A Fera na Selva

A Fera na Selva Henry James

Resenhas - A Fera na Selva

1 | 2 | 3 | 4 | 5

igsuehtam 02/05/2024

Parece aquele meme Meia noite te conto um segredo
Achei a escrita um pouco confusa. Mas o livro traz uma grande mensagem sobre viver a vida e não perder tempo.

Vale a pena.

wendymarques 20/03/2024

Confuso?
Eu deixei a nota porque foi a minha impressão durante a leitura do livro antes do último capítulo e vou explicar porque.
A leitura foi muito, muito cansativa.
Eu lia e lia e não saia do lugar, não entendia, não absorvia, os diálogos eram rasos e não levavam a lugar nenhum na minha cabeça, e isso foi se arrastando durante a leitura toda.
Eu resolvi assistir a resenha da Tatiana Feltrin antes de ler o último capítulo e isso foi um difusor de águas pra terminar o livro, ela alinhou todos os acontecimentos, todas as conversas, tudo que o livro trouxe e as explicações pra que ele fosse desse jeito e se não fosse isso eu não teria entendido.
A leitura realmente não é fluida e nem fácil, entendo que isso se dá muito pelo tempo em que foi escrito o livro, o tipo de curiosidade que o livro se propõe a trazer não funcionou comigo mas isso não muda o fato de que o livro é bom, a história, a finalidade, claro que eu só tive isso na cabeça depois de entender (com o video).
Então se forem ler, vejam antes esse vídeo da Tatiana ou algum outro sem spoiler, a experiência vai ser totalmente diferente.

Juliana 09/03/2024

A Fera na Selva
Eu sinceramente não vi nada de excepcional na história. Na metade do livro já sabemos bem o que vai acontecer, qual é a representação da fera e da selva e tal. Quando eu estava lá noa 80% do livro eu pensei " só falta o final ser ********". E foi. Por isso achei frustrante. Ainda fico com A Volta do Parafuso, que achei magnífica obra.

Joy 29/12/2016

Minha primeira experiência com Henry James e devo dizer que gostei bastante do estilo do autor, bastante psicológico e com significados ocultos em cada frase, cada diálogo. Com certeza lerei mais coisas.

Magasoares 03/01/2018

Os mortos também falam.
Ou eu não entendi essa estória, ou ela(May) foi uma besta quadrada. Mulher burra, dava-lhe duas "bofetadas" e "acordava" o John Marcher.
"Quando um não quer, dois não brigam", pois... ela não brigou... Morreu na praia.

Tabita.Maier 25/05/2024

Esse livro combina muito com a música "Epitáfio" dos Titãs.
Esse livro combina muito com a música "Epitáfio" do Titãs:

"Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer".

A leitura é arrastada. Tudo acontece de forma vagarosa e há inúmeras divagações que, muitas vezes, me deixaram perdida e tive que voltar para reler a página ou o capítulo. Mas isso é bem normal nesse livro - ele é lento mesmo.

É a segunda vez que li o livro e eu me identifico muito com o John Marcher: sempre a espera de que algo vai acontecer, vivendo mais dentro da própria mente do que na vida real. Esse livro sempre me chacoalha e me desperta.

É uma história que dá pra ler um dia de domingo bem tranquilo e que vai te fazer pensar, refletir e talvez até cochilar hehe e provavelmente chorar.

E tem filme: A fera na Selva (2017) ??

BurnBeranger 13/02/2024

E se?
Uma obra incrível, confesso que no começo estava perdido e achava os diálogos lentos e sem objetivo algum. Após ter visto a crítica da Tatiana Feltrin que tudo começou a fazer sentido, tanto sobre o autor, o qual já tinha lido A Volta do Parafuso, como sobre a história em si. Um livro curto mas com um final incrível. Fica na cabeça durante um tempo, recomendo.

Keylla 02/06/2019

Um desfecho de obra-prima
“A fera na Selva” foi meu primeiro contato com Henry James. De primeira, consegui perceber que a escrita me remeteu à Clarice e à Virgínia Woolf. O fluxo de pensamento é uma característica dessa obra o que demanda uma atenção e dedicação do leitor.

As primeiras páginas demoraram a ser lidas, achei um pouco “conversa de louco” e não estava entendendo o ritmo da novela. Por isso, se você teve esse problema como eu, te digo para insistir. Veremos nós mesmos nos personagens dessa história.
A história apresenta dois personagens que há 10 anos não se viam: John Marcher e May Bartram. Nesse rápido e intenso encontro, descobrimos através de May Bartram a confissão do amigo feita no passado: que ele espera um momento raro e estranho, prodigioso e terrível em sua vida. Marcher comenta que isso ainda não aconteceu, e May Bartram resolve esperar com ele esse momento. Henry James é um profissional em nos levar a sentir todas as emoções que os personagens estão vivendo. Que desfecho primordial!

Li na versão da Cosac Naify (RIP) onde a medida que a espera torna-se mais dramática, a gramatura das páginas do livro aumenta, as tonalidades do papel escurecem e o espaço entre as linhas do texto diminui. O posfácio do professor Modesto Caron nos fornece valiosas chaves de interpretação. Achei muito interessante essa experiência! A edição é primorosa.

É um livro que farei releitura. Uma leitura compensadora, pois nos traz reflexões sobre a percepção da vida. Recomendo, principalmente, para pessoas mais velhas por acreditar que o tema será melhor aproveitado e compreendido.

Juliane4 01/12/2023

A narrativa explora a tensão entre as expectativas e a realidade, revelando os efeitos devastadores dessa crença ao longo do tempo.

Michele.Matos 21/08/2020

Não espere pela sua.
Livro pequeno, porém com essência. Qual será a fera que nos espera?

Amanda Salomone 03/03/2021

A fera na selva é uma novela do autor norte-americano Henry James, um dos mais importantes escritores do século XIX. Nessa história, se desenrola a relação entre John Marcher e May Bartram, que se caracteriza por um segredo, por intimidade e afastamento, comprometimento e egoísmo. John é essencialmente egocêntrico e o autor desenvolve isso com muita habilidade e uma escolha poética de palavras.
É uma leitura arrastada, introspectiva e reflexiva, quase uma fábula, mas que traz uma moral muito interessante e uma escrita maravilhosa. Foi uma leitura enriquecedora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5