O Crime do Padre Amaro

O Crime do Padre Amaro Eça de Queiroz

Resenhas - O Crime do Padre Amaro

Ci 24/09/2020

Livro extremamente machista
Nunca um estória me fez ter tanto nojo como está. Aqui o autor exprime bem as sensações e sentimentos mais doentios de homem em relação à mulher.
Trata-se de Amaro, um padre corrupto e preguiçoso e Amélia, uma moça ignorante que se deixa levar pelas declarações e mentiras que lhes contam. A certa altura dá raiva de Amélia, que claramente é usada como uma peça num tabuleiro pelo padre, apenas para lhe dar prazer e massagear seu ego.
Livro com uma estória polêmica, mas muito perdida em descrições que não têm importância alguma para o desenvolvimento.

Pedróviz 20/10/2020minha estante
As instituições têm seus maus elementos e seus maus momentos.

Tati 22/08/2020

Me surpreendi com a história, pois iniciei a leitura sem saber nada sobre o livro. A construção dos personagens é muito bem feita, te fazendo até mesmo odiar alguns. As críticas à sociedade da época e à religião são muito presentes, levantando alguns pontos importantes como a hipocrisia e a impunidade. Enfim, recomendo a leitura.

Ana 18/08/2020

Bom, mas não o melhor.
Não pensei que algum dia eu iria achar só "bom" uma obra do Eça de Queiroz, mas esse livro não consegui salvar.
Um dos pontos mais interessantes são as críticas que estão por todo livro e como elas foram colocadas, porém penso que o autor focou tanto nas críticas que esqueceu um pouco da história. A narrativa fica bastante "arrastada" depois de um tempo e os acontecimentos, de certa forma, ficam previsíveis.
Apesar disso, tive um tempo agradável o lendo. É uma história atraente e dá para se perceber o porquê de ser um livro tão importante e bastante recomendado.

Moises Celestino 12/08/2020

Revisão do Livro...
Um belo livro, embora cheio de dramaticidade e peculiaridades, a narrativa de Eça de Queirós continua desafiadora, profunda e contextualizada. "O Crime do Padre Amaro", entrou definitivamente para a lista dos meus romances clássicos favoritos. Na medida do possível, sempre releio essa obra.

Concha Literária 01/08/2020

A consciência do crime
O texto tem profunda crítica ao status quo da época, pois Eça já fazia parte daqueles que se opunham às instituições. A narrativa é bem construída, deixando claras as intenções do autor. Em alguns momentos é um pouco folhetinesco, mas de modo geral é bem complexo e pretende causar escândalo e descontentamento na sociedade da época. Hoje vale muito como registro histórico, além de percebemos que algumas coisas não mudaram tanto assim...

Elaine.Magalhaes 31/07/2020

Um Soco no Estômago!
Quando li a primeira vez confesso que fiquei chocada com a história e me perguntava se isso poderia acontecer. Todos os seres humanos tem suas fraquezas e mesmo algo que é sagrado e intocável pode cair por diversos motivos. Se tivesse que dizer uma palavra sobre esse livro, eu digo: FANTÁSTICO!
É polêmico, choca em alguns momentos mas sabemos que Eça de Queiróz é um escritor que toca fundo em alguns assuntos e mesmo tendo sido escrito numa outra época, o tempo passa e infelizmente algumas hipocrisias não mudam só se reiveitam.

Henrique 30/07/2020

Belamente escrito
Como ninguém o Grande Eça faz uma crítica ferrenha às hipocrisias da sociedade e aos arreios da religião. Seu uso da prosa nos leva (bela e) suavemente pelas consequências, muitas vezes esmagadoras, das nossas escolhas.
Dei-lhe quatro estrelas pelas lágrimas tristes que o ferrenho escritor me trouxe ao final da leitura, quando, sem compaixão, expôs o mundo injusto em que vivemos.
Bruna 30/07/2020minha estante
Vi o filme e até que gostei, mas o livro nunca me interessei, ele é bom ?

Henrique 30/07/2020minha estante
O livro é lento. Dependendo do formato são entre 300 a 400 páginas de muita crítica religiosa e ironia, mas o fim é "anticlímax" haha. Como era um dos primeiros livros do Eça, posso dizer que ele escreveu coisas bem melhores.

danimite 23/07/2020

Os crimes de um homem
Li esse livro ainda na adolescência, depois de alguns anos, já na idade adulta, refiz a leitura.
Um clássico da literatura e ainda tão atual, me prendeu do começo ao fim.
Amaro, o personagem principal de mente fraca e pouco caráter. Amélia, uma jovem moça iludida e boba.
Demonstra muito bem a hipocrisia do clero e da sociedade na época. Nos faz questionar os dogmas da igreja e a quem podemos colocar na categoria de "exemplos de pessoas de bem e honestas".

Pryh Knuppe 15/07/2020

Grande clássico
Grande crítica a hipocrisia e influência da igreja católica na sociedade , mostrando um Eça de Queirós "afrontoso" já que o livro foi publicado no séc XIX .

Carolina 08/07/2020

Realismo
Eça traz o realismo para a literatura. Confesso que estava com medo de ler o livro uma vez que fiz a besteira de ver o filme antes (disponível na Netflix, inclusive). O filme traz outro desenrolar, um pouco diferente do do livro, mas no final a hipocrisia é a mesma (falo da história em si, claro).

Luís Otávio 02/07/2020

O clero e a carne
Mais uma obra padrão de Eça de Queiros, de muita qualidade. Muito bem escrita, com personagens marcantes mesmo que estereotipados. A crítica ao clero, à hipocrisia, à fofoca, à inveja, à falta de vocação e à influência da Igreja na política são feitas de modo absolutamente magistral, mesmo que um tanto quanto exageradas. Liberdade poética. Há de se compreender o motivo da publicação desse livro ter sido um escândalo, pois trata de assuntos delicadíssimos com uma naturalidade estarrecedora, a ponto de até mesmo céticos, como eu, ficarem horrorizados.
A história é envolvente, a narrativa é bem feita e quem conhece a escrita do Realismo já poderia imaginar qual seria o destino de Amélia, mas nem por isso deixa de ser um final surpreendente ou menos cruel.
O clero retratado por Eça de Queirós tem lá suas semelhanças com os exploradores da fé no século XXI, visando privilégios, lucros, prazeres carnais, influência política e reacionarismo.

Wanderleya 19/06/2020

Impressionante
Sempre quis ler esse livro, mas tive preguiça. A linguagem é cansativa no começo, mas depois fica envolvente e vc se pega perguntando do porque de algumas coisas. Não posso dizer que gostei... gostei, mas tem um motivo de ser clássico, isso é inegável.