A Fera na Selva

A Fera na Selva Henry James

Resenhas - A Fera na Selva

1 | 2 | 3 | 4 | 5

isabelha 31/01/2011

A minha história, talvez?
Li este livro aconselhada por meu psicólogo, que acreditava que eu veria a minha própria história neste conto de James.

Foi assim que conheci este autor maravilhoso.

confesso que as primeiras páginas demoraram um pouco para serem lidas, mas de repente, a leitura avança e você não quer mais parar.

A identificação com as personagens é enorme!

Nesta edição da Cosac Naify também é possível notar o jogo feito com as páginas, q escurecem à medida que a história vai andando... Isto ajuda muito no clima do livro.

Outra obra excelente, com uma das frases que ficarão marcadas para sempre em meu coração:
"Eu continuaria a viver minha vida por você. Mas eu não posso."

DayanePrincipessa 07/10/2023

Abstrato
Tive vontade de ler este livro, pois o autor Paulo Betti fez um filme dele ambientado na minha cidade. Como gostei muito do filme, resolvi ler o livro.
Acho que minha análise vai estar um pouco contaminada, pois como eu já sabia o final devido ter visto o filme não houve aquela surpresa.
Já aviso que pode ter spoiler no que vou falar ehehe.
Achei o livro extremamente abstrato, dando margem a bastantes interpretações, creio eu. No meu ponto de vista, achei que o personagem principal Marcher era muito egoísta, pois acreditava o tempo todo que tinha nascido para algo raro e extraordinário, que estava destinado a este fato que iria acontecer, que achava que era algo ruim e compartilhou isso com uma moça chamada May que acabou adentrando neste universo dele narcisista e dedicou a vida dela a esperar o tal acontecimento junto com ele. Os dois gastam a vida literalmente esperando e no final a sra. May morre e Marcher se vê sozinho no mundo, sem saber o que era que tanto ele esperava. Antes dela morrer disse a ele que o que esperava já aconteceu e era terrível e tal. Muito tempo depois (aparentemente se passou bastante tempo), é que ele se dá conta de que o que aconteceu foi que ele perdeu a vida dele esperando, que não aconteceu nada, e que ele perdeu de viver um grande amor, que estava o tempo todo ao seu lado.
Acho que foi um destino lastimável de ambos, não sei nem para qual dos dois foi pior. A sra. May não tinha sequer um pingo de amor próprio para se sujeitar a dedicar a sua vida a um homem que não a enxergava. Já Macher se sentia tão especial, no fim, foi um dos homens mais "desinteligentes" que existiu, porque não teve a capacidade de entender que o bem mais precioso da vida é o tempo, que deve ser utilizado da melhor forma possível. Pior que acredito que muitas pessoas (não posso nem me excluir desse número), passam a vida sempre esperando "o próximo trem". que sempre acreditamos que vai ser melhor, e passamos a vida na estação, sem nunca ir a lugar algum.

livi123 24/07/2022

Que eu me lembre essa foi minha primeira experiência com novelas e a meu primeiro contato com Henry James.
Achei a estória agonizante, bonita e o personagem central egoísta. Nos faz refletir que, muita vezes aquilo que buscamos está a nossa frente e não enxergamos.
" 'Eu ainda viveria por você - se pudesse." Seus olhos se fecharam por um instante, como se, recolhida em si mesma, ela estivesse, pela última vez, fazendo uma tentativa. "Mas não posso!", disse, ao ergue-los de novo, para se despedir dele."

Janaina 09/01/2023

Me surpreendeu muito
Não achei um livro muito fácil de ler no início, a forma que o escritor narra a história me fez demorar algumas páginas para me adaptar ao estilo, mas a leitura vale muito a pena.
O livro conta a história de um amor que é concretizado pela metade, sem acontecimentos grandiosos, mas que nos intriga a saber o final da história de pessoas comuns.

Carol 11/06/2021

Impressões da Carol
Livro: A fera na selva {1903}
Autor: Henry James {EUA, 1843-1916}
Tradução: José Geraldo Couto
Editora: SESI-SP
96p.

Poucos autores transitam por diferentes gêneros literários com tanta desenvoltura quanto Henry James. E em se tratando de novela, "A fera na selva" entra em qualquer ranking dos melhores do gênero.

A trama é banal. John Marcher, desde muito jovem, tem a sensação de que o destino lhe reservou algo prodigioso ou terrível e que, cedo ou tarde, se concretizará. Marcher vive autocentrado, nessa expectativa por algo que não sabe bem o que seja ou quando virá.

Até que ele reencontra May Bartram, para quem havia contado esse "segredo", anos antes em Nápoles. May o compreende e resolve acompanhá-lo nessa espera por "algo que estaria à espreita dele, por trás de uma curva no desenrolar dos meses e dos anos, como uma fera na selva". p.25

É a escrita de James que retira qualquer banalidade da trama. Um texto repleto de sutilezas e de alusões, de um grande poder evocativo. Como a Claire Scorzi fala em seu excelente vídeo-resenha, uma escrita impressionista.

É uma narrativa tensa, entremeada de silêncios e diálogos reticentes, que muito me lembrou do maravilhoso "O deserto dos tártaros", do Dino Buzzati. As mesmas expectativas que não se cumprem, a mesma cegueira em relação ao destino. Mas aqui, com o agravante do amor que não se realiza, que se revela tarde demais.

Henry James é um mestre e "A fera na selva" é um exemplo perfeito de novela psicológica. O parágrafo final é de fazer o leitor deitar em posição fetal e dar uma choradinha, pois como diria Camus, a existência é um vazio. Recomendadíssimo.
Silvana (@delivroemlivro) 11/06/2021minha estante
É sensacional (e quanto menos se souber a respeito melhor será a leitura).

Wellingtton Jorge 14/03/2021

Riqueza de conteúdo
Linguagem culta, mas não impede de compreender e viajar na história.

Há muitas mensagens que devem ser compreendidas. Estou refletindo em cada detalhe e todas as vezes sinto-me ainda mais encantado com os conhecimentos compartilhado nesse livro.

paloma 18/02/2021

Este foi meu primeiro contato com Henry James, já havia ouvido falar sobre o autor de forma muito vaga, mas ao ler essa novela pude ter algumas pequenas percepções sobre sua escrita.
Muitos consideram essa novela "truncada", de forma que não consigo concordar, PARECE que nada acontece, mas está acontecendo tudo e tudo se passa na esfera psicológica, mental, no campo das expectativas. Não é uma obra para se entender nas primeiras linhas, é uma absorção lenta, um quebra cabeça que apesar de óbvio se torna quase imperceptível ao leitor e quando se dá o desfecho, tudo faz sentido e é impossível não se surpreender e não ficar reflexivo.

Outra coisa evidente é que a escrita do autor traz uma introspecção, uma angustia, uma ansiedade. É impossível não ser afetado de alguma forma por essa narrativa. Recomendo.

LER ETERNO PRAZER 17/08/2020

A fera na selva - Henry James
Novela publicada em 1903 faz parte de uma das melhores obras de Henry James.
E quem é Henry James?

Henry James nasceu em 1843 em Washington Place, Nova York, descendente de escoceses e irlandeses. Seu pai era um eminente teólogo e filósofo, e seu irmão mais velho, William, também se tornou famoso como filósofo. James estudou em escolas em Nova York e, mais tarde, em Londres, Paris e Genebra; em 1862, cursou a faculdade de direito de Harvard por um curto período. Em 1865 começou a publicar resenhas e contos em periódicos norte-americanos. Já adulto, fez duas viagens à Europa, e em 1875 mudou-se para Paris, onde conheceu Flaubert, Turguêniev e outras figuras do mundo literário. Um ano depois, porém, mudou-se para Londres, onde foi tamanho seu sucesso na sociedade que confessou ter aceitado 107 convites apenas no inverno de 1878-9. Em 1898 mudou-se de Londres e foi morar na Lamb House, em Rye, Sussex. Henry James naturalizou-se britânico em 1915, e foi agraciado com a Ordem do Mérito em 1916, pouco antes de morrer, em fevereiro do mesmo ano. Além de inúmeros contos, peças teatrais, livros de crítica literária, textos biográficos e autobiográficos e muitos escritos de viagens, James escreveu cerca de vinte romances.

Em "A fera na selva" James nos conta a história de John Marcher e May Bartram(de um reencontro entre os dois). Não da vida deles, mas da história deles. Henry James, deixa claro nessa obra que não é preciso viver para ter uma história, basta que outra pessoa viva-a por você ou basta que se acredite que vivemos a história que pensamos ser nossa. "A Fera na Selva" é um enorme e por não dizer rico e complexo diálogo entre um homem e uma mulher, em que muitas coisas são ditas, mas, no fundo, quem dá o tom e voz a tudo é o silêncio. Passamos por todo o livro esperando a palavra final. E que palvra será esta? Spoiler? Não posso me atrever a isso! É necessário que cada leitor sinta a profundidade dessa pequena novela, aqui tudo é dito mas nada é revelado. "A fera na selva selva é assim, mais desencontros do que encontros marcam a trajetória dos dois personagens, apesar de eles estarem juntos. Quando Marcher e Bartram se reencontram, ele não se lembra da confidência que fez a ela dez anos antes. O segredo fundamental do livro. O protagonista tem a sensação de que algo importante está para acontecer. Algo estaria à espreita dele, por trás de uma curva no desenrolar dos meses e dos anos, como uma fera na selva.
"A Fera na Selva" é uma narrativa carregada de pura insinuação. Prende o leitor justamente porque dá pistas, o faz entender, mas não satisfaz a curiosidade acomodada por não dizer nada claramente com todas as letras, você terá que ver bem mais além do perseptivo, conseguir captar o que está por traz do que você vê. Henry James é um narrador ímpar e constrói sua obra com a fluidez que permite absorver o livro de uma vez, em poucas horas. May Bartram conquista o leitor pela doçura, mas o angustia pela excessiva paciência. Joe Marcher intriga o leitor pela capacidade de travestir o medo de impassividade diante do perigo iminente. ??(?)Não é uma questão sobre a qual eu tenha alguma escolha, sobre a qual eu possa decidir uma mudança. Não é uma questão que possa ser mudada. Está nas mãos dos deuses. Estamos à mercê da nossa própria lei ? é aí que estamos.??
"A fera na selva é uma leitura que vale a pena, contudo, é necessário esforçar-se esforçar-se para superar as dificuldades do tudo dito e nada revelado, pois a recompensa brilha a cada página dessa história de amor cujo tema central é o desencontro. John Marcher passou a vida cumprindo o destino da maioria das pessoas, ou seja, sem perceber o mais importante. E quando consegue abandonar o que Henry James chama de ?o centro do seu deserto?, acorda a tempo de, tão-somente, descobrir que é tarde demais.
"A fera na selva" uma pequena novela de menos de 100 páginas, mas que tem uma profundidade imensa não pode ser ignorada por nós leitores.
É por essas e muitas outras coisas que adorna leitura dos clássicos.

Carrara 25/05/2020

Esquisito para uma primeira leitura, rsrs já tinha lido outras críticas de gente dizendo que leu mais de uma vez para pegar os detalhes e as nuances. Acho que vou querer fazer o mesmo. Um dia...

Valmor 01/06/2021

John marchian revela seu segredo para may, de que há algo na sua vida grandioso para acontecer, o autor nos prende em um enredo de mistério e expectativa, o tempo passa e o tal evento nunca chega. Até que ao fim do livro, John cai em si e percebe o que perdeu ao longo da vida. Uma história de amizade, amor não corrrespondido, expectativas grandiosas, egoísmo e desvalorização das pequenas e importantes coisas da vida. Uma novela de menos de cem páginas mas com uma trama bem construída, personagens ricos e que nos traz boas reflexões

Sabrina KQ 24/04/2021

Apesar de ter começado o livro já sabendo da história, A Fera na Selva foi uma leitura muito agradável.
Foi meu segundo livro de Henry James e pretendo ler mais ?

Ditchum 07/05/2020

Razoável
Leitura, a meu ver, razoável. Não me cativou, mas mesmo assim fui até o fim para concluir a história.

Charleees 28/03/2023

A FERA NA SELVA - Henry James

Somos criados vendo filmes sobre heroísmo, feitos históricos, na tevê são pessoas que realizaram coisas prodigiosas, famosas, e passamos a acreditar que a nossa vida só fará algum sentido se também realizarmos feitos esplendorosos (confesso aqui que esse é um tema recorrente em muitas das crises pessoais que vez ou outra eu passo. Qual legado estou deixando nesse mundo?)

O personagem principal de A fera na Selva, John Marcher se vê às voltas com o problema de nada lhe acontecer na vida. A história de Marcher tem paralelos com a história de vida de Henry James e porque não com as nossas vidas, afinal, quem de nós também não vive reclamando de não está acontecendo nada em nossas vidas? Principalmente nesse momento de isolamento social e quarentena que estamos passando...

Na história de A Selva na Fera, Marcher reencontra casualmente May Bartram após longos anos e ela revela a ele - que não se lembrava muito bem do encontro anterior - que ele lhe havia contado seu grande segredo de vida: que esperava que lhe acontecesse, inesperadamente, um grande e único acontecimento que mudaria sua vida para sempre.

Os dois se tornam amigos e decidem que juntos esperarão por esse momento.

O livro tem uma escrita sutil e fala de três temas, três questões que podem ocorrer na vida de um grande número de pessoas: as expectativas que não se cumprem, a cegueira em relação ao nosso destino particular e o amor que não se realiza ou muitas vezes se realiza de maneira unilateral, quem disse isso foi o professor Rodrigo Gurgel em seu canal literário no Youtube.

E a lição que eu tiro desse livro pra mim é que muitas das vezes esperamos coisas grandiosas da vida e não damos importância e o devido valor para as coisas mais simples, mas de tamanho inestimável que estão do nosso lado.

Foi uma leitura e tanto para essa volta aos livros depois de quase dois meses sem ler nada. Um livro de escrita sutil e maravilhosa e de reflexões profundas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5