Conto de Escola

Conto de Escola Machado de Assis

Resenhas - Conto de Escola

Nalanda.Rocha 18/03/2018

Conto de escola
O livro é em primeira pessoa...
Bom a história fala que um garoto não queria ir para a escola pois queria aproveitar o dia, mas só que se seus pais descobrissem iria dá "merda", pois eram muito rígidos o garoto ia acabar apanhando, imaginou ele mesmo indo para a escola.
No caminho seu colega Raimundo muito esforçado lhe oferece uma moeda, para que revisasse os assuntos da escola, ele aceitou sem pensar, pois seria bem melhor do que ir para a aula. O jovem arremessa a moeda para a janela de seu quarto mas estava destravado e acabou não acertando a janela. Aquela moeda seria a prova que ele iria ajudar seu amigo para não ir pra escola. Ele acabou perdendo a moeda e não indo para a aula e nem ajudando seu colega....
Eu gostei do conto pois, nos ensina que devemos obedecer nossos pais, querendo ou não eles saberão dos erros que seu filho esconde. E também que devemos superar o "chato" pois isso que dará um futuro a cada pessoa, irá ajudar muito!
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Um conto divertido, leve e com períodos curtos. O bom humor é uma característica dos textos de Machado de Assis. Ele brinca com a palavra, divertindo, atraindo e conduzindo o leitor. Assim, vai desmascarando as hipocrisias e costumes perfeitamente atualizáveis para nosso século.

Thay 18/03/2018

Achei o conto interessante, fácil de compreender e apesar de ser um livro antigo, retrata problemas atuais enfrentados na sociedade, envolvendo a política, suborno, delação premiadas entre outros.

Cathy 18/03/2018

Resenha do livro " Conto de escola "
O livro conto de escola, se passa durante o ano de 1840, pela manhã em uma segunda-feira. Pilar decide onde vai passar o dia brincando, depois de um tempo ele resolve ir até a escola. Ao chegar, subiu até a sala com delicadeza para não ser pego pelo mestre, e por sorte chegou alguns minutos antes. Já na sala, seu colega de classe avisa que precisa falar com ele sobre um certo assunto, mas quando o professor não tivesse olhando. Quando o professor se desperta olhando o jornal, se colega rapidamente faz um acordo com Pilar, em troca de uma moeda de prata, Pilar teria que explicar o assunto para ele. O colega, de olho na conversa, entrega-os para o professor Policarpo quando seu amigo joga rapidamente a moeda pela janela e os dois recebem castigos e com palmatorias. Pilar promete vingar-se de Curvelo, que foge com medo. Um dia depois, Pilar sai atrás da moeda, mas é atraído por um batalhão de fuzileiros e resolve segui-lo, indo parar na praia da Gamboa. O menino, assim, volta para casa sem a moeda e sem arrependimentos. Já adulto, Pilar relembra sobre oque aconteceu em sua infância, e que Raimundo e Curvelo terem mostrado para ele sobre corrupção.

Brenda.Santos 18/03/2018

Gostei bastante desse conto em primeira pessoas que vale a pena ser lido por conta que ele fala de coisas atuais.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
O conto é um dos meus favoritos. Machado nos mobiliza com sutileza a considerar que nossas verdades e julgamentos não são irrevogáveis e definitivos, afinal, tudo tem dois lados.

Ruan.Lima 18/03/2018

nhe
O conto é muito bom, pois de formar inocente e em um cenário muito diferente, é possível que eles tratarem os problemas atuais, como a corrupção e delação premiada.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Uma temática atemporal que dialoga com nossa contemporaneidade.

Bruno.Santana 17/03/2018

É um conto muito simples e de fácil compreensão, o que faz uma narrativa boa para todo tipo de leitor.

Elder.Silva 17/03/2018

Esse conto do Machado de Assis é bem interessante por ser uma narrativa bem natural, mostrando apenas a vida de um garoto comum, contendo um pouco de ética no qual nos faz lembrar da nossa infância, mostrando uma narrativa com escolhas e uma linguagem bem comum, fazendo esse conto ser uma historia bem aberta e abrangente para diversos leitores.

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Um tema atemporal e com uma estrita aproximação com a política e a sociedade contemporânea.

Carlos.Eduardo 17/03/2018

Conto de escola
O livro conto de escola já é bem mais interessante que teoria do medalhão.o livro conta a vida rígida de um menino inseguro chamado de Pilar.Pilar adorava brincar mas tinha que escolher entre cabular aula para se divertir ou ir para a escola. Pilar então decide ir para a escola.pilar era um menino inteligente e focado nos estudos mas que buscava também o seu divertimento.o livro é bom traz a vida de um jovem menino focado nos estudos que ajuda um menino chamado Raimundo nos seus estudos.Os dois fazem um acordo que só no final apenas Raimundo se dá bem na história.machado de Assis conseguiu trazer uma visão escolar bastante diferente do que nós estamos acostumados a ver. porque os protagonistas do livro são forçados a passar por um grande sofrimento na escola.Realmente algo que nos não passamos nos dias de hoje.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
"A alma humana é tão sutil e complicada que traz confusão à vista nas suas operações exteriores" Citação que define as relações entre as personagens do conto.

Sophia.GonAalves 17/03/2018

Conto de escola
O foco narrativo desse conto é a primeira pessoa, esse conto retrata um fato de infancia de Pilar , um aluno que no passado era chamado de senhor Pilar. Esse conto vai falar sobre um pequeno conflito entre Raimundo e Pilar, por causa de uma moeda. Que no final nao resolve em nada.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Um dos meus favoritos. Boa percepção! No conto vemos que a preocupação de Pilar não estava diretamente ligada aos estudos, sua dúvida consistia entre "brincar no campo de Sant´Anna ou no morro de São Diogo". Já Raimundo, como imensas dificuldades com Sintaxe da Língua Portuguesa e, ainda por cima, tendo o rígido pai como mestre. Fica a reflexão do papel da escola, um universo pouco explorado por Machado em sua infância, o mesmo estudou por um período curto em um ambiente escolar, já que precisou ajudar sua humilde família. Continue suas leituras!

Gabriela.Nascimento 17/03/2018

Conto de Escola
O conto tem uma escrita clara e objetiva, utilizando um realismo sutil que permite ao leitor atento uma interpretação mais detalhada da situação.
O conto é passado em 1840, por um menino que é indeciso entre ir ao colégio e cabular aula, mas sempre lembra da surra que seu pai dará por possíveis notas baixas e acaba escolhendo o colégio.
Raimundo era uma criança fina, pálida, cara doente; raramente estava alegre. O mestre era bem mais severo com ele do que com a turma. Ao chegar na classe, ele tem uma tarefa para fazer mais não entende e pede uma ajuda ao se amigo em troca de uma moeda de Prata. Na sociedade brasileira, tem-se o costume de dar presentinhos frente a um favor como forma de agradecimento.

Aluna: Gabriela Nascimento
Série: 2°J

Wesley.Figueiredo 17/03/2018

Conto de escola é um conto muito interessante, isso porque, ele remete-nos a um olhar político, as difamações que nos rodeiam no mundo da política. Uma delas é o suborno(como foi retratado no conto), uma compra em troca de uma ação. E o que problematiza bastante é que são adolescentes que fazem tais práticas nessa história, ou seja, a ilegalidade já nasce nas pessoas(relativamente), não por opção, mas pelo mundo em que vivemos, e algumas pessoas acabam se contaminando.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Olá, Wesley. Excelente. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Vanessa.Santos 17/03/2018

Não tenho o que fizer pois não gostei e não compreendi muito o livro
?????????
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Ludmilla.Andrade 17/03/2018

2° ano J
O conto narra um dia da vida de Pilar.
Um bom aluno, sempre o primeiro a terminar as atividades. O seu colega de classe Raimundo diferente de dele, tinha muitas dificuldades de aprendizagem, então o mesmo resolve amostra uma moeda que tinha no bolso, com a intenção de pagar a Pilar por uma ajuda na atividade. Porém eles foram dedurados, o fato de Pilar estar ajudando o seu colega com a lição, foi considerado pelo professor como suborno, assim o mesmo tomou a moeda e castigou os dois alunos. Então Pilar aprendeu o significado de corrupção e delação.

Ludmilla Andrade