O Crime do Padre Amaro

O Crime do Padre Amaro Eça de Queiroz

Resenhas - O Crime do Padre Amaro

Mary 24/05/2020

" A arte é um resumo da natureza feito pela imaginação."
Como saber se um livro é realmente um favorito? Quando você lê de novo e se sente arrebatada do mesmo modo, mas por motivos diferentes.
Uma leitura longa e que, talvez por isso, te deixa sem fôlego no final. Um livro com uma crescente perfeita. Não lento, mas paciente até chegar em um final frenético. Parece resenha de livro contemporâneo, mas é a arte de um bom contador de história que atravessa eras se adaptando muito bem a qualquer uma delas.
Novas percepções e novas indignações: as críticas sociais são sensacionais, enquanto os personagens vão aumentando o nível de asco a medida que o tempo passa. Explico: na primeira leitura, achava algumas partes longas e chatas, hoje percebo a acidez e genialidade das criticas. Antes, o romance era avassalador, hoje, vejo as falhas, imaturidades e toxicidades que não tinha aprendido e percebido no começo da adolescência. Não digo que estou mais sábia, mas cresci para apreciar um livro que já era super apreciado.
Novas leituras das mesmas coisas e novas sensações (descobertas?). As letras permanecem inalteradas, mas eu mudo sempre. O final eu já sabia, mas não deixou de me despedaçar... Antes, sofri pelo fato, já hoje sofri com as circunstâncias (juro, conseguiram me abater mais do que o próprio evento). Termino a leitura com raiva, mas com saudades. O que me consola: se houve transmutação em 10 anos, nada impede de que exista uma mais impactante em outra década.

Jez 19/05/2020

É um livro lento, não me prendeu muito a atenção, mas fui até o final.
Mônica 14/07/2020minha estante
Também estou me arrastando nessa leitura.

Isabella.Fernanda 14/05/2020

Conclusões sobre "O Crime do Padre Amaro"
Este foi um livro muito interessante de se ler, o meu primeiro Eça de Queirós e da época romancista, que não é um gênero que me cativa tanto, devo confessar, a leitura foi bem estressante por conta do enredo e das impaciências com as ações dos personagens e o anseio por finalizações, a escrita é excelente, descrição e desenvolvimento, contextualização e ambientação... Porém pausei essa leitura diversas vezes e apenas terminei levada pela curiosidade do fim.
Depois de algum tempo da leitura do livro, enquanto pensava sobre a obra, pra mim ficou claro que a intensão do autor era realmente causar incômodo ao leitor, ainda mais ao levar em conta que esse livro faz crítica aos hipócritas que se posicionaram no clero naquela época e à sociedade que calada consentia com as imoralidades que eles propagaram.
Eu concluo dizendo que é uma leitura que vale muito a pena, a escrita é rica e gostosa, e se romance fosse um gênero que me cativa, eu teria devorado o livro. Ainda lerei mais deste autor.

Italo.Brito 01/05/2020

SE VOCÊ É CRISTÃO LEIA ESSE LIVRO E ENTENDA CERTAS COISAS!
Desde que comecei a ler, eu coompreendi a crítica que o Eça de Queiroz quis passar. Hoje em dia, não somente as igrejas católicas mas tambem as evangélicas possuem um grande tabu em relação de quem pode servir como sacerdote... Pra ser pastor tem que ser casado! Pra ser padre não pode casar! Pra pregar nao pode/pode ter barba, Cristo não chamou ninguém por obrigação, mas por amor! E esse livro combate exatamente essas heresias que toda igreja comete e isso reflete nos fiéis, quem não ler Bíblia realmente vai seguir a religião, mas quem ler segue a Cristo. O que eu posso dizer do livro é que simplesmente eu quase chorei no final porque a história é muito pesada kkk. Mostra que o homem lutar contra sua MATÉRIA e RAZÃO é muito difícil mas na maioria dos casos necessário. E pra quem gosta de livros que prendem do começo ao fim esse é um deles. Indico. :)

Magda14 18/04/2020

Olha, não é por acaso que Eça de Queirós é considerado um gênio. Em pleno século XIX, num país extremamente religioso, ele ataca a Igreja de uma forma nada sutil. Apesar de ser uma obra um pouco extensa, recomendo a leitura para as pessoas que gostam de uma boa intriga e fofoca.

Carol.Panaro 15/04/2020

A princípio o que sou capaz de dizer é, generalista demais, descrições deveras arrastadas e muitas vezes desproveitosas, sendo de valor quando as descrições são voltadas aos hábitos e paisagens. Os diálogos são instigantes e excelentemente construídos. Pretendo rele-lo. Essa primeira leitura não foi o suficiente para extrair tudo o que há da obra.

hmbelino 04/04/2020

mesmo sendo um clássico e tendo uma barreira linguística enorme (porque o livro esta em português de portugal e foi escrito a mais de 100 anos) a história no começo não me cativou muito mas ao desenrolar ela me surpreendeu bastante, o eça de queiroz escreveu coisas que não eram aceitas na época e isso se deve ao fato de que ele queria criticar a sociedade católica ao todo e não tinha medo, no final é um bom livro (ja que eu so li porque foi pedido na aula) e ele saiu totalmente do que eu esperava.

Rachel 02/04/2020

Que história! Muito bom, intrigante, Eça, maravilhoso.

Thamara 01/04/2020

Sociedade é má
Ótima crítica a sociedade (da época e se aplica atualmente também), em resumo é o seguinte: Os meus interesses são mais importantes do que qualquer outra coisa. O Crime do Padre Amaro foi exatamente isso, pensar apenas nele mesmo.
Pedróviz 02/04/2020minha estante
Aliás, o personagem é a antítese do que deve ser o cristão.

Thamara 02/04/2020minha estante
De fato.

Claudia 16/03/2020

O problema fui eu
Confesso que esperava um livro completamente diferente. Achei a leitura muito maçante e parada. Não é muito do meu gosto.
Mas acho que é um livro bem escrito e muito importante para a nossa literatura.

Dayane Nunes 24/02/2020

Demorei, mas acabei!
Uma leitura completa e arrastada, de difícil interpretação e entendimento, devido ao coloquialismo português da época.

A narrativa é extremamente detalhada, se tornando até mesmo desnecessária tanta enrolação para algo tão pequeno em certos momentos.

No desenrolar da história e dos personagens você consegue ficar preso a narrativa semelhante a curiosidade que o autor provoca no leitor, ainda mais envolvendo assuntos relacionados a religiosidade e suas devidas permissões e aceitações.

O final é chocante e questionador, colocando a mercê a hipocrisia do clero ao acobertar todos os problemas e crimes ligados diretamente a igreja católica.

Kamy 28/01/2020

Cansativo
Demorei, mas finalmente consegui terminar de ler este livro. Não vou sair dizendo que é de todo ruim, mas que ele tem umas partes chatas, ah isso tem!

Como puderam ver, o livro fala sobre um padre que comete um crime. Calma, não é o que todos devem estar pensando (acho), o crime dele foi se apaixonar. Isso pela época (por volta de 1871) já deveria ser o caos. Como assim um padre se apaixonar? É um pecado mortal!

Só isso já geraria uma polêmica e tanto na época, mas conforme você vai lendo, poderá perceber que a coisa vai piorando a cada pagina. Foi aí que entendi o motivo da revolta do vaticano contra o livro naquela época. Por pouco não crucificaram Eça de Queiroz rsrs.

Claro que se você for daquelas devotas que ficam de cabelo em pé por qualquer coisinha, o recomendado é não ler mesmo, pois tenho certeza q nem tentará entender o lado do padre Amaro.

E antes que perguntem, sim entendi, apesar de não ter achado algumas coisas que ele fez como o certo. O legal é que sem querer você acaba pensando na vida dos padres de hoje em dia. Claro, antigamente os rapazes mais viravam padres por obra da familia, hoje em dia, viram mais por devoção deles mesmos, porém, por mais devotos que sejam, ainda são homens e correm o risco de se apaixonarem (já aviso, não estou defendendo aqueles que praticam pedofilia e essas coisas u.ú).

Mas voltando, Amaro só virou padre, pois a senhora que cuidava dele após a morte de sua mãe, achou por bem colocá-lo no convento de padres já que achava que estava fazendo o melhor pro garoto. Como respeito que ele tinha por ela, não reclamou nem nada, aceitou de bom grado, tbm coitado, pensou que nunca iria se apaixonar, já que era só um garoto franzino que nunca chegou sentir atração por nenhuma garota de sua idade.

Pensava assim até conhecer Amélia. Como se desenvolveu a história deles não vou contar, senão estragarei tudo, mas garanto que é bem polêmica mesmo.

O que irá chocá-los também será os pensamentos dos padres. É tão... bizarro, eles se sentem superiores só por usarem batidas.

Se caso alguém quiser se arriscar a ler, já aviso, ali eles mudam o tempo com uma facilidade absurda. Na mesma hora que estão no presente, mudam pro passado sem nem vc perceber rsrsrs...
Dayane Nunes 02/02/2020minha estante
Tomei coragem e tirei da estante para enfim lê-lo kk já estou gostando, apesar de várias descrições infinitas para chegar no mesmo lugar kk

Kamy 07/02/2020minha estante
Sim, foi isso q me matou kkkkkk