O Restaurante no Fim do Universo

O Restaurante no Fim do Universo Douglas Adams

Resenhas - O Restaurante no Fim do Universo

meninaloris 29/09/2020

Um pouco inferior ao primeiro
Essa é uma continuação regular; por ter gostado tanto do primeiro, eu tinha uma alta expectativa pra esse livro, a qual não foi alcançada. Claro que ainda há as situações absurdas características da saga, mas senti falta da ironia perspicaz do autor.

Marcinhow 05/02/2022

Hilário, bizarro e filosófico.
Douglas Adams não decepciona na continuação de o guia do mochileiro das galáxias. Cabe ao leitor olhar a obra com atenção para captar as sacadas filosóficas maquiadas com mascaras de bizarrices.

Jeanderson 26/07/2023

Ainda não sei se o restaurante é bom...
.... Mas o livro é muito bom.

O restaurante em só aparece em poucos momentos, mas os acontecimentos lá interferem até o fim da história.

Leitura maravilhosa, história divertida, bem escrita e ainda assim, extremamente crítica e satírica com como o mundo funciona, e como a humanidade se desenvolveu.

Juliana.Bragiato 08/08/2022

Continuando a aventura maluca de Arthur Dent pelo espaço, eles vão para no Restaurante no Fim do Universo. E o Universo está literalmente no fim. O Restaurante funciona em uma fenda temporal onde o universo está se destruindo. Enquanto eles escolhem o que comer, o mestre de cerimonias da noite dica narrando acontecimentos para os convidados olharem pelo dono transparente que é o teto do Restaurante.
As maluquices continuam, mas de um jeito tão maravilhoso que levanta inúmeras questões importantes de uma forma leve e divertida. Eu tô simplesmente apaixonada por essa saga.

dullahan 04/06/2022

mais uma obra linda. o humor continua o mesmo, que eu adoro. confuso, muita coisa acontecendo e eles tem umas viagens... que não é ruim, é muito bom, e faz sentido. as críticas que estão no livro, subliminar, que são contadas em forma de piada estão ali, e é satisfatório. o jeito que ele acaba com o ser humano é diferente... ?? . e os diálogos que são incríveis!!!!!! a melhor coisa do livro.

os personagens. zaphod tem seu tempo, as vezes desprezível, mas as vezes ce até gosta dele. o ford continuou sendo o ford,personalidade intacta, tudo oq eu esperava dele. o protagonismo saiu um pouco do arthur e se dividiu entre eles, ele aparece bem pouco até, só no final tem seu tempo. a thrillian... essa sim quase não apareceu, queria mais dela. e o marvin perfeito como sempre, triste e depressivo, o melhor personagem de todos, e TODAS as cenas dele são incríveis.

Carol 19/01/2021

Mais fraco que o primeiro livro
Achei essa continuação arrastada e tive dificuldade de terminar esse livro. As tiradas inteligentes e engraçadas do primeiro livro são poucas no livro 2. Não pretendo continuar a série e só recomendo àqueles que gostam MUITO dos personagens.

Carol 27/03/2021

2° livro da trilogia de 5
Ai ai, como falar da obra de Douglas Adams. Acho que uma frase dos últimos capítulos de O restaurante no fim do universo descreve bem sua genialidade: "Totalmente absurdo - disse -, completo delírio. Mas vamos fazê-lo porque é um delírio brilhante. Vamos lá!"

Hilário de tão surreal e sincero. Ninguém consegue criticar e divertir tão bem como Adams.

Se você busca uma comédia inteligente, com toda a graça de uma ficção científica, com certeza é uma ótima escolha pra você.

Em um mundo pesado e em momentos difíceis, esse livro me fez refletir, ver as coisas com outra perspectiva e dimensão, dar muitas risadas, muitas mesmo, e achar graça até mesmo das adversidades.

Fazer o que? É um dos meus favoritos. Obrigada Douglas Adams, por ficar bêbado, perdido e permitir que seus devaneios se tornassem livros incríveis que só poderiam ser explicadas com a resposta 42!

Lucas.Barbieri 13/04/2021

Esse segundo livro é um pouco melhor do que o Primeiro, gostei muito do desenvolvimento do beeblebrox, eu gosto muito quando o zaphod chega no planeta frogstar com o vórtice da perpectiva total, dá um fundo a mais pra estória, ate essa parte eu tava gostando muito porque não era só piadas tava com uma narrativa interessante, em busca do homem que rege o universo, e quando encontram é muito bom e não decepciona, a parte mais sem graça e que me fez ficar meio sem vontade, foi na parte do restaurante achei tão sem graça e muito arrastado, mas pra quem gostou do Primero livro vai gostar desse também.

Horrível 28/09/2022

Uma delícia!
Nessa continuação ocorrem muitos desdobramentos importantes para que o leitor mergulhe de cabeça na história.

Sarah.Raphaele 28/09/2018

O problema maior em viajar no tempo é simplesmente gramatical.
“O Restaurante No Fim Do Universo” foi um livro que iniciei com bastante entusiasmo, pois já havia lido o primeiro volume da série e estava cheia de perguntas a serem respondidas. A sinopse (que diz tudo e não diz nada ao mesmo tempo) me fez pensar milhões de coisas e, após a leitura, me fez perceber que eu estava errada em cada uma delas!

A narrativa é em terceira pessoa, mas os diálogos são bem alternados. O enredo é bem fora do clichê e surpreende bastante. O protagonista da vez é claramente o Zaphod, mas o “restante” do pessoal também se faz presente (exceto Marvin, o Androide Paranoide, que quase não aparece). O título do livro sugere que o restaurante no fim do universo é o foco desta continuação, mas não é o que acontece. No que tange a ser uma “continuação”, deixa a desejar porque você termina com praticamente o mesmo número de perguntas que iniciou a leitura. Há episódios desnecessários para o desenrolar da história e há outros que poderiam ter sido mais bem aproveitados.

Preciso confessar: custei ler as 50 primeiras páginas (dois meses), mas devorei as outras 123 (dois dias) e terminei desejando mais. Não sei se o motivo da minha apatia foi o fato do meu personagem preferido ter “desaparecido”, contudo, o segundo livro é tão doido e tão confuso quanto o primeiro (e igualmente bom também). Assim como no primeiro volume da série, também encontramos um argumento contra Deus (apenas um reflexo da crença do autor, pois ele era ateu) que não acrescenta em nada, tão pouco contribui pra história, mas tá ali jogado né? okay. Com certeza há quem se identifique e, como disse anteriormente, é totalmente ignorável (então, cristãos, sem “mimimi”).

Um conselho? Leia o livro sem tentar prever o que vem depois, caso contrário, irá se decepcionar (ou se surpreender), pois tudo o que acontece na história é o mais improvável. O livro, bem como a série de Mochileiro das Galáxias, é altamente recomendado para quem gosta daquela comédia "somos todos idiotas", mas, de vez em quando, também te faz refletir como um “bom intelectual”. Caso espera algo sério abordando viagens, espaço, tempo, tudo e todas as coisas... Não é a leitura indicada. Mas, se está no tédio e cansado de leituras previsíveis... Seria uma ótima recomendação.
Thaisa 29/09/2018minha estante
Ficou muito boa essa resenha! hahaha

Vitor 22/07/2022

Altamente improvável.
É incrível a capacidade do Douglas Adams de manter você preso no livro ao mesmo tempo em que não fazemos ideia do que o capítulo seguinte vai apresentar. É como se nós mesmos tivéssemos sido jogados no gerador de improbabilidade infinita da Coração de Ouro. Fascinante e divertidissimo.
Anna Sens 25/07/2022minha estante
Fascinante e divertidissimo!

Vitor 26/07/2022minha estante
será que dá pra parar

Anna Sens 26/07/2022minha estante
estou apoiando o comentarista local

Lala 18/02/2022minha estante
Só minha opinião não é aquele livro que agente quer pegar pra ler que ele não deixa um gostinho de suspense não mais se pegar vai lendo e lendo por isso 4 estrelas mais esse demorei muito para ler

amgislaine 11/03/2022

A história continua muito boa, engraçada, gostei mais desse do que do primeiro, principalmente pelo enredo ter começado a se tornar mais claro (em especial na história do Zaphod). Continuo reafirmando que adoro o Marvin, simplesmente o melhor personagem. Espero que o próximo dê mais enredo pra Trillian, a coitada é tão apagada.

Layziane 14/09/2022

Tipo de leitura fácil que não dá vontade de parar de ler. Já tô curiosa para ler o resto da saga. Indico com certeza!

Tito 30/10/2010

Segundo volume da insana busca pelo sentido da resposta final, com mais algumas verdades inconvenientes sobre o insignificante planetinha verde-azulado situado nos confins inexplorados da região mais brega da borda ocidental desta galáxia e uma simpática refeição no Milliways, onde o fim-de-todos-os-tempos é (eraria) parte da decoração.