O Caibalion

O Caibalion William Walker Atkinson

Resenhas - O Caibalion

Jean Santiago 01/05/2023

Energia
Livro se baseia em tentar entender o mundo através das leis herméticas. Um misto de parâmetros de energia e vibração para tentar alterar o mundo a sua volta. Desnecessária a leitura se você não acredita nesse tipo de alteração. Ainda sim é um livro bem raso em conceitos, focando apenas em apresentações de termos e abordagens.

Karina.Carvalho 07/05/2023

Sem duvidas um dos livros mais difíceis que li na vida.
Esse livro traz tanto ensinamento, tanta filosofia, tanto conhecimento que acho que nem lendo todo ano vou conseguir absorver tudo.
A filosofia hermética é milenar e ao mesmo tempo parece extremamente recente.
Um ótimo livro pra ter na cabeceira.

aoiaoi 07/05/2023

Suficiente pra te introduzir no tema
é um ótimo livro introdutório que basicamente nos apresenta os pilares da filosofia hermética li ele 3 vezes e é bem tranquilo

Candido Neto 14/05/2023

Foi escrito há um século.
Foi escrito há um século, o público de então não tinha a pressa de ver um raciocínio ser construído tão velozmente quanto hoje, nem se contentava com uma ou duas exemplificações.
Hoje as coisas que o autor escreveu ainda fazem sentido, tem pertinência, e a filosofia hermetista é tão valida quanto qualquer outra.
Mas fica arrastado.
Nessa edição há um prefácio que apresenta o autor e sua obra e desfaz o mistério de Os Três Iniciados. Impagável.

Felipe.Mello 15/05/2023

Viver é estar em constante movimento
O Caibalion trata-se de um livro que condensa os princípios básicos das filosofias elaboraras não Antiguidade. É um livro que tem algumas poucas limitações, que creio serem oriundas de seu tempo, mas que são porta de entrada para a evolução individual do espírito.

O Caibalion nos inspira a sermos pessoas melhores e que a força da mente é combustível para a ação.

Tudo é energia. Energia é movimento. Tudo está em movimento!

Claudio.Diotto 16/05/2023

Instigante
A leitura é um pouco complexa, porém muito compensadora. Trás os 7 princípios da filosofia hermética e te faz pensar sobre essa ótica, muito proveitoso.
Recomendo a todo buscador das ciências ocultas ou até mesmo para autoaprimoramento.

Rosana.Barreto 11/07/2023

O que está em cima é o mesmo que está em baixo.
O Caibalion tem a essência dos ensinamentos das escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia e tem em seu nome a mesma raiz da palavra Qabala. Alguns conceitos da Lei da Atração e ideias ligadas ao Movimento do Novo Pensamento também estão contidos neste que é um dos maiores clássicos do esoterismo ocidental.

Cepheus 21/07/2023

Se você é um estudante do ocultismo, é questão de tempo até deparar-se com os ensinamentos do Caibalion.
É uma leitura que se faz mais que necessário para a compreensão da maioria dos ensinamentos da ciência oculta.
De imediato, ao iniciar o estudo das 7 Leis Herméticas, há a sensação de "já vi isso em algum lugar", ou ainda um "já sabia disso". Ainda assim, Os Três Iniciados têm tremenda articulação que, além de exporem as Leis, discorrem-nas com exatidão, perfeição e deixam alguns ensinamentos e lições sutis, que são capazes de ser assimiladas somente por aqueles com os ouvidos mais abertos e corações mais receptivos são capazes de compreender.
Recomendo a absolutamente todos! Leiam com calma, atenção e carinho.

Rosana 22/07/2023

O Hermetismo é uma das filosofias mais antigas, baseada nos ensinamentos de Hermes Trimegistos, um sábio grego que elencou os 7 princípios que regem tudo que existe. Sua leitura é indicada para os curiosos, para os inquietos, para os que já passaram por diversas religiões e continuam buscando sentido para a vida. É também pré requisito para os interessados em ciências ocultas. Livro para ter sempre à mão quando a vida nos surpreende ou nos tira pra dançar.

Valério 01/08/2023

Profundidade ainda pouco acessível
O Caibalion não é um livro qualquer. Para poder se beneficiar de seus ensinamentos, é preciso um espírito que já tenha caminhado por várias senhas, com muita bagagem e vontade de aprender. Mas não me refiro ao conhecimento material. E sim ao conhecimento/evolução espiritual. Seus ensinamentos são simples e profundos e ao mesmo tempo complexos e inacessíveis.
Não se pode explicar muito mais que isso em uma resenha, já que o tema não pode ser entendido apenas com palavras.
Leia. E veja como pode afetar 3 influenciar sua vida. Leia novamente após alguns anos e verá como terá ficado ainda mais claro. Mas não deixe de ler.

Luca47 10/08/2023

Um livro que todos deveriam ler.
O Caibalion é basicamente uma explicação de princípios universais usando filosofia.

Parece, em alguns momentos, um livro sobre religião, mas não é nada disso.

Se o leitor mergulhar nesse livro de ?cabeça aberta?, muitas coisas úteis para a sua vida e o seu próprio bem-estar serão apreendidas.

Anjo Futurista 09/09/2023

Dá sabedoria milenar aos conhecimentos modernos.
O autor utiliza a sabedoria antiga como base, de outro lado saberes modernos, seja de pensadores, seja científico para formular sua síntese de conhecimento. Nenhuma exatidão, nenhuma verdade absoluta, o autor aborda e nos introduz a saberes milenares e contemporâneos. Dei de cara com esta versão comentada, e acredito que assim foi melhor, que aquela versão comum da capa verde do Caibalion. A introdução desta versão faz uma investigação do possível autor, e ainda inclui outra obra dele, depois do último capítulo do Caibalion. É um livro simples, nada muito enigmático, dá para ir levando e seguindo em frente até finalizar. Com certeza quem tiver oportunidade e ler a obra, não vai se arrepender.

Adamastor Portucaldo 17/09/2023

Caibalion
O Caibalion é uma obra famosa, fantástica, exotérica, cheia de esoterismos, coisas de alquimistas... quem não quer saber os segredos do vizinho, do W. Buffet, quanto mais do universo? Ela é fascinante ao enunciar princípios que parecem ter todo o sentido!
Daí vem no final do volume uma outra produção do W. W. Atkinson (As Sete Leis Cósmicas) uns 25 anos mais velha, mais madura ou talvez quem sabe, apenas mais cansada ou mais ou menos isso.
Então eu reli e fico pensando no velho Sócrates e talvez naquela velha Lei (Tudo que eu sei é que nada sei).
Daí eu percebo a baita ginástica do autor para enquadrar os universos dentro de Leis supremas, cansando de citar Helena Blavatsky, mas também outros com muito menos ibope. Ok, uma hora são princípios, na outra são Leis! Mas pisa na bola N vezes ao falar de elétrons, por exemplo (se tem um erro, tem mais erros certamente, mas será que estou eu deduzindo alguma outra Lei?) - espera-se acurácia e assertividade, não primarismos, mesmo num tema cavernoso. E não dá um pitaco sequer na teoria quântica!
No entanto, também é bem sabido que se você encontrar só um contra exemplo, um furinho qualquer, numa teoria maravilhosa, ainda que existam milhares de provas - somente um black swan - então já elvis!
Na Lei do Ritmo (tudo se move em ciclos rítmicos), além da insistência no uso de palavras como regular, sempre, sem exceção, homogêneo etc., afirmações como 'tudo segue um curso circular' - pergunto qual é a periodicidade do causo que conhecido personagem das redes socis explora muito, aquele do fulano que sai pra comprar cigarro ?, nem sequer fuma, e não volta nunca mais? Cadê o ritmo? Hein? Pergunta chulé e chula, mas não é tudo circular - tem coisas elípticas, brownianas etc também! Com o Eclesiastes berrando o contrário?
Tem um princípio que, pra mim, vale o livro: o da correspondência (o que é em cima, é embaixo e vv). Já desviei de muita coisa só por causa dele. Será que não serve pra explicar as mazelas de certas sociedades?

Kauana.Palma 22/09/2023

Interessante conhecer um pouco mais da filosofia hermética, que muito me lembrou a física quântica. A linguagem do livro poderia ser um pouco mais fluida.

Alberto Heleno 23/09/2023

A mente do Universo e a nossa mente.
Não é uma leitura de fácil compreensão, mas é uma leitura bastante reflexiva sobre os ensinamentos que permeiam vários princípios das mais diversas religiões. Esse livro pode ser lido e/Ou entendido como base para um outro livro que foi escrito pela Monja Coen e pelo Leandro Karnal (O inferno somos nós). Se O TODO é MENTE, então a nossa mente faz parte do TODO e, apesar de não sermos O TODO podemos nos conectar com O TODO instantemente através da nossa mente (através dos nossos pensamentos) através de orações, meditações, reflexões, etc...
Recomendo a leitura apesar do grau de dificuldade, não sou um sábio que domina a mente aos níveis descritos, mas acredito ter compreendido uma parte significativa da mensagem hermética d'O Caibalion, e essa pequena compreensão certamente contribuirá para o crescimento pessoal e mental/espiritual.