A Psicologia das Cores

A Psicologia das Cores Eva Heller

Resenhas - A psicologia das cores

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Débora Galter 14/09/2021

Assim como o sorriso as cores também possuem uma linguagem universal.
Você sabe qual mensagem cada cor comunica?
Ana Letícia 14/09/2021minha estante
Amg, é de moda??

Marcelo.Oliveira 15/09/2021minha estante
Fazia tempo que não via uma resenha da melhor resenhista do skoob :)

Débora Galter 20/09/2021minha estante
Adoraria ser de moda haha, mas hoje sou do Direito :)
E você?

Débora Galter 20/09/2021minha estante
Ops, haha acabei de perceber que você pode estar falando do livro... Neste caso não, trata-se das cores em si, mas infelizmente não trata de moda :(

Ana Letícia 21/09/2021minha estante
Sksksksksk obgg

Vanessa.Issa 12/01/2017

Peguei esse livro achando que eu fosse só consultar algumas páginas, ver o que significava cada cor e depois largar... Mas, não! É tão interessante que li inteiro!

Em cada capítulo, são apresentadas informações sobre uma cor diferente. Aprendemos seu significado, vemos sua importância na história da humanidade, imagens, efeitos que causam em pessoas (e até em animais), resultados de pesquisas de opinião, nomes relacionados às cores, etc. Uma das partes que eu mais gostei foi a que mostra as cores mais apropriadas para letreiros, combinando o texto e o fundo, de modo que o leitor vá conseguir enxergar de forma legível e, ao mesmo tempo, captar inconscientemente e mensagem transmitida pela cor.
tiago_costan 24/03/2020minha estante
Por que 4 estrelas?

Vanessa.Issa 24/03/2020minha estante
Porque só dou 5 estrelas para livros que realmente mexem com as minhas emoções, livros que quero ter pro resto da vida. Acho que a análise com estrelas é algo muito subjetivo, por isso gosto de deixar meus comentários também. E, como pode ver, gostei muito desse.

tiago_costan 24/03/2020minha estante
Entendi. ?

Keitth 26/06/2022

Cores!
Muitos compram pensando que vão aprender a aplicar as cores em seus projetos, e que saberá quando e onde usar determinada cor, mas a verdade é que esse livro ensina muito mais a origem das cores do que onde ou quando aplica-las em si, ensina como surgiu, algumas curiosidades históricas e culturais das cores e, às vezes, como aplica-las em seu projeto. Mas não se engane, se você for uma pessoa cabeça aberta, aprendendo sobre o passado, te orientará muito em como aplicar as cores no presente. Recomendo também que leia mais de uma vez, pois seu conteúdo é grande, e dificilmente irá aprender de primeira.
NatyNatalia 26/06/2022minha estante
Quero muito, mas está sempre na casa dos 100 reais. Por que será?

Keitth 26/06/2022minha estante
Porque é um livro para profissões, como por exemplo sou formada em consultoria de imagem, e na minha facul esse livro é obrigatório :( uma facada

NatyNatalia 26/06/2022minha estante
Entendo. Tenho muita vontade de ler desde 2018 e está sempre caro desde essa época ?

Alex Perdomo 27/02/2024

Leitura essencial, mas muita, muita coisa sem embasamento no meio
Sutilmente racista e disparatado, ela usou muitas vezes do espaço pra vomitar o que quisesse, sem se preocupar de trazer fundamento ou base praquilo. A edição (acredito que pra baratear) não ajuda também, ele é quase sem cor, o que termina isolando você com o péssimo texto. O que salva é a boa catalogação dos efeitos psicológicos e bons recortes históricos (que seriam melhores se acompanhados da fonte também) por cor. É infelizmente essencial pra quem trabalha com cor, seja qual for a área. É, pra todos os efeitos, um livro alemão.
AnxietyMe0 13/04/2024minha estante
Nossa sim! To lendo ainda mas parece um monte de informação jogada ali sem pe nem cabeça, a autora parece que escreveu qualquer coisa e publicaram. Fico muito desconfiada lendo pq não consigo acreditar em nada que ela fala (e td de info q ela passa pra ter só 4 pag de referencia? Wtf)

Lucas.Santos 21/04/2021

O conteúdo realmente é muito bom. A autora faz um bom apanhado histórico e cultural e a organização faz bastante sentido. A minha única crítica é que a autora as vezes apresenta fatos que parecem muito mais opiniões, mas no geral é bem embasado. O índice no final é muito útil para consultas depois da leitura. Vale a pena ter
Alex Perdomo 07/02/2024minha estante
também senti igual, alguns "fatos" sem base aqui e ali.

Lauro.Lima 27/10/2018

Contraditório
O livro é ótimo para entender o signigicado e a melhor forma de lidar com as cores, de percebê-las. Achei que ele se contradiz em algumas informações e dicas, o que torna a leitura confusa (creio que por culpa da tradução). Um exemplo que me recordo agora é no capítulo sobre a cor cinza: o capítulo começa dizendo que o cinza nunca está em primeiro lugar, mas na pagina seguinte ele se encontra em primeiro lugar em dois acordes cromáticos. Antes de embarcar na leitura é preciso entender que se trata de um livro que vai por diversos caminhos, e que é preciso saber qual é o seu (pintura? Design? Fotografia? História?), só assim o livro cumprirá seu papel.

Feliky 07/03/2024

Pelo amor de deus não confunda teoria com psicologia
É um livro de psicologia das cores, não de teoria das cores. Sim, isso é óbvio pelo título, mas fiquei sabendo que teve gente que comprou pensando que era teoria e se decepcionou. NÃO é a mesma coisa, gente!!!

O livro enfoca mais em como as cores são cultural e emocionalmente percebidas pelas pessoas, não é um passo a passo de design nem te ensinando a como usar cores nos seus desenhos nem nada assim. É bastante interessante e tem várias informações legais que eu não sabia, embora seja bom ressaltar que, como a própria autora chega a dizer em dado momento, esse aspecto psicológico das cores é um negócio muito incerto, então não leve isso como uma verdade indiscutível. O ponto fraco é que é escrito por Eva Heller apenas, então a percepção da coisa toda é limitada apenas a visão dela...e para um livro que fala sobre percepção CULTURAL das cores, bem...realmente limita a coisa toda.

Mas achei bom sim, não me arrependi de ler.

Isabella.Oliveira 17/08/2020

Muito bom!!!
Eu achei que o livro teria mais elementos aplicados ao design, mas conta mais sobre a história de cada cor é bem interessante.

Fabi 05/11/2020

Surpreende
O livro não é para você consultar, quando precisa. Ele é para ser lido MESMO, tem conteúdo, não é apenas um amontoado de informações

Duzin 05/01/2021

Um bom livro.
Achei um livro bem interessante, como trabalho na área criativa, creio que o que aprendi no livro vai me ajudar no dia a dia. Me fez entender como as cores funcionam e quais sentimentos elas podem evocar.
Acho que só tem algumas partes que se estendem demais e algumas que fala sobre um certo significado que a cor tem, mas não explicar propriamente o porquê disso. Mas num geral é um ótimo livro.

romulorocha 12/01/2021

A Psicologia das cores, de Eva Heller - Nota 8,0/10.
Eva Heller foi uma escritora e cientista social alemã que dedicou boa parte da sua vida aos estudos envolvendo as cores e as relações sociais. A Psicologia das cores é seu primeiro livro publicado no Brasil pela editora Gustavo Gili (GG), em 2013.
Em A Psicologia das cores o leitor irá se deparar com um profícuo universo de documentos e informações sobre as treze cores mais comuns ao longo da história. A autora descreve não só dados sobre a origem e composição das cores, mas alguns contextos históricos nos quais estas cores eram representadas tanto nas sociedades ocidentais quanto orientais. A relação das cores com o humor e o aspecto emocional é outro fator muito bem explorado no livro, principalmente sob a ótica da ?teoria das cores? de Goethe.
O livro possui uma linguagem bastante fluida e uma riqueza de conteúdo sobre o tema que propõe. Indico o livro a todos que tem interesse por cores, vocês irão curtir demais.
Minha única ressalva foi a de que senti falta de mais referências quando a autora expõe sobre as abordagens psicológicas que utilizam terapias cromáticas, e também senti falta de um fechamento do livro. Ele acaba sem conclusão ou consideração final alguma, o que me deixou um pouco frustrado no final.
?Uma regra básica da Psicologia da percepção: vemos sempre somente o que sabemos. Os que vierem a ler este livro passarão a ver muito mais cores do que antes?.

Luísa 24/01/2021

Fechei o livro e troquei meu wallpaper para o verde
Li este livro por recomendação do meu professor de "Comunicação Visual", no curso de Jornalismo, e gostei muito. O conteúdo, além de ser super interessante, foi abordado de forma organizada, dinâmica e convidativa, o que me agradou muito. Por meio dessa leitura, aprendi que a escolha das cores nunca é aleatória e sempre tem um porquê, seja na publicidade, na moda, na pintura, nas placas de trânsito e por aí vai.

Apesar de ter ficado incomodada com algumas colocações da autora, acho que o livro é, no geral, útil e rico em conhecimento. Sem dúvidas, lê-lo foi uma experiência engrandecedora para a minha formação pessoal e profissional.

1 | 2 | 3 | 4 | 5