O Restaurante no Fim do Universo

O Restaurante no Fim do Universo Douglas Adams

Resenhas - O Restaurante no Fim do Universo

BRUNA 04/05/2023

Espero que melhore
Gostei do segundo livro e achei a hiatoria mais legal e interessante que o primeiro. Espero que seja cada um melhor que outro. Espero que o Arthur encontre a pergunta para sua resposta

Metalfj 30/04/2023

Cadê a picanha?
Imagine se aplicássemos 1 centavo num banco para só assim podermos pagar um jantar num restaurante assistindo o mais incrível espetáculo: o fim de tudo... o fim do universo! Seria um paradoxo pensar que ao mesmo tempo que este restaurante DE FATO é o mais caro do universo, mas também o mais barato?
Adams retorna com suas ironias para abordar temas como o corporativismo e toda organização do ser humano (mesmo que para isso utilize de uma série de espécies interplanetárias e interestelares), afinal... é como "se tudo se replicasse". Outros assuntos como religião serão abordados, e ah sim, preciso alertar que um certo cara está atrasado!

MrBatata 23/04/2023

O que era ótimo ficou melhor
Não tem discussão, se você gostou do primeiro irá amar o segundo. Se amou o primeiro, provavelmente já leu o segundo.
O universo se expande, novos conceitos como, mas não limitados a, vórtex de perspectiva total, restaurante no final do universo (com direito a comida suicida), o homem que rege o universo e, finalmente, a pergunta para a resposta definitiva.
O livro é hilário e provoca raciocínios divertidos e contraintuitivos, Douglas Adams sabe o que faz.
Leitura obrigatória para todos de exatas ou que possuem qualquer interesse pela ciência e são adeptos ao humor ácido.

Monica Quintal 23/04/2023

Divertido e irônico assim como o primeiro volume! A 42ª leitura iniciada esse ano não poderia ser outra!
Aqui conhecemos um antepassado de Zaphod, a sede do Guia, a missão de descobrir quem comanda o universo, o famigerado Restaurante no Fim do Universo, um show bombástico, um planeta povoado por uma galera meio esquisita, e ainda seguimos na busca pela pergunta sobre a vida, o universo e tudo mais... Adorei a leitura!!!

"? Uma salva de palmas, senhoras e senhores ? conclamou ?, para o Grande Profeta Zarquon! Ele veio! Zarquon retornou!
Um forte aplauso explodiu enquanto Max atravessava o palco para entregar o microfone ao Grande Profeta.
Zarquon tossiu. Espiou a audiência reunida. As estrelas em seus olhos piscavam, pouco à vontade. Segurava o microfone, confuso.
? Ahn... ? disse ele ? ...olá. Olhem, peço desculpas se estou um pouco atrasado. Passei por alguns momentos dificeis, surgiram várias coisas para resolver na última hora.
Parecia nervoso com o silêncio reverente dos espectadores. Pigarreou.
? Ahn, quanto tempo temos? ? disse. ? Será que eu tenho um min...
E foi assim que acabou o Universo."

"Vale repetir, nesse ponto, as teorias que Ford arrumou, em seu primeiro contato com os humanos, para explicar seu haábito peculiar de ficar continuamente afirmando coisas absurdamente obvias, como "Lindo dia", "Você é alto" ou ainda "Então é isso, vamos morrer".
Sua primeira teoria era que, se os seres humanos deixassem de exercitar seus lábios, eles grudariam.
Após alguns meses de observação, encontrou uma outra teoria, que era a seguinte ? 'Se os seres humanos não moverem seus lábios, seus cérebros começarão a funcionar'."

Lari 18/04/2023

"Não se. Nunca vi todas essas pessoas de que você fala. E nem você, suspeito. Elas existem apenas nas palavras que ouvimos. É loucura dizer que você sabe o que está acontecendo com as outras pessoas. Só elas sabem, se é que existem. Elas têm seus próprios Universos a partir de seus olhos e seus ouvidos."

Thay262 13/04/2023

Esse livro é uma montanha-russa de emoções, tipo...
Eu o tempo todo: "gente, oque tá acontecendo nesse livro???", depois "agora eu tô definitivamente perdida nesse enredo!!", tinha momentos de risadas ocasionais com passagens cômicas de muito humor ácido (típicas do autor), outras passagens de "nossa, essa parte tá um tédiooo!", vislumbres de "uau, essa sacada foi incrível, Sr. Adams!", bem como situações de "isso foi até reflexivo! Apesar de louco, acho que entendi a sátira Sr. Adams!", as vezes eu ficava "que livro chato", pra logo então ficar "que livro perfeito", noutras vezes eu pensava "ou isso foi Nonsense DEMAIS ou sou burra DEMAIS pra não entender tal sátira. Ou será que era uma passagem nerd e eu não sou nerd suficiente pra entender esse trecho? Qual será? Ó dúvida cruel!" (Bem, sabedoria começa com a dúvida, né não Freud?!).
Pensei tudo isso junto, e as vezes separado, não necessariamente nessa ordem. [Risos].
Então sim, esse livro é montanha-russa de emoções pra mim. Eu ao mesmo tempo gosto e não gosto e...

...Gostar ou não de Douglas Adams depende de ponto de vista. Mas aqui vai umas dicas, quem (com certeza) não vai gostar desse livro:
1- Quem não gosta de Nonsense. O texto é muitas vezes desprovido de nexo, com pegada bastante surrealista.

2- Quem não acha graça alguma ou não entende Sátira. Adams faz uso de muitas sátiras e paródias sócio-culturais, históricas, biológicas, teóricas, científicas, religiosas, econômicas, políticas, etc(...) Ou seja, o texto não é completamente Nonsense pra quem entende a linguagem do deboche, da ridicularização proposital de certos ideais de mundo que temos, e da ironia. Todas as reflexões advindas dessa coleção são provenientes disso.

3- Quem não gosta ou não entende algumas "Nerdices" (porque o Adams, as vezes, mistura seu Nonsense e sátiras/paródias com coisas Nerd, e não se dará ao trabalho de ficar explicando igual aquelas ficção científicas "comuns", tipo, uma boa porcentagem do Nonsense está mergulhado em teorias Nerds sobre o espaço e tudo mais, mas o Adams não vai te explicar, ele só vai usar as ditas nerdices teóricas pra fazer as coisas ficarem ainda mais insanas no enredo).

IMPORTANTE SALIENTAR:
Quem tá no volume II e ainda buscando coerência na proclamada "Trilogia de Cinco" sofre de uma doença mental terráquea bastante comum chamada "transtorno de excesso de realidade", caracterizado por necessidade intensa de controle, com propensão a busca de verossímilhança e tendência a amar apenas conteúdo factual (segundo o Guia, é claro). Concluí-se que doses de Dinamite Pangaláctica bem gelada com os amigos costuma curar esse probleminha na maioria dos casos, e nos raros casos que não há cura a pessoa é só muito pau no uc mesmo, infelizmente.

OQUE EU ACHEI?
Infelizmente, esse volume II não tem o mesmo tom do primeiro livro (do qual gostei MUITO), Adams se perde em todo o surrealismo que criou. Eu sei que a pegada dele é essa, e isso é a melhor coisa do Adams, mas no primeiro volume ele equilibra melhor sua tríade: Nonsense, enredo nerd, e Sátira. Bem como explora melhor seus personagens (para um primeiro volume).
Quando nesse aqui ele simplesmente passa a primeira parte inteira dando destaque ao Zaphod e Marvin, a história só fica mais interessante justamente quando eles SAEM do Restaurante no Fim do Universo. E mesmo o resto não me engajou tanto, ele falou tanto do Zaphod no começo, no final fica só no Arthur e no Ford (a Trillian é irrelevante nesse livro, sério. E ele envia os Vogons no começo pra não tocar mais neles durante todo o livro).
Tem sacadas interessante e passagens engraçadas, mas só. Adams perde a mão, coloca muito Nonsense numas partes, muitas nerdices em outras, e aqui e ali enfia as sátira a esmo. E os personagens não tem balanceamento dentro da trama, como falei, passa metade do livro falando só nuns, outra metade falando só nos outros. Perdeu a mão total esse Adams.

Talvez eu tenha criado muito expectativa depois do primeiro, então esse ficou ofuscado. Ou talvez o Adams tenha perdido um pouco seu D.N.A mesmo (entendedores entenderão).

COMO FOI A LEITURA:
As vezes eu terminava um capítulo pensando "que doideira". O texto é uma loucura nerd satírica afogada no Nonsense em 95% do enredo: e tem umas sátiras engraçadas que abrem espaço pra discussões vastas, quando tô lendo as páginas passam voando por mais insanas que sejam, ou talvez seja justamente por isso! Sério, eu me perdi no tempo lendo esse (trocadilhos à parte [risos]).

Como uma pessoa cuja vida é permeada de sufocante seriedade, esse livro é como ar fresco. Nunca tinha entendido o sentido de Carpe Diem, até Adams me ensinar que daqui a uns minutos a Terra pode ser demolida, posso tá cercada de Vogons, e a resposta pra tudo é 42, e a resposta pra essa resposta continua sem resposta, e tudo é uma loucura improvável em meio a um mar de improbabilidade (por que sempre é), mas quem liga? Então vamos só deixar acontecer, "deixa rolar", Ler It Be pros gringo, porque geralmente nós achamos que as coisas são dignas de TODA a nossa preocupação e seriedade, mas talvez agente só esteja se importando demais. Então bora desencanar! (O "Carpe Diem" era pra entrar no fim desse discurso de m####, tendeu?? [Risos]).

CONCLUSÃO:
Foi legal, tô presa entre duas sensações: 1)quero fazer como o Arthur (jogar o Guia para longe de mim, pelo menos por um tempo) e ao mesmo tempo 2)há uma facilidade na leitura do Guia que fica informando algo como; símia estúpida, até parece que você vai conseguir abandonar esse filhote de parodização de filmes ficção científica sérios + satirização de tudo que a humanidade passa milênios filosofando só pro autor vir tripudiar, mas conhecida como "a louca odisséia galáctica de D.N.Adams" ou "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

MOTIVO DA NOTA: esse volume não atendeu as (astronômicas) expectativas que eu tinha, talvez fosse melhor eu não ter criado expectativas. Mas, provavelmente, vou ler os outros por pura curiosidade de saber oque vai rolar, só Adams pra me fazer sentir coisas tão controversas.

site: entulhandoideiasdiversas.blogspot.com

Fernando642 08/04/2023

A parada agora transcende o tempo kkkk
Mais um livro finalizado da trilogia de cinco . Achei a leitura muito divertida, por mais que o primeiro ainda tenha o meu extremo carinho. Apesar de tudo, foi muito divertido.

Hadias 24/03/2023

Onde mesmo é o fim do universo?
A saga em busca de respostas para "a vida, o universo e tudo o mais" continua! Agora rumo a um restaurante verdadeiramente diferente. Sempre irônico, sarcástico, irreverente e muito engraçado - ao menos para mim! - Douglas Adams segue com a escrita do tipo "agora é sério, agora é sério... putz, não é!!! kkkkkkkk...". E mesmo com humor afiado, traz reflexões profundas pra quem quiser pensar depois de rir um pouco. Muito bom!

Iza 24/03/2023

Não sei fazer título de resenha nem no fim do universo.
Segundo livro e acho que é meu favorito da nossa trilogia de cinco livros. é bem mais descontraído que o primeiro livro, a aventura deles de descobrir a resposta pra vida e tudo mais é bem interessante. novamente, a única coisa que acaba me incomodando às vezes é o cansaço com a carga pesada de informações de uma vez só que jogam no seu colo, massss tirando isso continua meu livro favorito da saga!

Thdoprado 23/03/2023

A saga cresce
O segundo livro da saga é ainda mais bem pensado que o primeiro, o Douglas Adams foi um grande humorista.

Ana Clara 22/03/2023

Sacadas incríveis
Comecei a ler essa série não dando absolutamente nada por ela e tive uma surpresa incrível! O segundo livro é tão bom quanto o primeiro, com umas sacadas muito boas como na parte do jantar no restaurante no fim do universo, o encontro com o cara que rege o universo e a última parte deles voltando pra terra.
É uma história muito maluca que acaba te prendendo e te tirando risadas, apenas incrível

Rinaldo 16/03/2023

O restaurante do fim do mundo.
A continuação do Mochileiro...aonde os principais personagens se vem em enrascadas do fim do mundo fazendo desta uma leitura única.

Colecionando Planetas 12/03/2023

Melhorou
O autor continua com seu senso de humor ácido e as coisas parecem fazer mais sentido em sua falta de sentido. A história cresce e fica mais encorpada, as sacadas ficam ainda melhores. Além disso o Artur cresce enquanto personagem e todos se tornam mais reais e palpáveis. Adorei. Bem melhor que o primeiro.

Nu e As 1001 Nuccias 07/03/2023

Pensa num espetáculo que vale a pena
"O Guia é definitivo. A realidade está frequentemente incorreta."

Continuando exatamente do ponto em que parou o anterior, o grupo da nave Coração de Ouro segue tentando desvendar a Vida, o Universo e Tudo Mais. E descobrem que para isso precisam de informações que o ex-presidente da Galáxia escondeu de si mesmo.

Só que... bem, são seres vivos, então têm fome e daí pedem ao computador de bordo para seguir ao restaurante mais próximo do ponto em que estão e vão.... p uns milhões de anos adiante no futuro, pq é lá que existe o Restaurante do Fim do Universo.

E olha... que delícia ver que transformaram o "gnab gib" (leia ao contrário) em um espetáculo caríssimo que só privilegiados conseguem assistir. Nada como ver o Universo inteiro sendo engolido por uma explosão dessas "over and over", vezes sem fim, por motivos de... bem, não cabe spoiler, né?

Até aí tudo bem (será?), na saída do jantar mais caro da vida de todo mundo, eis que se metem em mais enrascadas, se separam, encontram pessoas/seres inusitados (que decidem e regem vidas e nem se ligam nisso) e olha... que mistureba legal!

Sigo indo para o livro 3 da trilogia de 5, pois quero saber que fim levaram todos.

Andreas.Caycedo 04/03/2023

Caramba
O primeiro livro me fez rachar o bico. Esse também, mas é consideravelmente mais melancólico que o antecessor.