Conto de Escola

Conto de Escola Machado de Assis

Resenhas - Conto de Escola

Larissa Pimentel 19/03/2018

Conto de escola 2°G
É um conto interessante que conta a história de um garoto chamado pilar, ele era bom aluno e gostava de ir a escola e de brincar muito.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Camila.Neves 19/03/2018

Pesca - 2F
Nesse conto,Machado de Assis queria passar uma moral,onde se passa numa escola do Rio de Janeiro quando um menino chamado Pilar que era filho do professor decidia-se em ir para escola ou brincar,no entanto foi para a escola pelo fato de seu pai ser o professor,ele era um ótimo aluno,fazia todas as atividades,porém seu amigo Raimundo lhe propôs uma "pratinha" para ensinar a atividade...
Enfim mostra o quanto e como pode acontece o primeiro conhecimento da corrupção
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
O bom humor é uma característica dos textos de Machado de Assis. Ele brinca com a palavra, divertindo, atraindo e conduzindo o leitor. Assim, vai desmascarando as hipocrisias e costumes perfeitamente atualizáveis para nosso século.

Daniele viana 19/03/2018

Passado em 1840,narrado por pilar que sentia mais vontade de filar aula do que estar presente em sala,durante um dia chegando a escola,o filho do seu mestre,raimundo,fez-lhe uma proposta ,dar uma pratinha (moeda) em troca,pilar ensinaria a ele uma parte da lição de sintaxe,o medo de serem descobertos pelo mestre por estarem fazendo alto como ''colar'' tomava conta deles,fora que o mestre lhes olhava a todo tempo,descobertos por ele,levaram castigo,o mestre jogou a prantinha pela janela da sala,pilar curioso em procurar a pratinha,acabou por aprender com o mundo mais do que a sala de aula te mostrava.O conto apresenta um critica em relação a corrupção em que mostra que aprendemos a ser corruptos desde cedo com pequenas ações.

Grace 20/03/2018minha estante

Santos 19/03/2018

O conto é narrado por Pilar, que geralmente pensa em cabular aula e decide ir para a escola. Chegando lá o seu colega Raimundo, que é filho do mestre, lhe oferece uma proposta, para tentar se livrar da punição do pai, por não compreender o assunto. Asim Raimundo lhe propõe uma moeda de prata para que lhe ensine o assunto "sintaxe", mas, um de seus colegas os denunciam para o mestre que pune Pilar e Raimundo com 12 bolos na mão.
Machado de Assis descreve uma história , que relata as regras bastante rígidas , que aborda a ética também pois questonarar o menino sobre o certo da situação , que ele está .

Victória 2°J
Grace 20/03/2018minha estante

Davi.Melo 19/03/2018

O conto retrata de uma época antiga, exatamente em 1840. Com resoluções diferentes de época, o conto busca entender o ser humano pelo seu jeito ou caráter. E as lições da vida que todo dia aprendemos com o passar do tempo

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
No conto vemos que a preocupação de Pilar não estava diretamente ligada aos estudos, sua dúvida consistia entre "brincar no campo de Sant´Anna ou no morro de São Diogo". Já Raimundo, como imensas dificuldades com Sintaxe da Língua Portuguesa e, ainda por cima, tendo o rígido pai como mestre. Fica a reflexão do papel da escola, um universo pouco explorado por Machado em sua infância, o mesmo estudou por um período curto em um ambiente escolar, já que precisou deixar a escola para ajudar sua humilde família. Continue suas leituras!

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Escolhas e responsabilidades, corrupção, delação e relações interpessoais na escola.

Vitor.Alexandre 2°C 18/03/2018

Análise do conto
Este conto trabalha basicamente as mesmas ideias tratadas em ?O Espelho?, com a aniquilação do indivíduo em favor de uma imagem e posição social considerada privilegiada. Também encontra paralelo no conto ?O segredo do Bonzo?, onde a propaganda pessoal e a aparência valem muito mais do que a essência. Através da fala absolutamente irônica do pai, entrevê-se a dura crítica de Machado de Assis à sociedade brasileira. De um lado, temos um pai que deseja ver seus ideais frustrados realizados pelo filho; e de outro temos o filho que aceita passivamente todas as imposições do pai, pois é o papel social que cabe ao filho.

Igor Muniz 2°C 18/03/2018

Quem nunca?
Com certeza um dos meus favoritos, por apresentar temas e atitudes ligadas ao nosso dia a dia e por falar de assuntos como corrupção e delação.
Gostei muito desse conto, tendo uma leitura tranquila para entender.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Quem nunca!? Um texto muto agradável e fluido, além de divertido e irônico.

Brena.Santos 18/03/2018

Conto indicado pela professora Ana Paula Paim. O Conto de Escola, retrata que as pessoas aprendem a corrupção desde criança. Raimundo tenta comprar o amigo com uma moeda de prata que sua mãe tinha lhe dado por não está entendendo a atividade de sintaxe, seu pai então descobre e Pilar joga a moeda na rua, Raimundo depois tenta procurar porém não acha e se distraí com os fulezeiros que passa e acaba filando aula, depois vai para a praia, logo em seguida vai para casa como se nada tivesse acontecido.
Eu gostei pois trata nossa triste realidade, e isso já é um senso comum.

Fernanda 2°C 18/03/2018

Regras de escolas
Gostei muito desse conto por abordar situações que nós cometemos no dia a dia. O que eu achei interessante foi a parte de Raimundo oferecer a Pilar uma moeda se ele explicasse o conteúdo de gramática, mas um colega de classe, Curvelo, denuncia ao professor, Policarpo, que castiga-os.

Mostra-nos, ainda, que desde crianças estamos condicionadas a praticar pequenos atos de corrupção, como na história, e também retrata a questão da delação.

Gostei muito, tornou-se um dos meus favoritos de Machado, por aprofundar em um tema comum em nosso cotidiano trazendo uma leitura ótima e fácil para compreensão.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Um conto dinâmico, cômico, sagaz e com personagens estruturados em torno das relações interpessoais no ambiente escolar.

Adrielle.Lima 18/03/2018

Conto de Escola- 2º J
O conto feito por Machado de Assis, publicado em 1840, terá sua história voltada a um ato de corrupção. Em que Pilar e Raimundo serão os protagonistas.
O tal ato é realizado na escola, em sala de aula. No momento em que o professor Policarpo, um homem severo com suas obrigações e com seus alunos, determina uma atividade a sua turma.
Quando Pilar estava prestes a iniciar a atividade, Raimundo, filho do professor, pede sua ajuda para a realização do exercício, que em troca lhe daria uma moeda.
Buscando ser os mais discretos possíveis, são observados por Curvelo, o aluno mais velho da classe. Em que, pensando fazer o certo, diz tudo ao professor. Que lhe castigam com a palmatória, como de costume da época.
Como, são observados no conto, críticas aos costumes humanos, que ao apreciarem mais a aparência exterior deixam de lado a essência.
Grace 08/04/2018minha estante

Luiza.Lima 18/03/2018

O conto se passa em uma época antiga em 1840. Apesar de ser em períodos diferentes da história, Machado, neste conto buscou entender a alma humana e como suas diferentes relações interferem no jeito de ser do outro.
Fala sobre a lição de vida que todos aprendem com o passar do tempo quando se faz algo errado.
As pessoas se aproveitam muito de outras quando veem que está em uma situação ou condição melhor, e fazem tudo apenas por interesse.
Por fim, o livro retrata algumas situações hoje em dia relacionadas a política como a ''delação premiada'' o suborno entre outros.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Um dos meus favoritos. Boa percepção! No conto vemos que a preocupação de Pilar não estava diretamente ligada aos estudos, sua dúvida consistia entre "brincar no campo de Sant´Anna ou no morro de São Diogo". Já Raimundo, como imensas dificuldades com Sintaxe da Língua Portuguesa e, ainda por cima, tendo o rígido pai como mestre. Fica a reflexão do papel da escola, um universo pouco explorado por Machado em sua infância, o mesmo estudou por um período curto em um ambiente escolar, já que precisou ajudar sua humilde família.