ponto pra frente a trama desenrola e fica empolgante.
? Achei interessante como o livro colocou clichês de piratas, como perna de pau e papagaio, sem forçar, mas de forma orgânica.
? O final não é lá aquilo tudo, mas o desenrolar da trama é muito boa.

Bianca1469 20/07/2023

A Ilha do tesouro
Adorei o livro! Foi um dos primeiros livros que li esse ano e eu simplesmente não conseguia parar de ler! Me apeguei aos personagens (demorei com alguns) e não conseguia sentir raiva verdadeira de nenhum deles. Acho que tem a dose certa de aventura e foca também no que ocorre "ao redor" da busca ao tesouro em si. Só acho um absurdo não ter uma continuação!!!?