A Ilha do Tesouro

Edvaldo Arlégo

Resenhas - A Ilha do Tesouro

Myy 18/06/2023

Domingo de clássico.
A proposta é incrível e curiosa mas na prática o desenvolvimento do livro se tornou maçante e chato, enjoativo pra uma proposta tão interessante.

Marco De Villa 18/06/2023

Uma leitura leve, ótima pra intercalar com leituras mais densas.

Uma história de piratas com o combo completo. Tem pirata da perna de pau, tem papagaio no ombro, navio, ilha, mapa, tesouro, cânticos, lendas, traições...

Leitura rápida e uma história envolvente.

Klaus Clawthorn 17/06/2023

Ensira aqui, meme do Pica Pau: Eu perdi meu dinheirinho!
Bom... eu demorei mais de 3 meses pra concluir o livro. E não tenho nenhum ponto positivo, a não ser o fato dele ajudar na quantidade de leituras do ano, pois é o único ponto. O começo dele é até bonzinho, mas ao decorrer a leitura começa a ser extremamente chata e parada, é como se cada vírgula fosse tirar sua vontade de ler. Achei esse livro, creio eu, em 2021 e o comprei esse ano, esperava bem mais dele. Continuando... o livro é chato, muito chato. Os personagens parecem um bando de bonecos, sem vida e que não te fazem se apegar a eles. A trama, em si, é muito parada e a conclusão é relativamente corrida. Então, o título da resenha, é por conta que eu realmente sinto que perdi meu dinheiro com o livro, sendo que poderia gastar com outro bem melhor. Eu ainda vou ver a adaptação, tem um filme, e ver como ficou, pq eu aposto que deve ser melhor. E pra fechar: o livro também me sugava muito e agradeço muito por já ter finalizado, pq tenho outra na estante que a leitura é super fluída, diferente desse.
Klaus Clawthorn 17/06/2023minha estante
Ps: Não foram 3 meses, foram mais de 4.

Anelise 14/06/2023

Resenha: A Ilha do Tesouro
A Ilha do Tesouro conta a história de Jim Hawkins, que é apenas um jovem comum que trabalha na taverna junto de sua mãe. Eles tem um restaurante e claro, recebem hóspedes. E no que parecia ser um dia comum, chega um antigo capitão pirata, repleto num ar de mistério ao redor dele. E obviamente, após alguns dias, Jim descobre que estão atrás do tal pirata e tudo podia dar muito errado, porque ele esconde algo importante - além de muitos inimigos - e que eles desejam pegar.
O tal pirata já estava com os dias contados e acabou falecendo dentro da estalagem, com os inimigos dele se aproximando. Jim, depressa, abriu o baú que o outro trouxe consigo e encontrou um mapa que levava a uma ilha que continha o maior tesouro deste tal pirata.
Algumas semanas depois, um fidalgo rico, contrata uma tripulação e vai em expedição a Ilha do Tesouro. Jim acaba indo junto por consideração ao ter encontrado o mapa.
Pode parecer muito spoiler, mas isso é só o início do livro!
E tudo parecia bastante tranquilo até eles chegarem na bendita ilha e ali começa um guerra entre duas partes da tripulação, levando a morte de boa parte das pessoas que partiram.
Foi uma leitura legal, mas creio que eu tinha expectativas um pouco altas com esses livro e confesso que sai um pouco decepcionada.
Os personagens do livro são legais, mas em alguns momentos o livros é bastante cansativo. O jeito de falar de alguns personagens - talvez seja do estilo do autor mesmo - é cansativo, porque eles repetem algumas frases, tipo: "Eu sei, sei que sei!"
Os trechos de mais ação são bem feitos, a gente fica nervoso quando o Jim pega o barquinho e vai retomar o Hispanola sozinho e quase que ele morreu amassado pela escuna. As trocas de tiros entre as duas facções que se formam... Isso o livro entrega!
Mas, como falei, em muitos momentos a leitura e os acontecimentos se arrastam. Eu tava chegando perto do final do livro e eu nem fazia ideia de como tudo ia se resolver, porque eles nem tinham sequer encontrado o tal tesouro ainda.
E bem, achei a solução do final até plausível, mas muito anticlimática e que, sinceramente, estragou e muito a minha experiência com o livro., porque foi até rápido demais sabe? Ai aconteceu isso e terminou o livro!
É um livro legal e que até vale a pena conhecer por ser um clássico, mas fica muito aquém do que se realmente pensa sobre um livro com piratas e um tesouro numa ilha.

site: https://zodiacane.blogspot.com/2023/06/resenha-93-ilha-do-tesouro.html

BELA 8428 14/06/2023

Amei, adorei, gente que vontade de viver uma aventura igual livro muito bom, sério me apaixonei por esse livro

Annyele3 09/06/2023

Cansativo
A ideia da história é interessante e embora eu goste muito de livros de aventura achei esse bem sem graça.

Li por pura pressão da escola e nada me chamou atenção no livro.

Mirelle 06/06/2023

Sla
Achei meio chato, o início é mt lento e as coisas nem parecem acontecer. Demora mt pra eles irem pra ilha, e só nas últimas 5 páginas do livro (não tenho certeza ), eles acham o tesouro. Achei a linguagem bem difícil. Se a professora de português não tivesse me obrigado a ler eu nunca leria esse livro.

Lara 31/05/2023

Não sou fã de piratas
Me encanta a beleza da escrita de Robert. Para um primeiro contato fiquei satisfeita, é um livro bem escrito.
Mas têm muitos pontos negativos. Primeiro que para mim são personagens em excesso, fica difícil acompanhar eles e criar algum apego.
Em alguns momentos o livro fica extremamente confuso, e eu não sou a maior fã disso.
Ainda quero ler outros livros desse autor, acho que foi mais uma questão de eu não me interessar pelo assunto do livro, piratas e aventuras.
Mas têm partes que são muito boas

No geral: medíocre

Robson 31/05/2023

Quinze homens no peito do defunto
Lembro bem que o primeiro contato que tive com A Ilha do Tesouro de Stevenson foi durante o ensino fundamental, talvez no sexto ano, quando a professora Eliana passou a ler os primeiros capítulos em voz alta pelas fileiras da sala de aula.

Recordo que a capa do livro que ela carregava era preta e de forma geral era muito bonito, mas tinha tantas páginas que me intimidava e por isso eu achava impossível de ser lido. Só sei que, mesmo assim, sempre guardei na memória esse primeiro contato e até hoje lembro de acontecimentos dos capítulos iniciais e principalmente do nome da estalagem onde tudo realmente começa: A Almirante Benbow. Ah, eu também morria de medo do pirata cego Pew.

Agora tive enfim a oportunidade, tantos anos depois, de ler a obra eu mesmo e finalmente matar a saudade dessa nostalgia literária. A história é sem palavras: é deliciosa, aventureira e divertida. Também traz os elementos clássicos do imaginário sobre piratas de uma perna só, ilhas perdidas, tesouros escondidos, papagaios falantes e muito rum envolvido.

Agora com o livro lido posso afirmar que para mim o melhor de A Ilha do Tesouro realmente são os personagens criados por Stevenson. Cada um deles possui uma individualidade que me contagia muito, sejam os seus piratas sanguinários - os vivos ou mortos -, ou então os personagens honestos que mal sabem o que os esperam no inferno que é a Ilha Esqueleto.

Mas o mais importante mesmo é que sempre vou guardar com carinho a lembrança do meu primeiro contato com A Ilha do Tesouro que, com certeza, foi um dos livros responsáveis por despertar minha paixão pela literatura.

"[...] Bebe que o diabo também te leva junto...
Io-ho-ho e uma garrafa de rum!"

Esdlas 30/05/2023

Clássico é clássico
Não sei se é minha memória afetiva falando, mas vamos lá...

Sabe aquela história de pirata que te deixa a todo momento querendo saber o que vai dar?! Eis ela aqui.

É o simples que funciona.

Alem de me fazer relembrar a primeira vez que li e vivi na ilha do tesouro, bem em cima do morro na Luneta.

Mariaaa.clara 29/05/2023

A ilha do tesouro
É um livro que para mim foi totalmente entediante. Demorei mais de um mês para ler esse livro (o q é muitoo anormal para mim), me deixou em uma ressaca literária por umas 3 semanas...
Em nenhum momento fiquei intrigada ou interessada na leitura, talvez o livro não era para mim pois amo ler romance...
Sou muito crítica ao falar sobre leitura, além de tudo esse livro é muito antigo, e por mais que já esteja adaptado são usadas palavras muito diferentes e antigas...
Enfim não é para mim, terminei o livro na força do ódio e só não pulei um monte de páginas pq tinha que fazer uma bendita prova de português.
Ps: depois de completa a leitura tive que assistir um vídeo sobre o resumo do livro para poder entender.
Espero que tenha ajudado?

Kauany198 26/05/2023

Aventura é quase nada
Eu peguei esse livro por conta do título,coloquei altas expectativas mas é bem pouco para um conto marcante,não é focado na busca pelo tesouro pq foca em detalhes e conflitos,e a ilha fica secundária.
Eu só gostei antes da parte do mar dps no navio fica bem chatinho é tanto personagem,nomes,descrições de longitudes q fica totalmente desgastante.

Bru 21/05/2023

Bom, mas com ressalvas
Um ótimo clássico, porém alguns detalhes causaram-me incomodo. Jim é um pequeno herói do começo ao fim; um rapaz humilde, honesto, corajoso, leal e com uma sorte tremenda. Um personagem caricato, onde a história moldasse para obter seu sucesso. A aventura baseia-se na experiência de Jim e não na caça ao tesouro em si.