O Crime do Padre Amaro

O Crime do Padre Amaro Eça de Queiroz

Resenhas - O Crime do Padre Amaro

ray :) 24/01/2023

incrível e único.
eu estou até agora sem acreditar no que li, o livro é realmente uma viagem!

me senti em Leiria, mais precisamente na Rua da Misericórdia. essa leitura me fez refletir muito e me divertir também. todos os personagens são únicos e com características especiais. a Amélia, Libaninho, Amaro, João Eduardo e o cônego Dias, principalmente.

no começo eu fiquei meio atrapalhada pq tem MUITOS personagens no livro e eu demorei pra decorar cada um, mas depois que peguei a manha, não quis mais soltar o livro.

essa obra reflete muito claramente o lado "escondido" da religiosidade: são muitos pecados desconhecidos e as figuras católicas da época se mostram bem preconceituosas e intolerantes com ateus e comunistas, confesso que não sabia que era tão comum que pedissem a volta da inquisição.

ri muito e chorei também. é triste ver como a religiosidade forçada gera tragédias e pecados. nada disso teria acontecido se Amaro não fosse obrigado a ser padre.

experiência única e espetacular. recomendo pra todo mundo! o eça escreve bem demais!!
mariaclara.pb 24/01/2023minha estante
Eça é bom demais!

Julia 20/01/2023

padre de Fleabag >>> padre Amaro
Nesse livro você encontra o suprassumo da hipocrisia religiosa e o pior que pode haver numa exemplar sociedade portuguesa do século XIX. Ao mesmo tempo em que achei a leitura densa e um pouco complicada, consegui me divertir e ficar vidrada na história. Um livro que nos faz refletir sobre os falsos moralistas cristãos. Bem blasfêmico rsrsrs.
Ray 10/04/2023minha estante
Kkakkkkkkk ri gostoso com a referência à Fleabag, aliás vim atrás desse livro por causa da série ????? queria ver um padre gostoso terminei puta com toda a igreja católica

Yasmin_Eyre 22/05/2023minha estante
Seu comentário me fez querer ler ainda mais KKKKKKKKKK

LidosdaCris 17/01/2023

O livro conta a história de um padre que se apaixona. Imagino como na época do lançamento do livro a polêmica que gerou. Não acho que o livro é perfeito e não gostei de algumas atitudes do padre na história.

Tamires225 14/01/2023

Ódio a igreja - o livro
Como é dito no início do livro, contém críticas demais por ter sido escrito em uma revista, e as vezes faz perder o timing dos acontecimentos dos personagens, e torna até um pouco chato. Os personagens são bem escritos, mas é revoltante que alguns não tenham devida conclusão com suas ideias e, o personagem principal, pagado pelo crime que dá nome o livro.
Para sua época é um bom livro, revolucionário sobre muitos aspectos, mas hoje em dia se percebe problemas no desenvolvimento da história.
Que raiva do Amaro não ter sido preso, julgado, sei lá, ter caído um piano encima dele!

Adda 30/12/2022

Li parte da época da escola e reli só agora, e que bom que esperei esse tempo todo. Escrita muito bem direcionada, crítica onde deve ser. Adorei.

Natali 29/12/2022

O crime do Padre Amaro
É um livro muito bem escrito, com uma escrita envolvente. A história realmente choca, porque conta a história de um padre que nunca teve muita vocação para a prática. E acaba também expondo uma hipocrisia da igreja que se mistura com a política. É uma crítica à sociedade da época. Recomendo a leitura.

Guilherme909 09/12/2022

Impunidade
Ao terminar a última linha do romance
Só me veio uma sensação:
Pesar!
Pobre Amélia, iludida, usada, atormentada pelos demônios, de uma sociedade cruel, de uma religião impositiva.

Eça de Queiroz ao trazer a público o crime do padre Amaro, nunca intencionou a revelação desse crime, expor as barbáries do clero. Mas deixar a desencargo do leitor o veredito final. Um júri popular. Amaro e seus companheiros de batina são alegorias tão reais. E quantas amélias não foram persuadidas por padres Dias, Brotos, Amaros...

Fico feliz também pelo Abade Ferrão que ironicamente era criticado por seguir os princípios reais kkkkkk.

Pelo doutor Gouveia que se mostrou compreensivo mesmo sendo ateísta mostrou mais piedade do que os padres de Leiria

E nosso mancebo João Eduardo
Apenas 26 anos, fora perseguido pera irá paroquial. O que dizer disso.

"Como diria o Libaninho é a vontade divina!"

No mais eu verdadeiramente amei a obra

liviad 09/12/2022

Uma crítica IMPECÁVEL ao clero. A escrita do autor de inicio é difícil de entender mas quando o Plot começa a acontecer fica incrível.
ruthyfs 13/12/2022minha estante
tentando terminar essa...

Luiz Gustavo 09/12/2022

Me fez chorar internamente
O livro faz uma gigantesca crítica ao clero.
Mostrando-nos lado de amaro q tornou-se padre por conta da influência de sua mãe adotiva.
Um livro com partes agonizantes, lugares bastantes caracterizados, lembranças de Amaro, cenas tristes e entre outros.
O livro aparentava ñ entregar nada, pelo meu ponto de vista,mas entregou tudo ou o suficiente para eu quase chorar.
Favoritei.

Giovana 04/12/2022

Excelente
Um dos melhores livros que já li. Confesso que, diferentemente da maioria das pessoas aqui, senti pena do Amaro, principalmente quando ele estava no mosteiro. A descrição dos sentimentos do jovem Amaro lidando com seus instintos e hormônios no isolamento foi desesperadora.
Mas enfim, o livro aborda uma criança que, mesmo sem vocação, foi induzida a vida religiosa e assim, depois de crescida se acomodou. Coisa que acontecia (e ainda acontece) muito.
A crítica foi muito ousada pra época, e a narrativa se mantém atemporal. Algumas descrições podem ser exageradas, mas nada que decaia a qualidade do livro.
Danilson.Silva 04/12/2022minha estante
Bom demais ! Bom no chão a falsa moral!

Guilherme 22/11/2022

O Crime do Padre Amaro é uma das obras do escritor português Eça de Queirós mais difundidas por todo o mundo. Trata-se de uma obra polêmica, que causou protestos da Igreja Católica, ao ser publicada em 1875, em Portugal.

Clara.Fonseca 10/11/2022

Incrivelmente bom
Gostei demais do livro, os sentimentos pelos personagens principais mudam muito, pena, raiva, só queria saber de quem é católico se é proibido desistir de ser padre pra casar, porque torci muito por isso durante o livro

Ludmila 31/10/2022

Que ÓDIO desse Padre! Um cara egoísta, presunçoso, infantil... peguei "ranço" dele. Ou seja, o livro é excelente! Pra mexer desse jeito com meus sentimentos é pq a história é extremamente bem escrita e o personagem super bem desenvolvido.
Giovana 04/12/2022minha estante
Exatamente kkkk

Elizabeth 21/10/2022

O crime do padre Amaro (Eça de Queiroz)
O crime do Padre Amaro (1875), um clássico da literatura portuguesa, foi o primeiro romance escrito por Eça de Queirós, inaugurando o realismo português. A obra traz reflexões sobre a hipocrisia daqueles que se utilizam da religião para manipular fiéis e defender seus interesses pessoais (qualquer semelhança com a atualidade não é mera coincidência). Eça escreve muito bem, o livro é mais fácil de se ler graças a isso, pois o autor consegue equilibrar a história trágica com pitadas de humor e ironia.

Viiii1 25/09/2022

Injusto!
Não sei nem o que dizer, peguei muita birra desse padre, a cada hora que ele falava algo eu queria lascar um tapa nele, muito manipulador, e esse final foi muito injusto, mas é uma obra do realismo, então...